-
Essa lógica da exclusão, pela estigmatização, acaba por fundamentar a própria existência dos direitos inerentes aos 'seres humanos', ao direcionar esforços em sentido inverso, qual seja, o da 'inclusão' e personalização dos seres humanos.
Avante.
-
Puxa! Sou sensível, mas deixei escapar da vista o "nomenclaturas estigmatizantes" do enunciado e, por isso, fiquei em dúvida entre "b", "d" e "e". Se cortarmos o "de forma natural" a "b" cai, o "constitutivas", da letra d ,como aquilo que constrói as sociedades contemporâneas também força a barra. Mas é difícil imaginar que uma banca seria tâo crítica aos direitos humanos (o que é bom, sim). Só que mais difícil ficou de entender a lógica do colega Alexandre ao associar um viés inclusivo naquilo que estigmatiza.
-
Fiquei em dúvida entre a alternativa A e aE. Mas depois de uma leitura mais atenta, o enunciado fala "Nessa lógica...", ou seja, de acordo com o contexto da questão. Aí, exclui-se a alternativa A porque ela afirma exatamente o contrário do que o enunciado propõe, mesmo estando correta a sua leitura isoladamente, mas de acordo com a questão, ela não afirma o que se encontra no enunciado, então resta correta só a alternativa E.
-
Neo-marxism on steroids.
-
Questões + Questões ------- Segredo da Vitória é a Pratica !
Deus abençoe Guerreiros (a) !
-
Dicotômico = Divisão de um conceito em 2 elementos contrários.
"A sorte favorece os destemidos"
Bons estudos!!!
-
coisa que a esquerda atual faz
-
A pergunta está mais próxima da sociologia do direito que de direitos humanos, mas a sua resposta é possível se lembrarmos que é justamente a recusa em reconhecer a alguns grupos a mesma proteção dada a outros que fundamenta a proteção dos direitos humanos, que atua para combater esta lógica dicotômica (divide a sociedade em grupos antagônicos) e nega a um deles a mesma proteção que assegura ao outro (estigmatiza uma das categorias - veja, por exemplo, o caso dos judeus na Alemanha nazista).
Analisando as alternativas, temos que a única resposta possível, tendo em vista a lógica do enunciado, é a letra E, pois, ao dividir a sociedade desta maneira, temos o reforço dos processos de exclusão e segregação social e é exatamente isso que a proteção dos direitos humanos visa combater, reconhecendo a dignidade inerente a todo o ser humano e assegurando a todos a proteção dos direitos e liberdades fundamentais.
Gabarito: letra E.
-
maxismo cultural ----> on
-
Gabarito: Letra E
A questão acima é interessantíssima, pois envolve a discussão acerca do relativismo cultural. Um dos efeitos causados pela pretensão de se universalizar os Direitos Humanos é tornar homogêneas concepções muito distintas, hábitos e culturas totalmente opostas.
Em face disso, o efeito gerado é inverso. Ao invés de se conseguir a proteção dos Direitos Humanos, há uma cisão na sociedade com a discriminação de minorias. Formam-se as dicotomias, que podem levar à formação de estigmas.
Assim, ao analisarmos as alternativas concluímos que essa dicotomização estigmatizante leva à exclusão e segregação sociais, o que torna a alternativa E a correta e gabarito da questão.
Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
letra A incorreta. Creio que a retirada do advérbio de negação a tornaria correta, pois através dos elementos estigmatizantes nas diferenças sociais, torna -se possível avaliar a mais adequada, correta e exemplar aos acordos e tratados internacionais de Direitos Humanos
A) as diferenças sociais "não" podem ser caracterizadas como elementos estigmatizantes.
Obs: Foi assim que eu enxerguei, apesar de ter errado a questão me avisem in box se estiver enganado. Obrigado
Bons Estudos!!!!!!!!
-
esse examinador viaja