-
II - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS - FUNÇÃO
As grandes funções da administração de materiais são:
Compra;
Transporte;
Armazenagem e conservação;
Manipulação e;
Controle de estoques.
A função de Compras pode ser dividida em compras no mercado interno e importações. Toda compra envolve fornecedores, contratos (licitações), tomada de preços, pedido de compra (prazos, condições de pagamento, etc.), transporte e controle no recebimento da mercadoria. Caso hajam importações, os compradores deverão ter conhecimento das leis e guias de importação, bem como dos processos envolvendo órgão do governo federal mediador das importações.
A função de Transportes envolve do fornecedor até o espaço físico de estocagem pode ser feita interna ou por terceiros. Caso for interna, envolve o processo de gerenciamento e distribuição das cargas. Se externa, envolve a contratação de transportadoras (rodoviárias, ferroviárias, aéreas ou marítimas).
As funções de Armazenagem e Conservação envolvem todos os processos de recebimento das mercadorias, controle de qualidade e fechamento contra o pedido de compra, catalogação dos itens conforme codificação do estoque, armazenagem no local físico (localização) designado para os itens e contabilização dos itens.
As funções de Manipulação e Controle dos Estoques envolvem todos os processos de requisição e devolução de itens em seja para fabricação, consumo ou revenda. Cada um destes processos é composto por sub-processos legais. Caso a retirada de itens seja para venda e entrega em um cliente, um processo de emissão de notas fiscais para circulação de mercadorias (pode ser o faturamento direto) deve ser incluído para esta função
-
Alternativa (e)
"A administração de materiais engloba a sequência de operações: identificação do fornecedor, compra do bem, recebimento, transporte interno e acondicionamento, transporte durante o processo produtivo, armazenagem como produto acabado e, finalmente, a distribuição ao consumidor final"
FONTE: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfABkAH/administracao-recursos-materiais-patrimoniais-unidade-1
-
Opção menos errada: E
-
ouvi dizer que distribuição é logistica...
-
GABARITO: E
a)ERRADA. estrutura de um sistema para solucionar problemas por meio do uso de um conjunto específico de técnicas, um corpo de conhecimento e pessoas especializadas. CONCEITO DE ANÁLISE DE VALOR
b)ERRADA.atividade que planeja as compras empresariais. CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
c)ERRADA.atividade que executa a entrega do produto ao cliente final. CONCEITO DE ENTREGA EM LOGÍSTICA
d)ERRADA.sequência estruturada de atividades que, por meio de ações físicas, comportamentais e/ou informações, permitem a agregação de valor a uma ou mais entradas, transformando-as em uma ou mais saídas. CONCEITO DE PROCESSO
e)CORRETA. sequência de operações que se inicia na identificação do fornecedor, na compra do bem, seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, seu transporte durante o processo produtivo/uso, na armazenagem como produto acabado e na sua distribuição ao consumidor final.
-
Contribuindo:
As atividades inerentes à Administração de Recursos Materias podem ser didaticamente relacionadas:
Identificação de fornecedores: Verifica-se quais os fornecedores dos materiais solicitados.
Compra: Há várias atividades relativas à Compra, indo desde pesquisa de mercado até a negociação com fornecedores, analisando a qualidade dos produtos por eles comercializados.
Recebimento: Confere-se o material adquirido e atesta-se (dá um OK) na nota fiscal do fornecedor.
Armazenagem: é feita em locais chamados de almoxarifados, geralmente divididos por tipo de material.
Distribuição interna: é feita a partir dos almoxarifados, para os órgãos requisitantes.
Controle de estoques: Gera os sinais para a área de compras, a fim de iniciar um processo de aquisição.
FONTE: Fenili, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos: Uma abordagem completa, 3.º ed. - Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: METODO, 2014. p22
bons estudos
-
Mal elaborada.
Para Chiavenato a Administração de materiais vai desde a PROGRAMAÇÃO DE materiais->compras->recepçao-> armazenamentono no almoxarifado->movimentação->transporte interno->armazenamentono depósito de produtos acabados. Envolve uma totalidade dos fluxos de materiais na empresa.
"Estratégia concursos"
-
Gabarito Letra E
O mestre Marco Aurélio P. Dias sobre a assertiva
“a Administração de Materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens, e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ou serviços da empresa. Em outras palavras, Marco Aurélio P. Dias divide o sistema de materiais nas seguintes áreas de concentração: controle de estoques,compras, almoxarifado, planejamento e controle da produção,importação, transportes e distribuição”.
Fonte Estrátegia concursos.
-
Nao entendo por que "distribuição ao consumidor final" consumidor final nao é o cliente? nesse caso nao seria o setor de vendas?
Nao seria distribuicao ao consumidor interno?
-
Comentários:
Vamos relembrar o que nos traz o mestre Marco Aurélio P. Dias sobre a assertiva em questão?
“a Administração de Materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens, e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ou serviços da empresa. Em outras palavras, Marco Aurélio P. Dias divide o sistema de materiais nas seguintes áreas de concentração: controle de estoques, compras, almoxarifado, planejamento e controle da produção, importação, transportes e distribuição”.
Agora ficou fácil não é mesmo?
Gabarito: E
-
A questão é bem escorregadia, pois traz alternativas bem interpretativas e abertas que não explicam exatamente o que é a função administração de materiais, enquanto a letra E explica perfeitamente.
Vejamos os erros nas demais:
A) A administração de materiais não busca apenas solucionar problemas. A definição é ampla e subjetiva demais, poderia caber tudo, exceto por essa história de “solucionar problemas”.
B) A administração de materiais realmente faz as compras, mas essa é apenas uma de suas funções, não podendo servir como definição.
C) A entrega do produto ao cliente final pode (ou não) ser feita diretamente pela organização. Ela pode ser feita pelo revendedor, por exemplo, fugindo ao controle da administração de materiais da organização. Além disso, a definição é excessivamente restritiva, apresentando apenas um exemplo do que a administração de materiais pode fazer.
D) Essa ficou aberta demais. Muita coisa pode entrar nessa alternativa como estando certo, mas tenha atenção: ela não traz nenhum aspecto específico da administração de materiais, por isso não é sua função.
Fonte: Estratégia Concursos.