SóProvas


ID
1671388
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Maria Eduarda, 25 anos, jogadora de handball durante a avaliação fisioterapêutica foi posicionada com o membro superior ao lado do tórax e o cotovelo em 90° de flexão, o ombro foi rodado em sentido lateral passivamente pelo fisioterapeuta, posição que deve ser mantida pela ação muscular. A não sustentação da rotação lateral faz com que o ombro rode espontaneamente em sentido medial em direção ao tórax, indicando lesão grave. O teste e o músculo lesado são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    Supraespinhal - Abdução do braço

    Infraespinal - Rotação Lateral do braço

  • Na verdade, foi realizado um teste "funcional" no Infraespinhoso, pois sua principal função é rodar lateralmente o úmero, mas não seria Jobe e nem Patte. A questão deveria perguntar somente, qual músculo estaria acometido.

    Teste de Patte: exclusivo para o tendão infraespinhoso. Posiciona-se o braço a 90º de abdução e o cotovelo a 90º de flexão. Solicita-se que o paciente resista à força de rotação interna feita pela mão do examinador posicionada no dorso da mão do paciente. A resistência diminuída pode indicar ruptura tendínea.

    Teste de Jobe: posicionar os braços abduzidos a 90º, flexionados a 30º em relação ao plano frontal e internamente rodados, com os polegares apontados para o chão. Os cotovelos devem permanecer estendidos. A seguir, o examinador faz o abaixamento comparativo dos membros superiores contra a resistência do paciente. O teste será considerado positivo quando houver dor, fraqueza ou insuficiência do supraespinhoso secundário a uma ruptura ou associada a impacto.

    ARTIGO: O ombro em uma linha de produção: estudo clínico e ultrassonográfico

    Ernesto Youiti MaedaI; Milton Helfenstein Jr.I; João Eduardo Barile AscencioII; Daniel FeldmanI