- ID
- 355930
- Banca
- CRSP - PMRJ
- Órgão
- PM-RJ
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Fisioterapia
- Assuntos
São testes específicos para a avaliação do tônus muscular:
São testes específicos para a avaliação do tônus muscular:
A palpação é um dos procedimentos da avaliação fisioterapêutica. Na realização da palpação da coluna cervical o fisioterapeuta diferencia os processos espinhosos de C2 a T1. Desse modo, durante o exame notamos que a diferenciação entre C6 e C7 ocorre por meio da
Considerando o caso de um paciente adulto jovem portador de
uma lesão traumato-ortopédica de mãos e dedos no lado direito,
sem fraturas, com comprometimentos musculares e articulares
importantes, julgue os itens subsequentes.
Se o paciente apresentar resultado positivo para o teste de Bunnel-Littler, deve ser dada atenção especial aos músculos intrínsecos da sua mão.
Considerando os aspectos patológicos, funcionais e de avaliação
do aparelho gênito-urinário de uma paciente com 62 anos de
idade que apresenta incontinência urinária, julgue os itens
seguintes.
A autoavaliação da força muscular, por meio do teste de parada, é mais bem realizado durante a segunda micção do dia.
O teste muscular manual é indicado para determinar o grau de funcionalidade de determinado paciente, auxilia na determinação do diagnóstico e prognóstico, e ainda estabelece uma base de dados para elaboração de um plano de tratamento fisioterapêutico. Alguns fatores contribuem para a eficácia da contração muscular e devem ser considerados na realização deste teste. Considere as afirmativas abaixo.
I. Músculos encurtados não produzem força muscular ideal.
II. Tipo de fibra muscular - deve-se aplicar mais resistência aos músculos com predominância das fibras II.
III. Os músculos que cruzam duas ou mais articulações podem atuar sobre cada articulação.
IV. O músculo gera maior tensão em contração concêntrica.
Está correto o que se afirma APENAS em
Nas lesões ligamentares do joelho, exames físicos são realizados para identificar a região lesada. O teste de Lachman Posterior avalia a lesão no
Este teste é utilizado para analisar a neurite do ciático nas lombalgias e lombociatalgias. O paciente é colocado na posição supina, com uma mão apoiando o calcanhar, e o avaliador eleva vagarosamente o membro inferior até mais ou menos 40º. Quando há neurite, esta manobra reproduz a dor do paciente, dor originária da região lombar ou glútea irradiando-se para o membro inferior no território do nervo ciático, muitas vezes acompanhada de parestesia. Para torná-lo mais específico, faz-se primeiro a flexão do quadril com o joelho fletido.
Assinale a opção que apresenta o nome do teste caracterizado acima.
A condromalácia patelar, também conhecida como síndrome patelo-femoral, consiste em uma patologia crônica degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela e dos côndilos femorais correspondentes que produz dor e desconforto na região adjacente ou por trás da patela. É comum em jovens adultos, especialmente em jogadores de futebol, ciclistas, jogadores de tênis e corredores.
Acerca das informações acima, assinale a opção que apresenta o teste específico em que o avaliador orienta o paciente para que este faça lentamente vários agachamentos, enquanto o avaliador palpa a patela e analisa se existe creptação ou dor durante a execução dos movimentos.
No que diz respeito às provas e funções musculares, assinale a opção correta.
A respeito dos procedimentos para medir a amplitude de movimento articular, assinale a alternativa correta.
O Teste Muscular Manual (TMM) é um procedimento relativamente simples de ser realizado e de fácil obtenção, pois não utiliza nenhum instrumento.
Em relação ao Teste Muscular Manual, assinale a alternativa correta.
Para uma análise postural deve-se ter uma abordagem sistemática que envolve a visualização dos diversos segmentos corporais em variadas posições.
A respeito da análise postural, é correto afirmar que:
Com relação ao tensor da fáscia lata, é correto afirmar que:
O teste de Phalen é utilizado para avaliar
De acordo com a escala de Oxford, um paciente diagnosticado com grau 2 de força muscular manual dos músculos interósseos dorsais da mão direita apresentará disfunção quando realizar movimentos de
Um paciente de trinta e quatro anos de idade, com história de trauma por contusão direta em região medial do joelho esquerdo, apresenta pequeno edema e dor grau 4 em região lateral do joelho direito. No momento da lesão, o paciente estava com o pé esquerdo apoiado no solo e seu joelho foi violentamente empurrado em posição vara. Nesse caso, o exame clínico que deve ser realizado para reconhecer a presença de lesão ligamentar é o teste
O teste de gaveta anterior do tornozelo é feito para se avaliar as instabilidades ligamentares. Esse teste identifica a integridade do ligamento:
O teste utilizado para a avaliação da epicondilite lateral é denominado:
O teste de compressão de Apley é utilizado pelo fisioterapeuta para a validação de lesões:
Na avaliação postural, o ângulo de Fick, mede
O método de Cobb é o instrumento utilizado para mensurar o ângulo das curvaturas
Sobre os testes ortopédicos da perna e pé, pode-se afirmar que:
I. o teste de Thompson é usado para verificar tromboflebite venosa profunda.
II. o teste de gaveta anterior do tornozelo avalia lesão do ligamento talofibular anterior.
III. o sinal de Homan indica lesão do tendão do calcâneo.
IV. o teste de Kleiger evidencia lesão do ligamento deltoide.
Está(ão) correta(s) apenas:
Os testes que avaliam lesões no menisco medial e no ligamento colateral lateral são conhecidos como?
Com o paciente na posição supina, estimula-se a crista medial da tíbia e o paciente faz a extensão do hálux. Esse sinal indica lesão na via piramidal e denomina-se:
A síndrome do impacto é frequente em cabeleireiros, faxineiros, atletas de vôlei entre outros. Nestes casos, deve-se realizar os três testes do impacto, uma vez que a sensibilidade de cada um, isoladamente, é de 80 a 90%. O teste do impacto de Neer indica
O teste de Romberg é um dos testes utilizados na avaliação de várias condições em que se suspeita de alterações do equilbíbrio. A resposta esperada no caso de fase aguda e crônica de lesão vestibular unilateral, e fase aguda e crônica de lesão vestibular bilateral, respectivamente, são:
Assinale a alternativa cuja expressão completa corretamente o texto a seguir:
Após o Fisioterapeuta realizar o teste de Phalen com Sinal de Tínel Positivo, causando formigamento na face palmar do polegar, indicador, dedo médio e anelar, pode-se suspeitar de ____________________________
O teste de ombro, no qual o paciente se encontra em pé enquanto o examinador flexiona o seu membro superior a 90 graus e, em seguida, roda medialmente e forçadamente o ombro, é o teste de
O paciente que apresenta, ao exame físico, contratura em rotação lateral da coxa, usualmente em uma posição abduzida, provavelmente apresenta contratura do seguinte músculo:
O teste de tensionamento neural que envolve a depressão, abdução e rotação medial do ombro, pronação do antebraço, extensão do cotovelo, flexão do punho e polegar, realizados com o paciente na posição supina, é referente ao nervo
A avaliação fisioterapêutica do paciente crítico deve ser realizada de forma muito criteriosa devido aos numerosos aspectos que estão incluídos nesse procedimento, como, por exemplo, a inspeção estática.
Sobre este item da avaliação, analise as afirmativas a seguir.
I. Faz parte da avaliação sem analisar os movimentos respiratórios.
II. Inclui o nível de suporte ventilatório.
III. Avalia o grau de alerta comportamental que o paciente apresenta.
Assinale:
Para avaliarmos o comprimento do flexor de quadril e a presença de retração, utilizamos o teste de:
Considere verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações sobre provas de função muscular.
( ) O desequilíbrio muscular distorce o alinhamento e favorece a sobrecarga indevida.
( ) O teste muscular manual não tem utilidade para determinar os desequilíbrios de força ou de comprimento muscular.
( ) O teste de força muscular é realizado para determinar a capacidade dos músculos ou grupos musculares para funcionar em movimento e sua habilidade para prover estabilidade e suporte.
( ) O teste muscular é parte do exame físico, porém são necessários outros instrumentos fidedignos e objetivos (eletromiografia, ultrassom, dinamômetro) para determinar o diagnóstico cinésio-funcional.
A sequência correta se estabelece em:
A articulação glenoumeral é uma articulação do tipo esferoide, pois é capaz de mover-se em torno de todos os planos e eixos de movimento sobre um centro comum. Das alternativas apresentadas a seguir, assinale a que apresenta o teste cuja finalidade é verificar se o tendão da cabeça longa do bíceps encontra-se com dor no interior do sulco bicipital.
Assinale a alternativa que apresenta o teste que revela tumefação e dor localizada sobre o compartimento sinovial na região distal do rádio, diagnosticando a tenossinovite de De Quervain
A realização do exame clínico da musculatura durante a avaliação cinética funcional, segundo Xhardez, compreende várias etapas. Analise-as.
I. Avaliação da mobilidade voluntária ou da força muscular.
II. Avaliação geral da mobilidade involuntária.
III. Avaliação da mobilidade passiva ou da flexibilidade muscular.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
O teste da queda do braço é utilizado em pacientes que não apresentam elevação ativa do membro superior. Esse teste indica lesão grave no músculo
O teste de Thompson avalia a integridade do tendão do músculo
O teste utilizado para confirmar o diagnóstico de instabilidade anterior do ombro é denominado teste de:
O teste ortopédico, que complementa a hipótese diagnóstica de ruptura do tendão do calcâneo, é denominado teste de:
Quanto à avaliação fisioterapêutica da força muscular, assinale a alternativa INCORRETA.
Teste utilizado para avaliar possível frouxidão do ligamento cruzado posterior de joelho, realizado com paciente em decúbito dorsal, quadris e joelhos em flexão de 90º, com pés suspensos e, se positivo, o terapeuta observa um degrau de deslocamento posterior da tíbia. O enunciado se refere a qual teste?
O teste de Milgram pode ser realizado pelo profissional fisioterapeuta na avaliação de coluna lombar. Em relação a este teste, assinale a alternativa INCORRETA.
Sinal clínico avaliado por meio da pressão digital realizada sobre a pele por pelo menos 5 segundos. Utilizado para avaliar a presença de edema, se positivo a depressão causada pela pressão na região não se desfaz imediatamente após a descompressão. Assinale a alternativa referente ao teste descrito no enunciado.
Um paciente com lesão discal e irritação do nervo ciático quando se inclina para frente, o membro inferior do mesmo lado do nervo acometido flexiona-se.
Esse comportamento (sinal) é denominado
O teste de Lichtman é provocativo para instabilidade de qual estrutura articular?
Durante a realização do teste de força dos músculos lumbricais da mão, faz-se necessário aplicar a resistência na superfície dorsal de quais falanges?
O fisioterapeuta, durante a avaliação, solicita ao paciente sentado que coloque as mãos sobre uma mesa com os dedos abduzidos. Ao comando do fisioterapeuta, o paciente realiza a adução dos dedos e o V dedo da mão esquerda permanece abduzido. Esse exame específico é um sinal sugestivo de
“Paciente na posição supina, flexionar o quadril e o joelho a 90º. Rodar a coxa lateralmente e o joelho medialmente. Com a mão pressionar para baixo o joelho e puxar para cima o tornozelo com a outra mão.”.
Essa é a descrição do teste
Entre o item que compõe a avaliação clínica fisioterapêutica em
pacientes com redução da capacidade funcional, o teste de
caminhada dos seis minutos é amplamente utilizado e, atualmente,
é considerado
um dos métodos de maior acurácia para a prescrição de
treinamento físico.
Entre o item que compõe a avaliação clínica fisioterapêutica em pacientes com redução da capacidade funcional, o teste de caminhada dos seis minutos é amplamente utilizado e, atualmente, é considerado
essencial para a avaliação da resposta ao tratamento
fisioterapêutico.
Entre o item que compõe a avaliação clínica fisioterapêutica em pacientes com redução da capacidade funcional, o teste de caminhada dos seis minutos é amplamente utilizado e, atualmente, é considerado
um importante recurso para a avaliação da capacidade física
máxima de um indivíduo, desde que realizado de forma
incremental.
Entre o item que compõe a avaliação clínica fisioterapêutica em pacientes com redução da capacidade funcional, o teste de caminhada dos seis minutos é amplamente utilizado e, atualmente, é considerado
um teste capaz de determinar as causas que limitam o
exercício.
Entre o item que compõe a avaliação clínica fisioterapêutica em pacientes com redução da capacidade funcional, o teste de caminhada dos seis minutos é amplamente utilizado e, atualmente, é considerado
fundamental para a avaliação da capacidade física submáxima
de um indivíduo.
Constituem métodos de avaliação dos sistemas musculoesquelético,
cardiovascular, respiratório e neurológico, respectivamente,
a dinamometria isocinética, o teste de esforço, as pressões
respiratórias máximas e a eletromiografia de superfície.
Constituem métodos de avaliação dos sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, respectivamente,
o banco de Wells, o teste da caminhada dos seis minutos,
a pressão respiratória nasal e o índice de Tiffeneau.
Constituem métodos de avaliação dos sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, respectivamente,
o índice cintura-quadril, o shutte walk-test, o teste da
caminhada dos seis minutos e a plataforma de força.
Constituem métodos de avaliação dos sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, respectivamente,
a eletromiografia de superfície, o intervalo RR, a ventilometria
e a baropodometria.
Constituem métodos de avaliação dos sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, respectivamente,
o teste de repetição máxima, o teste ergoespirométrico,
a espirometria e o biofeedback.
“Galeazzi-Ellis” é um teste específico para:
O Questionário Roland Morris é utilizado para avaliar a
O conhecimento dos fatores de risco e dos sintomas da doença arterial faz da história do paciente um valioso instrumento de avaliação. Um dos testes subjetivos para avaliar o fluxo nos indivíduos com doença arterial é o teste da hiperemia reativa. O desafio postural é um método de indução de hiperemia reativa, e permite avaliar subjetivamente o fluxo. A elevação acentuada do membro inferior deve produzir empalidecimento após, no mínimo, um minuto de elevação; e o rubor deverá surgir e desaparecer dentro de dois a três minutos após o abaixamento do membro para uma posição pendente. O empalidecimento em menos de sessenta segundos é indicativo de doença arterial.
Um indivíduo que apresenta empalidecimento que requer quase um minuto e o rubor persiste por menos de 30 segundos, possui oclusão
Os músculos infraespinhal e redondo menor são rotadores laterais do ombro. Durante a palpação da inserção desses músculos, o posicionamento da articulação do ombro do paciente, a partir da posição sentada, que apresenta a menor quantidade de tecido de revestimento permitindo um bom exame de palpação é:
Mario Augusto, 45 anos, refere dor no quadril direito quando deambula por, aproximadamente, 10 minutos. Durante a avaliação fisioterapêutica, ao ficar em apoio unipodálico direito, apresentou queda da pelve à esquerda. O teste realizado com Mario e o que ele indica são, respectivamente:
Um teste frequentemente utilizado para verificar limitação de movimento do quadril é o:
O teste da compressão patelar, também chamado sinal de Clarke, tem como objetivo avaliar
Durante a avaliação de uma determinada articulação, após proceder a análise do movimento fisiológico ativo ou osteo-cinemático, o fisioterapeuta deve observar também o movimento intra-articular ou artrocinemático. Nesse contexto, assinale a opção correta.
Uma avaliação de equilíbrio completa deve incluir escalas funcionais e medidas que demandam habilidades de equilíbrio. Nesse caso, para a avaliação do equilíbrio NÃO é aplicável
O teste do joelho que produz um estalido audível ou palpável, indicando uma lesão do menisco, se chama
O teste ortopédico, que complementa a hipótese diagnóstica de epicondilite lateral, é denominado de
O teste, no qual um paciente é solicitado a fechar a mão com o polegar por dentro e, em seguida, realizar o desvio ulnar do punho, provoca dor devido ao estiramento de quais estruturas?
Os testes de Bounce Home e de Cabot são utilizados para confirmar lesões da articulação do
Assinale a opção que apresenta o teste que indica lesão do osso escafoide.
Qual é o sinal que, após riscar o maléolo lateral com um objeto sem corte, ocorre a extensão do hálux, indicando lesão do sistema motor corticoespinhal?
O teste realizado para verificar alterações em anterioridade e posterioridade do ilíaco, no qual o examinador deve colocar em tensão os ligamentos do quadril e da cápsula articular e mobilizar tanto para frente como para trás as articulações sacroilíacas, chama-se teste
O teste utilizado para confirmar o diagnóstico de lesões meniscais no joelho é denominado teste de
Para palpar o tubérculo do glúteo médio, que serve de referência à palpação do músculo glúteo médio e da aponeurose glútea, o terapeuta deve primeiramente
Analise as assertivas abaixo e, a seguir, marque a alternativa CORRETA:
I. A atrofia muscular não se manifesta por dor durante a contração contra resistência ou palpação do músculo.
II. A diminuição do número de sarcômeros e da quantidade de tecido conjuntivo afeta apenas a tensão ativa do músculo.
III. A distensão muscular nem sempre é fácil de ser identificada como causa de
fraqueza muscular.
A lombalgia é uma patologia que afeta uma parcela considerável da população. Os militares não estão isentos de senti-la, embora não haja dados estatísticos nacionais sobre a incidência e prevalência da lombalgia na população militar. As alterações biomecânicas/posturais são apontadas como uma das causas de dor lombar baixa, sendo a sobrecarga um dos fatores conhecidos como de lesão lombar imediata, associada ou não à fadiga mecânica secundária, a movimentos repetitivos ou à manutenção de uma postura estática incorreta, soma de fatores psicossociais como estresse, monotonia e insatisfação com o ambiente de trabalho. Por todos os dados descritos, torna-se importante para o fisioterapeuta identificar e tratar os fatores e causas que podem desencadear a lombalgia, pois dor lombar aguda pode surgir repentinamente por agachamento, flexão do tronco inadequada, espirro, tosse, rotação do tronco ou por erguer-se carga inadequadamente, entre outros fatores. Em relação à avaliação fisioterapêutica voltada para a Lombalgia, quando se trata da dor referida, tem-se como afirmativa correta:
Dr. James Cyriax criou um exame funcional baseado na análise de tecido passivo e contrátil, sendo o tecido passivo aquele que não tem habilidade contrátil própria. Tal avaliação é feita por meio do que é conhecido como percepção final, ou seja, a sensação do paciente, percebida pelo examinador, no final da amplitude de movimento passivo estressado.
Quando o examinador sente que é possível haver mais movimento, mas o paciente exige que o movimento pare em razão de dor forte, a percepção final é classificada como
Os distúrbios sensoriais trazem implicações funcionais significativas para o paciente, sendo importante a identificação dessas alterações.
Um dos testes sensoriais proprioceptivos é o de Cinestesia que avalia a capacidade de
O sistema nervoso tem mobilidade considerável para adaptar-se aos movimentos executados nas atividades diárias. No entanto, alguns nervos são vulneráveis a uma tensão maior.
Para detectar sinais de tensão neural, o fisioterapeuta deve realizar os testes neurodinâmicos dos nervos mediano, radial e ulnar, respectivamente, nos quadros de
A habilidade de examinar uma articulação completa e acuradamente é uma prática crítica do processo diagnóstico para o examinador que avalia um problema ortopédico. Da realização do exame objetivo, analise as afirmativas abaixo.
I. Teste dos movimentos ativos: fornece ao examinador informações sobre o estado das estruturas contráteis e não contráteis.
II. Movimentos acessórios: são aqueles que ocorrem dentro da articulação, simultaneamente com os movimentos fisiológicos ativos e passivos.
III. Exame neurológico: auxilia o examinador a determinar se a sintomatologia do paciente deriva do sistema musculoesquelético do sistema nervoso ou de uma combinação de ambos.
IV. Teste sensitivo: o examinador deve proceder com o teste da agulha para avaliar a presença ou ausência de sensibilidade cutânea. O examinador deve correlacionar os achados com o dermátomo ou com a distribuição do nervo periférico.
Estão corretas as afirmativas
Uma mulher com trinta e três anos de idade, que trabalha há três anos como auditora de controle externo, foi encaminhada para atendimento fisioterapêutico em virtude de queixa de dor na cervical havia um ano.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
É indicada, nessa situação, a realização do teste de Spurling
para verificar a existência de cervicobraquialgia no lado
contralateral à inclinação cervical.
Um paciente, com cinquenta anos de idade, apresentava dor no ombro havia sete meses, quando, após realização de ecografia, foi diagnosticado com lesão de manguito rotador.
Acerca dessa situação, julgue o item subsecutivo.
Recomenda-se que esse paciente seja submetido ao teste de
Jobe para avaliar o músculo subescapular.