SóProvas



Questões de Avaliação funcional


ID
355930
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São testes específicos para a avaliação do tônus muscular:

Alternativas
Comentários
  • - A Escala de Ashworth modificada é uma escala subjetiva que avalia do tônus em graus de 0-4.

    - Índice de  Barthel é um instrumento validado que mede a habilidade do paciente nas Atividades de Vida Diária, baseando-se no resultado que varia de 0 a 100 no grau de independência na realização de diferentes funções. 

    - Hoehn & Yahr: classifica os portadores de doença de Parkinson em cinco estágios diferentes.


ID
388894
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A palpação é um dos procedimentos da avaliação fisioterapêutica. Na realização da palpação da coluna cervical o fisioterapeuta diferencia os processos espinhosos de C2 a T1. Desse modo, durante o exame notamos que a diferenciação entre C6 e C7 ocorre por meio da

Alternativas
Comentários
  • Como sempre a FCC levando tudo ao pé da letra.... questão chata!...Mas é o seguinte, já de início seriam eliminadas as alternativas A, C, D, uma vez que nada tem haver a circundução, inclinação e rotação com exclusivamente C6 e C7, pois tratam-se de movimentos complexos que envolvem várias vértebras e articulações. De sobra, temos B e E, assim, a alternativa B se encontra errada por que diz que C6 permanece estacionário, é C7 que fica estacionário ;)  PAZ E LUZ 


ID
405034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando o caso de um paciente adulto jovem portador de
uma lesão traumato-ortopédica de mãos e dedos no lado direito,
sem fraturas, com comprometimentos musculares e articulares
importantes, julgue os itens subsequentes.

Se o paciente apresentar resultado positivo para o teste de Bunnel-Littler, deve ser dada atenção especial aos músculos intrínsecos da sua mão.

Alternativas
Comentários
  • Teste de Bunnell-Littler para avaliar a musculatura

    intrínseca.

  • O teste Bunnel-Littler diferencia o encurtamento dos interósseos da contratura capsular em pacientes com dificuldades para flexão da articulação interfalangenana proximal (AIP). A articulação metacarpofalangenana (AMF) é mantida em alguns graus de extensão. Se o paciente é incapaz de fletir a AIP, a AMF é então mantida em flexão e uma nova tentativa de fletir a AIP é realizada. No caso de encurtamento dos músculos interósseos, o paciente será capaz de fletir a AIP na segunda manobra. Porém se houver contratura capsular o paciente não conseguirá fletir a AMF em nenhuma das duas posições

  • este de Bunnell-Littler

    Posição do paciente: sentado, com a mão estendida sobre a maca.

    Descrição do teste: o terapeuta segura firmemente a mão do paciente e mantendo a articulação metacarpofalangeana em extensão, realiza a flexão da interfalangeana proximal. Caso consiga realizar a máxima flexão dessa articulação será sinal de que não há hipertonia dos músculos intrínsecos da mão.

    Sinais e sintomas: caso o terapeuta não consiga realizar a flexão nas articulações interfalangeanas proximais, significa que o paciente está com uma hipertonia da musculatura intrínseca da mão.


ID
405040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando os aspectos patológicos, funcionais e de avaliação
do aparelho gênito-urinário de uma paciente com 62 anos de
idade que apresenta incontinência urinária, julgue os itens
seguintes.

A autoavaliação da força muscular, por meio do teste de parada, é mais bem realizado durante a segunda micção do dia.

Alternativas

ID
542869
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste muscular manual é indicado para determinar o grau de funcionalidade de determinado paciente, auxilia na determinação do diagnóstico e prognóstico, e ainda estabelece uma base de dados para elaboração de um plano de tratamento fisioterapêutico. Alguns fatores contribuem para a eficácia da contração muscular e devem ser considerados na realização deste teste. Considere as afirmativas abaixo.
I. Músculos encurtados não produzem força muscular ideal.
II. Tipo de fibra muscular - deve-se aplicar mais resistência aos músculos com predominância das fibras II.
III. Os músculos que cruzam duas ou mais articulações podem atuar sobre cada articulação.
IV. O músculo gera maior tensão em contração concêntrica.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Músculos encurtados não produzem força muscular ideal. - CORRETA
    Quando mais encurtada for a fibra muscular, menor será o movimento de deslizamento gerado pelos filamentos de actina e miosina, sendo portanto, menor a energia potencial elástica gerada para uma dada contração e menor a força de movimento gerada.

    II. Tipo de fibra muscular - deve-se aplicar mais resistência aos músculos com predominância das fibras II.
    Fibras tipo II são fibras com características de movimento rápido, grande carga explosiva, porém fadigam rapidamente devido ao seu baixo conteúdo mitocondrial e de mioglobinas. Assim, não são fibras capazes de aguentar atividades de alta resistência.

    III.  Quanto a essa alternativa, resolvi por eliminação, não encontrei explicação para ela. Algum colega se habilita?

    IV. O músculo gera maior tensão em contração concêntrica.  - ERRADA
    A tensão varia com o tipo de contração. As contrações isométricas produzem maior tensão do que contrações concêntricas. Contrações excêntricas podem gerar maior tensão do que contrações isométricas. Isto é aceito levando em conta a tensão suplementar produzida pelos elementos elásticos.
  • A amiga aqui em cima confundiu resistencia aplicada ao musculo no item 2 com atividade resistida (aerobia).
    Acho q a letra C está correta assim como a letra A
  • Fibras do tipo 2 são as de contração rápida, programa de fortalecimento: carga alta e pouca repetição. Já as do tipo 1, por serem de contração lenta, são mais utilizadas para exercícios com carga menor e maior número de repetição.

    Acho que o erro pode estar em não especificar as repetições. Se serão muitas repetições (10 ou 12), o músculo com mais fibras tipo 2 chegaria à fadiga.

    Em concurso é bom pensar que, se está incompleto, está errado, principalmente na FCC que leva tudo tão ao pé da letra.

  • III - Músculos sinergistas auxiliam músculos agonistas em certas funções. Músculos biarticulares podem ser auxiliados por sinergistas para que consigam isolar umas das articulações pelas quais passam e realizar o movimento de apenas uma delas. Por exemplo, o músculo biarticular reto anterior femoral, que exerce a extensão do joelho e flexão do quadril. Na posição sentada, pode-se isolar a porção proximal do músculo não havendo flexão do quadril e apenas extensão do joelho.


ID
656137
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Nas lesões ligamentares do joelho, exames físicos são realizados para identificar a região lesada. O teste de Lachman Posterior avalia a lesão no

Alternativas
Comentários
    • Lesão do LCP (Ligamento Cruzado Posterior)
    Mecanismo: Lesão resultante de trauma contra o painel do carro na face anterior da perna com o joelho fletido a 90° ou queda sobre o joelho com o pé em flexão plantar.
    Sinais e Sintomas: Edema mínimo; equimose pode aparecer após dias; dor na fossa poplítea e ao se ajoelhar; o paciente pode ser capaz de continuar a praticar esportes; testes de gaveta posterior, Lachman posterior e Godfrey positivos; Raio-X normal (exceto em  casos de avulsão); RNM é o exame de escolha para realizar o diagnóstico; artrocentese hemorrágica.
  • Teste de Lachman Posterior ou Teste da gaveta posterior – verifica integridade do ligamento cruzado posterior (LCP). Com o paciente na mesma posição que no teste da gaveta anterior e em rotação neutra da perna, o examinador apóia o o pé do paciente (geralmente sentando-se em cima) e empurra para trás a perna com força (como ao fechar uma gaveta) e, com ambas as polpas digitais sobre o rebordo anterior dos planaltos tibiais, sente os movimentos posteriores dos lados medial e lateral. Se o lado lateral da perna se posterioriza isoladamente, trata-se de instabilidade póstero-lateral, mas, se o faz de ambos os lados, o teste é positivo para lesão do LCP. A posteriorização da perna quando em rotação interna ou de forma espontânea confirma a lesão do LCP. Nessa mesma posição, pede-se ao paciente que realize contração ativa do quadríceps, quando se observa redução da posteriorização da tíbia pela ação deste grupo muscular (“quadríceps active test”).

    Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/orthopedic-surgery/1929320-exame-f%C3%ADsico-em-ortopedia/#ixzz1vQBVUmyV
  • O teste de Lachman é um teste de movimento acessório passivo do joelho realizado para identificar a integridade do ligamento cruzado anterior (LCA). O teste é projetado para avaliar a instabilidade do plano único e sagital.

    Deite o paciente de costas na cama. Coloque o joelho do paciente em cerca de 20 a 30 graus de flexão. De acordo com o Guia de Exame Físico de Bates, a perna também deve ser levemente rotacionada externamente. O examinador deve colocar uma mão atrás da tíbia e a outra na coxa do paciente. É importante que o polegar do examinador esteja na tuberosidade da tíbia. Ao puxar a tíbia anteriormente, um LCA intacto deve impedir o movimento de translação anterior da tíbia no fêmur (“sensação de firmeza final”).


ID
683863
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Este teste é utilizado para analisar a neurite do ciático nas lombalgias e lombociatalgias. O paciente é colocado na posição supina, com uma mão apoiando o calcanhar, e o avaliador eleva vagarosamente o membro inferior até mais ou menos 40º. Quando há neurite, esta manobra reproduz a dor do paciente, dor originária da região lombar ou glútea irradiando-se para o membro inferior no território do nervo ciático, muitas vezes acompanhada de parestesia. Para torná-lo mais específico, faz-se primeiro a flexão do quadril com o joelho fletido.

Assinale a opção que apresenta o nome do teste caracterizado acima.

Alternativas

ID
683872
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A condromalácia patelar, também conhecida como síndrome patelo-femoral, consiste em uma patologia crônica degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela e dos côndilos femorais correspondentes que produz dor e desconforto na região adjacente ou por trás da patela. É comum em jovens adultos, especialmente em jogadores de futebol, ciclistas, jogadores de tênis e corredores.

Acerca das informações acima, assinale a opção que apresenta o teste específico em que o avaliador orienta o paciente para que este faça lentamente vários agachamentos, enquanto o avaliador palpa a patela e analisa se existe creptação ou dor durante a execução dos movimentos.

Alternativas
Comentários
  • TESTE DE WALDRON IDENTIFICA condromalacia da patela. O paciente faz diversas flexões lentas e acentuadas do

    joelho enquanto o examinador palpa a patela. O teste é positivo no caso de dor e

    crepitação durante o movimento.

  • Teste de McMurray - usado para avaliar pacientes com suspeita de lesão nos meniscos do joelho.

    Teste de apreensão patelar -  usado para avaliar . Realiza-se o deslocamento lateral da patela com o joelho em extensão. Em joelhos com instabilidade, o teste pode causar a sensação de que a patela irá luxar, trazendo apreensão ao paciente.

    Teste de Slocum - representa uma modificação do teste da gaveta anterior, que testa a instabilidade rotatória anteromedial (IAM) e anterolateral (IRAB) do joelho. O teste da gaveta anterior avalia o ligamento cruzado anterior. Ao inserir uma rotação interna ou externa para este teste, a instabilidade rotatória anterolateral e anteromedial pode ser avaliada.

    Alternativa Correta: A (Teste de Waldron)


ID
683899
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No que diz respeito às provas e funções musculares, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
684463
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A respeito dos procedimentos para medir a amplitude de movimento articular, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Graaande Osmar!


ID
684466
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O Teste Muscular Manual (TMM) é um procedimento relativamente simples de ser realizado e de fácil obtenção, pois não utiliza nenhum instrumento.
Em relação ao Teste Muscular Manual, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acho que a alternativa A também está correta. Qual o erro da alternativa A?

  • Gabarito B

    A) Os músculos extensores primários são: trapézio (fibras superiores), esplênio da cabeça, esplênio do pescoço e semi-espinhal da cabeça - de ambos os lados. Os extensores secundários são: extensões cervicais e craniais do eretor da espinha (iliocostal cervical, longuíssimo da cabeça, longuíssimo do pescoço, espinhal da cabeça, espinhal do pescoço), reto posterior maior da cabeça, reto posterior menor da cabeça - de ambos os lados.

    C) O prócero é um pequeno músculo triangular da cabeça que ocupa a glabela, que é a região localizada entre as sobrancelhas e não um músculo da região do nariz.

    D) É realizado com o paciente deitado em decúbito dorsal.

    E) Adutores


ID
684469
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para uma análise postural deve-se ter uma abordagem sistemática que envolve a visualização dos diversos segmentos corporais em variadas posições.

A respeito da análise postural, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questão correta: letra c


ID
684472
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação ao tensor da fáscia lata, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA D

    Como é realizado o teste:

    Paciente em Decúbito lateral, com o quadril fletido, fisioterapeuta faz a abdução e uma extensão do quadril depois solta a perna, se o paciente manter a perna elevada o teste é positivo para encurtamento do músculo tensor da fáscia lata.

    Força Guerreiros (as) !!


ID
723721
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste de Phalen é utilizado para avaliar

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra E

    Referência:
    WGate

    Phalen: flexionar ambos os punhos e encostá-los, mantendo por 60 segundos. Se o paciente sentir queimação, dor , ou parestesia nos 3 primeiros dedos, o terapeuta suspeitará de uma compressão do nervo mediano ( síndrome do túnel do carpo).
  • letra e
    coloca-se o dorso do punho um contra o outro e permaneça aí por 1 minuto. Caso sinta formigamento é sinal de lesão no nervo mediano.
  • teste específico para Sindrome do túnel do carpo.

    Phalen

    Phalen invertido


ID
751069
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O impacto anterior do ombro é consequência da compressão de estruturas, entre a cabeça do úmero e o processo coracoide, abaixo do acrômio. O Teste do Impacto de Neer, realizado com frequência, é efetuado com o paciente

Alternativas

ID
751120
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O Teste de abdução do ombro (Sinal de Bakody) é realizado com o paciente sentado, solicitando que o mesmo faça a abdução do ombro e coloque a mão sobre o topo da cabeça. Em relação a este teste é correto afirmar que

Alternativas

ID
751126
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na região do quadril, o nervo isquiático pode ser comprimido pelo músculo piriforme (síndrome do piriforme). Quando este músculo é afetado, o paciente apresenta dor e fraqueza nos movimentos de:

Alternativas

ID
831100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

De acordo com a escala de Oxford, um paciente diagnosticado com grau 2 de força muscular manual dos músculos interósseos dorsais da mão direita apresentará disfunção quando realizar movimentos de

Alternativas
Comentários
  • Interósseos dorsais: têm a função de abdução dos dedos indicador, médio e anular da articulação metacarpofalangiana
    Interósseos palmares: têm a função de adução dos dedos polegar, indicador, anular e mínimo da articulação metacarpofalangiana.
  • Se o diagnóstico foi feito nos interósseos da mão direita, por que a pessoa teria disfunção nas mãos (no plural)?
    sei que a resposta é a que melhor condiz com a pergunta, mas não é exatamente isso... seria disfunção na abdução dos quirodáctilos direitos.
  •  


    INTERÓSSEOS DORSAIS (4 Músculos)
    Mão - Região Palmar Média
    Atuam do 2º ao 5º dedos
     
    Inervação: Nervo Ulnar (C8 – T1)
     
    Ação: Abdução dos dedos (afasta os dedos)

ID
831103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente de trinta e quatro anos de idade, com história de trauma por contusão direta em região medial do joelho esquerdo, apresenta pequeno edema e dor grau 4 em região lateral do joelho direito. No momento da lesão, o paciente estava com o pé esquerdo apoiado no solo e seu joelho foi violentamente empurrado em posição vara. Nesse caso, o exame clínico que deve ser realizado para reconhecer a presença de lesão ligamentar é o teste

Alternativas
Comentários
  • - Teste de Estresse da Adução (varo): o examinador aplica um estresse varo no joelho do paciente enquanto o tornozelo está estabilizado. O teste é feito com o joelho do paciente em extensão completa e então com 20o a 30o de flexão. Um teste positivo com o joelho estendido sugere um rompimento importante dos ligamentos do joelho, enquanto que um teste positivo com o joelho fletido é indicativo de lesão de ligamento colateral lateral.
    - Teste de Estresse da abdução (valgo): o examinador aplica um estresse valgo no joelho do paciente enquanto o tornozelo está estabilizado. O teste é feito primeiramente com o joelho em extensão completa e depois repetido com o joelho a 20o de flexão. O movimento excessivo da tíbia distanciando-se do fêmur indica um teste positivo. Os achados positivos com o joelho em extensão completa indicam um rompimento importante dos ligamentos do joelho. Um teste positivo com o joelho fletido é indicativo de lesão do ligamento colateral medial.

    - Teste do Golpe Patelar: identifica derrame articular significativo. O joelho é fletido ou estendido até o desconforto e o examinador bate levemente sobre a superfície da patela. O teste é positivo se o examinador sentir flutuação da patela.
    - Teste de McMurray: identifica lesões meniscais. Com o paciente em DD, o examinador segura o pé com uma mão a palpa a linha articular com a outra. O joelho é fletido completamente e a tíbia movimentada para frente e para trás e então mantida alternadamente em rotação interna e externa enquanto o joelho é estendido. Um clique ou crepitação pode ser sentido na linha articular no caso de lesão meniscal posterior, quando o joelho é estendido.
    - Teste de Pivô Shift: deslizamento do pivô ( platô tibial) em relação ao fêmur. Realiza-se uma rotação interna (inversão) com flexão da..... . Detecta lesão do LCA.
  • O trauma foi no joelho esquerdo e o acometimento no joelho direito? Confuso isso.
  • para facilitar o entendimento ante a confusão dada no texto com os joelhos D e E, leia desprezando "Direito" e "equerdo". Pois a lesão será a mesma, independente em qual joelho esteja se referindo. Impacto foi medial, presenta de dor lateral e esta pedindo para avaliar o ligamento, sendo que para o ligamento lateral dos joelhos, se testa o estresse em varo. Resposta D


ID
1209943
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste de gaveta anterior do tornozelo é feito para se avaliar as instabilidades ligamentares. Esse teste identifica a integridade do ligamento:

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Teste da gaveta anterior e posterior

    Posição do paciente: sentado ou deitado com os pés para fora da maca.

    Descrição do teste: no teste da gaveta anterior para testar a integralidade do ligamento talofibular anterior e a porção ântero-lateral da cápsula articular, o terapeuta, segura firmemente com uma mão a tíbia e com a outra mão exerce uma tração anterior no nível de calcâneo e observa o grau de deslocamento. Para a realização do teste da gaveta posterior para testar a integralidade do ligamento talofibular posterior e porção posterior da cápsula articular, o mesmo procedimento deverá ser efetuado, mas agora a mão empurra o tálus no sentido posterior, mantendo com a outra mão a estabilidade da tíbia.

    Sinais e sintomas: no momento do teste é importante que o tornozelo não esteja muito edemaciado a fim de não comprometer o diagnóstico da instabilidade. O paciente sentirá leve dor e desconforto durante os testes de estresse anterior e posterior. O terapeuta sempre deverá comparar o grau de deslocamento com o membro oposto.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
    http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/29735/testes-para-a-regiao-do-tornozelo#ixzz38JJsV8ni



ID
1211101
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste utilizado para a avaliação da epicondilite lateral é denominado:

Alternativas
Comentários
  • EPICONDILITE LATERAL - TESTE DE COZEN OU CHAMADO TAMBEM DE COTOVELO DE TENISTA

    EPICONDILITE MEDIAL - TESTE DE COTOVELO DE GOLFISTA

  • Teste de Cozen

    O teste é realizado com o cotovelo fletido em 90º e o antebraço em pronação. Pede-se ao paciente que faça extensão ativa do punho, contra a resitência do examinador.

    O teste será positivo quando o paciente referir dor no epicôndilo lateral, onde se insere a musculatura extensora do punho e dos dedos



ID
1211104
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste de compressão de Apley é utilizado pelo fisioterapeuta para a validação de lesões:

Alternativas
Comentários
  • pode ser letra C, testa compressao radicular.. teste de compressao de apley tambem cervical

  • EXISTE O TESTE COÇAR DE APLEY PARA MANGUITO RODADOR, MAS A COMPRESSÃO DE APLEY É PARA JOELHO. TESTAR MENISCO

  • O teste de Appley é usado para avaliar pacientes com suspeita de lesão meniscal. Colocar o paciente em decúbito ventral, com o joelho flexionado a 90º. O examinador  roda então a tíbia lateral e medialmente, combinando este movimento primeiro com distração e depois com compressão. Se a rotação acrescida de distração é mais dolorosa ou mostra amplitude de rotação aumentada em relação ao normal para aquele joelho (testar joelho contralateral), a lesão é provavelmente ligamentosa. Se a rotação acrescida de compressão é mais dolorosa ou mostra rotação diminuída em relação ao normal, a lesão é provavelmente no menisco.


  • Atenção aos testes: Ombro: Appley: Paciente sentado ou em pé, terapeuta solicita para que o paciente toque com as pontas dos dedos a escápula contra-lateral (ângulo superior) realizando o movimento de abdução com rotação externa, depois solicitar o movimento de adução com rotação interna e tocar o ângulo inferior da escápula contra-lateral. Aumento da dor ou a incapacidade para realização dos movimento indica inflamação degenerativa de um dos tendões do manguito rotador. Joelhos: Appley por Compressão: Paciente em prono com joelho fletido a 90º, terapeuta apoia uma das mãos sobre o calcâneo e uma de suas pernas (com o joelho fletido) na coxa do paciente. Exercer uma força de compressão associada ao movimento de rotação interna e externa. No lado do compartimento que o paciente relatar dor é sugestivo de lesão meniscal (geralmente associado ao movimento de rotação externa, o paciente relata dor no compartimento medial e vice-versa).Aplley por Tração: Mesmo posicionamento que o anterior, mas agora o terapeuta realiza uma força de tração associada a rotação interna e externa. Em caso de ausência de dor o teste é positivo para lesão meniscal. Mas se ocorrer dor associada a movimento articular o teste é sugestivo de lesão dos ligamentos colaterais. (pois a distensão provoca tensão nos ligamentos colaterais medial e lateral).


ID
1226665
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na avaliação postural, o ângulo de Fick, mede

Alternativas
Comentários
  • angulo de fick:

    desvio LATERAL do PÉ (de 5 a 18 graus)


ID
1226674
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O método de Cobb é o instrumento utilizado para mensurar o ângulo das curvaturas

Alternativas

ID
1327189
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre os testes ortopédicos da perna e pé, pode-se afirmar que:

I. o teste de Thompson é usado para verificar tromboflebite venosa profunda.

II. o teste de gaveta anterior do tornozelo avalia lesão do ligamento talofibular anterior.

III. o sinal de Homan indica lesão do tendão do calcâneo.

IV. o teste de Kleiger evidencia lesão do ligamento deltoide.

Está(ão) correta(s) apenas:

Alternativas
Comentários
  • Teste de Thompson Detecta ruptura total no tendão do calcâneo.Como é realizado o teste: Paciente é colocado em decúbito ventral com os pés estendidos sobre a borda da maca. Fisioterapeuta realiza uma compressão sobre o terço médio da panturrilha o correto é o paciente realizar a flexão plantar devido ao estímulo reflexo, o teste é positivo em caso de ausência da flexão plantar e deve-se suspeitar da ruptura total do tendão.=

    Teste de Gaveta Anterior do Tornozelo Identifica a instabilidade ligamentar do tornozelo.
    Como é realizado o teste: Paciente em decúbito dorsal, fisioterapeuta estabiliza a parte distal da tíbia e fíbula com uma mão enquanto segura o pé em 20º de flexão plantar com a outra mão.
    O teste é considerado positivo se ao trazer o tálus para frente no encaixe do tornozelo o movimento anterior for maior que no lado não afetado. Sugere dor no tálus anterior.=

     Teste de Kleiger: detecta lesões no ligamento deltóide. O paciente está sentado com os joelhos em 90o. O examinador segura o pé do paciente e tenta abduzir o ante-pé. O teste é positivo se o paciente se queixar de dor medial e lateralmente. O examinador pode sentir o talus se deslocar levemente do maléolo medial.

    Teste de Homans Detecta a existência de Trombose Venosa profunda.
    Como é realizado o teste: Realiza- se a dorsiflexão passiva, caso o paciente sinta dor e a panturrilha esteja vermelha deve-se direcionar o mesmo ao hospital para exames complementares.


ID
1327192
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os testes que avaliam lesões no menisco medial e no ligamento colateral lateral são conhecidos como?

Alternativas

ID
1327258
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com o paciente na posição supina, estimula-se a crista medial da tíbia e o paciente faz a extensão do hálux. Esse sinal indica lesão na via piramidal e denomina-se:

Alternativas

ID
1371418
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A síndrome do impacto é frequente em cabeleireiros, faxineiros, atletas de vôlei entre outros. Nestes casos, deve-se realizar os três testes do impacto, uma vez que a sensibilidade de cada um, isoladamente, é de 80 a 90%. O teste do impacto de Neer indica

Alternativas
Comentários
  • Teste de Neer: o tubérculo maior do úmero projeta-se contra a face ântero-inferior do acrômio e reproduz o impacto, com dor provocada pela irritação da bolsa serosa e do tendão do supra-espinhal. 

  • Lesão do músculo supraespinhoso ou laceração do TENDÃO do Bíceps.

  • GABARITO: B


ID
1371442
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste de Romberg é um dos testes utilizados na avaliação de várias condições em que se suspeita de alterações do equilbíbrio. A resposta esperada no caso de fase aguda e crônica de lesão vestibular unilateral, e fase aguda e crônica de lesão vestibular bilateral, respectivamente, são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = A


ID
1411600
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa cuja expressão completa corretamente o texto a seguir:

Após o Fisioterapeuta realizar o teste de Phalen com Sinal de Tínel Positivo, causando formigamento na face palmar do polegar, indicador, dedo médio e anelar, pode-se suspeitar de ____________________________

Alternativas
Comentários
  • Questão batida em concursos sobre testes ortopédicos, e o de Phalen sempre cai em provas.

    Vejamos que este teste é provocativo para detectar síndrome do túnel do carpo, na qual ocorre uma compressão do nervo mediano ao nível do punho.

    Lembre-se do canal de Guyon, outra patologia compressiva do punho que compromete a função do nervo ulnar.

  • Gabarito B


    A) Epicondilite Lateral - EXTENSORES DO PUNHO - músculos supinador, extensor dos dedos, ext. radial curto e longo do carpo e ext. ulnar do carpo - teste de Cozen


    C) De Quervain - músculos abdutor longo e extensor curto do polegar - teste de Finkelstein


    E) Epicondilite Medial - FLEXORES DO PUNHO - teste do epicôndilo medial


ID
1474558
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste de ombro, no qual o paciente se encontra em pé enquanto o examinador flexiona o seu membro superior a 90 graus e, em seguida, roda medialmente e forçadamente o ombro, é o teste de

Alternativas
Comentários
  • Teste positivo para dor bem provável que o paciente esta com uma bursite subacromial. 

  • Gabarito A

     

    b) Neer - proporciona o choque ou impacto do tubérculo maior do úmero contra a face ântero-inferior do acrômio e com a presença de uma bursite ou inflamação do tendão supra-espinhoso, a manobra será dolorosa para o paciente. O terapeuta elevará passivamente o membro superior do paciente em toda a sua amplitude.

     

    c) Yocum - o terapeuta, em frente ao paciente, instrui para que o mesmo realize uma flexão do braço até o cotovelo tocar a testa. O terapeuta poderá auxiliar o paciente a elevar ainda mais o cotovelo, isso irá exacerbar os sintomas de uma tendinite ou alguma lesão na articulação acromioclavicular.

     

    d) compressão ativa de O’Brien - testa estruturas como o labrum glenoideu e a articulação acromioclavicular, perante suspeita de lesões como a rutura superior do labrum glenoideu ou lesões acromioclaviculares causadoras de dor no ombro.

     

    e) apreensão - testa a integridade da cápsula articular glenoumeral ou para avaliar a instabilidade da articulação do ombro.

     

    http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/29728/testes-especiais-para-o-membro-superior

    http://fisioterapiajoaomaia.blogspot.com.br/2013/03/teste-de-neers.html


ID
1474561
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O paciente que apresenta, ao exame físico, contratura em rotação lateral da coxa, usualmente em uma posição abduzida, provavelmente apresenta contratura do seguinte músculo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Glúteo Mínimo - Abdução e Rotação Medial da Coxa. As fibras anteriores realizam Flexão do Quadril.

     

    Quadríceps (Reto + Vastos) - Extensão do Joelho e o Reto Femural realiza Flexão do Quadril. O vasto medial realiza rotação medial e o vasto lateral, rotação lateral.

     

    Íliopsoas (Ilíaco + Psoas Maior) - Flexão de quadril, anteroversão da pelve e flexão da coluna lombar (30° – 90°). Flexão da coxa, flexão da coluna lombar (30° – 90°) e inclinação homolateral.

     

    TFL - Flexão, Abdução e Rotação Medial do Quadril e Rotação Lateral do Joelho.

     

    Piriforme - Abdução e Rotação Lateral da Coxa


ID
1474576
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste de tensionamento neural que envolve a depressão, abdução e rotação medial do ombro, pronação do antebraço, extensão do cotovelo, flexão do punho e polegar, realizados com o paciente na posição supina, é referente ao nervo

Alternativas

ID
1487671
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A avaliação fisioterapêutica do paciente crítico deve ser realizada de forma muito criteriosa devido aos numerosos aspectos que estão incluídos nesse procedimento, como, por exemplo, a inspeção estática.

Sobre este item da avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. Faz parte da avaliação sem analisar os movimentos respiratórios.
II. Inclui o nível de suporte ventilatório.
III. Avalia o grau de alerta comportamental que o paciente apresenta.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • GAB E . EMBORA EU ACHE A 1 ERRADA. MAS COMO NÃO TEM SÓ 2 E 3.

  • Acho q na questão 1 seria SEMPRE , ao invés de "sem".


ID
1511311
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para avaliarmos o comprimento do flexor de quadril e a presença de retração, utilizamos o teste de:

Alternativas
Comentários
  • PCT em DD, abraçando uma das pernas, há aumento na lordose.

  • - Silverskiold: é usado para determinar o encurtamento ou contratura do músculo gastrognêmio ou sóleo.

    - Fukuda: avalia luxação posterior da cabeça do úmero.

    - Tardieu: é uma escala de avaliação da espasticidade.


ID
1511320
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considere verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações sobre provas de função muscular.

( ) O desequilíbrio muscular distorce o alinhamento e favorece a sobrecarga indevida.

( ) O teste muscular manual não tem utilidade para determinar os desequilíbrios de força ou de comprimento muscular.

( ) O teste de força muscular é realizado para determinar a capacidade dos músculos ou grupos musculares para funcionar em movimento e sua habilidade para prover estabilidade e suporte.

( ) O teste muscular é parte do exame físico, porém são necessários outros instrumentos fidedignos e objetivos (eletromiografia, ultrassom, dinamômetro) para determinar o diagnóstico cinésio-funcional.

A sequência correta se estabelece em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

     


ID
1518538
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A articulação glenoumeral é uma articulação do tipo esferoide, pois é capaz de mover-se em torno de todos os planos e eixos de movimento sobre um centro comum. Das alternativas apresentadas a seguir, assinale a que apresenta o teste cuja finalidade é verificar se o tendão da cabeça longa do bíceps encontra-se com dor no interior do sulco bicipital.

Alternativas
Comentários
  • Teste de Yergason – Utilizado para diagnosticar a tendinite crônica de bíceps, verifica se o tendão do bíceps está estável no seu sulco biciptal por lesão do ligamento transverso da cabeça do úmero.

  • Teste de Oppenheim: Teste Neurológico. Realiza-se deslizando a unha sobre a crista tibial, em condições normais o paciente se queixa de dor, em condições anormais a reação é a mesma de Babinski.

    Teste de Hoover: Teste para de verificar a honestidade do paciente, se o paciente não está simulando que não consegue elevar a perna. 

    Teste da queda do braço: Teste para identificar síndrome do impacto ou lesão no supra espinhoso

    Teste de Yergason: Teste para verificar instabilidade ou inflamação da cabeça longa do bíceps.

    Teste de Adson: Teste para identificar a síndrome do desfiladeiro torácico.

ID
1525108
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o teste que revela tumefação e dor localizada sobre o compartimento sinovial na região distal do rádio, diagnosticando a tenossinovite de De Quervain

Alternativas
Comentários
  • a) Phalen- mediano

    b) Phalen Invertido- mediano

    c) Teste de tínel- mediano

    d)Teste de Allen- Circulação colateral da mão através das artérias radial e ulnar

     


ID
1532230
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A realização do exame clínico da musculatura durante a avaliação cinética funcional, segundo Xhardez, compreende várias etapas. Analise-as.

I. Avaliação da mobilidade voluntária ou da força muscular.
II. Avaliação geral da mobilidade involuntária.
III. Avaliação da mobilidade passiva ou da flexibilidade muscular.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas

ID
1574548
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste da queda do braço é utilizado em pacientes que não apresentam elevação ativa do membro superior. Esse teste indica lesão grave no músculo

Alternativas
Comentários
  • Teste de queda do braço – Paciente eleva o braço até 90° e é feito pelo examinador uma discreta pressão sobre o braço. Pode-se também pedir para o paciente abaixar lentamente o braço, se ele não conseguir e o braço cair abruptamente ou se referir dor, ou fraqueza, não conseguindo manter o braço erguido, indica tendinite ou até mesmo ruptura completa do tendão do supraespinhoso.

  • Este teste serve para detectar um problema no ombro chamado Síndrome do impacto.
    Como é realizado o teste:
    -Paciente faz a abdução do ombro a 90º, Fisioterapeuta solicita que o paciente desça o braço lentamente, se o mesmo não conseguir o teste é positivo, sugere ruptura total do tendão do supra espinal.
    Ao realizar a abdução do ombro (com a suspeita da síndrome do impacto), neste movimento o tubérculo maior do úmero se choca com o acrômio, vai rasgando o tendão e nos casos mais graves pode pode detectar ruptura total do tendão.

  • E esse gabarito E- Infraespinhoso? Tambem marquei letra A (SUPRAESPINHOSO).

  • Questão que deveria ser anulada !!!
  • Que horror! Devia ser anulada! Esse teste da Queda de Braço é o de CODMAN ->  Laceração do manguito rotador (RUPTURA DE TENDÃO SUPRAESPINHOSO)! 

  • Este teste serve para detectar um problema no ombro chamado Síndrome do impacto.

    Como é realizado o teste:

    -Paciente faz a abdução do ombro a 90º, Fisioterapeuta solicita que o paciente desça o braço lentamente, se o mesmo não conseguir o teste é positivo, sugere ruptura total do tendão do supra espinal.

    Ao realizar a abdução do ombro (com a suspeita da síndrome do impacto), neste movimento o tubérculo maior do úmero se choca com o acrômio, vai rasgando o tendão e nos casos mais graves pode pode detectar ruptura total do tendão.


ID
1574551
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste de Thompson avalia a integridade do tendão do músculo

Alternativas
Comentários
  • suspeita de ruptura do tendão de aquiles

  • Ruptura do TENDÃO Aquiles/Calcâneo.


ID
1581025
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste utilizado para confirmar o diagnóstico de instabilidade anterior do ombro é denominado teste de:

Alternativas

ID
1581109
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste ortopédico, que complementa a hipótese diagnóstica de ruptura do tendão do calcâneo, é denominado teste de:

Alternativas

ID
1593217
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quanto à avaliação fisioterapêutica da força muscular, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito C

     

    A escala utilizada para graduar a força muscular é aquela que vai de 0 a 5:

    Grau 0 = Ausência de contração muscular (visual ou à palpação);
    Grau 1 = Contração visível ou palpável, porém incapaz de movimentar o segmento ao longo da Amplitude de Movimento (ADM);
    Grau 2 = Força suficiente para movimentar o segmento ao longo de toda a ADM, em um arco sem efeito da gravidade;
    Grau 3 = Completa a ADM contra a gravidade
    Grau 4 = Completa a ADM contra resistência moderada 
    Grau 5 = Completa a ADM contra resistência intensa

     

  • Observação: 1 não é considerado plegia.


ID
1593235
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Teste utilizado para avaliar possível frouxidão do ligamento cruzado posterior de joelho, realizado com paciente em decúbito dorsal, quadris e joelhos em flexão de 90º, com pés suspensos e, se positivo, o terapeuta observa um degrau de deslocamento posterior da tíbia. O enunciado se refere a qual teste?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    A) ligamento cruzado anterior

    C) incapacidade de extensão do joelho

    D) menisco medial e lateral do joelho

    E) tendão de aquiles

  • Manobra de Godfrey ou Sinal da Queda Posterior: É uma gaveta posterior gravitacional. O paciente em posição supina com o quadril e os joelhos fletidos a 90º. A força da gravidade empurra a tíbia posteriormente. Se houver um espaçamento o teste é positivo para lesão de LCP.

  • Ótima explicação da nossa colega "Persistência=êxito".

    Lembrando que a facultatividade do uso da Próclise e da Ênclise se dá apenas quando os verbos estiverem no infinitivo. No caso da questão, na locução verbal, como o verbo principal está no gerúndio, tanto a próclise quando a ênclise poderá ser empregada diante do verbo principal.

  • Errei por ter o mesmo raciocínio que você utilizou em prova. Obrigado pelo comentário.


ID
1593238
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste de Milgram pode ser realizado pelo profissional fisioterapeuta na avaliação de coluna lombar. Em relação a este teste, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E


    Teste de Milgram: 


    O paciente deve estar em decúbito dorsal com ambos MI em extensão, peça-lhe para elevar as pernas cerca de 5 cm da maca. 

    Ele deverá manter essa posição ao menos uns 30 segundos


    Esta manobra aumenta a pressão intratecal, e se o paciente conseguir mante-la sem se queixar de dor, podemos afastar as hipóteses de patologias intratecais. 

  • Teste de Milgran: Paciente em decúbito dorsal com os membros inferiores estendidos, instruí-lo à elevar os membros inferiores aproximadamente 5 a 7 cm da maca e sustentá-los por 30 segundos, se durante esse tempo o paciente relatar dor na lombar, o teste é sugestivo de protusão discal (Hérnia discal)


ID
1593247
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sinal clínico avaliado por meio da pressão digital realizada sobre a pele por pelo menos 5 segundos. Utilizado para avaliar a presença de edema, se positivo a depressão causada pela pressão na região não se desfaz imediatamente após a descompressão. Assinale a alternativa referente ao teste descrito no enunciado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


    B) equilíbrio, proopriocepção

    C) trombose pós-operatória

    D) condromalácia da patela

    E) lesão superior no neurônio motor 

  • Obs: Há também o sinal de Payr como indicativo de lesão meniscal.

  • Teste de Payr
    Posição do paciente: paciente em decúbito dorsal com o joelho a ser testado flexionado cruzando a perna na posição “fazendo um 4”.
    Descrição do teste: o terapeuta segurando o tornozelo do paciente realiza uma rotação interna da tíbia e a eleva. Com a outra mão palpa a interlinha articular medial.
    Sinais e sintomas: dor na interlinha articular medial poderá ser sinal positivo para lesões envolvendo o menisco medial na sua porção mediana ou posterior.

     


ID
1654888
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação à avaliação, marque V (verdadeira) ou F (falsa) para as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correspondente.
( ) A hipotensão é definida como uma pressão sistólica inferior a 80 mmHg, No paciente hipovolêmico, as alterações posturais (sentar e ficar em pé) podem produzir uma queda abrupta da pressão arterial.
( ) O baqueteamento digital é o aumento indolor das falanges proximais dos quirodáctilos e pododáctilos. Quando ocorre na DPOC, indica que existe algo a mais além da doença obstrutiva.
( ) Sibilos são sons contínuos de diapasão alto, relacionado ao grau de estreitamento da via aérea e está presente na insuficiência cardíaca congestiva .
( ) A pressão venosa jugular (PVJ) é estimada avaliando-se a altura da coluna de sangue nas veias jugulares. A PVJ pode variar com a respiração. Em circunstâncias normais, a coluna de sangue desce em direção ao tórax durante a inspiração e volta a subir com a expiração. A PVJ aumentada durante a inspiração é denominada respiração de Kussmaul ( ex. Tamponamento cardíaco).

Alternativas

ID
1654951
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste de caminhada de 6 minutos é indicado para medir a capacidade funcional do paciente com doença pulmonar ou cardíaca, assim como é um preditor de morbidade e mortalidade.
Em relação ao TC6M, marque V (verdadeira) ou F (falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente.
( ) Para a realização do teste, é necessária a presença do médico. O teste é contraindicado durante a internação do paciente.
( ) As razões para interromper o teste são: dispneia intolerável, velocidade reduzida, sensação de esforço percebido maior que 13 (0-20), cãibras nas pernas, dor no peito.
( ) Um estudo multicêntrico não encontrou efeitos significantes com relação ao cumprimento do corredor reto que variam de 15 a 50 m.
( ) A distância percorrida no teste de 6 minutos inferior a 480 m é considerada preditora de mortalidade.

Alternativas

ID
1655119
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente com lesão discal e irritação do nervo ciático quando se inclina para frente, o membro inferior do mesmo lado do nervo acometido flexiona-se.

Esse comportamento (sinal) é denominado

Alternativas

ID
1655137
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste de Lichtman é provocativo para instabilidade de qual estrutura articular?

Alternativas

ID
1655140
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante a realização do teste de força dos músculos lumbricais da mão, faz-se necessário aplicar a resistência na superfície dorsal de quais falanges?

Alternativas

ID
1655191
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O fisioterapeuta, durante a avaliação, solicita ao paciente sentado que coloque as mãos sobre uma mesa com os dedos abduzidos. Ao comando do fisioterapeuta, o paciente realiza a adução dos dedos e o V dedo da mão esquerda permanece abduzido. Esse exame específico é um sinal sugestivo de

Alternativas

ID
1655203
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

“Paciente na posição supina, flexionar o quadril e o joelho a 90º. Rodar a coxa lateralmente e o joelho medialmente. Com a mão pressionar para baixo o joelho e puxar para cima o tornozelo com a outra mão.”.

Essa é a descrição do teste

Alternativas

ID
1671388
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Maria Eduarda, 25 anos, jogadora de handball durante a avaliação fisioterapêutica foi posicionada com o membro superior ao lado do tórax e o cotovelo em 90° de flexão, o ombro foi rodado em sentido lateral passivamente pelo fisioterapeuta, posição que deve ser mantida pela ação muscular. A não sustentação da rotação lateral faz com que o ombro rode espontaneamente em sentido medial em direção ao tórax, indicando lesão grave. O teste e o músculo lesado são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    Supraespinhal - Abdução do braço

    Infraespinal - Rotação Lateral do braço

  • Na verdade, foi realizado um teste "funcional" no Infraespinhoso, pois sua principal função é rodar lateralmente o úmero, mas não seria Jobe e nem Patte. A questão deveria perguntar somente, qual músculo estaria acometido.

    Teste de Patte: exclusivo para o tendão infraespinhoso. Posiciona-se o braço a 90º de abdução e o cotovelo a 90º de flexão. Solicita-se que o paciente resista à força de rotação interna feita pela mão do examinador posicionada no dorso da mão do paciente. A resistência diminuída pode indicar ruptura tendínea.

    Teste de Jobe: posicionar os braços abduzidos a 90º, flexionados a 30º em relação ao plano frontal e internamente rodados, com os polegares apontados para o chão. Os cotovelos devem permanecer estendidos. A seguir, o examinador faz o abaixamento comparativo dos membros superiores contra a resistência do paciente. O teste será considerado positivo quando houver dor, fraqueza ou insuficiência do supraespinhoso secundário a uma ruptura ou associada a impacto.

    ARTIGO: O ombro em uma linha de produção: estudo clínico e ultrassonográfico

    Ernesto Youiti MaedaI; Milton Helfenstein Jr.I; João Eduardo Barile AscencioII; Daniel FeldmanI


ID
1671391
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A marcha de Lucas foi avaliada pelo fisioterapeuta, pois referiu dor durante a marcha. O fisioterapeuta notou que o glúteo médio não impedia a queda do membro durante a fase de balanço. O teste realizado pelo fisioterapeuta, para esse diagnóstico foi o

Alternativas
Comentários
  • gabarito C


    a) capsula articular coxofemural, contratura em flexão do quadril

    b) reto femural

    C) glúteo médio

    d) articulação sacro ilíaca

    e) articulação sacro ilíaca

  • Letra C !

    Esse teste se destina a avaliar a força muscular do glúteo médio (função: abdução e rotação medial da coxa; inervação: Nervo Glúteo Superior L4–S1). O terapeuta deve ficar posicionado atrás do paciente observando as cristas ilíacas súpero-posteriores. E pedir para o paciente sustentar o peso do corpo em uma das pernas.


ID
1684195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Entre o item que compõe a avaliação clínica fisioterapêutica em pacientes com redução da capacidade funcional, o teste de caminhada dos seis minutos é amplamente utilizado e, atualmente, é considerado

um dos métodos de maior acurácia para a prescrição de treinamento físico.


Alternativas
Comentários
  • serve para avaliar a resposta de um individuo ao exercicio.

  • Gabarito -ERRADO

    Porém,vejam a questao abaixo (bem parecida)que o CESPE considerou CORRETA

    "Entre o item que compõe a avaliação clínica fisioterapêutica em pacientes com redução da capacidade funcional, o teste de caminhada dos seis minutos é amplamente utilizado e, atualmente, é considerado essencial para a avaliação da resposta ao tratamento fisioterapêutico. " CERTO

    Acredito que a 1a esteja errada quando se diz que " É um dos métodos de maior acurácia para a prescrição de treinamento físico.", mesmo que na 2a afirme que seja " essencial para a avaliação da resposta ao tto fisioterapeutico"

    Atenção para não confudir.

     

  • O teste de caminhada de 6 minutos avalia a capacidade submáxima do individuo, sua acurácia não é tão boa para prescrever treinamento físico. Já o teste ergoespirométrico avalia a capcidade máxima do sistema cardiorespiratório, tendo maior acurácia para prescrição de treinamento físico, pois, nesse teste é possível avaliar o consumo de METS, VO2 e outros.


ID
1684198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Entre o item que compõe a avaliação clínica fisioterapêutica em pacientes com redução da capacidade funcional, o teste de caminhada dos seis minutos é amplamente utilizado e, atualmente, é considerado

essencial para a avaliação da resposta ao tratamento fisioterapêutico. 


Alternativas

ID
1684201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Entre o item que compõe a avaliação clínica fisioterapêutica em pacientes com redução da capacidade funcional, o teste de caminhada dos seis minutos é amplamente utilizado e, atualmente, é considerado

um importante recurso para a avaliação da capacidade física máxima de um indivíduo, desde que realizado de forma incremental.


Alternativas
Comentários
  • Capacidade física Submáxima


ID
1684204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Entre o item que compõe a avaliação clínica fisioterapêutica em pacientes com redução da capacidade funcional, o teste de caminhada dos seis minutos é amplamente utilizado e, atualmente, é considerado

um teste capaz de determinar as causas que limitam o exercício.


Alternativas
Comentários
  • ESSE TESTE AVALIA A CAPACIDADE FUNCIONAL, E NÃO PARA DETERMINAR CAUSA QUE LIMITAM O EXERCICIO.


  • Indicações do teste de caminhada

    Medir a resposta às intervenções médicas em pacientes com doença pulmonar e/ou cardíaca (grau moderado ou grave);

    Comparação entre pré e pós-tratamento;

    Estudo funcional (DPOC, fibrose pulmonar, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial pulmonar, doenças neuromusculares);

    Preditor de morbidade e mortalidade.


ID
1684207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Entre o item que compõe a avaliação clínica fisioterapêutica em pacientes com redução da capacidade funcional, o teste de caminhada dos seis minutos é amplamente utilizado e, atualmente, é considerado

fundamental para a avaliação da capacidade física submáxima de um indivíduo.


Alternativas
Comentários
  • O teste da caminhada é uma das principais formas de avaliar a capacidade de exercício em diversas situações clínicas, devido a ser considerado um exame simples, de fácil administração, baixo custo operacional, submáximo, dinâmico, bem tolerado pela maioria dos pacientes, limitado por tempo e que pode ser realizado a qualquer hora do dia


ID
1684225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Constituem métodos de avaliação dos sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, respectivamente,

a dinamometria isocinética, o teste de esforço, as pressões respiratórias máximas e a eletromiografia de superfície.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


ID
1684228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Constituem métodos de avaliação dos sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, respectivamente,

o banco de Wells, o teste da caminhada dos seis minutos, a pressão respiratória nasal e o índice de Tiffeneau.


Alternativas
Comentários
  •  índice de Tiffeneau: avalia nível obstrucao

  • Teste de camnhada de 6 minutos avalia a capacidade funcional, submáxima que se assemelha as atividades diárias do paciente e permite uma avaliação objetiva da condição física, útil para prescrição de exercícios para pacientes cardiopatas de forma adequada e também avaliar a eficácia da terapêutica utilizada.

  • O banco de Wells (Wells e Dillon) é utilizado para medir a flexibilidade da parte posterior do tronco e pernas.

  • Errado. Medida de Tifeneau : medida do Volume Expiratório Forçado no primeiro segundo(VEF1) relativa a capacidade vital do individuo. Relacionado com o sistema respiratório e não neurológico.


ID
1684231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Constituem métodos de avaliação dos sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, respectivamente,

o índice cintura-quadril, o shutte walk-test, o teste da caminhada dos seis minutos e a plataforma de força.


Alternativas
Comentários
  • O teste de caminhada de seis minutos (TC6) e o teste de caminhada com velocidade controlada (shuttle walk test - SWT) apresentam como principal vantagem a simplicidade operacional para avaliar a capacidade funcional de exercício

    Fonte: http://www.bv.fapesp.br/pt/auxilios/28574/teste-de-caminhada-de-seis-minutos-e-shuttle-walk-test-em-individuos-saudaveis-com-idades-entre-40-e/

    A relação cintura-quadril é um índice utilizado para verificar a presença de gordura na região abdominal, e constitui um elemento para prognóstico de eventos cardiovasculares em adultos.

  • Gabarito: E


ID
1684234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Constituem métodos de avaliação dos sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, respectivamente,

a eletromiografia de superfície, o intervalo RR, a ventilometria e a baropodometria.


Alternativas
Comentários
  • baropodometria nunca foi teste neurológico.

    Esse exame serve para analisar a pisada e a distribuição de peso nos pés do individuo.

  • Pensei a mesma coisa Roberto!
    Como averiguar a pressão da pisada tem a ver com teste neurológico?

  • Ele pode analisar o comportamento do centro de gravidade que está alterado em alguns pacientes neurológicos.

  • Baropodometria é para diagnosticar disfunção neurológica ? De onde o Cespe tirou isso ? Assim fica dificil ...

  • Paciente neurológico também tem alteração na marcha.

ID
1684237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Constituem métodos de avaliação dos sistemas musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, respectivamente,

o teste de repetição máxima, o teste ergoespirométrico, a espirometria e o biofeedback.


Alternativas
Comentários
  • O Teste Ergoespirométrico é um procedimento que avalia o desempenho físico máximo do paciente e mede a resposta de seus sistemas cardiovascular, muscular e pulmonar a situações de esforço.

    Fonte:www.hospitalsiriolibanes.org.br

  • Gabarito: C


ID
1811464
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Segundo Cyriax, o teste isométrico, quando positivo para a rotação interna da articulação do ombro e do quadril, sugere: 

Alternativas

ID
1815784
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que aponta os testes relacionados, respectivamente, às avaliações funcional, física e de performance do andar.

Alternativas

ID
1815811
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa cujo modelo representa o processo de incapacidade apontado pela Organização Mundial de Saúde.

Alternativas

ID
1815844
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecida como CIF, pertence à “família” das classificações internacionais desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a aplicação em vários aspectos da saúde.

I. O componente Corpo inclui duas classificações, uma para as funções dos sistemas orgânicos e outra para as estruturas do corpo.
II. O componente Atividades e Participação classificam os aspectos da funcionalidade, tanto na perspectiva individual como na social.
III. A funcionalidade e a incapacidade de uma pessoa são concebidas como uma interação dinâmica entre os estados de saúde (doenças, perturbações, lesões, traumas).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • RESP.:  C)

    I -Funções e estruturas do corpoe deficiências: As funções do corpo são as funções fisiológicas dos sistemas orgânicos (incluindo as funções psicológicas); As estruturas do corpo são as partes anatómicas do corpo, tais como, órgãos, membros e seus componentes; e Deficiências são problemas nas funções ou na estrutura do corpo, tais como, um desvio importante ou uma perda. (CIF, pág. 14) - (CERTO) 

    II - Os domínios do componente Actividades e Participação estão incluídos numa lista única que engloba a totalidade das áreas vitais (desde a aprendizagem básica ou a mera observação a áreas mais complexas, tais como, interações interpessoais ou de trabalho). (CIF, pág. 16) – (CERTO)

    III - A funcionalidade e a incapacidade de uma pessoa são concebidas como uma interação dinâmicaentre os estados de saúde (doenças, perturbações, lesões, traumas, etc.) e os fatores contextuais. (CIF, pág. 12) – (CERTO)


  • Na afirmação III faltou os fatores contextuais, portanto essa afirmação deveria ser considerada incorreta.

  • Concordo com vc , Larissa . A afirmação do item III está incompleta .


ID
1826491
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

“Galeazzi-Ellis” é um teste específico para:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito -A

    Atenção para a diferença entre Teste de Galeazzi-Ellis- Diferença entre membros

                                                       Teste de Galeazzi-Luxaçao congenita de quadril

                                                       Fratura de Galeazzi- Fratura da Diafise do radio com luxaçao radioulnar distal


ID
1852885
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O Questionário Roland Morris é utilizado para avaliar a

Alternativas
Comentários
  • Para comparar e avaliar o tratamento e a evolução destes doentes, é necessário dispor de um instrumento que quantifique as limitações induzidas pela lombalgia. Roland e Morris desenvolveram em 1983 um questionário para avaliar a incapacidade funcional dos doentes com lombalgia nas suas actividades - o Roland Morris Disability Questionnaire (RMDQ)1. O interesse a nível mundial pelo RMDQ tem sido muito grande, encontrando-se já validado em 17 países2. O questionário é constituído por 24 perguntas de auto-resposta, que os doentes preenchem em menos de cinco minutos3. As perguntas têm uma resposta dicotómica (sim ou não) e o resultado final corresponde à soma das respostas sim. Este resultado pode variar entre 0 e 24, correspondendo o zero a uma pessoa sem queixas e o valor máximo a um doente com limitações muito graves.

  • Gabarito D

     

    a) dor músculoesquelética em geral - Questionário de Dor de McGill

    b) qualidade de vida de pacientes com lombalgia - Questionário de Qualidade de Vida SF-36

    c) a noite de sono de pacientes com lombalgia - Inventário do Sono.

    e) dor em pacientes com fibromialgia - Questionário de Impacto da Fibromialgia (QIF)

     

    http://www.scielo.br/pdf/rbr/v49n4/09.pdf


ID
1852939
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O conhecimento dos fatores de risco e dos sintomas da doença arterial faz da história do paciente um valioso instrumento de avaliação. Um dos testes subjetivos para avaliar o fluxo nos indivíduos com doença arterial é o teste da hiperemia reativa. O desafio postural é um método de indução de hiperemia reativa, e permite avaliar subjetivamente o fluxo. A elevação acentuada do membro inferior deve produzir empalidecimento após, no mínimo, um minuto de elevação; e o rubor deverá surgir e desaparecer dentro de dois a três minutos após o abaixamento do membro para uma posição pendente. O empalidecimento em menos de sessenta segundos é indicativo de doença arterial.

Um indivíduo que apresenta empalidecimento que requer quase um minuto e o rubor persiste por menos de 30 segundos, possui oclusão

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Leve.


ID
1852957
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os músculos infraespinhal e redondo menor são rotadores laterais do ombro. Durante a palpação da inserção desses músculos, o posicionamento da articulação do ombro do paciente, a partir da posição sentada, que apresenta a menor quantidade de tecido de revestimento permitindo um bom exame de palpação é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    INFRAESPINHAL

    Inervação: Nervo Supra-escapular (C5 e C6)
    Ação: Rotação Lateral do Braço

     

     

    REDONDO MENOR

    Inervação: Nervo Axilar (C5 e C6)
    Ação: Rotação Lateral e Adução do Braço


ID
1852960
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Mario Augusto, 45 anos, refere dor no quadril direito quando deambula por, aproximadamente, 10 minutos. Durante a avaliação fisioterapêutica, ao ficar em apoio unipodálico direito, apresentou queda da pelve à esquerda. O teste realizado com Mario e o que ele indica são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Não esquecer, que o lado da fraqueza é o lado contralateral ao apoio. SEMPRE

  • teste de Patrick: avalia a articulação coxofemoral e sacroilíaca.

    Teste de Ober: verifica se o paciente tem encurtamento do músculo tensor da fáscia lata (TFL).

    Teste de Thomas: avalia retrações anteriores ou laterais da cápsula articular da coxofemoral ou contratura dos flexores.

     Trendelenburg:  este teste é utilizado para detectar lesões no tendão/músculo glúteo médio ou fraqueza muscular nos abdutores do quadril

    Fonte:http://fisioterapiajoaomaia.blogspot.com.br/

     

  • GABARITO = C

  • Perfeito!!!


ID
1905130
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um teste frequentemente utilizado para verificar limitação de movimento do quadril é o:

Alternativas
Comentários
  • Teste de Patrick: este teste destina-se a detectar tanto as patologias do quadril, como as da articulação sacro-ilíaca. Com o paciente em decúbito dorsal, colocamos o calcanhar do membro inferior em questão sobre o joelho do lado oposto; o examinador aplica então uma força sobre o joelho fletido e outra sobre a espinha ilíaca ântero-superior oposta, como se estivesse abrindo um livro.Se a dor for referida na região inguinal,pode haver patologia na articulação do quadril; caso a dor seja referida na região posterior, pode haver patologia na articulação sacro-ilíaca. Este teste também é chamado de Fabere, em virtude da posição que o membro assume durante sua realização


ID
1943506
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste da compressão patelar, também chamado sinal de Clarke, tem como objetivo avaliar

Alternativas
Comentários
  • o referido artigo é do Código Penal, a quem interessar possa


ID
1943599
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante a avaliação de uma determinada articulação, após proceder a análise do movimento fisiológico ativo ou osteo-cinemático, o fisioterapeuta deve observar também o movimento intra-articular ou artrocinemático. Nesse contexto, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1943617
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma avaliação de equilíbrio completa deve incluir escalas funcionais e medidas que demandam habilidades de equilíbrio. Nesse caso, para a avaliação do equilíbrio NÃO é aplicável

Alternativas

ID
1943620
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste do joelho que produz um estalido audível ou palpável, indicando uma lesão do menisco, se chama

Alternativas

ID
1945048
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste ortopédico, que complementa a hipótese diagnóstica de epicondilite lateral, é denominado de

Alternativas

ID
1945072
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste, no qual um paciente é solicitado a fechar a mão com o polegar por dentro e, em seguida, realizar o desvio ulnar do punho, provoca dor devido ao estiramento de quais estruturas?

Alternativas

ID
1945147
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os testes de Bounce Home e de Cabot são utilizados para confirmar lesões da articulação do

Alternativas

ID
1953013
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A Escala Visual Analógica – EVA é utilizada para avaliar:

Alternativas

ID
1953019
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante avaliação de paciente com escoliose, o fisioterapeuta deve suspeitar de diminuição da capacidade vital pulmonar quando:

Alternativas

ID
1954120
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o teste que indica lesão do osso escafoide.

Alternativas

ID
1954159
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Qual é o sinal que, após riscar o maléolo lateral com um objeto sem corte, ocorre a extensão do hálux, indicando lesão do sistema motor corticoespinhal?

Alternativas

ID
1954168
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste realizado para verificar alterações em anterioridade e posterioridade do ilíaco, no qual o examinador deve colocar em tensão os ligamentos do quadril e da cápsula articular e mobilizar tanto para frente como para trás as articulações sacroilíacas, chama-se teste

Alternativas

ID
1959517
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste utilizado para confirmar o diagnóstico de lesões meniscais no joelho é denominado teste de

Alternativas

ID
1959622
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para palpar o tubérculo do glúteo médio, que serve de referência à palpação do músculo glúteo médio e da aponeurose glútea, o terapeuta deve primeiramente

Alternativas

ID
1977487
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as assertivas abaixo e, a seguir, marque a alternativa CORRETA:

I. A atrofia muscular não se manifesta por dor durante a contração contra resistência ou palpação do músculo.

II. A diminuição do número de sarcômeros e da quantidade de tecido conjuntivo afeta apenas a tensão ativa do músculo.

III. A distensão muscular nem sempre é fácil de ser identificada como causa de fraqueza muscular.

Alternativas

ID
1978072
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A lombalgia é uma patologia que afeta uma parcela considerável da população. Os militares não estão isentos de senti-la, embora não haja dados estatísticos nacionais sobre a incidência e prevalência da lombalgia na população militar. As alterações biomecânicas/posturais são apontadas como uma das causas de dor lombar baixa, sendo a sobrecarga um dos fatores conhecidos como de lesão lombar imediata, associada ou não à fadiga mecânica secundária, a movimentos repetitivos ou à manutenção de uma postura estática incorreta, soma de fatores psicossociais como estresse, monotonia e insatisfação com o ambiente de trabalho. Por todos os dados descritos, torna-se importante para o fisioterapeuta identificar e tratar os fatores e causas que podem desencadear a lombalgia, pois dor lombar aguda pode surgir repentinamente por agachamento, flexão do tronco inadequada, espirro, tosse, rotação do tronco ou por erguer-se carga inadequadamente, entre outros fatores. Em relação à avaliação fisioterapêutica voltada para a Lombalgia, quando se trata da dor referida, tem-se como afirmativa correta:

Alternativas

ID
2023597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Dr. James Cyriax criou um exame funcional baseado na análise de tecido passivo e contrátil, sendo o tecido passivo aquele que não tem habilidade contrátil própria. Tal avaliação é feita por meio do que é conhecido como percepção final, ou seja, a sensação do paciente, percebida pelo examinador, no final da amplitude de movimento passivo estressado.

Quando o examinador sente que é possível haver mais movimento, mas o paciente exige que o movimento pare em razão de dor forte, a percepção final é classificada como

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito C

     

    End-Feel (Sensação final do movimento)

    O end-feel ou sensação final do movimento é a sensação que o profissional tem na articulação quando a mesma atinge a amplitude de movimento passivo.

     

    Ao avaliar o end-feel, o profissional deve aplicar sobrepressão no final de cada movimento passivo.

     

    Alguns end-feels anormais podem incluir:

    Espasmo muscular - parada súbita e rígida do movimento;

    Capsular - é semelhante ao estiramento tissular, mas não ocorre no local esperado;

    Osso com osso - também não ocorre no local esperado, como por exemplo na osteofitose cervical;

    Vazio - não há resistência real, mas sim a incapacidade de completar o movimento por motivos de dor.

     

    http://papodefisioterapeutaa.blogspot.com.br/2016/02/end-feel-sensacao-final-do-movimento.html


ID
2023606
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os distúrbios sensoriais trazem implicações funcionais significativas para o paciente, sendo importante a identificação dessas alterações.

Um dos testes sensoriais proprioceptivos é o de Cinestesia que avalia a capacidade de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Cinestesia é a percepção do equilíbrio e da posição das várias partes do corpo.

    Tem origem grega: koiné (“comum”) e áisthesis (“sensação”), pelo que, etimologicamente, faz referência à sensação ou percepção do movimento.

     

    http://conceito.de/cinestesia
     

  • Os proprioceptores são receptores que se lo­calizam mais profundamente nos músculos, aponeuroses, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto cuja função reflexa é locomotora ou postural. Podem gerar impulsos nervosos, conscientes ou inconscientes. Os primeiros atingem o córtex cerebral e permitem que, mesmo de olhos fechados, se tenha a percepção do próprio corpo, seus segmentos, da atividade muscular e do movi­mento das articulações. Sendo portanto responsáveis pelo sentido de posição e de movimento (cinestesia).


ID
2023639
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O sistema nervoso tem mobilidade considerável para adaptar-se aos movimentos executados nas atividades diárias. No entanto, alguns nervos são vulneráveis a uma tensão maior.

Para detectar sinais de tensão neural, o fisioterapeuta deve realizar os testes neurodinâmicos dos nervos mediano, radial e ulnar, respectivamente, nos quadros de

Alternativas
Comentários
  • Túnel do carpo: mediano ; de quervain: radial; epicondilite: ulnar

  • Gabarito A

     

    síndrome do túnel do carpo - nervo mediano

    epicondilite medial - nervo radial

    epicondilite lateral / síndrome do Desfiladeiro torácico - nervo ulnar

     

    síndrome de DeQuervain - tenossinovite dos tendões dos músculos abdutor longo e extensor curto do polegar.

     

  • Letra D !

    A síndrome do túnel do carpo surge devido à compressão do nervo mediano;

    teste de Finkelstein ao punho direito foi positivo. Os sintomas de dor em queimação foram reproduzidos pela flexão passiva do polegar, combinado com desvio cubital do carpo.

    Nos seus estudos sobre neurodinâmica, Butler relatou que o teste de Finkelstein deve ser considerado um meio de avaliação tanto para a síndrome de De Quervain como para lesão por encarceramento do ramo sensorial superficial do nervo radial.

    No teste de tensão neural do nervo radial, alterado com o objetivo de testar o ramo sensorial superficial do nervo radial (ULNT2b), desenvolvido por Butler, o paciente relatou um aumento da dor em queimação e choque elétrico na face radial no punho.

    Os movimentos de sensibilização (depressão do ombro e inclinação contralateral da cervical) aumentaram ainda mais os sintomas.

    Assim, neste paciente, o aumento dos sintomas secundário às manobras de sensibilização levou os autores deste estudo a optarem pelo diagnóstico de neuropatia do ramo superficial sensorial do nervo radial, em oposição a umasíndrome de De Quervain, na qual seria pouco provável que estas mesmas manobras tivessem mudado a natureza e a intensidade dos sintomas;

    A neuropatia do nervo ulnar no cotovelo pode estar associada à epicondilite medial. Essa neuropatia significa uma compressão do nervo ulnar (síndrome do túnel cubital), que está logo posterior ao epicondilo medial e pode causar parestesia (formigamentos) no 4° e 5° dedos da mão e até perda de força nos casos mais graves;

     


ID
2086150
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A habilidade de examinar uma articulação completa e acuradamente é uma prática crítica do processo diagnóstico para o examinador que avalia um problema ortopédico. Da realização do exame objetivo, analise as afirmativas abaixo.

I. Teste dos movimentos ativos: fornece ao examinador informações sobre o estado das estruturas contráteis e não contráteis.

II. Movimentos acessórios: são aqueles que ocorrem dentro da articulação, simultaneamente com os movimentos fisiológicos ativos e passivos.

III. Exame neurológico: auxilia o examinador a determinar se a sintomatologia do paciente deriva do sistema musculoesquelético do sistema nervoso ou de uma combinação de ambos.

IV. Teste sensitivo: o examinador deve proceder com o teste da agulha para avaliar a presença ou ausência de sensibilidade cutânea. O examinador deve correlacionar os achados com o dermátomo ou com a distribuição do nervo periférico.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
2168368
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Para avaliar subluxação inferior da cabeça umeral, um teste em que se realiza tração inferior no braço do paciente e se observa o deslocamento umeral da região lateral do acrômio é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Teste de apreensão

    Posição do paciente: Em pé e de costas para o examinador. O membro superior a ser testado permanece em abdução a 90º, rotação externa e com o cotovelo também fletido a 90º.Descrição do teste:  O teste de apreensão identifica instabilidades anteriores onde a cápsula glenoumeral anterior poderá ter sofrido alguma ruptura e exposto a cabeça umeral. Colocando-se por trás do paciente, o terapeuta com uma das mãos sobre a escápula e o polegar empurrando a cabeça umeral para frente e, com a outra mão traz simultaneamente o braço em rotação externa máxima.

    Teste do sulco

    Posição do paciente: Em pé ao lado do examinador com o cotovelo fletido a 90º. Descrição do teste: O terapeuta realiza uma tração no antebraço do paciente no sentido caudal. Ele deverá notar o aparecimento de um sulco logo abaixo do acrômio em caso de instabilidade da cápsula glenoumeral mais precisamente nos ligamentos glenoumerais ântero-inferiores que forram a cápsula.

    Teste da recolocação

    Posição do paciente: Deitado em decúbito dorsal, flexão do cotovelo a 90º e abdução de braço a 90º e em rotação externa.Descrição do teste: o terapeuta segura o braço do paciente em rotação externa, enquanto que com a outra mão realiza uma tração para cima procurando subluxar anteriormente a articulação glenoumeral. Nesse momento, o paciente fica tenso e apreensivo. Na mesma posição o terapeuta inverte o sentido da tração e empurra a cabeça umeral para baixo, reduzindo-a. Em pacientes que possuam algum tipo de subluxação a manobra de recolocação alivia a insegurança e a apreensão, no entanto, naqueles pacientes que possuam algum tipo de dor decorrente da síndrome do impacto do ombro continuarão a sentir dor e desconforto mesmo após a recolocação.

    Teste de Jobe

    Posição do paciente: em pé, de frente para o examinador.Descrição do teste: o terapeuta instrui o paciente para realizar uma flexão e abdução de 30º de membros superiores e uma rotação interna, apontando os polegares para o chão. O terapeuta impõe uma resistência com ambas às mãos na altura do cotovelo do paciente e pede que o mesmo realize uma flexão contra a resistência. Avalia inflamação ou até mesmo alguma ruptura do músculo supra-espinhoso.


ID
2176690
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Maturéia - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A avaliação fisioterapeutica às vezes se baseia em escalas que servem como guia para o tratamento, buscando assim atingir seu objetivo contribuindo para a evolução do paciente.

Para avaliar equilíbrio e mobilidade da marcha pode se utilizar a escala de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Índice de Barthel - avalia independência funcional e mobilidade.

     

    Kendall - avaliar a estabilidade e força dinâmica dos músculos do CORE.

     

    Tinnetti - escala de 22 tarefas, sendo que 13 delas fazem parte da escala de equilíbrio, e as outras nove, da parte de avaliação da marcha.

     

    Berg - avalia o equilíbrio em 14 itens comuns à vida diária.

     

    TUG (Timed Up and Go) - avalia a mobilidade e o equilíbrio funcional.

     

    http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v15n6/v15n6a06.pdf

     


ID
2178580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma mulher com trinta e três anos de idade, que trabalha há três anos como auditora de controle externo, foi encaminhada para atendimento fisioterapêutico em virtude de queixa de dor na cervical havia um ano.

A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

É indicada, nessa situação, a realização do teste de Spurling para verificar a existência de cervicobraquialgia no lado contralateral à inclinação cervical.

Alternativas
Comentários
  • É indicada, nessa situação, a realização do teste de Spurling para verificar a existência de cervicobraquialgia no lado homolateral à inclinação cervical.

  • Errado,

    Teste de Spurling – Esse teste serve para identificar radiculopatia cervical. Com o paciente sentado, é solicitado ao mesmo que vire a cabeça para o lado em que sente dor (homolateral), o fisioterapeuta aplicará uma força sobre o topo da cabeça do paciente para estreitar o forame intervertebral, o teste é positivo se houver o aumento da dor.

  • Homolateral

  • https://www.youtube.com/watch?v=cPp0t1_BfME

    VÍDEO DE EXPLICAÇÃO DO TESTE.


ID
2178610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente, com cinquenta anos de idade, apresentava dor no ombro havia sete meses, quando, após realização de ecografia, foi diagnosticado com lesão de manguito rotador. 

Acerca dessa situação, julgue o item subsecutivo.

Recomenda-se que esse paciente seja submetido ao teste de Jobe para avaliar o músculo subescapular.

Alternativas
Comentários
  • Teste de Gerber: avalia lesão no músculo subescapular.

    Teste de Jobe: avalia tendinite dos músculos do manguito rotador (principalmente músculo supraespinhoso).

  • teste de jobe

    supraescapular