-
Ciclo É:
Sucessivas fases por que passam os documentos de um documentos arquivo sua produção à guarda
permanente ou eliminação.
Teoria É:
Teoria segundo a qual os arquivos são considerados arquivos correntes,intermediários
ou permanentes, de acordo com a freqüência de uso por suas entidades produtoras e a entidades produtoras
identificação de seus valores primário e secundário. Mas falam do mesmo processo em si.
A diferença ciclo são fases (como ciclo da maquina de lavar roupa) e teoria é mais completa fala de algo com base cientifica. Daí a fala dos arquivos corrente etc.........ah lembrando que podemmmmm passar porque tem documentos, que pula da fase corrente para a permanente.
-
d) ciclo vital
não pode prescindir de uma teoria para poder ser plenamente aceito
não pode prescindir=negacao da negaçao = afirmaçao
-
Gabarito: c) essa teoria consagra que os documentos de arquivo podem passar por três idades durante sua vida útil.
-
Só complementando Claudia Ferreira: o uso do " podem" na alternativa c) se deve ao fato de que pode passar diretamente da fase corrente para a permanente( recolhimento), como também da fase corrente para a eliminação (descarte), por ter cumprido a sua finalidade. Embora, na maioria das vezes seja corrente - intermediario - permanente, não necessariamente terá que passar por todas essas fases.
-
O documento PODE passar por tres idades.
Se ligou no " PODE"...
O documento pode passar por : CONCORRENTE,INTERMEDIARIO e nao necessáriamente ir para o PERMANENTE,pois ele pode ser descartado e nao ficar mofando guardado se for do interesse da ADM.
-
GABARITO: C
c) essa teoria consagra que os documentos de arquivo podem passar por três idades durante sua vida útil.
Ciclo vital dos Documentos:
1. Corrente: 1ª idade
2. Intermediário: 2ª idade
3. Permanente: 3ª idade
-
O Dicionário de Terminologia Arquivística define o ciclo de vida como sendo cada fase pela qual passa o documento durante sua existência. Em outras palavras, durante um ciclo o documento passa por várias fases, conforme se alteram seus valores e o contexto de sua produção e uso.
Há uma associação com a teoria das três idades por que essa teoria define cada fase pela qual passa o documento, conforme se modificam seus valores de contextos mencionados acima.
Em outras palavras, o ciclo de vida documental retrata a qualidade dos documentos conforme cada fase em que se encontra, e a teoria das três idades retrata as características dos documentos que se encontram em cada fase. Ou seja, os dois termos estão intimamente relacionados, apesar de um se referir aos documentos, e outro ao arquivo como um todo.
Gabarito do professor: Letra "C"