SóProvas


ID
1671949
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dentre as rotinas características da gestão de documentos, a única que prescinde da participação do arquivista é

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Uso primário - fase corrente - quando o documento esta no auge de seus interesses, nas mesas, repartições etc........

  • E a tramitação precisa do arquivista?

  • (prescinde) é aquilo que não precisa

  • Tâmara, fui por eliminação. Se a tramitação, e as demais alternativas incorretas, está entre as atividades do arquivologia (na parte dos arquivos corretos, eu acho), então o arquivista pode ser útil. Já no uso primário, quem age são as pessoas que produzem os documentos (das diversas instituições).

  • Fazendo uma analogia para melhor entendimento, o arquivista é como um engenheiro: ele projeta o carro para que qualquer pessoa possa dirigir. Então ele projeta o arquivo para que qualquer profissional possa utilizar.

    O arquivista é um analista, sua função é elaborar ferramentas para que outros utilizem. Então o arquivista não tem que classificar documentos, mas sim elaborar um código de classificação para que qualquer pessoa classifique documentos; não é arquivar, tramitar ou avaliar, mas sim elaborar metodologias para que qualquer profissional seja capaz de realizar estas operações.

    A única atividade onde não é fundamental a participação do arquivista é no uso primário, pois ali a própria necessidade fez-se gerar um documento, cujo uso já foi determinado pelo produtor. Sua função, aqui, é entender por que aquele documento foi produzido, e o qual a sua importância. Contudo, a utilização é de responsabilidade e interesse do produtor.

    Gabarito do produtor: Letra "A"