-
O controle estatístico de processo (CEP) é a aplicação de técnicas estatísticas para determinar se um processo está entregando o que o cliente deseja. No CEP são usados gráficos de controle para detectar produtos ou serviços defeituosos e/ou informar à gerência se o processo foi melhorado. Outra abordagem de administração da qualidade é a aceitação por amostragem, que é a aplicação de técnicas estatísticas para determinar se uma quantidade de material deve ser aceita ou rejeitada tendo-se por referência a inspeção ou teste de uma amostra.
-
(CERTO)
A equipe de gerenciamento do projeto deve ter conhecimento prático de controle estatístico da qualidade, especialmente sobre as técnicas de amostragem e probabilidade, para auxiliá-la na avaliação das saídas do controle da qualidade. Dentre outros assuntos, ela deve saber a diferença entre:
Prevenção (manter os erros fora dos processos) e inspeção (manter os erros fora das mãos do cliente).
Amostragem por atributo (os resultados estão de acordo ou não) e amostragens variáveis (os resultados são distribuídos em uma escala contínua que mede o grau de conformidade).
Causas especiais (eventos não usuais) e causas aleatórias (variações normais do processo).
Tolerâncias (o resultado é aceitável se cai dentro de um intervalo específico de tolerância) e limites de controle (o processo está sob controle se o resultado cai dentro dos limites de controle).
-
CORRETA!
Complementando o entendimento da Pris Braw:
O conhecimento de estatística é fundamental na análise e na melhoria de processos organizacionais. Para podermos analisar um processo corretamente, necessitamos de uma análise com base em dados de indicadores de desempenho. Para isso, utilizamos diversas ferramentas estatísticas.
-
Certo, quando se fala em qualidade tem-se a aceitação do produto ou serviço oferecido, mais precisamente os 3 E's: eficiência, eficácia e efetividade.
-
Complementando...
Controle Estatístico do processo (CEP). Hoje mais do que uma ferramenta estatística, o CEP é entendida como uma abordagem de gerenciamento (princípios de gerenciamento) de processos e um conjunto de técnicas, originárias da Estatística e da Engenharia de Produção, que visam garantir a estabilidade e a melhoria contínua de um processo. Em resuma, visa o controle e a melhoria do processo. Maiores detalhes poderão ser obtidos em KUME (1992).
A amostragem de aceitação é um componente principal do controle da qualidade e é útil quando o custo dos testes é alto comparado ao custo de passar um item defeituosos ou quando o teste é destrutivo. É um compromisso entre fazer 100% de inspeção e nenhuma inspeção. A amostragem de aceitação pode ser feita em atributos ou medições do produto. Você pode usar a amostragem de aceitação para desenvolver planos de inspeção que lhe permitem aceitar ou rejeitar um determinado lote de material de entrada com base nos dados de uma amostra representativa.
SUPORTE MINITAB
-
-
CERTO
Controle estatístico de processos (CEP): usado para entender, reduzir ou eliminar variabilidade em processos que são instáveis devido a taxas de erros e/ou ineficiência. Essa redução na instabilidade do processo melhorará o processo em si.
Amostragem de aceitação: Metodologia de inspeção por amostragem cujos resultados servem de base para uma tomada de decisão quanto à aceitação ou não-aceitação de materiais, itens, produtos ou serviços.
Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM CBOK),2013.
-
É possivel monitorar um processo e verificar a diferença entre o que acontece na realidade e o que estava previsto, podendo implementar melhorias.
-
...e também podem ser utilizados na melhoria de um processo...
CERTO
-
o CEP refere-se à QUALIDADE do processo
-
alguém tem alguma base sobre o CEP verificar amostras?