-
CERTO. Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
-
Os fluxogramas são usados para descrever diversas situações, processos ou fluxos de material ou pessoas. Para garantir esta flexibilidade de objetivos são usados inúmeros modelos diferentes e símbolos que terão sua aplicabilidade determinada pelo que se quer representar e por qual motivo.
http://www.infoescola.com/administracao_/tipos-de-fluxogramas/
-
Complementando...
CORRETO! O fluxograma deve se adequar às necessidades do gestor que irá utilizá-lo e, também, ser coerente com o fluxo de trabalho a ser gerenciado.
-
Um fluxograma de uma grande montadora de automoveis nao sera igual a de uma pastelaria.
-
os tipos de fluxogramas existente são vertical ou esqueleto, de blocos e sintéticos.
-
Os fluxogramas podem ser de diferentes tipos:
- Fluxograma vertical: São construídos com base em formulários padronizados para processos dentro de uma mesma área da organização. Indicado para processos mais simples e que não transitem em diferentes órgãos.
- Fluxograma administrativo: Se utiliza dos mesmos símbolos do fluxograma vertical, mas pode ser elaborado de forma mais livre, sem a necessidade do uso do formulário padronizado.
- Fluxograma global (de colunas): Possibilita a visualização de como o fluxo passa de um órgão para outro, já que estes ficam dispostos na mesma folha, em colunas, sendo mais apropriado aos fluxos mais complexos e que envolvem diferentes órgãos.Cada fluxograma é diferente, é fundamental que se defina a técnica a ser utilizada antes de começar o trabalho de elaboração do fluxograma, uma vez que cada uma das técnicas poderá exigir o levantamento de informações diferentes, pois diferentes atividades e símbolos são retratados em cada tipo de fluxo.
Fonte: Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos.
-
Para complementar: TIPOS DE FLUXOGRAMAS
FLUXOGRAMA VERTICAL: Construído com base em formulários padronizados para processos dentro de uma mesma área da organização. Apropriado para processos simples que não tramitem entre órgãos.
FLUXOGRAMA ADMINISTRATIVO: Utiliza os mesmos símbolos do Fluxograma vertical, mas podem ser elaborados de forma mais livre, sem a necessidade de formulários padronizados.
FLUXOGRAMA GLOBAL (DE COLUNAS): Possibilita a visualização de como o fluxo de trabalho passa de um órgão para outro, já que estes ficam dispostos na mesma folha, em colunas, sendo mais apropriado aos fluxos complexos e que envolvem diferentes órgãos.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
Um fluxograma é a
representação gráfica de um processo, com suas etapas, entradas, saídas. Serve
para representar a execução de um trabalho, as etapas de um processo, os
responsáveis pela execução, bem como a tramitação de um documento.
Fluxograma é a
representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma
analítica, caracterizando as operações, as unidades organizacionais e os
responsáveis envolvidos no processo.
As características da
ferramenta fluxograma possibilitam a sua utilização para identificar a
tramitação de papéis e formulários entre as diversas unidades organizacionais
envolvidas em determinado processo.
Fonte: Estúdio aulas - Professor Renato Lacerda.
-
Gabarito: Certo
Aproveito e deixo a diferença entre essas duas:
Fluxograma X Organograma
ORGANOGRAMA: O organograma nos mostra a hierarquia da organização e sua estrutura organizacional
FLUXOGRAMA: É a principal ferramenta de mapeamento e desenho de processos.
-
Exemplificando: uma organização onde não há movimentação física (ou há pouquíssima), não faz sentido utilizar o mapofluxograma (tipo de fluxograma). Ou seja, a visualização do fluxo de ações dessa organização deve ser próprio para os processos nela contidos.
-
Essa questão é daquele tipo: "Cara, se você errou.... volta pro útero" kkkk. Brincadeira pessoal, sempre há espaço para confundir algum conceito.
#FORÇA !
-
Não, Não.... o gerente deve escolher o modelo de fluxograma que pior se adapte a sua forma de conduzir e que, também, seja mais inadequado ao processo em estudo
ME POUPE DONA CESPE....
-
Senhor Neto JQN,um pouco de humildade não lhe faria mal....Não costumo comentar,mas tenho observado seus comentários prepotentes e desnecessários,se vc é um gênio, oque faz aqui?????Como não passou ainda????Já que acerta todas...E acha tudo fácil ...nos poupe de seus comentários, que em nada contribuiem para nosso estudo.
-
O gerente deve escolher o modelo de fluxograma que melhor se adapte a sua forma de conduzir? Ele tem que escolher o modelo que seja mais adequado ao processo em estudo, ou seja, ele deve se adequar ao modelo necessário, e não o contrário. Não concordo com a primeira parte.
-
Melhor definição Elison Figueredo.
Confundi modelo de fluxograma com os simbolos.... afffff
-
Tendo em vista que há diversos tipos de fluxogramas passíveis de utilização nas organizações, o gerente deve escolher o modelo de fluxograma que melhor se adapte a sua forma de conduzir e que, também, seja mais adequado ao processo em estudo. Resposta: Certo.
Imagine que o gerente corresponda ao departamento. Agora imagine que a área de DP é diferente da financeira. Portanto, o fluxograma será diferente e deve ser adaptado a forma de conduzir dessa de determinada área.
-
Perfeito o enunciado. Existem diferentes tipos de fluxograma, deve-se utilizar o formato mais apropriado para cada situação.
Gabarito: CERTO
-