-
Correto - PALUDO (2013):
raticamente todas as organizações utilizam como ferramenta a análise Swot, para construir um mapa situacional, com base na identificação das forças e fraquezas da organização e das oportunidades e ameaças existentes no ambiente.
Atenção → Para fins de concurso público considera-se que as variáveis internas (pontos fortes e fracos) são controláveis, e que as variáveis externas (ameaças e oportunidades) não podem ser controladas pela empresa.
-
Corroborando com os estudos
Matriz SWOT:
Pontos Fracos + Ameaças: Estratégias de Sobrevivência (Problemas)
Pontos Fracos + Oportunidades: Estratégia de Crescimento (Limitações)
Pontos Fortes + Ameaças: Estratégia de Manutenção (Vulnerabilidade)
Pontos Fortes + Oportunidades: Estratégias de Desenvolvimento (Alavancagem)
Fortaleza e Fraqueza -> É feito em torno de análise interna da organização.
Oportunidades e Ameaças -> É feito uma análise externa da organização.
-
Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc;
Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc;
Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc;
Treats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
-
Sobre os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades, Oliveira
(2005, p. 90) considera:
“Os pontos fortes e fracos compõem a análise
interna da empresa, enquanto as oportunidades e ameaças compõem sua análise
externa. Os pontos fortes e fracos representam as variáveis controláveis,
enquanto as oportunidades e as ameaças representam as variáveis não
controláveis pela empresa. Fica evidente que o problema maior são as variáveis
sobre as quais não se tem controle”.
-
'Segundo a matriz SWOT, a incerteza diante da execução de um projeto afeta particularmente o seu planejamento, o que se relaciona a oportunidades ou ameaças; já a complexidade do projeto afeta particularmente seu controle e se refere a pontos fortes ou pontos fracos de uma empresa em relação ao projeto considerado.'
A meu ver essa questão está confusa. A incerteza quanto à execução de um projeto, não necessariamente se relaciona a um fator externo. Ela pode ter problemas com custos, com pessoal, por exempo. A complexidade do projeto, também não necessariamente vem de um fator interno, pode ser por exemplo, relacionada a questões territoriais, o que seria uma variável externa.
-
Concordo Cris,
questão com extrapolação na análise. execução de projeto e planejamento são internos e controláveis, nunca externos.
-
Concordo com Cris Almeida. Incerteza em relação a execução de um projeto, pode sim estar relacionado a fatores internos da organização.
Ao meu ver, questão passível de anulação!!!!!!
-
"A incerteza diante da execução de um projeto" tem muito mais ligação com fatores internos a externos. Questão duvidosa!
-
Questão à la CESPE...só ela entende
-
Item certo. Certo porque o CESPE quer e ponto.
-
Gabarito : CERTO
INCERTEZAS DO PROJETO = Ambiente externo (oportunidades e ameaças)
COMPLEXIDADE DO PROJETO = Ambiente interno (ponto forte e ponto fraco)
"Treino duro, combate fácil!"
-
Errei a questão e já estava ficando indignado com o Cespe (pra variar) mas acho que acabei a entendendo. Vejamos:
A incerteza diante da execução de um projeto afeta particularmente o seu planejamento, o que se relaciona a oportunidades ou ameaças;
Incerteza diante da execução de um projeto significa que não se sabe se o projeto deverá ser executado ou não, ou de que forma, por quem, ou quando etc., e por isso afeta o planejamento. A execução do projeto é um fator interno, assim como o seu planejamento, porém a incerteza pode surgir de ameaças ou oportunidades, já que o projeto depende de fatores externos para que se saiba, por exemplo, se ele é necessário. Imagina, por exemplo, o quanto a crise atual no Brasil gerou de incertezas sobre a execução de projetos em empresas que estavam pensando em se expandir.
cont... já a complexidade do projeto afeta particularmente seu controle e se refere a pontos fortes ou pontos fracos de uma empresa em relação ao projeto considerado.
Quanto à segunda parte da questão, a afirmativa é correta, segunda a análise SWOT.
-
Se não há certeza de algo é porque não possui as informações necessárias para mensurar essa informação. Se não possui essas informações é porque elas não estão no ambiente da empresa. Se não estão no ambiente da empresa, são fatores externos (ameaças e oportunidades).
Já a complexidade de um projeto irá depender fortemente da capacitação dos profissionais. Logo, serão fatores internos (pontos fortes e fracos), pois é uma ação que a empresa pode (e deve) desenvolver para torna-los habilitados a cumprirem com todas as tarefas (mesmo as complexas).
-
A questão tem margem pra dupla interpretação.. a dificuldade de planejamento pode ser interna ou externa.. Basta planejar um fim de semana: você pode ter problemas com o clima para se planejar, ou problemas com o carro ou, seus filhos..
Está certa a questão sim.. não só porque o Cespe quer... Entendo eu o seguinte:
Verifiquei sobre os projetos, se os mesmos seriam exclusivamente de cunho interno, e as principais coisas que podem afetar a qualidade de um projeto são:
-escopo
-tempo
-custos
tais coisas envolvem muito mais o ambiente externo mesmo, sendo colocado dentro da Matriz SWOT como ameaças e oportunidades. Não sei se é por isso que a questão está certa, mas é informação útil de qualquer forma
-
Sei não, mas sei lá...
-
Excelente e esclarecedor o comentário do colega Leandro Vieira!
-
O cespe considerou o seguinte:
INCERTEZAS DO PROJETO = Ambiente externo (oportunidades e ameaças)
COMPLEXIDADE DO PROJETO = Ambiente interno (ponto forte e ponto fraco)
Todavia nós sabemos que não necessariamente as INCERTEZAS serão relacionadas ao ambiente externo, incontroláveis. Pensar assim é pensar de forma limitada, nada condizente com a abordagem contingencial hoje em voga. A questão tem o gabarito claramente questionável. Assim, é mais uma injustiça do CESPE que hoje considera correto e amanhã, errado.
E por favor, os comentários mais curtidos não passam de um CTRL + C e CTRL + V e fogem ao cerne da questão.
-
Forças e
Oportunidades - Tirar
o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades
detectadas.
Forças e
Ameaças - Tirar
o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças
detectadas.
Fraquezas
e Oportunidades -
Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e
que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.
Fraquezas e Ameaças - As
estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto
quanto possível, fazer face às ameaças
-
Gabarito: certo.
"... a incerteza diante da execução de um projeto afeta particularmente o seu planejamento," . A incerteza, conforme a análise SWOT, refere-se a um elemento externo à organização, e que gera consequências ao planejamento de seu projeto. "... complexidade do projeto afeta particularmente seu controle". O CESPE, na primeira parte da questão, colocou, intencionamente, a expressão "planejamento" (elemento interno) só pra confundir o candidato. Se observarmos melhor, a questão simplesmente fala de causa e efeito nas duas partes dela.
"O conhecimento é o tesouro dos inconformados."
-
Melhor comentário: DANIEL AZEVEDO
-
Gabarito: Certo
FATORES INTERNOS FATORES EXTERNOS
Forças Oportunidades ------------- positivos
Fraquezas Ameaças -------------- negativos
(controláveis) (não controláveis)
-
Daniel Azevedo foi show na resposta.Nem tudo que se diz incerteza é relacionado ao ambiente extreno. Até pq essa incerteza de execução diz respeito a dúvidas em executar o projeto dentro da organização. Ou seja, uma fraqueza. Questãozinha mal formulada,essa!!!
-
-
INCERTEZAS DO PROJETO: OPORTUNIDADE E AMEAÇAS - VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS DO AMBIENTE EXTERNO.
EX.: A DISPONIBILIDADE DE MATÉRIA PRIMA NO MERCADO.
COMPLEXIDADE DO PROJETO: PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS - VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS DO AMBIENTE INTERNO.
EX.: A CAPACIDADE DOS FUNCIONÁRIOS EM EXECUTAR O PROJETO.
LEMBREM-SE QUE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO POSSUI FOCO DE ORIENTAÇÃO NO AMBIENTE EXTERNO, OU SEJA, POR SER AMPLO, GLOBAL E HOLÍSTICO, GOZA DE IMPREVISIBILIDADE, INCERTEZA E ESTÁ SUJEITO A INOVAÇÃO E ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE MUTÁVEL. DIFERENTEMENTE DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL, QUE POSSUI FOCO DE ORIENTAÇÃO NO EMBIENTE INTERNO, DA OPERAÇÃO, DA ATIVIDADE, DA TAREFA. POR SER ANALÍTICO, DETALHADO E ESPECÍFICO, GOZA DE PREVISIBILIDADE, CERTEZA E NÃO ESTÁ SUJEITO A TANTA INOVAÇÃO E ADAPTAÇÃO, POIS ESTÁ INCERIDO EM UM AMBIENTE PRECISO PELA ORGANIZAÇÃO ONDE TUDO É GERENCIÁVEL.
GABARITO CERTO
-
Eu entendi assim :
Incerteza é algo ligado se vai da certo ou não, e isso é esta fora do controle da organização porque o sucesso ou o insucesso depende de vários fatores, internos e externos.
Complexidade se refere a como a organização vai manejar os recursos pra produzir esse projeto. E essa variável é controlável pela organização.
Se eu tiver raciocinado errado, por favor , mandem mensagens porque eu sou uma égua nessa matéria );
-
Acho péssimo a banca fazer questões com muita margem de interpretação. É brabo, mas temos que ficar lidando com isso.
-
''Incerteza diante da execução de um projeto'' CONCEITO MUITO VAGO, PODENDO DIZER RESPEITO AOS FATORES INTERNOS, ASSIM COMO OS EXTERNOS.
Na minha opinião, passível de anulação.
Por exemplo, tais incertezas podem ocorrer por demora na entrega da matéria-prima, ou seja, não haverá como produzir em tempo hábil, em razão da falta. (FATORES EXTERNOS)
Ou também por má gestão, o nível operacional não consiga entregar os produtos com a devida eficácia. (FATORES INTERNOS)
-
Entra pro rol de questoes que estou disposto a perder por incompetência da banca em formular assertivas objetivas.
-
Questão vaga. Não dá para entender direito. Pode ser tanto ameaça quanto fraqueza. Sou capaz de não responder.
-
Esta parte eu até aceito:
INCERTEZAS DO PROJETO = Ambiente externo (oportunidades e ameaças)
COMPLEXIDADE DO PROJETO = Ambiente interno (ponto forte e ponto fraco)
Agora, a parte de controle x planejamento, achei forçado. Por exemplo, a incerteza afeta o planejamento e o controle.
-
Desde quando complexidade do projeto é Ambiente interno. Complexidade está mais voltado para o que a empresa não pode controlar logo, ao ambiente externo.
-
banca lixo!
-
Segundo a matriz SWOT, a incerteza diante da execução de um projeto afeta particularmente o seu planejamento, o que se relaciona a oportunidades ou ameaças; já a complexidade do projeto afeta particularmente seu controle e se refere a pontos fortes ou pontos fracos de uma empresa em relação ao projeto considerado. Resposta: Certo.
Incerteza está ligado ao ambiente externo, pois caso ele estivesse ligado ao ambiente interno o administrador poderia fazer algo para controlá-lo. Afeta o planejamento porque projetamos o futuro e se algo pelo qual não conseguimos controlar possa prejudicar o que esperamos, temos aí um problema no planejamento.
-
Questão que quem sabe bem matriz SWOT deixa em branco. Socorro essa banca!