SóProvas


ID
1672384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência à gestão da qualidade e ao planejamento estratégico, julgue o item seguinte.

De acordo com a matriz SWOT, uma empresa sofre uma ameaça quando, por exemplo, mesmo possuindo um excelente atendimento técnico, ela não consegue atingir excelência em seus serviços devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público.

Alternativas
Comentários
  • raticamente todas as organizações utilizam como ferramenta a análise Swot, para construir um mapa situacional, com base na identificação das forças e fraquezas da organização e das oportunidades e ameaças existentes no ambiente.

       Atenção → Para fins de concurso público considera-se que as variáveis internas (pontos fortes e fracos) são controláveis, e que as variáveis externas (ameaças e oportunidades) não podem ser controladas pela empresa.

  • Se trata de um ponto fraco (interno da empresa). Os pontos fracos são as deficiências, fatores ou características negativas que se encontram presentes na organização e prejudicam o cumprimento de sua missão. Referem-se à ausência de capacidades e/ou habilidades, elas devem ser superadas ou contornadas para que a organização alcance o nível de desempenho desejado.

    Fraquezas ( falta de direção estratégica, pouco investimento em inovação, linha de produtos muito reduzida, distribuição limitada, custos altos, problemas operacionais internos, falta de experiência da administração, falta de formação dos funcionários)

    Forças (boa imagem, qualidade do produto, baixo custo, parcerias, distribuição, liderança de mercado, competência, tecnologia própria)

    GAB ERRADO

  • ERRADO. 


    Ameaça ( Fator EXTERNO).
    Fraqueza ( Fator INTERNO), no caso do atendimento seria uma fraqueza da empresa.
  • (errada)

    AMAEAÇA= fatores EXTERNOS

    FRAQUEZAS = fatores INTERNOS , atendimento/equipe é um fator interno.

  • Discordo totalmente do gabarito e entrei com recurso na época da prova instruída pelos professores Rafael Barbosa e Renato Lacerda.

    A questão diz "devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público."

    Falta de mão de obra especializada na REGIÃO de atuação é claramente uma ameaça é um fator externo do qual a empresa não tem controle.

    Portanto o gabarito deveria ser alterado para CORRETO.

  • discordo do gabarito, pois se há falta de capacidade técnica na região de atuação da empresa, não seria essa situação um problema externo?

  • Acredito que se a empresa já possui um atendimento de qualidade (mesmo possuindo um excelente atendimento técnico) ela não possui ponto fraco, pois deu devido treinamento para seus funcionários. Diante desse fato, acho que a falta de mão de obra na região seria mais uma ameaça do que um ponto fraco, pois não se refere à empresa e sim ao ambiente externo.


  • O Leandro está correto. Se fosse apenas atendimento ruim seria fraqueza, mas a questão especifica que falta profissionais adequados no MERCADO (região de atuação da empresa), isso externaliza o problema e o transforma em ameaça.

  • Quando a questão diz "ela não consegue atingir excelência em seus serviços devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público", a mesma fala sobre ameaças e não em fraquezas. Discordo do gabarito! Quem poder fundamentar o porquê esta errado agradeço.

  • ...uma empresa sofre ameaça quando, ..., não consegue atingir excelência no atendimento. esta afirmativa está incorreta, a deficiência é interna. gabarito: errado.

    Se a afirmativa relatasse como ameaça a falta de profissionais qualificados no mercado, aí a questão estaria correta.
  • Carlos

    Mas a questão diz justamente isso que, pela falta de capacidade técnica na região de atuação da empresa ela não consegue atingir excelência em seus serviços devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público

    Portanto, em razão de um fator externo (Ameaça) é que há intercorrências de natureza interna (fraquezas)...essa "fraqueza" surge de um fator que a empresa não tem capacidade de controle.

  • Uma pergunta: Alguém já viu currículo de "especialista em receptividade e informação ao público"? Sou um concurseiro "novato", mas na minha humilde opinião marquei errado pois pra mim não existe "mão de obra especializada em atendimento receptivo." Se a empresa tiver instalada em uma cidade onde só mora gente rude, quer dizer que ela prestará um atendimento rude por "culpa do ambiente" ? Isso é competência da empresa (interna), de treinar e capacitar seus funcionários para ter noções de causa / efeito para a empresa de um bom atendimento junto ao público. Um bom exemplo? Call centers, que sempre pegam mão de obra "clean" ou "rude" no mercado e os primeiros treinamentos são verdadeiras aulas sobre bom comportamento, civilidade e atendimento. Se os funcionários de uma empresa são rudes no atendimento, a culpa não é do "ambiente" na minha opinião e sim da empresa.

  • Com base nesse outro Item julguei a questão certa


    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPOG

    Prova: Analista Técnico Administrativo - Cargo 2

    Com referência à gestão da qualidade e ao planejamento estratégico, julgue o item seguinte.

    Se uma empresa antevir que não conseguirá manter o nível de qualidade de um de seus produtos devido à falta de uma matéria-prima no mercado, a qual é insubstituível em médio prazo, essa falta, de acordo com a matriz SWOT, constituirá um ponto fraco para a empresa em questão.

    gabarito: E (não é ponto fraco, é ameaça)

    Agora esse item:

    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Analista Técnico Administrativo - Cargo 2

    Com referência à gestão da qualidade e ao planejamento estratégico, julgue o item seguinte.

    De acordo com a matriz SWOT, uma empresa sofre uma ameaça quando, por exemplo, mesmo possuindo um excelente atendimento técnico, ela não consegue atingir excelência em seus serviços devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público.

    gabarito: E

    Continuo sem entender


  • A questao quis dizer que ,embora a organização dispõe de otimos profissionais com bom atendimento e tal,ela nao consegue oferecer para aquele publico daquela regiao, um bom atendimento para as pessoas onde a empresa atua,talvez por algum tipo de peculiaridade  ex: (cultura,classe economica,) ,portanto trata-se de uma fraqueza.

  • (repito, sou concurseiro novato, segue minha interpretação)

    A questão diz que:

    A empresa fornece ótimo atendimento técnico (especializado naquele produto/serviço que ela oferece - ponto forte)
    Mas carece que atendimento receptivo (cultura, bons modos, educação, comportamento)

    Uma coisa não exclui a outra na minha visão, um atendimento pode ser perfeitamente técnico e péssimo receptivamente, vide um bombeiro hidráulico ignorante que vai na sua casa e conserta o vazamento da pia. Você pensa "o cara é bom, mas é antipático que só."

    E essa "antipatia" que você teve por ele (por mais que o serviço tenha sido bom) pode fazer você optar por não utilizar o serviço da empresa novamente (área de marketing aqui), comprometendo a excelência da empresa no mercado.

    Receptividade (bons modos, cultura, educação) de funcionários é algo "controlável" pela empresa, vide o exemplo dos Call Centers que citei, portanto se um atendimento que a empresa fornece é ruim isso é culpa da empresa, logo é uma fraqueza e não uma ameaça como induz a questão.

  • É fraqueza, pois, a empresa não possui um plano de treinamento, razoavelmente simples, por não ser técnico, de atendimento e informação ao público, portanto, uma fraqueza interna que pode ou deveria se controlada. Não é ameaça do mercado porque não é qualificação técnica ou muito especializada. A questão ainda enfatiza que o atendimento técnico é excelente... é uma pequena pegadinha, mas dava pra matar.

  • Pessoal, pensei diferente.  Se a empresa já possui mão-de-obra excelente na parte técnica que é o principal e mais difícil em achar pessoas qualificadas no quesito técnico. Logo,  atendimento ao público é o mínimo.  Um bom treinamento ofertado aos funcionários poderá sanar o problema. Nenhuma empresa recruta profissionais ''especializados com alto nível de qualificação'' em atendimento ao público quanto um técnico. Qualquer um pode atuar em call center não é verdade? Portanto, o que a empresa possui é uma fraqueza do seu pessoal no item atendimento ao público. 

  • Pessoal, isso é ponto fraco. Veja que a questão enfatiza que não há mão de obra especializada em sua região de atuação, e não no mercado como um todo. Ou seja, a empresa pode buscar mão de obra fora da sua região de atuação. Seria ameaça se a falta de mão de obra atingisse as regiões em geral.

  • É um ponto fraco, pois falta qualificação dos funcionários.

  • Fraquezas (W)= interno!! Ex: funcionário que não desempenha corretamente sua função. Assim, não havendo qualidade no atendimento por falta de qualificação profissional.


    Ameaças (T)= externo!! Ex: cliente que não procura o serviço da respectiva empresa.

    gabarito: ERRADO.

  • Também penso como alguns de vocês, pois a falta de mão de obra é na região, contudo tenho percebido que sempre que o cespe menciona mão de obra ele se refere ao ambiente interno... Então o negócio é jogar com a banca.

  • "ela não consegue atingir excelência em seus serviços devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público." a meu ver isso é ameaça.

     
  • A falta de mão de obra especializada NA REGIÃO é uma ameaça e não uma fraqueza, pois é um problema inerente a esse mercado, tal maneira que a empresa não tem controle desse fato.
  • Item errado. Trata-se de uma fraqueza.

  • Falta de atendimento receptivo e informativo ao público = controlável pela empresa(através de cursos de capacitação) = Ambiente Interno = Fraquezas.


  • Questão difícil, mas o gabarito correto é realmente ERRADO. Vejamos:

    De acordo com a matriz SWOT, uma empresa sofre uma ameaça quando, por exemplo, mesmo possuindo um excelente atendimento técnico, ela não consegue atingir excelência em seus serviços devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público.

    Entendendo o que a questão está dizendo: A empresa tem um excelente atendimento técnico mas carece de atendimento receptivo e informativo, porque não tem mão de obra especializada  na região de atuação.

    Imagina que essa empresa é de TV a Cabo, por exemplo. O que a questão está dizendo é que os atendimentos técnicos (o cara que vai na sua casa, por exemplo, ajustar a antena, melhorar o sinal etc) são excelentes, mas os atendimentos receptivos e informativos (pode ser a pessoa do telemarketing) são ruins.

    Ora, para se configurar em AMEAÇA ou OPORTUNIDADE, o fator deve ser algo que a organização não tem controle. A ausência de mão de obra especializada na região de atuação não tira o controle da organização de poder recrutar mão de obra de outras regiões, ou de contratar especialistas para realizar treinamentos que capacitem os funcionários que a empresa já tem etc. Por isso a questão está errada, pois esse é um fator que a organização pode mudar, portanto é um ponto fraco da empresa, e não uma ameaça. 



  • "à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público."


    gente, mesmo que fosse falta no Brasil inteiro, mão de obra a empresa pode qualificar ou não pode? Pode fazer treinamento e desenvolvimento ou não pode?


    Pode! Ela sempre pode controlar a falta de qualificação do seu pessoal

  • No meu entendimento a questão é pura interpretação de texto:

    De acordo com a matriz SWOT, uma empresa sofre uma ameaça quando, por exemplo, mesmo possuindo um excelente atendimento técnico (note que não especificou que tipo de atendimento técnico), ela não consegue atingir excelência em seus serviços devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público (ora, se não houve especificação do tipo de atendimento técnico anteriormente, não poderia dizer que se trata de atendimento receptivo e informativo ao público).

    Se na questão estivessem especificado qual tipo de atendimento técnico, seria possível que a questão estivesse correta visto realmente se tratar de ameaças. Como não especificou, questão errada, pois, não é possível definir se realmente essa empresa precisa desse tipo de profissional técnico (atendimento receptivo e informativo) em sua estrutura organizacional. Ela poderia precisar de um técnico administrativo, ou um técnico em tv a cabo, ou um em eletromecânica... e por aí vai.

  • A questão foi taxativa ao falar que "devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público". Portanto, trata-se de um aspecto externo à organização que na matriz SWOT será tratado como uma ameaça, infere-se que ela utiliza, utilizará ou depende dessa mão de obra para o desenvolvimento de seus serviços ou produtos. A questão foi omissa nesse aspecto, se o examinador quis passar a ideia de que por ter excelência técnica pouco importa ter mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público, já se trata de uma questão cultural do examinador, pois qualidade de serviço refere-se a toda uma excelência na prestação da empresa.

  • isso é uma putaria!! Nessa mesma prova tem uma questão com o mesmo teor com o gabarito oposto: Q557561. E agora? Solicitem o comentário do Professor para desvendarmos esse mistério cespiano!

  • Na boa, se a questão falasse em incapacidade da empresa em treinar ou capacitar, para mim, com certeza, seria ponto fraco. Mas a questão deixa claro que o problema é externo, ou seja, dá a entender que a empresa necessita de gente já capacitada e não para receber capacitação. Para mim, a questão está certa...

  • "Jurisprudência Cespiana"

  • Embora não pareça ameça, mas sim, fraqueza, porém, é o cespe né...rssrrs

  • Gabarito Proposto pela Banca: Errado.

    Gabarito Adequado: Certo.


    Se a organização não consegue atingir seus objetivos, alcançar suas metas ou desenvolver excelência em seus produtos e serviços em função de fatores que do ambiente externo, ou seja, que lhe são alheios e incontroláveis, não há que se falar em fraqueza da organização e sim em ameaça.


    A conceituação da Matriz SWOT, proposta por Albert Humphrey, propõe que o gestor realize uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).


    A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não.


    Portanto, inequivocamente, a o gabarito proposto para essa questão deverá ser alterado.


    Fonte: https://www.facebook.com/admfederal/posts/406456492886555

  • Errado. A empresa está com atendimento excelente, e no mercado ambiente externo e interno ( a própria organização ) está com falta de funcionários para atendimento receptivo e informativo ao público , então nesse quesito ( receptivo e informativo ao público ) a empresa encontra-se fraca. logo, a alternativa seria ela mesma treinar tais funcionários para essas habilidades já que o mercado não oferece esse tipo de profissional, bastando capacitá-los. 

  • Concordo Tiago Costa!

  • Bem, em minha modesta opinião, as circunstâncias, embora digam respeito ao ambiente externo, induzem um ponto fraco na empresa sobre o qual ela pode ter algum controle. Seria diferente no caso de fatores externos em relação aos quais a empresa nada pudesse fazer. Aqui, a falta de pessoal especializado no mercado pode ser contornada, o que confirma tratar-se de um ponto fraco, não de uma ameaça.

  • A mão de obra especializada em atendimento receptivo é um fator controlável pela empresa, podendo ser sanado pela disponibilização de cursos de capacitação. Ambiente interno - Fraqueza.


    Errado.

  •        Prezados (as):

           "...devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada em atendimento receptivo e informativo ao público." Esse tipo de atendimento é de ordem interna e, se a empresa não tem recursos humanos nem tecnológicos (fraquezas) para qualificar seus funcionários/colaboradores com o fim de oferecer um atendimento receptivo e informativo - especializado/qualificado - ao público, então não se trata de uma ameaça, e sim de uma fraqueza.
  • mesmo possuindo um excelente atendimento técnico, ela não consegue atingir excelência em seus serviços devido à falta, na sua região de atuação, de mão de obra especializada


    obs: não é uma ameaça e sim uma fraqueza.


    Pontos Fracos + Oportunidades: Estratégia de Crescimento (Limitações)


  • Nessa outra questão (Q557457) o CESPE considerou ERRADA a afirmativa abaixo:

    "Com referência à gestão da qualidade e ao planejamento estratégico, julgue o item seguinte.

    Se uma empresa antevir que não conseguirá manter o nível de qualidade de um de seus produtos devido à falta de uma matéria-prima no mercado, a qual é insubstituível em médio prazo, essa falta, de acordo com a matriz SWOT, constituirá um ponto fraco para a empresa em questão."

     

    Ou seja, foi considerado exclusivamente o fator externo da falta de matéria prima para definir que nesse caso estavamos diante de uma ameaça. Não foi considerado que o fato da empresa não ter trabalhado para ter um substituto a médio prazo se constituia em um ponto fraco.

    Poderiamos ficar horas aqui discutindo quais são os termos que foram escritos que levam a entender que em uma delas temos um ponto fraco e na outra uma ameaça mas o fato é que o examinador colocou nas 2 questões aspectos que são internos e externos e, infelizmente, temos que adivinhar qual foi considerado o principal...

    É só um alerta e um desabafo...

    Bons estudos!

  • REGIÃO DE ATUAÇÃO está restringindo a área, assim é anále INTERNA. Se fosse abrangente, amplo ai sim seria analise EXTERNA(ameaça)

  • A falta de mão-de-obra na região é AMEAÇA (EXTERNO)

    Porém no contexto da questão é uma fraqueza da empresa não ter mão-de-obra qualificada, e nada impede que ela ache a mão-de-obra em outra região.

     

  • É um ponto fraco, não investe em treinamento.

  • Ponto fraco, pois é um fator que a empresa pode CONTROLAR, afinal, ela mesma pode especializar a mão-de-obra. Seria ameaça se faltasse mão-de-obra geral no mercado. Gabarito errado.

  • MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA É PREOCUPAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO DA ORGANIZAÇÃO EM MOTIVAR, ORIENTAR E PROFISSIONALIZAR SEUS FUNCIONÁRIOS. O HOMEM É UM SER COM CAPACIDADE DE APRENDER E FAZER, ÀS VEZES, ATÉ MELHOR. CABE À EMPRESA "PRODUZIR" ESSE HOMEM. GESTÃO DO CONHECIMENTO.

     

     

     

    O CONHECIMENTO FICOU NA DIANTEIRA DE TODOS OS DEMAIS RECURSOS ORGANIZACIONAIS, POIS TODOS ELES PASSARAM A DEPENDER DO CONHECIMENTO.

     

       - O CONHECIMENTO É A INFORMAÇÃO ESTRUTURADA QUE TEM VALOR PARA UMA ORGANIZAÇÃO

       - O CONHECIMENTO CONDUZ A NOVAS FORMAS DE TRABALHO E DE COMUNICAÇÃO

       - O CONHECIMENTO CONDUZ A NOVAS ESTRUTURAS E TECNOLOGIAS

       - O CONHECIMENTO CONDUZ A NOVAS FORMAS DE INTERAÇÃO HUMANA.

     

    MAS, ONDE ESTÁ O CONHECIMENTO?

    NA CABEÇA DAS PESSOAS!

     

    LOGO, SÃO AS PESSOAS QUE APRENDEM, DESENVOLVEM E APLICAM O CONHECIMENTO NA UTILIZAÇÃO ADEQUADA DOS DEMAIS RECURSOS ORGANIZACIONAIS. OS RECURSOS SÃO ESTÁTICOS, INERTES E DEPENDENTES DA INTELIGÊNCIA HUMANA QUE UTILIZA O CONHECIMENTO. O CONHECIMENTO É CRIADO E MODIFICADO PELAS PESSOAS E É OBTIDO POR MEIO DA INTERAÇÃO SOCIAL, ESTUDO, TRABALHO E LAZER.

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Gabarito ALTAMENTE QUESTIONÁVEL, explico PORQUE:

    As pessoas nos comentários estão achando que não há interdependência entre os fatores da análise SWOT. Tanto há que existe uma matriz de sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento.

    Portanto, se há falta de pessoal qualificado na região, mesmo que a empresa possa compensar com treinamento (ponto forte), isso não deixa de ser AMEAÇA, porque a empresa não pode controlar a qualificação no mercado e isso gera custos de treinamento para a empresa.

    O argumento de que possar haver pessoal qualificado em outras regiões também não invalida o fato de ser uma ameça. E os custos de se abrir um processo de recrutamento e seleção com pessoal de fora, o tempo que levaria? É a mesma coisa de se ter um produto cuja matéria-prima vem de fora, o dólar aumenta (ameaça) e se justifique: isso não é ameaça, a empresa pode optar por comprar a matéria-prima no mercado nacional.

    Obs: a parte que fala de "mesmo possuindo um excelente atendimento técnico" não serve pra nada.

    Entraria com recurso.

     

  • ERRADO

     

     

    O fator determinante para se saber se um ponto é interno ou externo é a possibilidade ou não de intervenção. Haja vista que a escassez da mão de obra necessária ocorre somente na região da organização, é possível, sim, a administração intervir nesse problema. Afinal, ela pode buscar profissionais com a devida qualificação em outras regiões, sejam para exercer a função, sejam para capacitar os colaboradores que já compõem o quadro de pessoal

  • Desde de quando falta de mão de obra é uma deficiência controlável?

  • A professora interpretou a questão de forma errada, ela leu até a primeira vírgula e disse a questão falava que, excelência no atendimento técnico seria uma ameaça, pelo menos dos comentários que li aqui ninguém interpretou dessa forma. Perdoem se eu estiver errado.

  • Eu entendo que a responsabilidade pela mão de obra é responsabilidade da empresa. Ela que capacite os técnicos.

  • FIXANDO:

    ISSO É UM PONTO FRACO - INTERNO 

    RESPONSABILIDADE INTERNA DE CAPACITAÇÃO.

  • Imaginem que em uma clínica de radiologia, onde são realizados exames de ressonância magnética, existem técnicos em radiologia muito bem treinados para a tomada da imagem, bem como a equipe de médicos radiologistas é formada por radiologistas com especialização em ressonância, mas os atendentes da recepção não sabem informar os procedimentos prévios necessários à realização do exame, nem os riscos envolvidos. A direção da clínica já procurou no mercado atendentes com experiência, mas não encontrou.

     

    Vejam, nesse caso, é possível perceber que existe uma fraqueza, pois falta NA organização alguém que possa informar os procedimentos aos pacientes. 

     

    Mesmo não encontrando pessoas com as qualificações desejadas, a direção da empresa pode contratar atendentes e treiná-los. Assim, é um problema totalmente controlável, o que reforça a ideia de fraqueza.

     

    Se fosse o contrário, se no mercado não houvesse médicos especialistas em ressonância, ai sim, seria uma ameaça, pois a direção não teria como contratar qualquer outro médico e treiná-lo. Seria um problema incontrolável pela organização.

     

  • vejo dessa maneira, corrijam se estou errada.

    A ameça é uma analise externa. A questao fala da falta de  mao de obra especializada que é uma fraqueza ( analise interna). Mesmo procurando na região o problema da empresa é interno. 

  • (CESPE/2015/MPOG)


    Com referência à gestão da qualidade e ao planejamento estratégico, julgue o item seguinte.


    Se uma empresa antevir que não conseguirá manter o nível de qualidade de um de seus produtos devido à falta de uma matéria-prima no mercado, a qual é insubstituível em médio prazo, essa falta, de acordo com a matriz SWOT, constituirá um ponto fraco para a empresa em questão. (GAB. ERRADO)


  • Nesse caso é uma fraqueza...

  • GABARITO ERRADO.

    Trata-se de uma fraqueza da empresa.

  • nessas questoes quando se fala em mao de obra pra cespe a maioria das questoes se refere a pontos fortes ou fracos

  • Como veio da região , de fora , achei que fosse fraqueza ...