-
ERRADO - A abordagem estratégica de recursos humanos delineou-se a partir da década de 1980 diante da necessidade de aferição e gestão do impacto do capital humano na consecução de estratégias organizacionais, tornando-o uma vantagem competitiva (Fischer, 2001). Não coaduna com a GP estratégica a visão unitarista.
-
gabarito (e) A abordagem estratégica de recursos humanos delineou-se a
partir da década de 1980 diante da necessidade de aferição e gestão do
impacto do capital humano na consecução de estratégias organizacionais,
tornando-o uma vantagem competitiva (Fischer, 2001). Não coaduna com a
GP estratégica a visão unitarista.
-
ERRADO
"Guest (1987), diferenças entre a gestão de pessoal e a gestão de recursos
humanos: a primeira se concentra no relacionamento coletivista,
pluralista e anónimo na gestão de pessoal por oposição a um relacionamento individual, unitarista
e na base da confiança na gestão de recursos humanos."
> A evolução da GRH e a implementação de sistemas de gestão pela qualidade. (anotações)
-
Acredito que se trata de abordagem política:
O trato coletivista nas relações de trabalho com os funcionários
e a visão unitarista de que indivíduos e organizações
compartilham os mesmos interesses e as mesmas finalidades
caracterizam a abordagem ............ de administração de
recursos humanos.
A abordagem política da
ARH que de acordo com Davel e Vergara (2001) considera as zonas de
convergência entre indivíduo e organização e suas dimensões políticas,
como também as divergências entre os interesses das pessoas. Ela
considera as questões sociais, organizacionais e individuais como
potencialmente conflituosas, devendo a ARH arbitrar e integrar os
interesses desses níveis diferentes.
-
A abordagem das relações humanas foca no operário como fator produtivo, os funcionários possuem objetivos diferentes da organização procura-se o alinhamento desses objetivos para acabar com o conflito natural. Foco nos recursos humanos e comportamento coletivo.
-
olavo tem razão ;)
-
ERRADO. Está falando da abordagem funcionalista, na qual o funcionário é visto como fator de produção. Logo, possui visão unitarista de que indivíduos e organizações compartilham os mesmos interesses e as mesmas finalidades.
Abordagem Funcionalista (Estrutura/Função): Baseia-se em Tarefas funcionais de seleção, treinamento, remuneração e avaliação da performance, nos objetivos de análise do ambiente, planejamento das necessidades dos recursos humanos, avaliação do comportamento, melhoria das condições de trabalho e estabelecimento e manutenção das relações de trabalho. Funcionário como fator de produção.
Abordagem Estratégica (Comportamento): tem como objetivo favorecer a adaptabilidade e flexibilidade das pessoas às mudanças - inclusive ambientais - factíveis à organização e visa o aprimoramento no comportamento das pessoas, tornando-as mais comprometidas com os resultados a serem alcançados. Na gestão estratégica, evidencia-se o envolvimento de todos os setores da empresa para planejar, gerenciar, executar, acompanhar e corrigir rumos quando necessário, a fim de conduzir a as pessoas ao alcance dos objetivos da organização. Visão de futuro e orientado para as variações do ambiente externo.
Abordagem política: considera as zonas de convergência entre indivíduo e organização e suas dimensões políticas, como também as divergências entre os interesses das pessoas. Ela considera as questões sociais, organizacionais e individuais como potencialmente conflituosas, devendo a ARH arbitrar e integrar os interesses desses níveis diferentes.
-
-
Errado.
Henry Fayol, postula que o homem é econômico, incentivado por bens materiais e salariais, sua teoria tem ênfase na estrutura e em uma organização formal.
-
"O trato coletivista nas relações de trabalho com os funcionários e a visão unitarista de que indivíduos e organizações compartilham os mesmos interesses e as mesmas finalidades caracterizam a abordagem estratégica de administração de recursos humanos."
O trato coletivista nas relações de trabalho com os funcionários = os interesses da organização são mais importantes do que os individuais. = visão tradicional/clássica
indivíduos e organizações compartilham os mesmos interesses e as mesmas finalidades = visão tradicional/ clássica (os autores clássicos não viam o conflito industrial, uma vez que acreditavam na perfeita compatibilidade entre os interesses da empresa e os dos empregados - o que é bom para a organização, como os métodos racionalizados de trabalho, é igualmente bom para os empregados, pois trazem melhor remuneração)
Dentre os 14 princípios de Fayol:
6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais.
Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-
se aos interesses particulares das pessoas.
Outra:
(CESPE/TCDF/Analista de Administração/2014)
São aspectos característicos da gestão de pessoas: a noção de que gestores e funcionários compartilham os mesmos interesses pelo trabalho; o trato coletivista no gerenciamento das relações de trabalho; e a crença de que a prática de recursos humanos é função da área da gestão de pessoas.
noção de que gestores e funcionários compartilham os mesmos interesses pelo trabalho ----> visão tradicional
o trato coletivista no gerenciamento das relações de trabalho ----> visão tradicional
a prática de recursos humanos é função da área da gestão de pessoas. ---> a prática é responsabilidade de linha
-
Gab: E
É o modelo político, e não o modelo estratégico, que tem um trato coletivista nas relações de trabalho com os funcionários; daí a visão unitarista de que indivíduos e organizações compartilham os mesmos interesses e as mesmas finalidades.