SóProvas


ID
1672522
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos devem estar dispostos da forma que melhor satisfaça as necessidades das organizações modernas. Com esse propósito, os arquivos podem ser classificados em idades conforme os seus estágios ou fases de evolução. Com relação às fases de evolução dos arquivos, é correto afirmar que os

Alternativas
Comentários
  • nos arquivos intermediários, os documentos estão aguardando criar valor secundário, pois estão aguardam destinação final. Mas ainda são de valor PRIMÁRIO. 

  • essa questao ta meia zuada. Arquivos intermediarios são de valor primario

  • Questão induz candidato ao erro. Como o parceiro disse abaixo, a mesma está "zuada". Os docs estão aguardando destimação final no arquivo intermediário, como podem ser de valor secundário?

  • Essa questão está bem bugada, deveria ter sido anulada.

  • Não achei nada de anormal... A fase Intermediária são arquivos transferidos da Fase Corrente, são de valor primário e 2ª Idade... A Corrente de valor primário e 1ª Idade e a Permanente é de valor secundário e 3ª Idade...

    Letra E

  • A Letra e em nenhum momento disse que o valor é secundário. Ela disse que é SEGUNDA IDADE. Alternativa e correta!

  • Fazendo os ajustes necessários: 
    a - Os arquivos consultados frequentemente devem estar no arquivo corrente

    b - arquivos intermediários são constituídos de valor primário

    c - arquivos correntes ou de primeira idade são constituídos de documentos consultados com muita frequência

    d - arquivos de terceira idade ou permanentes são constituídos por documentos inativos, que agora servirão para história.

    e - RESPOSTA CORRETA

  • Arquivo CORRENTE - 1° IDADE - VALOR PRIMÁRIO

    Arquivo INTERMEDIÁRIO - 2° IDADE - VALOR PRIMÁRIO

    Aquivo PERMANTENTE - 3° IDADE - VALOR SECUNDÁRIO

  • Arquivos correntes não são de segunda idade e, portanto, não são constituídos de documentos que deixaram de ser consultados frequentemente.

  • as pessoas que erraram e/ou confundiram a questão foi por conta da paralvra ORIUNDO ( que é sinonimo de proveniente, originário). ou seja, 

    arquivos de segunda idade são aqueles oriundos/ originários/ Provenientes dos arquivos correntes e aguardam destinação final.

  • a) arquivos consultados frequentemente pela administração devem estar no arquivo permanente. ERRADO, arquivos consultados frequentemente devem estar no arquivo corrente.

     

    b) arquivos intermediários são constituídos de documentos de valor secundário. ERRADO, são constituídos de documentos de valor primário.

     

    c) arquivos correntes ou de segunda idade são constituídos de documentos que deixaram de ser consultados frequentemente. ERRADO, tal conceito serve para os arquivos intermediários.

     

    d) arquivos de terceira idade ou corrente são constituídos por documentos ativos. ERRADO, arquivos correntes são de primeira idade.

     

    e) arquivos de segunda idade são aqueles oriundos dos arquivos correntes e aguardam destinação final. (ALTERNATIVA CORRETA)

  • A) fase corrente;

    B) fase permanente;

    C) intermediário;

    D) fase corrente.

  • Os arquivos intermediários aguardam destinação final: recolhimento ou eliminação.

  • Na minha opinião a questão deveria ser anulada, visto que não há nenhuma alternativa correta. 

    Os documentos intermediários possuem, ainda, valor primário e aguardam a sua destinação final: eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente. Desse modo caso o arquivo já tenha a segunda idade, concluímos que ele foi recolhido à terceira idade por possuir valor informativo, histórico ou probatório. 

  • Não confundam 2ª idade com valor secundário. Leiam com atenção a questão.

  • Valor primário: arquivos correntes e intermediários

    Valor secundário: arquivos permanentes.

    1º Idade = Arquivos correntes

    2º Idade = Arquivos intermediários

    3º Idade = Arquivos permanentes.

  • 3 fases e 2 valores! 

  • Gabarito: E

     

    Arquivo intermediário ou de segunda idadeguarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.