-
"Como mecanismo integrador entre a receita e a despesa, o código de fonte/destinação de recursos exerce duplo papel no processo orçamentário: na receita, indica o destino de recursos para o financiamento de determinadas despesas; na despesa, identifica a origem dos recursos que estão sendo utilizados"
MTO 2016, pág 26
-
"A classficação por fontes identifica a destinação legal dos recursos arrecadados"
Fonte: Sérgio Mendes.
-
Fonte de recursos: classificação da receita segundo a destinação legal dos recursos arrecadados. As fontes de recursos constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinação legal, e servem para indicar como são financiadas as despesas orçamentárias. Entende-se por fonte de recursos a origem ou a procedência dos recursos que devem ser gastos com uma determinada finalidade. É necessário, portanto, individualizar esses recursos de modo a evidenciar sua aplicação segundo a determinação legal. A classificação de fontes de recursos consiste de um código de três dígitos. O primeiro indica o Grupo de Fonte de Recursos, que especifica se o recurso é ou não originário do Tesouro Nacional e se pertence ao exercício corrente ou a exercícios anteriores. Os dois dígitos seguintes especificam, dentro de cada grupo de fontes, as diferentes fontes dos recursos que sejam compatíveis com o respectivo grupo de fontes.
Fonte: https://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario/fonte-de-recursos
-
Um aspecto na classificação orçamentária por fontes de recursos é o estabelecimento de uma vinculação entre a origem e a aplicação de determinados recursos, de tal modo que estes tenham uma destinação exclusiva. Isso pode, eventualmente, provocar ociosidade ou escassez de recursos para financiar determinadas ações. GAB CERTO.
GAB CERTO
-
GABARITO. CERTO
Conforme o MTO 2019, O registro da arrecadação dos recursos é efetuado por meio de códigos de natureza de receita, sendo que cada receita possui normas específicas de aplicação. Essas normas, por sua vez, podem especificar tanto “quem” deverá aplicar a receita quanto “qual” atividade estatal (qual política pública, qual despesa) deverá ser financiada por meio dessa receita.
-
A classificação das receitas por fontes possui duplo papel: indicar o destino e a origem dos recursos.
Fonte: Flávio Assis, Grancursos.
-
CORRETA
CLASSIFICAÇÃO POR FONTE ----------------------------> BUSCA IDENTIFICAR O DESTINO DOS RECURSOS ARRECADADOS.
CLASSIFICAÇÃO POR NATUREZA ----------------------> BUSCA DESCOBRIR A ORIGEM DOS RECURSOS SEGUNDO O FATO GERADOR.
FONTE: MTO 2019. BONS ESTUDOS!!!!!
-
É isso mesmo! A classificação por natureza da receita orçamentária busca identificar a origem do recurso segundo seu fato gerador, entretanto, existe ainda a necessidade de identificar a destinação dos recursos arrecadados. Quem faz isso é justamente a classificação por fonte/destinação.
Gabarito: Certo
-
classificação NIFE das receitas
Natureza da receita
Identificador de resultado
Fonte/destinação dos recursos
Esfera orçamentária
-
Destino da FONTE (Tente associar com um chafariz)
Origem da NATUREZA (Tente associar com a criação do mundo)
-
Gab: CERTO
Classificação das Receitas por Fontes de Recursos.
É utilizada no âmbito da União com o objetivo de identificar as origens dos ingressos financeiros que financiam os gastos públicos, pois Exterioriza quais receitas financiam as despesas.
As fontes são:
- 1. Recursos do Tesouro - Exercício corrente;
- 2. Recursos de Outras Fontes - Exercício corrente;
- 3. Recursos do Tesouro - Exercício anterior;
- 6. Recursos de Outras Fontes - Exercício anterior;
- 9. Recursos Condicionados.
Na Receita mostra a destinação, ao passo que na Despesa, mostra a fonte.
Fonte: Prof. Marcel Guimarães
Erros, mandem mensagem :)
-
FONTE --> Identifica o DESTINO dos recursos arrecadados. Associe a um chafariz (vc tenta identificar onde a água que sai cairá).
NATUREZA --> Identifica a ORIGEM dos recursos de acordo com o fato gerador. Associe com a criação do mundo (vc tenta identificar de onde viemos).
-
Uma das classificações da receita é por fonte/destinação de recursos.
-
Gabarito: C
Existe a necessidade de classificar a receita conforme a destinação legal dos recursos arrecadados, para isso tem-se o mecanismo de classificação dos recursos por fonte (ou por destinação de recursos). Vale lembrar que é uma classificação tanto das receitas quanto das despesas, a qual, para a receita, esse código identifica a destinação de recursos e, para a despesa, identifica a origem dos recursos.
1º DÍGITO: GRUPO DE FONTES DE RECURSOS
1 – Recursos do Tesouro – Exercício Corrente
2 – Recursos de Outras Fontes – Exercício Corrente
3 – Recursos do Tesouro – Exercícios Anteriores
6 – Recursos de Outras Fontes – Exercícios Anteriores
9 – Recursos Condicionados
-
#Respondi errado!!!
-
Sérgio Machado | Direção Concursos
10/12/2019 às 03:02
É isso mesmo! A classificação por natureza da receita orçamentária busca identificar a origem do recurso segundo seu fato gerador, entretanto, existe ainda a necessidade de identificar a destinação dos recursos arrecadados. Quem faz isso é justamente a classificação por fonte/destinação.
Gabarito: Certo
-
Receita ==> aponta para o DESTINO
Despesa ==> aponta para a ORIGEM
Segundo MCASP 8a. ed., uma das classificações da Receita a DESTINAÇÃO/FONTE de recursos.
Bons estudos.