-
A)
. Diagrama de Pareto
Diagrama ou princípio de Pareto é uma forma especial de gráfico de barras verticais (histograma) que permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade. Esse histograma direciona os esforços para os problemas mais importantes, visto que permite selecionar e visualizar itens ou fatores em sua ordem crescente de importância, e utilizá-los para melhora da qualidade, redução de custos etc.
O diagrama de Pareto baseia-se em fatos e dados e poderá ser usado sempre que for preciso ressaltar a importância relativa entre os vários problemas ou condições, no sentido de escolher o ponto de partida para a solução de um problema: identificar a causa básica de um problema ou avaliar o progresso de uma operação. Identifica as causas que mais se repetem nos problemas que estão continuamente sendo enfrentados pela organização.
É uma das ferramentas mais antigas e considera que nem todos os itens merecem o mesmo tratamento ou atenção da administração. Esse diagrama é também denominado de “80 por 20”. “Para ele, 80% do volume de problemas são constituídos por apenas 20% de eventos causadores”... “diagrama de barras verticais para dirigir a atenção aos problemas mais importantes e prioritários, localizados nas barras mais altas, deixando as barras mais baixas para constatação posterior” (Idalberto Chiavenato, 2006).
ISKIWAA - Para Idalberto Chiavenato (2004) a principal utilização dessa ferramenta é para “identificar as causas que geram os efeitos”. “A metodologia se baseia em quatro categorias de problemas situados na parte operacional de produção, os chamados 4M, a saber: método, mão de obra, material e máquina”. Há autores que mencionam “5M;6M” (todos relacionados mais à produção), mas esse diagrama pode ser utilizado para, a partir dos efeitos, identificar as causas de qualquer tipo de problema. “Pode ser utilizado também com outros propósitos, por permitir estruturar qualquer sistema que resulte em uma resposta (uni ou multivariada) de forma gráfica e sintética” (Qualidade Total, USP).
-
Cartas de controle-
A CARTA DE CONTROLE é simplesmente um gráfico de acompanhamento com uma linha superior (LSC) e uma linha inferior (LIC) em cada lado da linha média do processo, todos estatisticamente determinados.
Aplicação: quando se necessitar verificar quanto de variabilidade do processo é devido à variação aleatória e quanto é devido a causas comuns/ações individuais, a fim de se determinar se o processo está sob controle estatístico.
Existem dois tipos de carta de controle:
1. Por variáveis - grandezas quantificáveis: m, massa, resistência à compressão, mm, etc.
2. De atributo – peça aprovada ou reprovada
FONTE:
Controle estatístico, manutenção e
confiabilidade de processos
Profa. Rejane Tubino
http://www.satc.edu.br/mestrado/qualidade/aula4_cartas_de_controle_2013.pdf
Diagrama de Dispersão
Diagrama ou gráfico de dispersão é uma ferramenta que indica a
existência, ou não, de relações entre variáveis de um processo e sua
intensidade, representando duas ou mais variáveis uma em função da
outra.
Deve ser usada quando se necessita visualizar o que acontece com uma
variável quando outra variável se altera, podendo identificar uma
possível relação de causa e efeito entre elas.
http://www.auctus.com.br/diagrama-de-dispersao/
-
A II está se referindo aos fluxogramas.
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre algumas das ferramentas da qualidade. Vejamos como as afirmações apresentadas podem ser julgadas e, em seguida, qual das alternativas apresenta a sequência correta do julgamento dos itens apresentados.
Analise as seguintes afirmativas concernentes às ferramentas utilizadas na gestão pela Qualidade Total:
I. incorreto. Diagrama de Pareto é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância.
Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentra a maior parte dos desafios e problemas a ser enfrentados.
A redação original do item remete à Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP.
II. incorreto. A Carta de Controle, também conhecida como Controle Estatístico de Processos (CEP), é usada para monitorar a evolução do desempenho estatístico de um processo, quantificando a frequência com que certos eventos ocorrem dentro de um período.
Os fluxogramas que são usados para descreverem, através de uma representação esquemática, o passo a passo na execução de uma rotina. Por isso, apresentam-se como uma ferramenta útil na padronização dos processos.
III. correto. O diagrama de Ishikawa representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.
É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e suas causas.
IV. correto. Diagrama de dispersão é um diagrama que pode indicar uma possível correlação entre duas variáveis, realizando um estudo sobre elas, por meio do sistema cartesiano. Seu objetivo é apresentar a alteração sofrida por uma variável quando outra é modificada, podendo ser usado, ainda, para demonstrar um efeito antes de determinada intervenção e depois dela.
Após verificarmos as afirmativas apresentadas, concluímos que apenas as duas últimas estão, de fato, corretas. Concluímos, portanto, que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.