SóProvas


ID
1673665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de conceitos básicos e princípios fundamentais de arquivologia.

Conforme a terminologia arquivística, o arquivista é todo e qualquer empregado que atua com a manutenção de um acervo documental.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO conforme o DBTA - 

    arquivista

    Profissional de nível superior, com formação em arquivologia ou experiência reconhecida pelo Estado.

  • O arquivista deve possuir ainda, um bom nível de conhecimentos gerais, ter organização e formação cultural.  

  • É como dizer que médico é todo e qualquer profissonal que atua dentro de um hospital. Questão totalmente incorreta, de acordo com o conceito disponibilizado pela colega Vanessa IPD.

    É bom obsevar que essa é uma questão claramente errada para muitos mas, até o momento, 28% das pessoas que responderam a consideram correta. Esse é o efeito de diversas outras questões do cespe com a mesma insinuação bem como da visão minimalista que as pessoas costumam ter sobre esse profissional. 

    Vamos abrir a mente e não cair nessas questões bobas que apelam para conceitos enraizados e sem fundamento. ;)

  • ARQUIVISTA
     

    Profissional de nível superior, com formação em arquivologia ou experiência reconhecida pelo Estado
     

    http://www.arquivos.uff.br/index.php/glossario-de-terminologia-arquivistica
     

  • Quer dizer que o estagiário é arquivista também?rsssssssssss vaaaaaaaaaaai ceeespe!!!

  • Segundo do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o arquivista é o profissional de nível superior, com formação em Arquivologia ou experiência reconhecida pelo Estado. Vale ressaltar ainda que existe a Lei nº 6.546/78, que regulamenta as profissões de Arquivista e Técnico de Arquivo. Ou seja, o arquivista e o técnico em arquivos são profissionais regulamentados pelo Estado, não devendo tais profissões serem exercidas por quaisquer pessoas que não cumpram os requisitos básicos para tal.

    Além disso, devemos ter em mente que um arquivo demanda diversas atividades, que requerem os mais variados recursos e profissionais, como  atendimento, restauração, realização de eventos,  logística, etc. Sendo assim, nem todos que trabalham em arquivos são profissionais de documentação, ou trabalham diretamente com a manutenção e organização do arquivo.

    Gabarito da banca: Errado
    Gabarito do professor: Errado
  • Até agora, 1.091 pessoas marcaram "certo". '-' 

  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    "Segundo do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o arquivista é o profissional de nível superior, com formação em Arquivologia ou experiência reconhecida pelo Estado. Vale ressaltar ainda que existe a Lei nº 6.546/78, que regulamenta as profissões de Arquivista e Técnico de Arquivo. Ou seja, o arquivista e o técnico em arquivos são profissionais regulamentados pelo Estado, não devendo tais profissões serem exercidas por quaisquer pessoas que não cumpram os requisitos básicos para tal.

    Além disso, devemos ter em mente que um arquivo demanda diversas atividades, que requerem os mais variados recursos e profissionais, como  atendimento, restauração, realização de eventos,  logística, etc. Sendo assim, nem todos que trabalham em arquivos são profissionais de documentação, ou trabalham diretamente com a manutenção e organização do arquivo."

  • Catálogo Instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica.

    Guia Instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes em um ou mais arquivos(2).

    Guia-fora Indicador colocado no lugar de uma unidade de arquivamento ou item documental para assinalar a sua remoção temporária. Também chamado fantasma ou ficha-fantasma.

    Inventário topográfico Instrumento de controle ou gestão de depósito destinado a indicar a localização física das unidades de arquivamento nos depósitos(1). Também chamado topográfico

    Listagem descritiva do acervo Relação elaborada com o objetivo de controlar a entrada de documentos em arquivos intermediários(2) e em arquivos permanentes(2).

    Repertório Instrumento de pesquisa no qual são descritos pormenorizadamente documentos, pertencentes a um ou mais fundos e/ou coleções, selecionados segundo critérios previamente definidos.

    Inventário Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos.

    QUADRO DE ARRANJO Esquema estabelecido para o arranjo dos documentos de um arquivo a partir do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e da análise do acervo. Expressão adotada em arquivos permanentes.

     

     

  • arquivista: Profissional de nível superior, com formação em arquivologia.

  • O arquivista, conforme a terminologia arquivística, é o profissional de nível superior, com formação em arquivologia ou experiência reconhecida pelo Estado. Ou seja, não é "qualquer" empregado que atue na manutenção de acervo.

  • Conforme a terminologia arquivística, arquivista é o profissional de nível superior, com formação em Arquivologia ou experiência reconhecida pelo Estado.

  • Com a manutenção... 

    esse termo ,ajudava a matar. Acredito que além da descrição profissional em nível superior, o melhor termo seria Gestão documental.

  • O arquivista é o cara que colocou no SISU a nota que deu pra ele entrar, ou seja, precisa ter ensino superior.