SóProvas


ID
1673692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere a transferência, recolhimento e eliminação documental, julgue o item subsequente.

Ao destruir documentos de eleitores já falecidos por considerá-los sem nenhum valor, o departamento de arquivo permanente de um órgão eleitoral adotou um procedimento intitulado eliminação. 


Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CERTA

    A palavra  "destruir" tem outros  similares:

    A eliminação de documentos públicos deverá ser efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, com a garantia de que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida, sob a supervisão de servidor designado para acompanhar o procedimento.

  • nao entendi..O arquivo ja tava no permanente? Qd o arquivo é permanente nunca poderia ser destruído?

  • Os documentos na fase permanente jamais serão eliminados. 

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: FUB

    Prova: Técnico em Arquivo

    A respeito de arquivo permanente, julgue o item a seguir.

    A tabela de temporalidade deve ser aplicada nos arquivos permanentes, o que possibilita a eliminação de documentos nessa fase arquivística. (Gabarito: errado)



  • Eu errei essa questão, e, ao meu ver, ela deveria ter o gabarito alterado. Pois está explicito na frase que o "departamento de arquivo permanente" ELIMINOU os documentos. Porém os documentos de arquivo permanente não podem ser eliminados.

     

     

    "Lei 8.159/1991...

    Art. 10 - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis."

  • Permanentes eliminados?????  OK

  • COMO PODE O ARQUIVO PERMANENTE ELIMINAR DOC. 

    QUESTÃO DO MESMO CONCURSO QUE CONFLITA COM ESSA RESPOSTA: Q557912.

    NÃO ENTENDI, SOLICITEMOS COMENTÁRIOS DO PROFESSOR.

  • Não elimina arquivos permanentes, questão estranha.

     

  • Os documentos possuem dois tipos de valores, o primário e o secundário.

    O valor primário é o valor administrativo, sua importância para a rotinas processuais da instituição. É um valor temporário.

    O valor secundário é o valor para outras áreas, como a História, a Ciência ou a Cultura. É um valor permanente e definitivo.

    Quando cessa seu valor primário, o documento deve ser avaliado para verificar se o mesmo possui o valor secundário. Caso possua, deve ser recolhido ao arquivo permanente, onde será preservado definitivamente; caso não possua, deve ser eliminado, expurgado ou descartado.

    Portanto o item está correto, muito embora com a ressalva de que essa eliminação, em geral, seja realizada pela equipe do arquivo intermediário, e não pela do permanente!
  • Não entendi essa questão, apesar dos comentários, muito estranho!!!

  • Arquivo Permanente não elimina!

    Essa questão não é estranha. Ela é mal feita mesmo e seria passível de anulação!

  • Arquivo permanente NÃO elimina arquivos, pois possui valor secundário, se não tivesse valor não iria para o arquivo permanente sendo eliminado na fase intermediário ou até mesmo na fase corrente. Tem-se ainda, se eliminar documentos em arquivos permanentes os responsáveis responderão civil, penal e administrativamente. Questão péssima

  • Essa questão é muito mais de interpretação do que qualquer outra coisa.

     

    Eu errei por besteira mas olhando com mais atenção percebi:

     

    Ao destruir documentos de eleitores já falecidos por considerá-los sem nenhum valor, o departamento de arquivo permanente de um órgão eleitoral adotou um procedimento intitulado eliminação. 

     

    Gente, a questão não está falando que eliminou documentos permanentes. Ela está falando que o departamento de arquivo permanente eliminou os documentos dos eleitores já falecidos (que subentende-se serem passíveis de eliminação porque a própria questão diz). 

    Não é comum que os departamentos de arquivo permanente eliminem documentos porque o que deve estar lá são documentos permanentes. Mas olhando para o contexto da realidade dos arquivos, principalmente os brasileiros, não é aceitável que essa atividade de eliminação possa ser processada por arquivos permanentes? assim como por outros diversos setores? SIM. Não é o ideial (está longe de ser), não é o que a teoria manda (está longe de ser), não é o que faz sentido (está longe de ser) mas é ACEITÁVEL. 

     

    Então, olhando para a questão novamente, temos que o examinador está dizendo o seguinte: A destruição dos documentos cuja destinação final é a eliminação (ou seja, não estamos falando de eliminar documentos permanentes) foi feita  pelo departamento tal. Esse atividade é chamada de eliminação.  E pronto!

     

    É muito subjetivo, eu sei, mas eu entendi assim. Espero ter ajudado. 

  • A CESPE QUEM ADOTOU UM SISTEMA CHAMADO ELIMINAÇÃO COM ESTA QUESTÃO HORROROSA!

     

    Aff, onde vamos parar com essa banca CESPE, as questões dessa banca são horrorosas, pois adotam uma maneira subjetiva de julgar um item certo ou errado, como pode elimInar documentos que já tinham valor permanente? CESPE É UM VERDADEIRO SHOW DE HORRORES!

     

     

    O PROBLEMA NÃO É O ESTUDO, O PROBLEMA É A BURRICE DO EXAMINADOR! 

                                                                                                                                 (Concurseiro anônimo).

  • Muito safada essa questão.

    Gab: Certo.

  • Acertei mas coloquei CERTO com medo, exatamente pela questão do "permanente"... É a CESPE e suas CESPICES 

  • Talvez seja porque o departamento de arquivos permanentes não cuide apenas de arquivos permanentes kkkkkk questão cabulosa

  • Gabarito: CERTO

    A questão realmente causa estranhamento, mas ao meu ver o que foi requerido do candidato foi apenas o conceito de eliminação e não se esse procedimento está de acordo com a legislação(...)

     

    Ao destruir documentos de eleitores já falecidos por considerá-los sem nenhum valor, o departamento de arquivo permanente de um órgão eleitoral adotou um procedimento intitulado eliminação

  • Professor Darlan: "Eu entrei com recurso nessa questão mas a Banca, infelizmente não aceitou..No arquivo permanente não pode haver eliminação.abs"

  • Diferença de 9 meses = 2x resolvidas, 2x erradas. Putz...

    Analisando agora, acho que assim é entendível: o departamento de arquivo permanente de um órgão eleitoral adotou um procedimento intitulado eliminação ao destruir documentos de eleitores já falecidos por considerá-los sem nenhum valor.

    GAB CERTO, só assim que conseguir.

  • A questão não está dizendo que o departamento agiu certo ou errado, galera. Está dizendo que a destruição dos documentos foi uma eliminação. E foi. O problema é que a gente lê e associa à regra de ''não se pode eliminar documento do arquivo permanente" e não entende direito o que a questão disse. Notem que em NENHUM momento a questão te pediu para julgar a ação como certa ou errada. E sim se ao fazer isso, o documento foi eliminado. O que aconteceu!

    Além disso, não foi dito que o documento eliminado era do arquivo permanente. E sim que o DEPARTAMENTO de arquivo permanente eliminou os documentos. O departamento de arquivo pode ter seu próprio arquivo corrente ou intermediário. Afinal, ele tem funções administrativas também, concordam? Não é uma questão simples..tem uma pegadinha monstra aí. Mas não está errado. Tanto que mesmo com todos os recursos, eles mantiveram o gabarito.

  • o "x" da questão

    Ao destruir documentos de eleitores já falecidos por considerá-los sem nenhum valor, o departamento de arquivo permanente de um órgão eleitoral adotou um procedimento intitulado eliminação. 

     

    Todo documento, quando criado ou recebido, possui o valor primário; se não fosse assim, não seria sequer criado. Esse valor é temporário, ou seja, quando o documento cumprir seus objetivos diretos, perderá esse valor. Mas ao contrário, nem todo documento possui valor secundário. Este valor depende de muita coisa para ser atribuído a um documento, e é permanente, ou seja, uma vez que o documento possua valor secundário, vai durar para sempre (o valor).

  • Leiam só o comentário da Sulamita SR, tá perfeito.

  • A questão está correta, pois não pede para julgar se o ato do departamento de arquivo permantente está certo ou errado, pediu apenas para julgar se tal ato foi eliminação. O departamento de arquivos permanentes pode ter seus próprios documentos correntes e intermediário.

  • Nunca ouvi falar que se eliminava documentos em arquivos permanentes, questão que merece recurso, os arquivos permanentes como o nome diz são de guarda permanente (DEFINITIVA) ou seja ja passaram pelo processo de avaliaçao e se tivesse que ter sido elinado seria em outra fase no caso na corrente ou intermediária, portanto marquei errada

  • Questão casca de banana

  • sem mais comentários para essas questões

  • existem muitas pessoas aqui no QC que fazem um malabarismo para concordar com o gabarito da banca afirmando que "interpretando melhor" pode se chegar nessa resposta, porém quero ver fazer isso em uma prova real sabendo que um erro tomará uma questão correta; 

  • Questão zuada. Documentos de guarda permanente não são eliminados.

  • DEMOREI A ENTENDER.... SEGUE A EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR DO QCONCURSOS:

     

    Os documentos possuem dois tipos de valores, o primário e o secundário.

    O valor primário é o valor administrativo, sua importância para a rotinas processuais da instituição. É um valor temporário.
    O valor secundário é o valor para outras áreas, como a História, a Ciência ou a Cultura. É um valor permanente e definitivo.
    Quando cessa seu valor primário, o documento deve ser avaliado para verificar se o mesmo possui o valor secundário. Caso possua, deve ser recolhido ao arquivo permanente, onde será preservado definitivamente; caso não possua, deve ser eliminadoexpurgado ou descartado.

    Portanto o item está correto, muito embora com a ressalva de que essa eliminação, em geral, seja realizada pela equipe do arquivo intermediário, e não pela do permanente!

  • Não engulo esta questão nem a pau!!!

     

    Arquivo permanente  --> Jamais será eliminado

    Arquivo intermediário ou arquivo corrente  -->  Podem ser eliminados

     

    --

     

    Gabarito oficial: certo

    Meu gabarito: erradíssimo

  • Pessoal, pelo meu entendimento em nenhum momento fala que o documento está na fase permanente, apenas fala que o departamento de arquivo permanente eliminou esses documentos, qual é a dúvida de vocês? Não entendi essa agonia toda por uma questão simples dessa.

    Lembre- se que fala documento sem nenhum valor, e pelos meus resumos o documento permanente são de valor histórico, probatório e informativo.
    Questão CERTA.
     

  • Pohhhhaaaaa!!!!!! Acabei de anotar no meu resumo que não se elimina nada do arquivo permanente e agora vem essa questão e me derruba violentamente!

  • Os documentos possuem dois tipos de valores, o primário e o secundário.


    O valor primário é o valor administrativo, sua importância para a rotinas processuais da instituição. É um valor temporário.

    O valor secundário é o valor para outras áreas, como a História, a Ciência ou a Cultura. É um valor permanente e definitivo.

    Quando cessa seu valor primário, o documento deve ser avaliado para verificar se o mesmo possui o valor secundário. Caso possua, deve ser recolhido ao arquivo permanente, onde será preservado definitivamente; caso não possua, deve ser eliminadoexpurgado ou descartado.

    Portanto o item está correto, muito embora com a ressalva de que essa eliminação, em geral, seja realizada pela equipe do arquivo intermediário, e não pela do permanente!

  • Eu fiquei na dúvida e nem respondi. Achei estranho eliminação. Mas...

    "Ao destruir documentos de eleitores já falecidos por considerá-los sem nenhum valor, o departamento de arquivo permanente de um órgão eleitoral adotou um procedimento intitulado eliminação. 

    Em nenhum momento a questão deixa claro que os documentos estão no arquivo permanente, mas que o departamento de arquivo permanente os eliminou. 

    Socorro

    GAB: Certo

  • O concurseiro não tem um minuto de paz, estudei hoje que os arquivos permanentes são imprescritiveis e não podem ser eliminados aí vem uma questão dessas.

  • arquivo permanente não elimina nada....cespe coisa linda, deve ter achado uma exceção no raio q o parta 

  • Conseguir analisar a questão da  mesma forma que Sulamita SR e acertei seguindo essa lógia!

    Aqueles que tiverem dúvidas acerca do gabarito, deem uma olhadinha no comentário dela, pois está muito bom!

     

    GABARITO:CERTO

     

  • Os documentos que compoem o arquivo PERMANENTE possuem ALGUM VALOR seja esse probatorio, historico, cientifico que possa servir de consultas posteriores. 

     

    Ao afirmar que o arquivo oi eliminado pelo setor de arquivo permanente, a questão no leva a crer que este ja possui valor permanente e por isso não poderia ser eliminado, mas isso é apenas uma suposição criada por NÓS LEITORES, pois em nenhum momento a questão diz que esse arquivo ja faz parte do arquivo permanente. O fato do departamento de arquivo permanente ter avaliado não significa obrigatoriamente que este pertença ao seu acervo, alem disso a questão AFIRMA DE FORMA EXPRESSA "considerá-los sem nenhum valor", ou seja, este não possui nenhum dos requisitos que o fariam entrer nos arquivos permanentes desde o principio.

     

    por alguma razão na fase de destinação do documento ele chegou até o departamento de arquivos permanentes e este antes de fazer seu recolhimento a guardaa permanente o considerou sem valor e por isso optou por sua destruição( ELIMINAÇÃO).

     

    Se me der 8 horas para cortar uma arvore, dedicarei 6 afiando meu machado. Abrahan Lincoln

     

  • Pegadinha Cespiana,
    Era o pessoal que era do arquivo permanente, não os documentos dos eleitores falecidos.
    O pessoal do arquivo permanente julgou que tais arquivos deveriam ser eliminados (não fossem recolhidos ao arquivo permanente). 
    Certo. 

  • esse professor tá parecendo a de adm...haha

  • A questão não pergunta se pode eliminar ou não na fase permanente; apenas, pergunta qual instrumento que pode ser usado para eliminar um documento. discordam?

  • O Arquivo permanente adotou um procedimento.

    No entanto, não houve na questão, pedido de julgamento deste procedimento.

     

  • LEGAL É O PROFESSOR DEFENDER UMA QUESTAO DESSA. MARQUEI ERRADO E MARCO DE NOVO.

  • Daquelas que é melhor deixar em branco. :/

  • O arquivo permanente Não realiza eliminação. O certo da questão é pq perguntou apenas acerca do procedimento ser ou não a ELIMINAÇÃO.
  • Gorfando sem parar

  • A interpretação não é se quem fez ou o que fez está correto e sim destruir um documento o procedimento é eliminação.

  • Impressionante...e o professor ainda apoia o gabarito

  • Ao destruir documentos de eleitores já falecidos por considerá-los sem nenhum valor, o departamento de arquivo permanente de um órgão eleitoral adotou um procedimento intitulado eliminação.?

    Pode isso arquivos permanentes serem ELIMINADOS ?

  • GABARITO OFICIAL:CERTO

  • QC não entra em bola dividida em nenhuma questão, só tenho a lamentar pois dessa forma os professores não estão colaborando em nada, só escrevem o que todos já sabem.

  • Colocando a frase na ordem direta ficaria: "o departamento de arquivo permanente de um órgão eleitoral adotou um procedimento intitulado eliminação ao destruir documentos de eleitores já falecidos por considerá-los sem nenhum valor"

    Desta forma, foi o departamento do arquivo permanente que adotou a eliminação dos títulos. E por isso há dois erros, o primeiro é que arquivo permanente não elimina nada e o segundo é que documentos de eleitores é documento administrativo, então tem valor primário, se muito usado, arquivo corrente, se pouco usado arquivo intermediário e se não tem valor algum é eliminado sem chegar ao arquivo permanente, pois depois de chegado lá não se pode eliminar nada.

  • Acho mais válido apoiarmos nessa questão em questões futuras. Há diversas questões CESPE semelhante à esta:

    Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CADE Prova: CESPE - 2014 - CADE - Agente Administrativo

    A eliminação de documentos de arquivo é uma atividade vedada nos arquivos permanentes. Resp.: C

  • A questão diz que o documento está no permanente, e pode ser eliminado ? ..

  • "CÊ É LOUCO, CACHOEIRA?"

    DESDE QUANDO ARQUIVO PERMANENTE ELIMINA DOCUMENTO????

    ESSA FOI UMA DECISÃO MONOCRÁTICA DO CESPE, SÓ PODE. AFFF