-
A avaliação consiste fundamentalmente em identificar valores e definir
prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte
ser o papel, o filme, a fita magnética, o disquete, o disco ótico ou qualquer outro.
-
Trata-se do método alfabético, cujas fichas/pastas de documentos são dispostas rigorosamente na ordem alfabética, por meio de guias divisórias com as respectivas letras, devendo também ser respeitadas as normas gerais para a alfabetação.
As guias divisórias devem ser assinaladas com notações de referência aos documentos arquivados. Tais notações, registradas nas guias, podem ser abertas ou fechadas, conforme indiquem o limite inicial e final. Assim temos:
a) notações simples abertas - A, B, C Ab, Ac etc
b) notações compostas ou fechadas - Aa - Al, Am-Az etc
Fonte: Arquivologia Facilitada - João Tiago e Leonardo Reis - p. 32-33
-
Errado. È de acordo com a função/atividade da empresa.
-
AVALIAÇÃO
Processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.
ARRANJO
Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.
Fonte: http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcon/degea/dicionario-arquivistico
-
Denomina-se como avaliação a organização dos arquivos correntes dispondo-os em sequência alfabética, de acordo como o método de arquivamento previamente adotado pela empresa.
O correto seria:Denomina-se como alfabetação a organização dos arquivos correntes dispondo-os em sequência alfabética, de acordo como o método de arquivamento previamente adotado pela empresa.
A banca só trocou uma palavra
-
chama-se alfabetação, o processo descrito no item!!!
-
Complementando...
Cabe observar, ainda, que a avaliação documental resulta na tabela de temporalidade sendo essa fundamental para identificação dos prazos de guarda, condições e destinação final dos documentos, não estando relacionada, portanto, à organização documental.
-
Denomina-se como avaliação o instrumento que define prazos de guarda, a destinação final e a alteração de suporte dos documentos dos arquivos correntes e intermediários.
-
A avaliação documental é a atividade de análise e estudo dos documentos, realizada por equipe multidisciplinar constituída para esta finalidade, com base em critérios subjetivos para decidir qual o valor dos documentos produzidos pela instituição, além de definir os seus prazos de guarda e sua destinação (eliminação ou recolhimento).
A organização dos documentos segundo os critérios alfabético ou qualquer outro é a atividade de arquivamento.
Portanto o item está incorreto.
-
Classificação por assunto em ordem alfabética
GAB ERRADO
-
ERRADO!!!
A organização alfabética é a atividade de arquivamento.
-
Arranjo
1. Processo que na organização de arquivos permanentes, consiste na ordenação - estrutural ou funcional - dos documentos em fundos, na ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries.
2. Processo que, na organização de arquivos correntes, consiste em colocar ou distribuir os documentos numa sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento previamente adotado. Também denominado classificação.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. rev., ampl. Rio de Janeiro (RJ): Ed. FGV,
1997. p. 24-25.
-
Gabarito: ERRADO.
Galera, não é por nada não, mas tem um monte de comentários sem nexo. Vamos, lá, vou tentar simplificar a resolução e apontar o erro. A questão misturou os conceitos de AVALIAÇÃO(essa está inserida na gestão de documentos, mais precisamnete na DESTINAÇÃO) com ALFABETAÇÃO(esse sim consiste em um método de aquivamento).
AVALIAÇÃO: Processo no qual é feita a análise e seleção do documento, com vista à fixação de prazos para a guarda ou a eliminação ( cria-se a TABELA DE TEMPORALIDADE). A avaliação é feita na fase corrente.
Produção
Utilização
Destinação (aqui entra a função de avaliação. É preciso avaliar um documento para decidir o que será feito com ele futuramante, se vai ser arquivado, por quanto tempo, se vai ser eliminadado. etc..)
ALFABETAÇÃO: É um método de arquivamento básico e direto. Outros métodos de arquivamento que podem ser citados são: geográfico, numérico, e ideográfico.
Denomina-se como avaliação(ERRO) a organização dos arquivos correntes dispondo-os em sequência alfabética, de acordo como o método de arquivamento previamente adotado pela empresa.
-
Ordenação: maneira como os documentos são dispostos levando-se em conta a classificação e codificação adotadas.
A avaliação é feita quando se deve passar o documento de uma idade para outra ou de condição.
Inspeção: para ter certeza do recolhimento ou eliminação.
-
Errado
Avaliação não é um método de arquivamento.
-
GABARITO: ERRADA
Denomina-se como avaliação (GESTÃO E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTO/TABELA DE TEMPORALIDADE/PASSAR UM DOCUMENTO DE UMA IDADE PARA OUTRA) a organização dos arquivos correntes dispondo-os em sequência alfabética (MÉTODO DE ARQUIVAMENTO DIRETO), de acordo como o método de arquivamento previamente adotado pela empresa.
#JESUS_TE_AMA
-
GABARITO: ERRADO
A avaliação documental é a atividade de análise e estudo dos documentos, realizada por equipe multidisciplinar constituída para esta finalidade, com base em critérios subjetivos para decidir qual o valor dos documentos produzidos pela instituição, além de definir os seus prazos de guarda e sua destinação (eliminação ou recolhimento).
A organização dos documentos segundo os critérios alfabético ou qualquer outro é a atividade de arquivamento.
Portanto o item está incorreto.
fonte: qconcursos
-
Errada
Avaliação de documentos:
É uma atividade essencial para a gestão arquivística de documentos, pois permite racionalizar o acúmulo de documentos nas fases corrente e intermediária, facilitando a constituição dos arquivos permanentes. É o processo de análise dos documentos arquivísticos, visando estabelecer os prazos de guarda e a destinação , de acordo com os valores primários e secundários que lhe são atribuídos. Os prazos de guarda e as ações de destinação deverão estar formalizados na Tabela de temporalidade e destinação do órgão ou entidade.
-
A avaliação dos documentos arquivísticos consiste, fundamentalmente, em identificar seus valores e definir seus prazos de guarda. É o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, bem como a destinação final dos documentos da empresa – eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Em termos práticos, a avaliação significa a criação da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.
Gab.: ERRADO
-
GAB: ERRADO
A organização dos documentos segundo critérios alfabético ou qualquer outro é a atividade de arquivamento.
-
Denomina-se como atividade de arquivamento a organização dos arquivos correntes dispondo-os em sequência alfabética, de acordo como o método de arquivamento previamente adotado pela empresa.
-
Errado!
A avaliação documental é uma função essencial para o ciclo de vida documental (Ciclo vital dos documentos), na medida em que define quais documentos serão preservados para fins administrativos ou de pesquisa e em que momentos poderão ser eliminados ou mantidos permanentemente, segundo o valor e o potencial de uso que apresentam para a administração que os gerou e para a sociedade. Esta função está intimamente relacionada com a função arquivística de classificação documental, de modo que a arquivística contemporânea conduz ao entendimento de que a avaliação documental só será possível após a efetiva classificação dos documentos.(Faria, 2006, p.34)
-
REFERE-SE A ATIVIDADE DE ARQUIVAMENTO