SóProvas


ID
1673728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de arquivo permanente, julgue o item a seguir.

O fundo de arquivo é formado a partir da aplicação do princípio da proveniência.


Alternativas
Comentários
  • princípio da proveniência

    Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo(1) produzido por uma entidade

    coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

  • Gab. Correto

    Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos - é o mais importante princípio da arquivologia.


  • Correta.

    Complementando...

    Fundo de arquivo

    O fundo de arquivo nada mais é do que o conjunto formado pelos documentos de um mesmo produtor. Assim, para se formar um fundo, devemos manter unidos os documentos que foram produzidos por uma mesma entidade, no exercício de suas funções. E o princípio que determina essa união, além de proibir a sua dispersão ou acréscimos indevidos, é o da Proveniência, ou como o próprio nome sugere, o do Respeito aos Fundos.

    Princípio da proveniência ou ordem original:

    É o princípio básico da organização de arquivos, segundo o qual deve ser respeitado a autonomia de cada fundo ou núcleo, não misturando os seus documentos com os de outros. A proveniência transmite informação importante sobre o contexto em que os documentos foram criados.

  • Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivologia-conceito.html

  • CORRETO

    O fundo de arquivo nada mais é do que o conjunto formado pelos documentos de um mesmo produtor. Assim, para se formar um fundo, devemos manter unidos os documentos que foram produzidos por uma mesma entidade, no exercício de suas funções.

    E o princípio que determina essa união, além de proibir a sua dispersão ou acréscimos indevidos, é o da Proveniência, ou como o próprio nome sugere, o do Respeito aos Fundos.

    Conceito: A Teoria Arquivística, também conhecida como Arquivologia, pode ser entendida como um conjunto de princípios, conceitos e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e uso de documentos em arquivos.

    Síntese: A teoria e o trabalho acadêmico dos arquivos são chamada arquivística.

    Há 2 (dois) aspectos que devemos salientar sobre "Arquivística":

    a) O primeiro refere-se aos grandes volumes de documentos acumulados diariamente pelas organizações, o que exige uma maior sofisticação dos esquemas de classificação e;

    b) O segundo relaciona-se ao desenvolvimento teórico da organização de documentos arquivísticos.

    Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

    1- Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    2- Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    3- Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    4- Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    5- Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

  • Fundo - Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Um fundo pode ser aberto ou fechado. Fundo aberto recebe novos documentos, pois a entidade produtora continua em atividade. Fundo fechado não pode receber acréscimo de documentos, porque a entidade produtora não se encontra mais em atividade.

     

    FOCO,FORÇA E FÉ!

  • Os fundos de arquivos se referem a um conjunto de documentos PROVENIENTES de um órgão.

     

    Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.

     

    Fundo Aberto: quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

  • Complementando...

     

    Prova:Analista Judiciário - Arquivologia; Ano:2010; Banca:CESPE; Órgão:TRT - 21ª Região (RN)

    A aplicação do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera o fundo de arquivo e o primeiro princípio de classificação.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    Prova:Técnico Administrativo; Ano:2012;Banca:CESPE; Órgão:ANAC - Arquivologia

    Segundo o princípio de respeito aos fundos, primeiro princípio de classificação de documentos, os documentos devem ser agrupados de acordo com sua proveniência.

    GABARITO: CERTA.

  • CERTO. É só lembrar que respeito aos fundos é sinônimo do princípio da proveniência.

  • Princípio da Proveniência: Consiste em manter os arquivos agrupados sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de pessoa física ou jurídica. Sendo fundamental o respeito à origem dos documentos. Também conhecido como Procedência ou Respeito aos fundos.  Outrossim, vale dizer que existem dois tipos de fundos:

    Fundo Aberto: quando é posssível acrescentar novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

    Fundo Fechado: quando não é possivel receber acréscimo de documentos em função da entidade produtora não se encontrar mais em atividade.

  • Para que exista um arquivo é necessário observar o princípio da Proveniência ou Respeito aos Fundos, que determina que os conjuntos de documentos de um arquivo produzidos por uma pessoa e/ou instituição não podem ser misturados aos conjuntos de documentos produzidos por outras pessoas e/ ou instituições.

    Isso por que a razão de existir de um arquivo é guardar informações sobre seu produtor. Caso seus conjuntos documentais sejam misturados aos de outros produtores, essas informações se perdem, sendo impossível ao arquivo cumprir sua missão.

    A aplicação da Teoria das Três Idades tem relação com a avaliação de documentos, ou seja, com a determinação do que é importante, e deve ser preservado, ou do que não é importante, e deve ser eliminado.

    Correta a afirmativa.

  • O fundo de arquivo nada mais é do que o conjunto de documentos que pertencem a um único produtor. Sendo assim, o fundo é o próprio arquivo, o conjunto de documentos que o compõe.

    O princípio da Proveniência, ou de Respeito aos Fundos, afirma que não pode haver uma mescla, uma mistura, entre conjuntos de documentos que foram produzidos por entidades diferentes. Isso por que se compromete o objetivo do arquivo. Não se pode, por exemplo, misturar os conjuntos de documentos produzidos pela FUB com os conjuntos de documentos produzidos pela UFRJ ou o MinC, pois são instituições diferentes.

    Quando se aplica o principio da Proveniência temos a limitação de produzir conjuntos documentais compostos exclusivamente por documentos produzidos por um único produtor. E conjuntos formados por documentos de um único produtor é a composição do fundo arquivístico.

    Gabarito da banca: Certo
    Gabarito do professor: Certo
  • Correto.  Proveniência. Desse princípio deriva o denominado: Indivisibilidade

  • O fundo de arquivo nada mais é do que o conjunto de documentos que pertencem a um único produtor. Sendo assim, o fundo é o próprio arquivo, o conjunto de documentos que o compõe.

    O princípio da Proveniência, ou de Respeito aos Fundos, afirma que não pode haver uma mescla, uma mistura, entre conjuntos de documentos que foram produzidos por entidades diferentes. Isso por que se compromete o objetivo do arquivo. Não se pode, por exemplo, misturar os conjuntos de documentos produzidos pela FUB com os conjuntos de documentos produzidos pela UFRJ ou o MinC, pois são instituições diferentes.

    Quando se aplica o principio da Proveniência temos a limitação de produzir conjuntos documentais compostos exclusivamente por documentos produzidos por um único produtor. E conjuntos formados por documentos de um único produtor é a composição do fundo arquivístico.

    Gabarito da banca: Certo

  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos

  • *** Pode até ser longo, porém provavelmente não errará mais essas questões sobre princípios arquivísticos.

     

     

    Princípios:

     

    Proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): consiste em reunir todos os documentos gerados por uma mesma fonte geradora de arquivos em um fundo ( conjunto de documentos ), sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. Além disso, é o primeiro princípio de classificação.

     

    Há dois tipos de fundos:

     

    Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade. Por exemplo, o Instituto Darwin feche as portas definitivamente e seja extinto. Não poderia, em regra, receber acréscimos de documentos; 

    Fundo aberto: quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

     

    Organicidadeproduz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade, de modo que um documento retirado de seu conjunto pode perder o valor.

     

    Indivisibilidade (ou integridade arquivística): os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do Princípio da Proveniência.

     

    Unicidade: os arquivos conservam um caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Por exemplo: um boletim de ocorrência policial dos anos 60 só faz sentido em função de determinada atividade realizada por essa instituição.

     

    Cumulatividade: o arquivo deve ser tratado como uma “formação progressiva, natural e orgânica”. Ademais, essas características levam à sedimentação. Ou seja, há um enriquecimento do arquivo com essa formação contínua.

     

     

    Outros princípios:

     

    Princípio da reversibilidade: todas as operações executadas em arquivos podem ser revertidas, "desfeitas", caso necessário. Claro há exceções de ordem lógica, como a eliminação de documentos, por exemplo (não se pode recuperar o documento destruído);

     

    Princípio da Territorialidadeos arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Não há restrições de ordem geográfica;

     

    Princípio da Pertinência Temáticaos arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos.

     

    Macete:

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência        ---> Sério isso cai em prova.

     

    --

     

    Fontes:

     

    - Estratégia Concursos;

    - Outras questões do CESPE;

    - Prof. de Arquivologia Mayko Gomes ( QConcursos ).

  • Gab Certa

     

    *Princípio da Proveniência:  Um dos princípios fundamentais da Arquivologia. Provém da mesma fonte. Um arquivo da instituição X não po*de ser misturados com os arquivos da Instituição Y 

     

    Fundo: É o conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Podem receber duas classificações: 

     

    Fundo aberto: fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

     

     Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.

     

    *Princípio da Integridade: ( Arquivo Permanente ) Os fundos devem ser mantidos sem divisão, dispersão, separação, ou seja, não deve guardar metade do arquivo X em um lugar e a outra metade em outro local. Os arquivos devem ser Inteiros. 

     

    *Princípio do respeito à Ordem Original: Os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a ordenação estabelecida pela entidade produtora. 

     

    *Princípio da Organicidade : É um desdobramento do princípio da ordem original .É a qualidade segundo a qual os arquivos se espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora em suas relações internas e externas. 

     

    *Princípio da Unicidade: Os documentos produzidos em diversas vias, após sua regular utilização devem ser reduzidas em apenas uma para o arquivamento. 

     

    *Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica, os registros são acumulados naturalmente nas administrações, em função do cumprimento dos seus objetivos práticos. 

     

    *Princípio da Pertinência: ( temático )  Os arquivos devem ser reclassificados por assunto, sem levar em conta o princípio da proveniência e a classificação original. 

     

    *Princípio da Imprescritibilidade: São complementares, Os arquivos públicos não podem ser vendidos e não tem prazos. O Estado detém de todo o poder desses arquivos. 

     

    *Princípio da Territorialidade:  Define o domicílio legal do documentos, ou seja, a jurisdição a que pertence cada documento, é de acordo com a área territorial. 

    OBS: Em caso de guerra ou Relação diplomática esse arquivo pode sair de sua jurisdição. 

     

    *Princípio da Universalidade: Exige que o arquivista apreenda, compreenda, estruture , classifique, arranje e descreva a informação orgânica e registrada. 

     

    *Princípio da Reversibilidade: Defende que o arquivo não pode ser submetido a qualquer procedimento ou tratamento que não pode ser revertido, ou seja, restaurado. 

     

  • FUNDOConjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo.


    Fonte: Dicionário de Terminologia Arquivística – 2005.

     

    Gab.: CORRETO

  • Certo

    Os fundos de arquivos ---> um conjunto de documentos PROVENIENTES de um órgão.

     

    O princípio da Proveniência consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.

     

    Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.


    Fundo Aberto: quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

  • Os arquivos de uma instituição deverão ser organizados por FUNDO, que é o conjunto de documentos produzidos/acumulados/recebidos e PROVENIENTES no exercício de suas atividades e não poderão ser arranjados com outros documentos de outras instituições, mesmo que de mesma tipologia ou que lhes sejam afim, pois a informação se perderá.

     

    Fonte: Qconcursos.

  • proveniência faz barba, cabelo e bigode...severino da arquivologia 

  • para que você não fique perdido (a), vamos relembrar o que é fundo antes de analisar a questão. 

    Fundo é o conjunto de documentos de uma mesma proveniência, ou seja, é um conjunto de documentos de uma mesma instituição.

    Já o princípio da proveniência diz que “devem ser mantidos, num mesmo fundo, os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora, certo? 

    Sendo assim, quando aplicamos o princípio da proveniência (que é o que a questão pede) estaremos estabelecendo um fundo de arquivo. 

    Você observou que tivemos que saber o que significa o princípio da proveniência e o conceito de fundo para só depois tentar encaixar no que a questão propôs? Pois é! É daí que vem a importância de você ter que entender os princípios e conceitos ao invés de decorá-los. 

  • O princípio arquivístico segundo o qual os documentos acumulados por pessoa física ou jurídica não podem ser misturados a conjuntos documentais produzidos e(ou) recebidos por outras pessoas ou organização é o princípio da proveniência. (CESPE 2019)

    A constituição do fundo arquivístico de determinado órgão público é resultado da aplicação do princípio da proveniência. (CESPE 2019)

    Na organização de arquivos, o princípio da proveniência fundamenta os principais procedimentos. PRINCÍPIO BASILAR DA ARQUIVOLOGIA - (CESPE 2018)

    Os princípios arquivísticos de respeito aos fundos e de ordem original incidem diretamente nas funções arquivísticas. (CESPE 2018)

    O Princípio da Proveniência, também chamado de Princípio de Respeito aos fundos, determina que arquivos da mesma fonte são mantidos juntos e não se misturam com de outras instituições (CESPE 2018)

    Espero ter ajudado.

    Continue firme na luta e bons estudos!!!

    #dattebayo #ninjastyle