SóProvas


ID
1673752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à sistemática de arranjo de arquivos documentais, julgue o item seguinte.

Os símbolos de notação servem como elementos de identificação e localização dos fundos.


Alternativas
Comentários
  • Correta.

    Os símbolos são de grande utilidade, uma vez que servem de elemento de identificação e localização dos fundos, séries ou subséries de documentos dentro do acervo.

    Podem ser puros, isto é, constituídos apenas de número ou letras, ou mistos, com combinação de letras e números. Como toda codificação ou simbologia, sua escolha é meramente convencional.

    Para melhor compreensão do assunto, suponham-se alguns exemplos:

    AG/AP

    1(1-4)

    AG- Administração Geral (Fundo)

    A-Diretoria Administrativa (Série)

    P- Serviço de Pessoal (Subséries)


    Livro: Arquivo: teoria e prática; 3ºedição

    https://books.google.com.br/books?isbn=852250220X

  • NOTAÇÃO
    1- Código de identificação que permite a ordenação ou localização das unidades de arquivamento. Também chamado cota. Se em vigor e formulado de acordo com a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística – ISAD(G), equivale a código de referência.
    2 -Código de identificação das unidades de arquivamento, constituído de números, letras e/ou sinais, que permite sua ordenação ou localização.

     

    http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcon/degea/dicionario-arquivistico#s

  • A notação arquivística é o código de verificação que permite ordenar os documentos para o arquivamento, bem como localizá-los. Quando elaborado de acordo com a ISAD (G), é equivalente a código de referência, por estar estruturado em um padrão internacional.

    Sendo assim, seus símbolos servem como orientação para busca e recuperação dos documentos, considerando a informação buscada e o método de organização adotado no arquivo.

    Gabarito do professor: Certo
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    A notação arquivística é o código de verificação que permite ordenar os documentos para o arquivamento, bem como localizá-los. Quando elaborado de acordo com a ISAD (G), é equivalente a código de referência, por estar estruturado em um padrão internacional.

    Sendo assim, seus símbolos servem como orientação para busca e recuperação dos documentos, considerando a informação buscada e o método de organização adotado no arquivo.

    Gabarito do professor: Certo

  • Glossário do Código de Classificação do CONARQ:

    Notação: Código de identificação das unidades de arquivamento que permite sua ordenação ou localização. Também chamado código ou cota. 

    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf (pág 181)