-
Catálogo: Instrumento de pesquisa elaborado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, incluindo todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos, descritos de forma sumária ou pormenorizada.
-
A questão refere-se a inventário. O catálogo descreve cada documento de forma reduzida ou analítica, depois coloca em ordem pelos critérios:
1- temático (temas/assuntos)
2- cronológico (tempo)
3- onomástico (índice alfabético, também conhecido como ONOMÁSTICO)
4- geográfico
Já o inventário descreve as unidades de arquivamento de forma sucinta ou pormenorizada.
O que eu entedi é que o inventário não entra na descrição dos documentos que compõe o fundo... Apenas descreve a composição do fundo...
-
Segundo o DTA (http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf):
Catálogo ~ instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica.
Não fala sobre "descrever unidades de fundo", portanto errada a assertiva.
-
o erro é: catálogo não descreve TODO o fundo
Segundo BELLOTTO
Catálogo - É o instrumento que descreve unitariamente as peças documentais de uma série ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem da classificação.
-
Gabarito ERRADO, pois:
Elaborar o catálogo significa construir um instrumento de pesquisa (correto) para descrever as unidades de um fundo (errado- o que descreve uma unidade de um fundo é o inventário).
SÃO INSTRUMENTOS DE PESQUISA:
GUIA - descricao mais abrangente, dá visao de conjunto
CATALOGO-já explicado pelos colegas
INVENTÁRIO- descreve ou conjunto documental ou partes do conjunto
REPERTORIO- é uma espécie de catalogo seletivo- descricao detalhada de documentos previamente selecionados
INDICES-organizar o arquivo. exemplo: índice de livro.
Vlw.
-
O catálogo é o instrumento de pesquisa que reúne a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de acordo com critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, de maneira sumária ou analítica.
Portanto o catálogo não é a descrição da unidade em si, mas sim um conjunto de descrições, de vários documentos; e não apenas de um fundo, mas pode ser de vários fundos (catálogo seletivo).
Gabarito do professor: Errado
-
Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia
O catálogo é o instrumento de pesquisa que reúne a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de acordo com critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, de maneira sumária ou analítica.
Portanto o catálogo não é a descrição da unidade em si, mas sim um conjunto de descrições, de vários documentos; e não apenas de um fundo, mas pode ser de vários fundos (catálogo seletivo).
Gabarito do professor: Errado
-
Errada
Descrição:
Compreende o conjunto de procedimentos que visa disponibilizar aos pesquisadores as informações contidas no arquivo , por meio de elaboração de Instrumentos de pesquisas, Estes intrumentos identificam, representam e localizam os documentos de arquivo, possibilitando o acesso e controle do acervo.
Os principais tipos de intrumentos de pesquisa são: o guia, o inventário, o catálogo, o catálogo seletivo, a edição de textos e o índice.
GUIA: O primeiro e mais importante instrumento de pesquisa a ser desenvolvido pelo arquivista, fornece uma visão de conjunto dos fundos que a instituição abriga. Permite o pesquisador identificar os conjuntos documentais de seu interesse e tomar ciência das condições de consulta.
INVENTÁRIO: Intrumento de pesquisa que descreve as unidades de arquivamento de um fundo, ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica
CATÁLOGO: Instrumento de pesquisa em que a descrição exaustiva ou parcial de um fundo, ou de uma ou mais de sua subdivisões, toma por base a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação.
CATÁLOGO SELETIVO: Traz a relação seletiva de documentos pertencentes a um ou mais fundos e no qual cada peça integrante de uma unidade de arquivamento é descritaminunciosamente segundo critério temático, cronológico, onomástico( de nomes) ou geográfico
EDIÇÃO DE TEXTOS: Instrumento que descreve na íntegra alguns documentos do fundo de arquivo
ÍNDICE: É uma lista sistemática dos elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem para indicar a localização no texto.
-
o catálogo não é a descrição da unidade em si, mas sim um conjunto de descrições, de vários documentos; e não apenas de um fundo, mas pode ser de vários fundos (catálogo seletivo).
ERRADO
Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia
-
Elaborar o inventário significa construir um instrumento de pesquisa para descrever as unidades de um fundo.
-
Catalogar=listar
-
Quem descreve unidades de um fundo é o inventário.
Q69968 - MPU 2010
Para descrever conjuntos documentais ou partes de um fundo, deve-se utilizar o inventário, pois se trata de instrumento parcial para descrever, sumariamente, os conjuntos documentais. (gab: certo)
Q602835 - DPU 2016
O instrumento de pesquisa do tipo parcial que se ocupa de partes do acervo é o inventário. (gab: certo)