SóProvas


ID
1673779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando que instrumentos de pesquisa consistem na descrição e na localização dos documentos no acervo, julgue o próximo item.

A descrição dos conjuntos documentais deve ser feita em relação a espécie e gênero.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    DESCRIÇÃO: Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.


    Fonte: http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcon/degea/dicionario-arquivistico

  • DESCREVER DOCUMENTOS DE ARQUIVO: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PESQUISA

     

    Descrição arquivística é feita a partir de uma estruturação multinível, isto é, do geral ao particular, inserindo cada item da descrição na estrutura geral do fundo de arquivo, em uma relação hierárquica. 

     

    A adoção do sistema multinível, somada à indicação dos títulos e à definição de cada campo e subcampo da descrição, auxilia bastante na padronização. O sistema multinível permite descrever unidades ou conjuntos documentais sem o risco de perda de sua relação orgânica com o fundo do qual faz parte, desde que sua classificação obedeça ao princípio da proveniência.

     

    FONTE: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf6.pdf

     

  • Contribuíndo:

    ESPÉCIE DOCUMENTAL
    Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação da informação . São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório.
    VER também TIPO DOCUMENTAL.

    GÊNERO DOCUMENTAL
    Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso, como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais.

    Fonte:http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcon/degea/dicionario-arquivistico 

  • A descrição deve ser elaborada considerando um sistema multinível, que vai do geral para o particular, onde cada item da descrição é inserido na estrutura geral do fundo, refletindo uma relação hierárquica.

    A utilização do sistema multinível de descrição possibilita a adoção de padronização, onde se pode descrever documentos sem o risco de perder a sua relação com o conjunto como um todo.

    Gabarito do professor: Errado
  • Entendi nada das explicações.

  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    A descrição deve ser elaborada considerando um sistema multinível, que vai do geral para o particular, onde cada item da descrição é inserido na estrutura geral do fundo, refletindo uma relação hierárquica.

    A utilização do sistema multinível de descrição possibilita a adoção de padronização, onde se pode descrever documentos sem o risco de perder a sua relação com o conjunto como um todo.

    Gabarito do professor: Errado

     

     

    Se eu entendi bem, os arquivos devem então ser classificados a partir de uma consideração mais geral para uma mais específica:(Ex: Arquivo Especializado: medicina nuclear/ tipologia: Digital/ gênero: iconográfico)...

    SERIA ISSO???????

  • Tbem não entendi...anotei a questão e explicação do prof. Vamo ver se relendo depois entendo!      #oremos 

  • A grosso modo penso que a descrição leva em consideração o conteúdo do fundo de arquivo, é isso que deve ser descrito a fim de facilitar a pesquisa posteriormente. O genero(texto,filme...) e a espécie(ata...) não são utilizados pra descrição. Não é isso?
  • Entendi nada das explicações. (2)

  • A escriçãod dos conjuntos documentais deve ser feita em relação à sua: – substância, indicando-se unidade de organização, funções, atividades, operações, assuntos; – estrutura, indicando-se esquema de classificação adotado, unidades de arquivamento, datas abrangentes, classes ou tipos físicos dos documentos, quantidade. (HAGEN, s/d) Gabarito: Errado
  • A descrição dos conjuntos documentais deve ser feita em relação a forma e conteúdo.

  • A DESCRIÇÃO DOS CONJUNTOS DOCUMENTAIS DEVEM SER FEITOS DE ACORDO COM A FORMA E CONTEÚDO

  • Esclarecendo a dúvida dos colegas:

    Esta questão foi retirada do livro da Marilena Paes.

    O certo seria:

    A descrição dos conjuntos documentais deve ser feita em relação a substância e estrutura.

    CONFORME ABAIXO A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA ASSERTIVA:

    LIVRO ARQUIVO - TEORIA PRÁTICA - MARILENA PAES

    A descrição deve ser feita em relação à sua

    a) substância: deve indicar suas funções, atividades

    b) estrutura: indicar as unidades de arquivamento, quantidade, datas.

  • Espécie e gênero são classificações, não descrições.

  • A  descrição  dos  conjuntos  documentais  nos  arquivos  permanentes deve ser feita em relação à sua substância  e estrutura.

    GAB E

  • Acrescentando:

    A análise tipológica, de forma acentuada, contribui :

    1. Na Classificação/arranjo de documentos;
    2. Na descrição de documentos;
    3. Na avaliação de documentos;
    4. No auxílio aos usuários (arquivistas);

    Ou seja, tendo em vista que a análise tipológica leva em consideração a função do documento, para descrição de documentos, prevalecerá, portanto, esse aspecto, e não a espécie e gênero.

  • CERTEZA QUE É EM BRANCO!!!

  • Resumindo

    Gabarito: E

    A descrição dos conjuntos documentais deve ser feita em relação à sua:

    substância – indicando-se unidade de organização, funções, atividades, operações, assuntos;

    estrutura – indicando-se esquema de classificação adotado, unidades de arquivamento, datas abrangentes, classes ou tipos físicos dos documentos, quantidade.

    Aprofundando,

    Descrição: Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para mentos elaboração de instrumentos de pesquisa. instrumentos de pesquisa.

    #

    Descrição Multinível: Descrição que, levando em consideração a estrutura de organização de um acervo, permite a acervo recuperação das informações dos recuperação das informações documentos que documentos o integram em diferentes níveis, do mais genérico ao mais específico, estabelecendo relações verticais e horizontais entre eles.