SóProvas


ID
1673782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando que instrumentos de pesquisa consistem na descrição e na localização dos documentos no acervo, julgue o próximo item.

Para descrever detalhadamente as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões, deve-se elaborar o inventário sumário.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    TIPOS BÁSICOS DE INSTRUMENTOS DE PESQUISA

    Em 1973, a AAB formou um grupo de trabalho, sob a direção de seu presidente, com a finalidade de definir os instrumentos de pesquisa básicos. Considerando que a maioria dos arquivos brasileiros não dispõem de instrumentos de pesquisa e nem mesmo de um mínimo de orientação, o grupo selecionou e definiu os quatro seguintes tipos:

    GUIA , INVENTÁRIO, CATÁLOGO e REPERTÓRIO.

    INVENTÁRIO SUMÁRIO: Instrumento no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas sucintamente. Trata-se de instrumento do tipo arrolamento, cuja organização deve refletir o arranjo adotado para a disposição do fundo, ou parte dele, como uma série, por exemplo. Sua finalidade é descrever a composição do fundo – ou parte dele, pela enumeração de suas unidades de arquivamento, sumariamente descritas – e ao mesmo tempo prover o arquivo de um instrumento preliminar de busca para cada fundo. O inventário deve ser precedido de uma introdução contendo informações sobre os seguintes elementos: modalidade de incorporação do fundo no acervo do arquivo; breve notícia histórica sobre a instituição, a pessoa ou a família da qual o fundo é proveniente; explicação sobre o modo de consulta do inventário. O inventário sumário é fundamental e deve ser o primeiro instrumento de pesquisa a ser elaborado tanto para os fundos de arquivos públicos – constituídos de documentos de caráter oficial – quanto para os de arquivos privados.

    INVENTÁRIO ANALÍTICO: Instrumento de pesquisa no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas pormenorizadamente. Sua finalidadeé propiciar ao usuário um conhecimento individualizado das unidades de arquivamento, através da descrição minuciosa de seu conteúdo.

    Fonte: https://pt.scribd.com/doc/106740477/88/Inventario-sumario

  • Não entendi porque o item está certo, se o inventário sumário é para descrever sucintamente e o inventário analítico é que descreve pormenorizadamente.

  • Concordo com a colega Naiara. As definições são muito claras. 

    Definição de Inventário Sumário: descrição sucinta, que significa resumida.

    Definição de Inventário Analítico: descrição minuciosa, que significa detalhada, conforme consta no enunciado.

    Não sei por que o gabarito é CERTO ?????

     

     

     

  • Inventário Sumário: No meu entendimento, Partilha de Documentos para organiza-los. Por isso questão correta.
  • BOA NOITE!

    série como fazer, andré ancona, p 1, 11, 18:

    guia - sempre foi o mesmo nome

    inventário - antes era INVENTÁRIO SUMÁRIO

    catálogo - antes era INVENTÁRIO ANALÍTICO, OU CATÁLOGO SUMÁRIO, OU CATÁLOGO ANALÍTICO

    catálogo seletivo - antes era REPERTÓRIO (atenção! o CESPE ADORA ESSE!!)

    antes era, significa que era o nome mais usado, pelo que vejo o cespe considera corretas as outras nomenclaturas, e ele adora o REPERTÓRIO!!!!!!

     

    JESUS AO LADO

    SANGUE NOS OLHOS

     

  • Gabarito: Certo

     

    Vide a literatura do STC (Supremo Tribunal Cespe)

  • O inventário é o instrumento de pesquisa que tem por objetivo descrever todos os conjuntos de documentos que são mantidos nos arquivos permanentes.

    Ele pode ser sumário, uma versão resumida ou somente com informações básicas; ou analítico, uma versão completa, com descrição detalhada dos conjuntos de documentos.

    Então há duplo erro no item. 

    Primeiro, para se descrever "detalhadamente" os documentos não se pode utilizar o inventário sumário, pois este é resumido; mas sim o inventário analítico, sendo este o ideal para apresentar todos os detalhes do conjunto.

    Segundo, o inventário é uma ferramenta utilizada para descrever "conjuntos de documentos", e não unidades de arquivamento, que são os componentes dos conjuntos. Para descrever as unidades de arquivamento a ferramenta ideal é o catálogo (também sumário ou analítico), que descreve as unidades de arquivamento pertencentes a um mesmo conjunto; ou o repertório ou catálogo seletivo (somente analítico), que descreve unidades de arquivamento pertencentes a conjuntos documentais diferentes (mas com elementos em comum). Sendo assim, nas considerações do professor, o item está incorreto.

    Gabarito da banca: correto.
    Gabarito do professor: incorreto.
  • Também não entendi o porquê de estar correta. No livro Arquivologia: teoria e prática da Marilena Leite Paes, inventário sumário está descrito como ''instrumento de pesquisa no qual as unidades de arquivamento são brevemente descritas'' e inventário analítico: ''instrumento de pesquisa no qual as unidades de arquivamento são pormenorizadamente descritas''.

  • CERTO/ERRADO. A banca se equivoca ao dar esse gabarito como correto. A questão estaria correta caso trocasse inventário sumário por analítico. Reproduzo abaixo os dois conceitos retirados do vocabulário de terminologia arquivística da obra de Marilena Leite Paes (2004, p.27):

    "INVENTARIO ANALÍTICO - Instrumento de pesquisa no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou de urna de suas divisões são identificadas e pormenorizadamente descritas.

    INVENTARIO SUMÁRIO - Instrumento de pesquisa no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e brevemente descritas".

    Fonte: PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3° ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

  • Concordo contigo Menandro CWB:

    Ao trazer o termo "detalhado" a banca deveria optar por INVENTÁRIO ANALÍTICO, uma vez que o próprio termo "sumário" reflete um rito mais célere no detalhamento... O ponto é que se os candidatos não recorrem, a banca não revê seus erros...

  • Tipos de Instrumentos de pesquisa:

     

    GUIA, de acesso fácil para o grande público por ter linguagem abrangente e popular.

    - Dados gerais da instituição e condições de consulta.

    - Descreve sumariamente os fundos e coleções.

     

    INVENTÁRIO, aquele que detém representações de conjuntos documentais ou parcelas do fundo com descrições sumárias, permitindo um prévio conhecimento do conteúdo do documento, antes de se ter acesso a uma descrição mais detalhada; DESCREVE, SUMÁRIA OU ANALITICAMENTE, UNIDADES DO FUNDO.

     

    Os CATÁLOGOS e ÍNDICES constituem instrumentos voltados para a localização específica de unidades documentais. O CATÁLOGO dará continuidade à descrição da série iniciada com o inventário, detendo-se, agora, em cada documento, respeitando ou não a ordenação destes dentro da série. Quando necessária, a descrição peça a peça também contará com instrumentos de pesquisa divididos em duas partes: introdução e corpo. DESCRIÇÃO INDIVIDUAL DE DOCUMENTOS (MENOS ABRANGENTE).

     

    Os ÍNDICES apontam nomes, lugares ou assuntos, organizados alfabeticamente e indicando notações de localização dos documentos correspondentes; Os índices têm como objetivo permitir uma rápida localização das unidades documentais que atendam a critérios específicos, tanto de uma única série como de diferentes fundos. Na confecção de índices, deve-se tomar muito cuidado com a escolha dos termos a serem utilizados. RELAÇÃO SISTEMÁTICA DE NOME DE PESSOAS, LUGARES, ASSUNTOS OU DATAS CONTIDAS EM DOCUMENTOS.

     

    Mais detalhes: https://descricaoarquivistica.files.wordpress.com/2010/08/aula-4-2010.pdf

  • Professor que comentou viajou nessa questão dizendo que não descreve unidades de arquivamento...mas tá errada de todo jeito.

  • gente, o nome disso é: o político x precisa que o filho seja aprovado no concurso...

    Leandro, os candidatos recorrem sim. Ainda mais em concursos com muitos inscritos, como é o da FUB. As bancas são autoritárias. Quase nenhuma, inclusive, justifica alteração ou anulação de gabarito (o Cespe é uma exceção nesse caso - apesar de não justificar a manutenção de gabarito). O que falta é uma lei para enquadrar esse tipo de atitude e obrigar as bancar a não só disponibilizar justificação de gabarito com referência bibliográfica, como também indicar, no edital, toda a referência bibliográfica que será cobrada.

  • Questão de 2015 com vários comentários iniciados na mesma data que já fizeram notificação de erro pra o QConcurso e o mesmo nada fez até a presente data.

  • GAB:CERTO

    SEM ENTENDER,MAS BOLA PRA FRENTE.

  • GABARITO ERRADO

    O inventário ANALÍTICO que descreve detalhadamente

    Sem mais pra dona CESPE, se cai na minha prova vendo meu carro e invisto tudo no recurso!

    Pra cima!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Auuuuuuuuuuuuuuuuurrrrrrrrrr

  • GABARITO OFICIAL:CERTO

    *VAI ENTENDER