SóProvas


ID
1675681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento estratégico de uma organização.

Os pontos fortes e os pontos fracos representam as variáveis controláveis pela organização, pois integram seu ambiente interno; já as oportunidades e ameaças, que integram o ambiente externo à organização, representam variáveis incontroláveis; assim, as ameaças não podem ser enfrentadas por nenhuma forma de atuação crítica da organização.


Alternativas
Comentários
  • Errado!


    Os pontos fortes e os pontos fracos representam as variáveis controláveis pela organização, pois integram seu ambiente interno; (Correto)


    já as oportunidades e ameaças, que integram o ambiente externo à organização, representam variáveis incontroláveis; (Correto)


    assim, as ameaças não podem ser enfrentadas por nenhuma forma de atuação crítica da organização. ( Errado, pois a organização pode se adaptar à situação para amenizar o problema. ).


    Uma crise econômica poderia ser uma ameaça para o planejamento estratégico de uma instituição, reduzindo a demanda para seus serviços, dificultando o acesso aos recursos financeiros, dentre outros problemas. 


    Já a falência de um concorrente, por exemplo, seria um caso de oportunidade, pois abriria o mercado para os produtos da empresa.


    Vejam que estes fatores estão “fora” do controle da organização. Exatamente por isso, são considerados fatores “não controláveis”.Eles não podem ser alterados por alguma ação do gestor. Este só buscará adaptar sua organização para “sofrer” pouco (no caso de uma ameaça) ou aproveitar ao máximo a oportunidade que surgiu.


    Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Rodrigo Rennó



  • O ERRO da questão esta "  ...assim, as ameaças não podem ser enfrentadas por nenhuma forma de atuação crítica da organização."

  • Sobre os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades, Oliveira (2005, p. 90) considera:
    “Os pontos fortes e fracos compõem a análise interna da empresa, enquanto as oportunidades e ameaças compõem sua análise externa. Os pontos fortes e fracos representam as variáveis controláveis, enquanto as oportunidades e as ameaças representam as variáveis não controláveis pela empresa. Fica evidente que o problema maior são as variáveis sobre as quais não se tem controle”.



    Ambiente Interno

    Simultaneamente à análise do ambiente externo deve ocorrer a análise do ambiente interno, que tem como objetivo a identificação dos pontos fortes e fracos da organização (MAXIMIANO, 2008).


    Em CHIAVENATO (2003), a análise do ambiente interno é: “Um esforço sistêmico e metódico de ampliação do conhecimento dos elementos da Organização e do sistema em que ela está situada.”


  • Pontos Fracos + Ameaças: Estratégias de Sobrevivência (Problemas)

    Pontos Fracos + Oportunidades: Estratégia de Crescimento (Limitações)

    Pontos Fortes + Ameaças: Estratégia de Manutenção (Vulnerabilidade)

    Pontos Fortes + Oportunidades: Estratégias de Desenvolvimento (Alavancagem)

  • É possível, como visto em outras questões do CESPE/UnB recentes, que a instituição utilize-se de seus fatores internos, isto é, de suas forças e fraquezas, para amenizar os fatores externos (oportunidades e ameaças). Com isso, questão ERRADA

  • Errado! Realmente a organização não pode controlar, mas pode influenciar. A exemplo, temos o caso do Ex-Ministro Joaquim Barbosa que citou a justiça desportiva como esfera judicial.

  • Isso não impede de serem enfrentadas.

  • segundo a questão só de enfrentar uma ameaça seria como se a organização deixasse de existir.

    NUNCA

    Errada a questão.

     

  • É errado dizer que as ameaças não possam ser enfrentadas. Pode-se optar pela estratégia de manutenção ou sobrevivência, de acordo com o grau de ameaça e pontos fortes/fracos que ela dispõe.

  • EXISTEM MECANISMOS PARA ENCARAR A REALIDADE DO AMBIENTE EXTERNO. 

     

    ''Os pontos fortes e os pontos fracos representam as variáveis controláveis pela organização, pois integram seu ambiente interno; já as oportunidades e ameaças, que integram o ambiente externo à organização, representam variáveis incontroláveis (CORRETO); assim, as ameaças não podem ser enfrentadas por nenhuma forma de atuação crítica da organização (ERRADO).''

     

     

    É POR ESSE MOTIVO AS ORGANIZAÇÕES TENDEM A ADOTAR UM TIPO DE ESTRUTURA MAIS DINÂMICA E ADAPTATIVA. ABANDONANDO, PORTANTO, A ESTRUTURA MECANICISTA E BUROCRÁTICA.

     

    A MATRIZ SWOT É  F.O.F.A.

     

      - FORTALEZAS/FORTES   ---->  VARIÁVEL DO AMBIENTE  INTERNO   ---->  CONTROLÁVEL   Ex.: MATÉRIA Y

      - OPORTUNIDADES   ---->  VARIÁVEL DO AMBIENTE  EXTERNO   ---->  INCONTROLÁVEL   Ex.: ABERTURA DE EDITAL

      - FRAQUEZAS/FRACOS   ---->  VARIÁVEL DO AMBIENTE  INTERNO   ---->  CONTROLÁVEL   Ex.: MATÉRIA X

      - AMEAÇAS   ---->  VARIÁVEL DO AMBIENTE  EXTERNO   ---->  INCONTROLÁVEL   Ex.: CONCORRENTES

     

     

                                                       VOCÊ  ENFRENTE  OS  CONCORRENTES  ESTUDANDO!!!!

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Tudo certo para dar errado.

  • As variáveis externas podem ser enfrentadas (amenizadas), mas não controladas (cessadas).

     

    Gabarito: ERRADO.

  • Os pontos fortes e os pontos fracos representam as variáveis controláveis pela organização, pois integram seu ambiente interno; já as oportunidades e ameaças, que integram o ambiente externo à organização, representam variáveis incontroláveis; assim, as ameaças não podem ser enfrentadas por nenhuma forma de atuação crítica da organização.

    ✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    ✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    ✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral)