SóProvas


ID
1675744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação aos conceitos e às classificações das receitas e despesas, julgue o item que se segue.

Conforme o conceito da matricialidade na classificação funcional, a cada função correspondem determinadas subfunções e cada subfunção corresponde a uma determinada função.


Alternativas
Comentários
  • O conceito da matricialidade preconiza que as subfunções podem ser combinadas com funções diferentes daquelas às quais estão relacionadas.Assim, a programação de um órgão, via de regra, é classificada em uma única função, ao passo que a subfunção é escolhida de acordo com a especifidade de cada ação governamental. Exceção à combinação encontra-se na função 28- encargos especiais e suas subfunções típicas que só podem ser utilizadas conjugadas.

  • Errada pessoal;

     

     

    A MATRICIALIDADE preconiza justamente o oposto.

     

     

    A FUNÇÃO, via de regra, é única para cada órgão, por exemplo: Um hospital tem como função saúde.

     

     

    Entretanto, a SUBFUNÇÃO poderá ser combinada e se relacionará com cada atividade do órgão especificamente. Por exemplo: Despesas com treinamento no exterior de um médico. Veja o treinamento não é relacionado diretamente à função Saúde.

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    (CESPE – Técnico de Nível Superior – ENAP - 2015) Conforme o conceito da matricialidade na classificação funcional, a cada função correspondem determinadas subfunções  e cada subfunção corresponde a uma determinada função (ERRADO).

     

    Comentários: Conforme o conceito da matricialidade na classificação funcional é possível COMBINAR QUALQUER função com qualquer subfunção.


     

    Complemento

     

    Podemos combinar a subfunção com a função vinculada, como 10.301 – Saúde e Atenção Básica. No entanto, pela regra da matricialidade, também podemos combinar as subfunções com funções diferentes daquelas vinculadas, como: 10.128 – Saúde e Formação de Recursos Humanos, usada na classificação da capacitação de recursos humanos dos profissionais do Ministério da Saúde.

    Assim, utilizaremos a função que é ligada ao Órgão – Função Saúde e a subfunção Formação de Recursos Humanos, que é ligada à ação, ao que vai ser efetivamente realizado.

     

     

    Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos

  • Gabarito Errado

     

    MTO 2017 pg 36

     

    "...é possível combinar as subfunções a funções diferentes daquelas a elas diretamente relacionadas, o que se denomina matricialidade."

  • De acordo com a Portaria no 42, de 14 de abril de 1999, é possível combinar as subfunções a funções diferentes daquelas a elas diretamente relacionadas, o que se denomina MATRICIALIDADE.

     

    MTO 2018

     

     

  • Matricialidade na classificação funcional é possivel combinar QUALQUER "Função" com qualquer "SUBFUNÇÃO" 
    Ou seja o erro da questão é dizer que: "a cada função corresponde determinadas subfunções" 

    gab; errado

  • DE ACORDO COM O CONCEITO DE MATRICIALIDADE, É POSSÍVEL CLASSIFICAR QUALQUER FUNÇÃO COM QUALQUER SUBFUNÇÃO.

  • Errado, pessoal! Lembrem-se de que, em geral, as subfunções PODEM SER COMBINADAS com funções diferentes daquelas às quais estão relacionadas na Portaria MOG nº 42/1999. A exceção a essa regra é a a função encargos especiais e suas subfunções típicas que só podem ser utilizadas conjuntamente.

    Gabarito: ERRADO

  • Conforme o conceito da matricialidade na classificação funcional, a cada função correspondem determinadas subfunções e cada subfunção corresponde a uma determinada função. Resposta: Errado.

    Ótimo comentário do colega Berily Bento

  • É AO CONTRÁRIO...

    NOTA: Da Ação p/ a subfunção é não pode haver a matricialidade.

    ABC

  • Matricialidade :

    REGRA>>>Combinar qualquer função com qualquer subfunção;

    Exceção à matricialidade>>> encontra-se na função 28 – Encargos Especiais, pois tal função só admite a utilização de suas subfunções típicas.

    NÃO se aplica>>>Na relação entre ação e subfunção/ As ações devem estar sempre conectadas às subfunções que representam sua área específica.

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes

  • 4.2.2.2. Subfunção (MCASP 8ª Ed/2019 - Pág. 71)

    A subfunção, indicada pelos três últimos dígitos da classificação funcional, representa um nível de agregação imediatamente inferior à função e deve evidenciar cada área da atuação governamental, por intermédio da agregação de determinado subconjunto de despesas e identificação da natureza básica das ações que se aglutinam em torno das funções.

    As subfunções podem ser combinadas com funções diferentes daquelas às quais estão relacionadas na Portaria MOG nº 42/1999.

    Deve-se adotar como função aquela que é típica ou principal do órgão. Assim, a programação de um órgão, via de regra, é classificada em uma única função, ao passo que a subfunção é escolhida de acordo com a especificidade de cada ação governamental.

    A exceção à combinação encontra-se na função 28 – Encargos Especiais e suas subfunções típicas que só podem ser utilizadas conjugadas.

  • Por exemplo, a subfunção COMUNICAÇÃO SOCIAL pode estar vinculada a várias funções: AGRICULTURA, INFRAESTRUTURA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, ETC..

  • GAB: ERRADO

    Matricialidade, no que se refere à classificação funcional, consiste na possibilidade de uma função estar relacionada a uma subfunção que não é diretamente pertinente à sua área de atuação;

    Ex: Função (Educação) ---> Subfunção (Saúde), como a contratação de psicólogos para atuar em escolas.