SóProvas


ID
1676239
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das características importantes do empreendedor é a criatividade que pode ser estimulada por meio de algumas técnicas. Dentre elas, destaca-se o Brainstorming (Tempestade cerebral), que se baseia no estímulo das pessoas à geração de novas ideias.

Para um melhor rendimento do grupo, algumas regras básicas precisam ser traçadas para a aplicação do Brainstorming , como as relacionadas a seguir, EXCETUANDO-SE a que define que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: De acordo com Maximiniano:10
    Os princípios básicos na geração de ideias são dois: a suspensão do julgamento e a reação em cadeia. Esses dois princípios asseguram que pessoas se exprimam livremente, sem receio de críticas, e que as ideias se associem e gerem novas ideias, num processo em que o objetivo é assegurar primeiro a quantidade de alternativas.
    Vamos ver como isso já foi cobrado?
    6. (FCC/TCE/GO/Desenv. org./2009) O brainstorming, ou tempestade cerebral, é uma técnica de trabalho em grupo na qual os participantes apresentam ideias de forma espontânea sobre um determinado problema, e, numa primeira etapa, é necessário enfatizar a qualidade das ideias e não a quantidade.
    A frase está incorreta, pois na primeira etapa do brainstorming o importante é buscar a quantidade das ideias, e não sua qualidade.
    Portanto, o conceito principal do brainstorming é criar um processo em que as pessoas sejam livres para emitir suas ideias, sem serem criticadas por isso, em um curto espaço de tempo.11
    Entretanto, nem sempre isso acontece de maneira fácil. Existe uma alternativa que é derivada do brainstorming e que costuma funcionar bem: o brainwriting. Nessa ferramenta, as ideias não são passadas de modo oral, e sim através de papéis que são trocados entre a equipe, sem que as pessoas fiquem sabendo quem escreveu cada sugestão.
    Vamos imaginar uma situação. Você acabou de ser contratado para uma empresa e em seu primeiro mês de serviço é chamado para uma reunião com todos os seus chefes. Nessa reunião, é apresentado um problema e o diretor pede a opinião das pessoas presentes na sala.
    Por mais que tenha uma ideia que seja interessante, você vai pensar duas vezes antes de falar, não é mesmo? O medo de ser criticado ou ridicularizado será grande. Dessa maneira, muitas vezes o brainstorming não funciona por esse receio da crítica.
    Com o brainwriting, isso não ocorre. Como as sugestões são passadas de modo anônimo, as pessoas não ficam sabendo quem disse o que, facilitando a geração de ideias.

  • NÃO IMPORTA A QUALIDADE. IMPORTA A QUANTIDADE DE IDEIAS.