SóProvas


ID
1676257
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O sistema de informações logísticas – SIL é um subsistema do sistema de informações gerenciais – SIG, que providencia a informação especificamente necessária para a administração logística. As necessidades logísticas podem ser separadas em alguns níveis da organização, que contemplam a natureza da atividade e a sua abrangência.

Assim, é INCORRETO afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • gabarito A   

  • Nível 1 – Transações (portanto operacional) - nível mais baixo da organização observa as transações e as consultas. O que ele faz? Exemplos de atividades do nível mais baixo são consultas sobre andamento de pedidos, verificação de estoque, cotações de frete.

    Nível 2 - controle de gestão (portanto tático – MAS ‘supervisor’, algo como “sendo uma extensão do nível operacional”) – O que ele faz? Segundo nível, de baixo para cima, envolve o uso de informação pelos supervisores de primeira linha. Supervisores de depósitos devem controlar a utilização de espaço, estoques e produtividade da mão-de-obra nas operações de atendimento de pedidos.

    Nível 3 - análise de decisão – um nível de gestão acima, ex: gestor da área.

    Nível 4 - , o que ele faz? Planejamento estratégico envolve a definição de metas, políticas e objetivos, decidindo toda a estrutura logística e, portanto, os recursos necessários para executar a distribuição e o suprimento.

    Errada: “terceiro nível pertence ao planejamento e controles táticos, sendo uma extensão do nível operacional à medida que seu ciclo de replanejamento for geralmente menor que um ano e maior que um dia”. Seria o segundo nível que faz isso. 

  • "O terceiro nível, análise de decisão, enfatiza o uso da informação no processo de tomada de decisão para auxiliar os executivos a identificar, avaliar e comparar alternativas logísticas táticas e estratégicas."

    Não fala em controle no terceiro nível, o que invalidaria a alternativa "a".

    Fonte: Logística Empresarial, BOWERSOX, pág. 177