SóProvas



Questões de Administração de Operações e Logística


ID
154723
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A análise organizacional leva em conta o que a organização produz (produtos ou serviços), como ela produz (qualidade, custo, produtividade), para quem ela produz (mercado de clientes, concorrentes), com o que ela produz (tecnologia pessoal, recursos próprios ou de terceiros, fornecedores), para se ter uma idéia clara das suas vantagens competitivas e de como utilizá-las melhor. Na verdade, a análise organizacional busca localizar os fatores críticos de sucesso da organização.

Modernamente torna-se necessário, além dessa análise, verificar aspectos tangíveis e, principalmente, aspectos intangíveis. Dentre os aspectos intangíveis de uma organização, que devem ser alvo de uma análise organizacional, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "E".

    ===============================================================================================================

    Os ativos intangíveis são todos os elementos não substanciais que estão diretamente vinculados ao potencial de geração de riqueza em uma organização. Em outras palavras, são todos os bens incorpóreos: não podem ser tocados, mas possuem valor econômico e, por esse motivo, necessitam de substância física.

    Fonte: https://blog.wedologos.com.br/empreendedorismo/expandir-negocio/o-que-sao-ativos-intangiveis/

  • A arquitetura organizacional molda a empresa e determina de que forma ela se relaciona com o mercado


ID
337204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

     O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) define as empresas de base tecnológica de menor porte como aquelas comprometidas com o projeto, desenvolvimento e produção de produtos e(ou) processos inovadores que se caracterizam pela aplicação sistemática do conhecimento técnico-científico, utilização de novas tecnologias, alta proporção de integração com pesquisa e desenvolvimento (P&D), alta proporção de ocupação de pessoal técnico e por destinarem-se a mercados pequenos e específicos.
                                                                                                                                              SEBRAE (2001).

Tendo como referência o texto acima, considerando a hipótese de criação de uma pequena empresa de base tecnológica, os aspectos a serem analisados para identificar a capacidade de inovação em produto e o esforço tecnológico dessa empresa incluem

Alternativas

ID
890461
Banca
ESPP
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra A.

    Administração da Logística pode ser definida como sendo “o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabadose produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto-de-origematé o ponto-de-consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”
      (Council of Logistics Management).

    Bons estudos!
  • RESPOSTA: A

    Muito bom o comentário da Lorrayne Carvalho. E complementando o conceito de Administração Logística podemos ainda acrescentar estes:

    “Um processo que integra, coordena e controla a movimentação de materiais, o inventário de produtos acabados e as informações relacionadas (dos fornecedores), através de uma empresa para satisfazer às necessidades dos clientes”.
    (Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais – IMAM, 2000)
    “Processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo”.
    (Martin CHRISTOPHER, 1997)
    “Atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o escoamento de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”.
    (Ronald H. BALLOU, 1993)
    “Estudo de como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e aos consumidores através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visem facilitar o fluxo de produtos”.
    (Ronald BALLOU,1993)
    “É um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente ao menor custo total possível”.
    (Daniel BOWERSOX et al., 1986)

    E finalizando, conforme Edelvino Razzolini Filho, professor e autor do livro Transporte e Modais com Suporte de TI e SI, a Logística pode ser entendida como FLUXO, pois os sistemas de apoio a essa atividade devem sempre ser projetados com vistas à otimização do fluxo da informação, do fluxo físico e também do fluxo financeiro.
    Bom gente, espero ter ajudado.
    Abraços e ótimos estudos.
  • Administração Logística.

    Esse tecnólogo, que visa a aprimorar o desempenho organizacional das empresas, avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos, de forma econômica, rápida e segura. Com seus conhecimentos, gerencia as pessoas para que o processo funcione da melhor maneira ao longo da cadeia de suprimentos. Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição e unidades, faz os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e ainda determina o meio de transporte a ser utilizado (ferroviário, rodoviário, aeroviário e aquaviário). Também realiza o cálculo do frete e define a embalagem que será usada para preservar o produto. Faz o acompanhamento de pedidos, por meio de sistemas informatizados, e determina a necessidade de reposição do estoque.

  • Isso não é o conceito de Administração de Materiais??? Os dois são a mesma coisa?

  • A logística compreende a coordenação do movimento de materiais desde o estoque de matérias-primas, até o recebimento do produto acabado pelo cliente final.

  •  logística possui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros,  e , onde exista movimento na organização, fazendo a gestão desde a , a , o , o , o  e a  dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos e serviços na .

    Gabarito letra A


ID
940759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos de cadeias e redes produtivas.

As redes de colaboração entre as empresas e suas subsidiárias que conseguirem se integrar quanto aos recursos materiais obterão sucesso e se tornarão mais competitivas e estáveis, independentemente da existência ou não de integração dos recursos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Senão houver indagação com os recursos humanos não há sucesso. GABARITO ERRADO.

ID
1091500
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa de transporte utiliza o método de roteirização com restrição. Através dele, são geradas rotas, respeitando-se as limitações de tempo, de capacidade e, ao mesmo tempo, minimizando as distâncias percorridas pela frota. Isso acarreta como ganho a redução de investimentos e custos de operação. Esse método é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


ID
1091572
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A logística operacional de uma empresa tem um fluxo que se move da origem para o final, passando normalmente por uma série de outras empresas e instalações. Essa estrutura é a do tipo:

Alternativas
Comentários
  • uma rede de distribuição escalonada típica possui um ou mais armazéns centrais e um conjunto de armazéns ou centros de distribuição avançados próximos das áreas de mercado.

    Gab: B


ID
1322359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito da gestão logística.


Os fornecimentos por pressão e o por requisição são os dois tipos de processos de fornecimento de material para suprir a demanda das unidades de um órgão ou entidade da administração pública brasileira. O fornecimento por pressão refere-se ao processo de entrega de material para o usuário com base nas tabelas de provisão previamente estabelecidas pelo setor competente, enquanto o fornecimento por requisição refere-se ao processo de entrega do material formalmente requisitado ao usuário.

Alternativas
Comentários
  • A questão buscou na IN SEDAP 205/1988 conceitos novos para cobrar do candidato. 


    DA REQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

    5. As unidades integrantes das estruturas organizacionais dos órgãos e entidades serão supridas exclusivamente pelo seu almoxarifado.

    5.1. Distribuição é o processo pelo qual se faz chegar o material em perfeitas condições ao usuário.

    5.1.1. São dois os processos de fornecimento:
    a) por Pressão;
    b) por Requisição.

    5.1.2. O fornecimento por Pressão é o processo de uso facultativo, pelo qual se entrega material ao usuário mediante tabelas de provisão previamente estabelecidas pelo setor competente, e nas épocas fixadas, independentemente de qualquer solicitação posterior do usuário. Essas tabelas são preparadas normalmente, para:
    a) material de limpeza e conservação;

    b) material de expediente de uso rotineiro;

    c) gêneros alimentícios.

    5.1.3. O fornecimento por Requisição é o processo mais comum, pelo qual se entrega o material ao usuário mediante apresentação de uma requisição (pedido de material) de uso interno no órgão ou entidade.

    5.2 As requisições/fornecimentos deverão ser feitos de acordo com:

    a) as tabelas de provisão;

    b) catálogo de material, em uso no órgão ou entidade.

    5.3 As quantidades de materiais a serem fornecidos deverão ser controladas, levando-se em conta o consumo médio mensal dessas unidades usuárias, nos 12 (doze) últimos meses.

    5.4. Nas remessas de material para unidades de outras localidades, o setor remetente, quando utilizar transporte de terceiros, deverá atentar para o seguinte:

    a) grau de fragilidade ou perecibilidade do material;

    b) meio de transporte mais apropriado;

    c) valor do material, para fins de seguro pela transportadora; e 

    d) nome e endereço detalhado do destinatário de forma a facilitar o desembaraço da mercadoria ou a entrega direta a esse destinatário


  • Acredito que outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Administração - EspecíficosDisciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Administração de Materiais e Logística; 

    No processo de fornecimento por pressão, a entrega de material ao usuário ocorre mediante tabelas de provisão, previamente estabelecidas pelo setor competente, nas épocas fixadas, independentemente de qualquer solicitação posterior do usuário.

    GABARITO: CERTA.


  • eu achei que a questão tinha invertido os conceitos - pq na pressão não dá pra programar direito!


ID
1676257
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O sistema de informações logísticas – SIL é um subsistema do sistema de informações gerenciais – SIG, que providencia a informação especificamente necessária para a administração logística. As necessidades logísticas podem ser separadas em alguns níveis da organização, que contemplam a natureza da atividade e a sua abrangência.

Assim, é INCORRETO afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • gabarito A   

  • Nível 1 – Transações (portanto operacional) - nível mais baixo da organização observa as transações e as consultas. O que ele faz? Exemplos de atividades do nível mais baixo são consultas sobre andamento de pedidos, verificação de estoque, cotações de frete.

    Nível 2 - controle de gestão (portanto tático – MAS ‘supervisor’, algo como “sendo uma extensão do nível operacional”) – O que ele faz? Segundo nível, de baixo para cima, envolve o uso de informação pelos supervisores de primeira linha. Supervisores de depósitos devem controlar a utilização de espaço, estoques e produtividade da mão-de-obra nas operações de atendimento de pedidos.

    Nível 3 - análise de decisão – um nível de gestão acima, ex: gestor da área.

    Nível 4 - , o que ele faz? Planejamento estratégico envolve a definição de metas, políticas e objetivos, decidindo toda a estrutura logística e, portanto, os recursos necessários para executar a distribuição e o suprimento.

    Errada: “terceiro nível pertence ao planejamento e controles táticos, sendo uma extensão do nível operacional à medida que seu ciclo de replanejamento for geralmente menor que um ano e maior que um dia”. Seria o segundo nível que faz isso. 

  • "O terceiro nível, análise de decisão, enfatiza o uso da informação no processo de tomada de decisão para auxiliar os executivos a identificar, avaliar e comparar alternativas logísticas táticas e estratégicas."

    Não fala em controle no terceiro nível, o que invalidaria a alternativa "a".

    Fonte: Logística Empresarial, BOWERSOX, pág. 177


ID
1816528
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gerenciamento logístico inclui o projeto e a administração de sistemas para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados, com o objetivo de fortalecer a estratégia das unidades de negócios da empresa. O objetivo central da logística é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

     

    Atingir um nível desejado de serviço ao cliente ao menor custo possível.​

  • Qual a fonte ? Alguem sabe...

  • Bowersox (2001), o objetivo central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo menor custo total possível.

     

    Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/21339/21339_3.PDF

     

  • Resposta: B

    O objetivo central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo menor custo total possível (BOWERSOX, 2001, p.21).

  • Se superar o nível desejado, no marketing, chama-se ENCANTAR O CLIENTE.


ID
1966717
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Canais de distribuição são constituídos por conjuntos de organizações interdependentes e envolvidas no processo que torna o produto ou serviço disponível para uso ou consumo. Sendo assim, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Dentro da moderna visão do Supply Chain Management (SCM), os canais de distribuição desempenham quatro funções básicas (Dolan, 1999).

    -indução da demanda;
    empresas geram ou induzem a demanda para seus produtos ou serviços. 

    -satisfação da demanda;
    empresas comercializam esses produtos/serviços, satisfazendo a demanda.

    -serviços de pós-venda;
    serviços de pós-venda vêm em seguida.

    -troca de informações; 
    finalmente, o canal possibilita a troca de informações ao longo da cadeia, incluindo os consumidores, que fornecem um feedback valioso para os fabricantes e varejistas da cadeia.      
     

  • a) A extensão de um canal de distribuição é medida pela distância física entre a manufatura e o consumidor final. 

    Existe uma classificação geral dos canais de distribuição quando a extensão e à amplitude. A extensão de um canal diz respeito a qualidade de intermediários existente na cadeia de suprimentos, chamando de níveis do canal, desde a manufatura até o consumidor final.Por exemplo, um canal composto por um fabricante e um varejista é um canal de um nível.Caso seja necessária a participação de um atacadista, será então um canal de dois níveis.Se o fabricante decidir vender seus produtos diretamente ao consumidor final, trata-se de um canal de nível zero.

     b) O canal de nível zero é aquele que não há um nível intermediário. 

     c) De forma geral, um dos objetivos dos canais de distribuição é buscar a competição entre os participantes da cadeia de suprimento no que se refere aos fatores relevantes relacionados à distribuição. 

    Acredito que o principal objetivo dos canais de distribuição seja garantir a rápida disponibilidade do produto nos segmentos do mercado identificados como prioritários.

     d) Dentro da visão moderna do Supply Chain Management, os canais de distribuição desempenham as funções básicas de indução da demanda, satisfação da demanda, serviços de pós-venda e troca de informações. CORRETA

     e) A amplitude, também chamada largura do canal, é representada pelo prazo de entrega dos produtos ao consumidor final. 

    A amplitude diz respeito ao numero de empresas que atuam no mesmo nível de uma mesma cadeia.


ID
1966732
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conceito de cadeia de valor, desenvolvido por Michael Porter, é considerado atualmente um dos pilares do moderno gerenciamento da cadeia de suprimentos. Com relação à cadeia de valor, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  b) O cálculo da margem é obtido pela soma dos custos referentes às atividades de valor.  ERRADA

    A margem é calculado pelo valor total da cadeia menos o custo das atividades.

     


ID
2368591
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quais são os grupos de atividades que compõem as funções inerentes ao departamento de transportes em uma empresa?

Alternativas
Comentários
  • d)  Supervisão de tráfego e operações, análise de custos e estudos econômicos.

  • 6.4 Principais funções do departamento de transporte:

    a) Supervisão de tráfego e operações.

    b) Análise de custos.

    c) Estudos econômicos.

    Fonte (Dias, Marco Aurélio P. - Administração de Materiais - 6ª Ed.)

  • d)  Supervisão de tráfego e operações, análise de custos e estudos econômicos.

  • Fui de B e muita gente também foi.

    Alguém explica?!

  • Tentei ir pela lógica, raciocinando, mas marquei b.

    Nunca imaginaria que estudos econômicos teriam como responsáveis o departamento de transporte.

    Gosto, e acho q a maioria daqui também gosta, de questões que nos fazem pensar, buscar a lógica por trás daquilo que o enunciado pede. Isso pode nos diferenciar. Mas, pelo visto, essa banca não gosta de fazer isso.

    Eu não vou decorar isso não kkkk nesse quesito, meu concorrente vai ganhar.

    Essa prova do IBGE vai ser fogo kkk

  • Erro da B: Não se capacita usuário, e sim funcionário!

  • 6.4 Principais funções do departamento de transporte:

    a) Supervisão de tráfego e operações.

    b) Análise de custos.

    c) Estudos econômicos.

    Fonte (Dias, Marco Aurélio P. - Administração de Materiais - 6ª Ed.) - peguei do Gabarito Comentado da questão


ID
2492311
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com o Plano de Gestão de Logística Sustentável, Instrução Normativa nº 10, de 2012, são consideradas práticas de sustentabilidade e racionalização da utilização de materiais e serviços nos seguintes temas, EXCETO:

Alternativas

ID
2552116
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Visando levar a distribuição de seus filmes a um nível global, a produtora Filminhos S.A. decide comprar uma rede de salas de cinema, a Global Movies S.A., com presença internacional.


Ao concretizar essa compra, Filminhos S.A. estará realizando uma ação de integração

Alternativas
Comentários
  • A integração vertical se dissolve em dois conceitos, o de integração para trás e integração para frente. Bom, basicamente, a Integração para trás – que ocorre quando uma empresa adquire algum de seus fornecedores e com isso, ela aumenta o seu poder de compra, enquanto reduz o número de seus fornecedores.  Já na integração para frente – A empresa adquire quem distribui ou vende seus produtos ao consumidor final, com isso, ela obtém a vantagem de controlar e assegurar a qualidade do canal de venda.

    http://www.superadm.com.br/afinal-o-que-e-integracao-para-tras-e-integracao-para-frente/

     

    a INTEGRAÇÃO VERTICAL significa a mesma empresa (ou grupo empresarial) assumir vários “estágios sucessivos do processo total de produção”. Já na integração horizontal uma empresa (ou grupo empresarial) adquire outra(s) empresa(s) que produz(em) o mesmo tipo de produto, ou seja, compra empresas concorrentes, que estão no mesmo estágio de produção. Comparando: na verticalização tratamos de etapas produtivas distintas, que são integradas, aí podendo ser para a frente ou para trás, já na horizontalização a etapa é a mesma. É uma estratégia de crescimento na medida em que a empresa que comprou a concorrente tem, agora, um tamanho maior do mercado.

    http://economistaivangargur.blogspot.com.br/2011/11/integracao-horizontal.html

  • Integração vertical para frente

  • INTEGRAÇÃO VERTICAL X INTEGRAÇÃO HORIZONTAL - Estratégias de Mercado

    A integração vertical pode ser classificada de duas formas:

    1. A Montante: quando a companhia decide expandir sua cadeia de valor para trás (também conhecida como nascente), por meio da incorporação com fornecedores. Podemos citar como exemplo uma loja de roupas que detém parte de uma indústria de confecção. 

    2. A Jusante: ocorre quando a organização projeta suas operações à frente da cadeia produtiva (denominada também de poente), apropriando-se dos processos de pós-produção. Por exemplo: uma fabricante de eletrônicos que realiza a compra de uma rede de produtos de tecnologia. 

    Benefícios da Integração Vertical:

    • Redução de custos;

    • Maximização de resultados;

    • Melhora a eficiência;

     ;  

     Aumentar a gama de produtos e/ou serviços;

     Reduz incertezas no mercado;

     Melhora na ;

     Aumento do poder de negociação com fornecedores;

     ;

     Vantagens associadas a economia de escala

    .

    Integração Horizontal – Essa estratégia é baseada na aquisição de empresas do mesmo nível da cadeia produtiva (concorrentes diretos), com o propósito de expandir suas operações e ampliar a capacidade produtiva.

    Ao apostar no crescimento horizontal, a empresa tem autonomia para trabalhar com maior diversidade de produtos, podendo vendê-los a um mercado amplo ou, até mesmo, monopolizá-lo.

    Podemos citar como principais vantagens:

     Utilização do capital intelectual dos concorrentes;

     Reforço do posicionamento de mercado;

     Ampliação da cadeia produtiva;

     Redução da competitividade;

     Aquisição de empresas com as mesmas competências;

     Facilidade de acesso a economias de escala e de escopo;

     Poder de dominação do mercado. 

    FONTE:


ID
2806567
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os objetivos de desempenho na produção, aquele que traz o significado do tempo decorrido desde que o cliente solicita produtos ou serviços até o momento em que os recebe, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Velocidade


ID
3385741
Banca
IBADE
Órgão
IF-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a Administração por Objetivos, analise os itens a seguir.

I. A APO trata basicamente da forma de relacionamento entre os indivíduos da organização com seus objetivos.
II. A base da APO é o processo hierárquico e centralizado, no qual a direção determina os objetivos para cada ente da organização.
III. Melhorar o controle das informações, os padrões de desempenho e dar mais dinamicidade na condução da estrutura organizacional, estão entre as principais finalidades da APO.

Estão corretos os itens: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Gab. A

    II-

    A base da administração por objetivos é a compreensão clara dos objetivos de uma empresa. O objetivo é a integração entre o gestor a sua equipe, o que elimina barreiras hierárquicas. Por meio dela, administração e funcionários desenvolvem suas próprias funções em direção aos resultados almejados.

    Fonte:https://rockcontent.com/br/blog/administracao-por-objetivos/

  • "controle", "padrões", "estrutura" no meu singelo entendimento forçou o entendimento de APO... IBAD né


ID
3482794
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a divisão do trabalho na logística.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

  • Alguém pode indicar qual o erro das demais alternativas, ou qual literatura/autor a banca usou para extrair esta divisão?

  • GABARITO LETRA C - Projeto da rede logística, sistemas de informações, sistemas de transportes, gerenciamento de estoques e atividades de armazenagem, embalagem e manuseio de materiais.

    A questão está de acordo com o livro LOGÍSTICA EMPRESARIAL - O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO, de Bowersox e Closs, pág 37:

    A competência logística é alcançada pela coordenação de

    (1) um projeto de rede;

    (2) informação;

    (3) transporte;

    (4) estoque; e

    (5) armazenagem, manuseio de materiais e embalagem.

    Um pouco sobre cada um:

    PROJETO DE REDE: é uma responsabilidade básica da gerência logística, visto que a estrutura das instalações da empresa é usada para fornecer produtos e materiais aos clientes.

    INFORMAÇÃO: Quanto mais eficiente for o projeto do sistema logístico de uma empresa, mais precisas deverão ser as informações. A disponibilidade de informação de boa qualidade, em tempo hábil, é fator-chave para as operações logísticas, a fim de não prejudicar o desempenho.

    TRANSPORTE:  É a área operacional da logística que posiciona geograficamente o estoque. Deve-se procurar manter um equilíbrio sutil entre custo de transporte e qualidade de serviço.

    ESTOQUE: As necessidades de estoque de uma empresa dependem da estrutura da rede e do nível desejado de serviço ao cliente. As estratégias logísticas são projetadas para manter o mínimo possível de recursos financeiros em estoque.

    ARMAZENAGEM, MANUSEIO DE MATERIAIS E EMBALAGEM: Cada arranjo terá seu potencial para alcançar um nível de serviço ao cliente por um custo total diferente.

    Bons estudos o/


ID
3548113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, que trata de administração de material, administração de recursos humanos e administração financeira.

O gerente de pessoas pode utilizar-se do conteúdo inicial de uma tarefa como método de promoção da socialização organizacional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

  • Chiavenato (2014), a empresa pode utilizar cinco métodos para realizar a socialização organizacional, são eles:

     

    • Processo seletivo: momento onde os candidatos começam a ter acesso a informações sobre a empresa, a como funciona a organização e como as pessoas se comportam naquele ambiente. Além disso, é durante o  que os candidatos conhecem o futuro ambiente de trabalho, a cultura, as atividades realizadas, os desafios, as recompensas e o estilo de administração predominante naquela organização. Nesse momento, tanto a empresa avalia se o candidato tem as competências e o perfil para fazer parte desta, como o candidato avalia se a organização atende os seus anseios e está alinhada a seus valores pessoais;
    • Conteúdo do cargo: para se sentir motivado, o novo colaborador deve, no seu inicio na empresa, receber tarefas relativamente desafiadoras e, ao mesmo tempo, que estejam de acordo com sua capacidade. Isso faz com que tenham sucesso no seu inicio na empresa e ao longo do tempo, quando as tarefas forem se tornando mais complicadas e exigentes, estarão mais preparados, motivados e com expectativas positivas em relação às recompensas resultantes de seu bom desempenho;
    • Supervisor como tutor: para que o novo colaborador não se sinta perdido e pouco integrado, é importante que a empresa ofereça o acompanhamento de um supervisor ou tutor. Este será responsável por orientar e supervisionar o novo colaborador, transmitindo claramente qual tarefa e como esta deve ser realizada tecnicamente, além de negociar as metas e resultados a serem alcançados, fornecendo feedback e acompanhando o desempenho do novo colaborador.
    • Equipe de trabalho: os colegas de trabalho tem forte influência sobre as crenças e atitudes dos indivíduos a respeito da organização e podem impactar positiva ou negativamente o novo colaborador. Por isso, a empresa deve estar atenta para designar a integração do novo colaborador a uma equipe de trabalho que proporcione aceitação e provoque um impacto positivo no novo colaborador;
    • Programa de integração ou é o programa formal de treinamento que tem como função familiarizar o novo colaborador com a linguagem, os costumes internos, a estrutura, os produtos e serviços, os objetivos, a missão e a visão da organização. Normalmente, esses programas duram de 1 a 5 dias e devem, além de apresentar a empresa e a equipe de trabalho, mostrar os benefícios a que tem direito o novo contratado, assim como suas responsabilidades.


ID
3567067
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Parauapebas - PA
Ano
2014
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O layout adotado na maioria das indústrias de produção contínua, onde os equipamentos para manuseio e as máquinas necessárias são dispostas numa sequência lógica, com base no produto, é caracterizado como do tipo de layout


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • 1. Arranjo físico posicional

    2. Arranjo físico por processo

    3. Arranjo físico celular

    4. Arranjo físico por produto

    1) •Recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores.

    Em vez de materiais, informações ou clientes fluírem através de uma operação, quem sofre o processamento fica estacionário, enquanto equipamento, maquinário, instalações e pessoas movem-se de e para o local do processamento de acordo com a necessidade.

    2) •As necessidades e conveniências dos recursos transformadores que constituem o processo na operação dominam a decisão sobre o arranjo físico.

    Processos similares são localizados juntos um do outro.

    Informações, produtos ou clientes fluem através da operação percorrendo um roteiro de processo a processo, conforme as necessidades.

    Diferentes produtos ou clientes têm diferentes necessidades e percorrem diferentes roteiros na operação.

    3) •Os recursos transformados são pré-selecionados para movimentar-se para uma parte específica da operação (célula), onde todos os recursos transformadores necessários ao processamento se encontram.

    Após serem processados na célula, os recursos transformados podem ir para outra célula.

    É uma tentativa de organizar a complexidade do fluxo que caracteriza o arranjo físico por processo.

    4) •Envolve localizar os recursos produtivos transformadores conforme a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado.

    Seqüência de atividades = Seqüência dos processos arranjados fisicamente.

    Arranjo físico em fluxo = em linha.

    A uniformidade dos requisitos dos produtos ou serviços determina a escolha do arranjo físico por produto.


ID
3606397
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2009
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos princípios a serem observados no estudo do arranjo físico ou layout diz que

Alternativas
Comentários
  • A questão tratou do tema "Layout ou arranjo físico nas organização".

    O arranjo físico tem correlação com uma série de aspectos organizacionais: tais como, a produtividade, o comportamento e a alteração dos métodos de trabalho. (Fonte: Oliveira, 2019)

    Para projetar um layout adequado, há um processo a ser seguido:

    1- levantamento da situação atual; 2- estudo das soluções alternativas; 3- consolidação da solução escolhida; e 4- implementação e avaliação do arranjo físico escolhido.

    Alguns objetivos do planejamento de layout são os seguintes:

    ✔ proporcionar um fluxo de comunicações entre as unidades organizacionais de maneira eficiente, eficaz e efetiva;

    ✔ proporcionar melhor utilização da área disponível da empresa;

    ✔ tornar o fluxo de trabalho eficiente;

    ✔proporcionar facilidade de coordenação;

    ✔ proporcionar redução da fadiga do funcionário no desempenho da tarefa, incluindo o isolamento contra ruídos;

    ✔ proporcionar situação favorável a clientes e visitantes;

    ✔ ter flexibilidade ampla, tendo em vista as variações necessárias com o desenvolvimento dos sistemas relacionados;

    ✔ ter flexibilidade em caso de modificações nas tecnologias dos processos; e

    ✔ ter um clima favorável para o trabalho e o aumento da produtividade. (Fonte: Oliveira, 2019, pág 350)

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A) "quanto mais dividido o espaço entre setores e funcionários, melhor o resultado"

    INCORRETO. Não necessariamente. Um dos objetivos, de acordo com Oliveira (2019) é: proporcionar um fluxo de comunicações entre as unidades organizacionais de maneira eficiente, eficaz e efetiva." A extrema divisão prejudicaria o fluxo de trabalho.

    B) "os padrões de espaço devem ser adequados às necessidades de trabalho e de conforto dos funcionários"

    CORRETO. O conforto deve ser pensado tanto para os funcionários quanto para os convidados, visitantes e clientes.

    C) "o mobiliário e os equipamentos devem ser arrumados de modo a impedir ou dificultar interações e contatos entre os funcionários"

    ➡ INCORRETO. Impedir e dificultar não é princípio nem objetivo de um layout organizacional bem feito. Pelo contrário.

    D) "o fluxo de trabalho deve ser estabelecido de modo a dar prioridade ao chefe do setor."

    ➡ INCORRETO. Não há tal prioridade.

    Fonte: Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças. "Sistemas, Organização e Métodos". 21 edição. Atlas. 2019 (pag 350)

    GABARITO: LETRA B

  • Gabarito: B


ID
3653920
Banca
UFMT
Órgão
COREN-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à Administração da Produção e Operações, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O mundo moderno é constituído de vários tipos de organizações, sem as

    quais, a sociedade moderna não poderia existir. As organizações todas elas possuem atividades semelhantes,como por exemplo: atividades mercadológicas, contábeis, de gestão de pessoas,

    de logística e de produção. Entre as principais questões, envolvem arranjo físico, definição de estrutura do produto e logística


ID
3665782
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em um documentário audiovisual, o texto em off deve ser 

Alternativas

ID
3677440
Banca
AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta alguns dos principais tipos de distribuição física de produtos.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A corresponde aos tipos de modais

  • na questão pede os tipos de distribuição e não MODAIS .

  • A resposta certa é: "Sistema próprio de vendas, sistema de vendas de terceiros, agentes e representantes comissionados e distribuidores especializados."

  • A alternativa C está correta e é o gabarito da questão. Em linhas gerais as empresas podem escolher entre quatro tipos de distribuição física ou de estruturas físicas diferentes: Sistema próprio de vendas, sistema de vendas de terceiros, agentes e representantes comissionados e distribuidores especializados. 

    A alternativa fala em modais de transportes. Na B o foco passa a ser o local da distribuição e não suas estruturas físicas ou mesmo modais. Na letra D o examinador novamente se refere a modais e, dessa vez, os alterna entre locais diferentes, como na letra B. Por fim, na alternativa E a variação se dá ao redor da carga transportada e não em relação a estrutura física adotada, gabarito da questão

    Estratégia C.


ID
4106722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No referente a aspectos gerais da administração, julgue o item seguinte.

A reengenharia é um processo de melhoria incremental.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Reengenharia:

    De acordo com Hammer e Champy, a reengenharia: é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Portanto, o conceito da reengenharia se relaciona a mudanças drásticas no modo de se fazerem as coisas dentro de uma organização

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO. 

  • reengeharia é um processo RADICAL


ID
4916665
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Andrelândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Secretaria de Saúde do município de Andrelândia mantém o estoque individualizado de medicamentos necessários aos postos de saúde, isto é, cada posto de bairro ou distrito mantém seu próprio estoque.
Visando melhorar o desempenho na gestão, o secretário decide centralizar o estoque dos medicamentos em um depósito na sede do município, objetivando assim de forma centralizada obter ganhos com o investimento total e custos de logística.
Assinale a alternativa que indica um ponto que NÃO deve ser alcançado com a centralização dos estoques, contrariando assim os objetivos do gestor, trazendo aumento de custos em vez de redução:

Alternativas
Comentários
  • D - Reduzir o tempo na logística de distribuição e dos custos de frete de entrega.

  • Alguém poderia dar uma Luz?

  • Se centralizar não vai reduzir os custos de frente?

  • Digamos que havia 5 postos de saúde (A, B, C, D e E) e cada posto de saúde tinha seu estoque junto à unidade. O secretário de saúde resolveu, por questões de espaço, concentrar os estoques das unidades A, B, C e D na unidade E.

    Para que as demais unidades recebam seus materiais, haverá, a partir de agora, transporte de suprimentos a partir da unidade E para todas as demais, a saber, A, B, C e D.

    Então, podemos afirmar que:

    • Quando o estoque estava centralizado não havia necessidade de fretagem;
    • Não havendo fretagem, não havia os custos de transportes.

    Assim, a centralização de estoques pode permitir ganhos de escala, redução de recursos humanos para gerenciar os estoques, entre outros, porém, vai aumentar custos de frete e maior tempo de suprimento para as unidades de saúde.

    GAB D


ID
4978279
Banca
COPESE - UFT
Órgão
MPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao tema logística é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) No ambiente operacional atual, o fator restritivo da logística é tecnológico e não econômico. Já que além do fator tecnológico, o econômico também é muito importante ao melhor desempenho da Logística.

    Na logística:

    A logística existe para satisfazer as necessidades do cliente, facilitando as operações relevantes de produção e marketing.

    O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.

    O serviço logístico básico é medido em termos de: disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço.

    Geralmente empresas que obtém vantagem estratégica baseada em competência logística estabelecem parâmetros para a concorrência de seu setor.

  • Como avaliar a competência logística de uma organização? - A avaliação da competência logística de uma organização tem como o grande referencial que todos os seus elementos sejam vistos de forma integrada (Logística de Suprimentos; Logística de Produção e Logística de Distribuição), como um conjunto de atividades e processos interdependentes, com o objetivo de otimizar a movimentação do produto na cadeia, minimizando custos e gerando valor para o cliente.

    FONTE:https://administradores.com.br/artigos/competencia-logistica-empresarial#:~:text=Como%20avaliar%20a%20compet%C3%AAncia%20log%C3%ADstica,um%20conjunto%20de%20atividades%20e


ID
5061967
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os profissionais em logística não trabalham com:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • Transporte, embalagem, manutenção de equipamentos

  • Transporte, embalagem, manutenção de equipamentos.


ID
5167711
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o trecho e complete a lacuna abaixo:


A ________________ é a área administrativa responsável por compreender e colocar em prática as técnicas de gestão para produzir bens e serviços. Um dos seus principais objetivos é agregar valor à entrega final, de forma a organizar, da melhor maneira possível, os recursos disponíveis para atender às vontades e às necessidades dos clientes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A administração da produção é a área administrativa responsável por compreender e colocar em prática as técnicas de gestão para produzir bens e serviços. Um dos seus principais objetivos é agregar valor à entrega final, de forma a organizar, da melhor maneira possível, os recursos disponíveis para atender às vontades e às necessidades dos clientes.

    Administração da produção é a atividade de gerenciar recursos destinados à fabricação e à oferta de bens e serviços. Toda organização que produz algum bem ou serviço, precisa gerenciar e programar a produção.

    A administração da produção tem como objetivo suportar a tomada das seguintes decisões, essenciais no ambiente corporativo:

    • o que produzir e comprar;
    • quanto produzir e comprar;
    • quando produzir e comprar;
    • quais recursos serão utilizados para produzir.

    FONTE: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/por-que-administracao-da-producao-e-importante/#:~:text=

    • GAB B !

ID
5208658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Fazem parte dos níveis operacional e de execução em uma fábrica, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    supervisor e operário.

  • Na hierarquia nós temos: 1 - Nível estratégico- Diretor 2- Nível Tático - Gerente 3 - Nível operacional- Supervisor
  • Gabarito E

    o nível operacional são os chamados "peões"

  • errei na prova e errei agora de novo
  • A- Estratégico (presidente) e Estratégico (diretor)

    B- Estratégico (diretor) e Operacional (operário)

    C- Tático (gerente) e Estratégico (presidente)

    D- Operacional (operário) e Estratégico (diretor)

    E- Operacional (supervisor) e Operacional (operário). Gabarito.

  • "As organizações podem ser divididas em três níveis: nível estratégico (ou institucional), nível tático

    (intermediário, ou gerencial) e nível operacional.

    Nível estratégico: É o nível mais elevado da hierarquia. É onde encontram-se os Diretores, os

    Presidentes, os CEO´s e outros gestores de cúpula da organização. Nesse nível, são discutidos

    temas que afetam a organização como um todo. São discutidos os objetivos gerais da organização.

    As decisões tomadas no nível estratégico norteiam o rumo da organização e estão relacionadas ao

    longo prazo.

    Nível tático: É o nível “intermediário”, ou nível gerencial. É o “elo de articulação” entre o nível

    estratégico e o nível operacional. No nível tático estão os gerentes e chefes de departamento. A

    função dos administradores deste nível é de interpretar as decisões tomadas no nível estratégico,

    e buscar meios para que estas decisões sejam implementadas pelo nível operacional. O foco se dá

    em unidades específicas da organização.

    Nível operacional: É o nível administrativo mais baixo. É onde estão os supervisores. O foco é no

    curto prazo, no desempenho das tarefas. Os administradores desse nível devem se preocupar em

    colocar em prática o que foi estabelecido pelo nível tático. Para tanto, devem guiar e administrar

    seus subordinados (os funcionários e operários “chão de fábrica”) para que executem as atividades

    e desempenhem suas funções de maneira eficiente."

    Fonte: Estratégia Concursos

    Resumindo:

    Nível Estratégico -> Presidentes e Diretores

    Nível Tático -> Gerentes e Chefes de Departamento

    Nível Operacional -> Supervisores

    Execução -> Funcionários e operários

    Gabarito (E)

  • Gabarito E. supervisor e operário.

    Primeiramente, note que a execução (segundo item) é realizada pelo operário, com isso, resta apenas duas alternativas:

    B) diretor e operário.

    E) supervisor e operário.

    Além disso, note que o diretor é do nível ESTRATÉGICO e o supervisor do OPERACIONAL, restando apenas a E.

    Onde houver trevas que eu leve a LUZ!

  • Alternativa correta: E.

    Quanto aos níveis organizacionais temos:

    • Nível Estratégico: Presidentes e diretores. Envolve a organização como um todo e seus objetivos gerais. Foco no longo prazo;
    • Nível Tático: Gerentes e chefes de departamento. Envolve a atividade de interpretar as decisões do nível estratégico e buscar formas de garantir sua execução pelo nível operacional, abrange uma determinada unidade (departamento, área, divisão) da organização. Foco no médio prazo;
    • Nível Operacional: Supervisores. Envolve as atividades básicas (operações) e tarefas rotineiras do dia a dia. Foco no curto prazo;
    • Nível de Execução: Operários e funcionários. Envolve aqueles que realizam o trabalho mais "braçal", são responsáveis por executar as atividades. Foco no curto prazo.
  • ☠️ GABARITO LETRA E ☠️

    1 - Nível estratégico- Diretor

    2- Nível Tático - Gerente

    3 - Nível operacional- Supervisor

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    • Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • Gabarito: Letra E

    ADMINISTRAÇÃO:

    • ESTRATÉGICO: Presidentes e Diretores
    • TÁTICO: Gerentes e Chefes de Departamento
    • OPERACIONAL: Supervisores

    OPERAÇÃO:

    • EXECUÇÃO: Funcionários e operários (pessoal não administrativo)

ID
5306824
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma fábrica tem um processo de produção baseado em um volume muito elevado e uma variabilidade pequena, usando tecnologia rotineira, capital intensivo e fluxo altamente previsível. Trata-se do processo de produção:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Produção contínua ininterrupta

    Os sistemas de fluxo em linha são distinguidos por uma alta eficiência e inflexibilidade intensa. Geralmente funcionam por períodos longos, com alto volume e variedade de produtos baixíssima. São ditos “contínuos” pelo fato do processo ser em um fluxo ininterrupto. Os exemplos desse tipo de processo são refinarias e siderúrgicas.

    Gabarito: A


ID
5403163
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre Áreas Funcionais da Administração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. A função Marketing evoluiu o escopo de suas atribuições, da administração da força de vendas para o desenvolvimento de produtos e ou serviços, pesquisa de mercado, distribuição, preço, promoção.
( ) Logística de mercado envolve planejamento, implementação e controle dos fluxos fixos de materiais e bens finais, dos pontos de origem aos pontos de uso para atender às exigências do consumidor a determinado lucro.
( ) Produção ou Operações transforma insumos para fornecer o produto ou serviço da organização aos clientes usuários ou público-alvo. As operações podem ser tratadas como essenciais, pois produzem diretamente os produtos e serviços da organização, mas não evidenciam alinhamento com a visão estratégica da empresa.
( ) Inexiste relação entre a função Produção e as demais funções empresariais, especialmente Marketing e Logística.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.

  • Gabarito: A

    (F) Produção ou Operações transforma insumos para fornecer o produto ou serviço da organização aos clientes usuários ou público-alvo. As operações podem ser tratadas como essenciais, pois produzem diretamente os produtos e serviços da organização, mas não evidenciam alinhamento com a visão estratégica da empresa.

    (F) Inexiste relação entre a função Produção e as demais funções empresariais, especialmente Marketing e Logística.

    Erradas pela mesma justificativa: todas as funções estão interligadas.


ID
5550907
Banca
Quadrix
Órgão
CRTR - 12ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Roger Fisher e William Ury, sem comunicação não ha negociação e a negociação e ́ ́ um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. Com base nessa informação, assinale a alternativa que não apresenta uma das cinco fases do processo de negociação. 

Alternativas
Comentários
  • Questão sem pé nem cabeça

  • O processo de negociação de Harvard, segundo Roger Fisher e William Ury, é baseado em 5 fases:

    1. Preparação

    2. Criação

    3. Negociação

    4. Fechamento

    5. Reconstrução

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre o método de negociação de Havard.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    O método de negociação de Havard foi desenvolvido por William Ury e Roger Fisher, o referido método possui como ideia fulcral que todas as partes envolvidas na negociação sejam beneficiadas na negociação.

    Os autores (Ury e Fischer) recomendam que os envolvidos na negociação devem possuir uma relação de parceria e não de adversários. O método possui entre seus objetivos o alcance do melhor resultado possível entre as partes envolvidas, esse resultado deverá ser justo e duradouro e concomitante o desenvolvimento e preservação de relações saudáveis.

    O referido método abrange cinco fases de negociação, são elas:

    - Preparação;
    - Criação;
    - Negociação;
    - Fechamento;
    - Reconstrução.

    Além disso, existem sete elementos da negociação:

    - Interesses;
    - Opções;
    - Alternativas;
    - Legitimidade;
    - Comunicação;
    - Relacionamento;
    - Compromisso.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas.

    A) CERTA. Fechamento está inserido dentro das cinco fases da negociação, consiste em transformar todo o esforço empregado na preparação, na criação e identificação de valores e interesse, e na distribuição daquilo que foi programado. O acordo só surtirá efeitos se de fato for implementado.

    B) CERTA. Um acordo não é meramente um negócio e o processo não é finalizado com a assinatura do contrato. Por ser algo exaustivo o processo de negociação poderá ser reconstruído por ocorrer desgastes ao longo do processo, logo a alternativa está correta.

    C) ERRADA. A manutenção não está inserida nas fases de negociação do método, são eles: preparação, criação, negociação, fechamento e reconstrução.

    D) CERTA. E na fase da preparação que o negociador verificará com os tomadores de decisão e com a entidade representada o que será mais vantajoso na negociação. É nessa fase que será feito o planejamento dos objetivos e do ZOPA (zona de possível acordo).

    E) CERTA. Na fase de criação será explorada soluções que atendam as partes e que abarquem aos interesses das partes, trazendo vantagens para as duas partes da negociação. Nem toda negociação possuirá a fase de criação de valor, isso ocorrerá quando a negociação for uma disputa de soma zero.


    Fonte:

    Manual de Negociação Baseado na Teoria de Harvard / Escola da Advocacia-Geral da União Ministro  Victor Nunes Leal. – Brasília: EAGU, 2017.


    Gabarito do Professor: Letra C.