SóProvas


ID
1676299
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Organizações complexas contêm muitas subpartes que exigem coordenação e controle e, quanto mais complexa uma organização , mais difícil atingir a coordenação e o controle. Existem três elementos de complexidade mais comumentes identificados, um deles é a __________________________ que refere-se ao modo como as tarefas desempenhadas pela organização são subdivididas.

A expressão que melhor completa a proposição acima é

Alternativas
Comentários
  • Letra D


    3 PRINCIPAIS COMPONENTES DE CARACTERÍSTICAS DE COMPLEXIDADE SÃO:

    Diferenciação horizontal: corresponde a subdivisão das tarefas entre os membros da organização


    Diferenciação Vertical: Diz a respeito ao n. de posições de hierárquias


    Dispersão espacial: Caracterizada pela dispersão do pessoal e das atividades no espaço

  • Diferenciação Vertical e Horizontal 

    O diagrama organizacional diferencia verticalmente seus papéis em termos de autoridade. Hierarquia é a classificação das pessoas de acordo com autoridade. Papéis no topo da hierarquia organizacional possuem mais autoridade e responsabilidade que os papéis inferiores. 

    Diferenciação vertical é a maneira que a organização desenha sua hierarquia de autoridade e cria relacionamentos entre papéis e subunidades. Essa distribuição de autoridade dá à organização maior controle sobre suas atividades e aumenta sua habilidade para criar valor. 

    O diagrama organizacional diferencia horizontalmente seus papéis de acordo com as principais tarefas e responsabilidades. Diferenciação horizontal é como as tarefas são agrupadas em papéis e os papéis em subunidades, e estabelece a divisão do trabalho permitindo maior especialização e produtividade das pessoas. 

    Além da escolha do nível de diferenciação vertical e horizontal, existem outros desafios do desenho organizacional na criação da estrutura que irá maximizar a eficiência da organização: a coordenação das atividades da organização; determinar quem toma as decisões; decidir com que rigor a organização vai controlar as atividades dos empregados; e a influência nos relacionamentos informais desenvolvidos entre os empregados.