SóProvas


ID
1676392
Banca
FEPESE
Órgão
UFFS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A motivação e a liderança fazem parte do processo administrativo e são fundamentalmente desenvolvidas na função:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C — 

    COMCülTO BE DIREÇÃO = A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. Para que o planejamento e organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Para dirigir as pessoas, o administrador precisa saber comunicar, liderar e motivar. Enquanto as outras funções administrativas - planejamento, organização e controle - são impessoais, a direção constitui uni p cesso interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização. Por essa razão, constitui uma das mais complexas funções da administração. Alguns autores preferem substituir a palavra direção por liderança ou influenciação. Outros ainda preferem o coaching. A direção é uma função administrativa que se distribui por todos os níveis hierárquicos das organizações. No nível institucional, denomina-se direção, no nível intermediário é chamada de gerência e no nível operacional recebe o nome de supervisão de primeira linha. Assim, quando falamos de direção, queremos dizer que no nível institucional o presidente e os diretores dirigem pessoas, no nível intermediário os gerentes dirigem pessoas e no nível operacional os supervisores dirigem pessoas. Cada qual dentro de sua área de competência. Contudo, o processo é exatamente o mesmo para todos: lidar com as pessoas subordinadas através da comunicação, liderança e motivação.


    CHIAVENATO (2009)

  • MACETINHO!

    DIREÇÃO 
    - DIRIGIR
    -COMUNICAR
    -LIDERAR
    -MOTIVAR
    Todas as frases que tiverem os verbos - ajustar, motivar, influênciar, persuadir, provavelmente seja DIREÇÃO. 
    Vlw galera!!!

  • A teoria Neoclássica fala exatamente disso quando cita a questão do processo administrativo, na função Direção( resgatando os conceitos de: Liderança,  Motivação e Comunicação da Teoria RH ).

     

  • QUANDO SE TRATAR DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA TEMOS QUE LEMBRAR IMEDIATEMENTE DA FUNÇÃO DIREÇÃO.

    BIZU:

    COMO O PRÓPRIO NOME DIZ DIRECÃO, É NESSA FUNÇÃO QUE OS GESTORES IMPULSIONARÃO OS FUNCIONÁRIOS A CUMPRIREM O QUE FOI PLANEJADO, E PARA QUE ELES ALCANCEM ESSE OBJETIVO É NECESSÁRIO QUE AJA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO.

    A IDEIA DE HOMEM ECONOMICUS ACABOU COM TAYLOR, O FUNCIONÁRIO PRECISA DE MUITO MAIS DO QUE APENAS SEU SALÁRIO PARA  MOTIVAR-SE.

  • GABARITO: letra C

     

    Palavras-chave:

    • Planejamento: diagnóstico organizacional, processo decisório, missão, visão, objetivos, metas, valores, políticas, estratégia, negócio, definição de mecanismos de controle e avaliação, implementação dos planos, análise SWOT, balanced scorecard.

    • Organização: estrutura organizacional (alocação de recursos), especialização do trabalho (divisão do trabalho), departamentalização (coordenação de esforços), hierarquia, amplitude de controle, responsabilidades.

    • Direção: relações interpessoais, liderança, motivação, comunicação, coordenação de pessoas, trabalho em equipe, gestão de conflitos.

    • Controle (e avaliação)definição dos padrões de desempenho, avaliação do desempenho, comparação dos resultados com os padrões, ação corretiva (ciclo PDCA – plan-do-check-act) + gestão da qualidade.

  • LETRA C CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões

  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    As funções administrativas são as seguintes:

    Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014

    Portanto, motivação e liderança são palavras-chave que estão diretamente relacionadas à direção.

    GABARITO: LETRA C