-
Certo
L8666 Art. 3o
A licitação destina-se a garantir a observância do princípio
constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a
administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e
será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios
básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade,
da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao
instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são
correlatos.
-
Acredito que a questão que outras questões podem ajudar, vejam:
Prova: CESPE - 2007 - TCU - Técnico de Controle ExternoDisciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Licitações e Lei 8.666 de 1993.; Conceito, competência legislativa, sujeitos e finalidades das licitações;
O conceito de licitação pública remete à idéia de disputa isonômica entre as partes concorrentes ao fim da qual deve ser selecionada a proposta mais vantajosa para a administração pública, com vistas à celebração de um contrato administrativo.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Analista Judiciário - Tecnologia da InformaçãoDisciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Licitações e Lei 8.666 de 1993.; Conceito, competência legislativa, sujeitos e finalidades das licitações; A licitação objetiva garantir o princípio constitucional da isonomia, selecionar a proposta mais vantajosa para a administração e promover o desenvolvimento nacional sustentável.
GABARITO: CERTA.
Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.
-
a proposta mais vantajosa para o futuro contrato? Não seria para a Administração?
-
Cabe recurso....PROPOSTA MAIS VANTAJOSA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
-
Cespe sendo ridículo!!!! pqp!!
-
Penso que nesta questão apresenta ambiguidade, pelo seguinte:
"O objetivo da licitação pública é escolher a proposta mais vantajosa para o futuro contrato" (no contrato há dois interessados, a administração e o particular) e ate aqui não da para identificar OBJETIVAMENTE para quem ela deve ser mais vantajosa. Seguindo " e fazer prevalecer o princípio da isonomia" se nesse ponto tivesse "supremacia do interesse público", marcaria CERTO sem muito cuidado. continuando... "visando à promoção do desenvolvimento nacional sustentável." aqui também há direção a favor dos dois segmentos, promoção do serviço publico e promoção da sociedade. complicado essa CESPE.
-
QUESTÃO CORRETA!
Lei nº. 8.666/1993.
“Art. 3º. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional, e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos”.
-
calma ai. É a proposta mais vantajosa para a ADMINISTRAÇÃO.
-
Afff!!! tá ficando difícil resolver questões da CESPE!!!!
"O objetivo da licitação pública é escolher a proposta mais vantajosa para o futuro contrato ..."
mais vantajosa para o futuro contrato???? depreende-se, então, vantajosa para as partes envolvidas no contato.
A Lei 8.666/93 não diz que seja vantajoso para as partes, ou para o futuro contrato..
..."A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração..."
pera aí!!! a CESPE tá podendo alterar a lei agora???
-
Meus nobres, desde quando futuro contrato é administração? Acho que a maioria que errou por aqui foi porque conhecia a lei. Errar porque sabe... Pesado.
-
Futuro contrato? Só rindo com essa banca.
-
Eu queria muito tacar o ERRADO nessa questão por causa do "futuro contrato", mas aí eu lembrei de algo: "Não tenta ser mais inteligente que a questão"..
-
Apesar desse "futuro contrato", a questão está mesmo CERTA.
Bom, uma licitação não deixa de ser um contrato que será feito no futuro.
O resto da frase está na Lei 8666.
-
manda quem pode ,obedece quem tem juízo, né? Me recolho na minha insignificancia e anoto a questão pra não errar mais...
-
hely lopes, di pietro, carvalho filho...nenhum deles acertaria esta questão...certeza...kkkkk
-
Texto de lei + não só futuro, e, sim, presente... MEU RACIOCÍNIO FOI ESSE
-
A GALERA QUAL É! NINGUÉM ENTROU COM RECURSO NESSA QUESTÃO? E OUTRA COISA, NÃO SE TRATA DE SER MAIS INTELIGENTE QUE A BANCA, PORQUE ESSA QUESTÃO ESTÁ TOTALMENTE ERRADA! COMO DISSE O COLEGA ABAIXO NEM ELY NEM DI PIETRO NEM CARVALHO FILHO COLOCARIAM ESSA ASSERTIVA COMO CERTA.
GABARITO: LETRA E
PROPOSTA MAIS VANTAJOSA PARA A ADMINISTRAÇÃO E NÃO PARA O FUTURO CONTRATADO. O FUTURO CONTRATADO VAI QUERER RECEBER SEMPRE MAIS E ENTREGAR SEMPRE MENOS. O PARTICULAR VISA O LUCRO.
A ADMINISTRAÇÃO REPRESENTA OS ADMINISTRADOS QUE SOMOS NÓS CONTRIBUINTES, ENTÃO A PROPOSTA TEM QUE SER MAIS VANTAJOSA PARA A ADMINISTRAÇÃO QUE NOS REPRESENTA.
-
Errei a questão pela segunda vez, dá cada vontade de chorar.
Help me!
-
silvio mello a questão diz "futuro contrato", este será mais vantajo quando atender os interesse público
-
Processo Administrativo Prévio de contratação do poder público.
Finalidade:
> Seleção mais vantajosa
>Garantia de Isonomia
>Desenvolvimento Nacional sustentável
-
errei pq li "contratado"falta de atençao pura,ou melhor, cansaço mesmo.Vamos pedir comentario do professor pq muitas pessoas ficaram na duvida!!!!
-
Assim não dá! Estamos a mercê da banca. Essa banca em questão sente tesão em sacanear o candidato. É prova de interpretação de texto ou de direito administrativo?
-
li contratado. Tenso.
-
Não entendi a polêmica. A questão está perfeita!
-
CESPE é CESPE né pai!
=/
-
Gente do céu, o povo também procura pêlo em ovo! =O
Também não entendi a polêmica com "futuro contrato"!!
-
Karina, a redação dessa questão gera ambiguidade.
A proposta mais vantajosa para o futuro contrato, não permite saber QUEM do contrato levará a tal vantagem.
Ao meu ver existem 4 possibilidades em um contrato:
1. Administração levar vantagem;
2. Contratado levar vantagem;
3. Ambos levam vantagem, através do equilíbrio;
4. Ninguém leva vantagem (Caso utópico).
Portanto, ao pressupor que 2 pessoas, físicas ou jurídicas, participem do contrato, ao falar "mais vantajosa ao contrato", não dá para saber quem.
E, caso seja o contratado a levar vantagem, feriria um dos objetivos da Lei, que é exatamente a proposta mais vantajosa para a administração.
Portanto, deveria anular.
-
"Proposta mais vantajosa para o futuro contrato" = proposta mais vantajosa para a administração pública. Já que o contrato será celebrado com a administração pública e o particular.
-
Concurso também é sorte.
-
Sabem o que acho engraçado? É que na questão diz: "proposta mais vantajosa para o futuro contrato". Aí as pessoas justificam que está certo colando letra de lei que diz que "proposta mais vantajosa para a administração", como se o "futuro contrato" e "administração" fossem sinônimos, como se isso explicasse alguma coisa dessa questão absurda.
-
Galera, cêis tão por fora. A banca foi certeira, pois trouxe um exemplo prático e concreto do nosso cotidiano. As propostas mais "vantajosas" para o contrato dizem respeito a um contrato "vantajoso", no qual o licitante vencedor enche o c* de dinheiro e repassa, por meios escusos, parte dessa verba para o agente contratante. O Cespe só queria saber se o candidato tinha conhecimento da realidade brasileira.
Tem que rir para não chorar.
-
A forma como foi escrita que é passível de anulação da vida.
-
Muita viagem do Cespe. Típica questão em que eles dão o gabarito de acordo com o número de acertos. Queria saber de qual jurisprudência, doutrina, orientação da AGU e/ou TCU, a banca tirou isso. O pior é ver candidato dizendo: "questão clara", "não entendi a polêmica".
-
A LICITAÇÃO nada mais é que um CONTRATO que será feito no futuro. Segue a linha de ráciocinio:
LICITAÇÃO: procedimento administrativo para firmar um contrato!
OBJETIVOS:
escolher a proposta mais vantajosa;
Prevalecer o princípio da ISONOMIA;
Promoção do desenvolvimento nacional sustentável;
Logo, se a licitação é para firmar um contrato da administração, os objetivos citados, são para o FUTURO CONTRATO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA!
-
ESSE "FUTURO CONTRATO" É PROVIDO DO PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O PRIVADO. OU SEJA, ELE GERA VANTEGEM PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
NOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS, DADA A PREVALÊNCIA DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O PRIVADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OCUPA POSIÇÃO PRIVILEGIADA EM RELAÇÃO AO PARTICULAR, GOZANDO DE ALGUMAS PRERROGATIVAS QUE LHE SÃO ATRIBUÍDAS POR LEI.
GABARITO CERTO
-
O art. 3º da Lei 8.666/93, atualmente, define existirem três finalidades na realização do procedimento licitatório, a saber:
1. Busca pela melhor proposta
2. Isonomia
3. Garantia do desenvolvimento nacional.
NÃO havendo hierarquia ou preferência entre elas.
-
Tendi nada... as vezes o cespe quer inventar d+...
-
Lei nº. 8.666/1993.
“Art. 3º. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional, e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos”.
-
Para a correta solução desta questão, bastaria recordar do teor do art. 3º da Lei 8.666/93, que traz positivados os objetivos a serem alcançados por meio das licitações públicas. Confira-se:
"Art. 3o
A licitação destina-se a garantir a observância do princípio
constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a
administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e
será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios
básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade,
da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao
instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são
correlatos."
Como se vê, a afirmativa em exame tem expressa sustentação na norma acima transcrita, razão por que não há equívocos a serem indicados.
Gabarito do professor: CERTO
-
comassim futuro do contrato? sos
-
Questão passível de anulação.
-
Famoso controle de aprovação do CESPE. rs
-
Objetivos da licitação:
Escolher a proposta mais vantajosa para administração pública
Isonomia
Promoção do desenvolvimento nacional sustentável.
Correto.
-
Engraçado o pessoal comentar o artigo dalei seca como se "mais vantajosa para a Administração" significasse exatamente "futuro contrato" rsrs fiquei 5 minutos pensando nas possibilidades e interpretações que o examinador, na certa drogado e embriagado, estava ao elaborar essa questão e tê-la como correta. Se alguém já viu tal expressão em algum livro dos consagrados administrativistas, por favor, me digam qual, pois gostaria de ler.
No mais, cabe-nos levar o entendimento paras as próximas provas rs, brigar c banca é bobagem.
-
Certo
Art. 3o, daLei 8.666/93 - A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
-
Só esqueceram de mudar o gabarito para errado, o resto está certo.
-
A assertiva traz os 3 objetivos da licitação.
-
Questão incompleta , para a cespe é correta.
-
Para o contrato implica, também, ser a mais vantajosa para o contratado. Estranho isso!!
-
CERTO
LEI 8.666
Art. 3 A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
-
??????????????????????????????????????????????????
-
Questão incompleta, para o Cespe é verdade absoluta!
-
kkkkk futuro contrato com a administração
-
Referente a institutos diversos do direito administrativo, é correto afirmar que: O objetivo da licitação pública é escolher a proposta mais vantajosa para o futuro contrato e fazer prevalecer o princípio da isonomia, visando à promoção do desenvolvimento nacional sustentável.
-
GABARITO CORRETO
Lei 8.666/93: Art. 3º - A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
"A persistência é o caminho do êxito". -Chaplin