Gabarito C
(CHIAVENATO)
1. Estratégia defensiva: preocupa-se com a defesa e a estabilidade, ou seja, como isolar uma parcela do mercado para criar um domínio estável, um conjunto limitado de produtos é destinado a um segmento do mercado total. Para se defender dos concorrentes, a organização pratica preços competitivos ou se concentra na qualidade. A eficiência tecnológica é importante, assim como o rigoroso controle da organização.
2. Estratégia ofensiva: é uma estratégia exploradora e agressiva que busca ativamente novas e inovadoras oportunidades de produtos e mercados, mesmo que isso possa afetar a lucratividade. Isso implica mudanças e é importante a flexibilidade, tanto em tecnologia como em arranjos organizacionais.
3. Estratégia analítica: é uma estratégia dual e híbrida. A empresa utiliza a estratégia defensiva e a ofensiva, procurando minimizar o risco e, ao mesmo tempo, maximizar a oportunidade de lucro, de maneira equilibrada.
4. Estratégia reativa: ao contrário das outras três alternativas, a organização reage intempestivamente ao ambiente. É um comportamento inconsistente, instável e residual que surge quando uma das outras três estratégias é seguida de maneira inadequada. Constitui um sinal de fracasso.
1. Estratégia defensiva: preocupa-se com a defesa e a estabilidade, ou seja, como isolar uma parcela do mercado para criar um domínio estável, um conjunto limitado de produtos é destinado a um segmento do mercado total, manter a tradição.
Para se defender dos concorrentes, a organização pratica preços competitivos ou se concentra na qualidade.
A eficiência é importante, assim como o rigoroso controle da organização.
2. Estratégia ofensiva/Prospectiva: é uma estratégia exploradora e agressiva que busca ativamente novas e inovadoras oportunidades de produtos e mercados, mesmo que isso possa afetar a lucratividade. Isso implica mudanças e é importante a flexibilidade, tanto em tecnologia como em arranjos organizacionais.
3. Estratégia analítica: é uma estratégia dual e híbrida. A empresa utiliza a estratégia defensiva e ofensiva de forma dinâmica, analítica, ponderada, procurando minimizar o risco e, ao mesmo tempo, maximizar a oportunidade de lucro, de maneira equilibrada, ponderada, analítica!
4. Estratégia reativa: ao contrário das outras três alternativas, a organização reage intempestivamente ao ambiente, às contingências. É um comportamento inconsistente, instável e residual que surge quando uma das outras três estratégias é seguida de maneira inadequada. Constitui um sinal de fracasso e despreparo em virtude da falta de previsão.