-
E) CHIAVENATO (2009):
Na verdade, o administrador deve compreender que um sistema eficaz de controle
precisa reunir os seguintes aspectos:4
1. Orientação estratégica para resultados. O controle deve apoiar planos estratégicos
e focalizar as atividades essenciais que fazem a real diferença para a organização.
2. Compreensão. O controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando
dados em termos compreensíveis. O controle deve evitar relatórios
complicados e estatísticas enganosas
-
Na maioria das questões a palavra chave está no enunciado.
-
Quanto ao processo administrativo controle, tem-se que o administrador deve COMPREENDER que um sistema eficaz de controle precisa reunir algumas características.
ITEM E
-
Quanto ao processo administrativo controle, tem-se que o administrador deve COMPREENDER que um sistema eficaz de controle precisa reunir algumas características.
ITEM E
Compreensão.
-
Esse "compreender" parece até uma pegadinha.
-
Por incrível que pareça, esse "compreender" não tem relação direta com a alternativa correta, ao contrário do que os colegas aduziram acima. Na verdade, a expressão "compreender" está empregada no sentido de que o administrador precisa ENTENDER que existem algumas características fundamentais dentro do controle administrativo. Apenas isso. (Quanto ao processo administrativo controle, tem-se que o administrador deve compreender que um sistema eficaz de controle precisa reunir algumas características.) Aí, sim, quando o administrador COMPREENDER que existem essas características dentro do controle, ele vai perceber que uma delas é a COMPREENSÃO, e que esta afirma que o controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dados claros e evitando relatórios complicados e estatísticas enganosas. Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa...
-
Na verdade, o administrador deve compreender que um sistema eficaz de controle precisa reunir os seguintes aspectos:
1. Orientação estratégica para resultados. O controle deve apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais que fazem a real diferença para a organização.
2. Compreensão. O controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dados em termos compreensíveis. O controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas.
3. Orientação rápida para as exceções. O controle deve indicar os desvios rapidamente, através de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
4. Flexibilidade. O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
5. Autocontrole. O controle deve proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas.
6. Natureza positiva. O controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria. Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.
7. Clareza e objetividade. O controle deve ser imparcial e acurado para todos. Deve ser respeitado como um propósito fundamental: a melhoria do desempenho.
Fonte: Administração geral e pública/ Idalberto Chiavenato. - 2.ed. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2008. (Provas e concursos) 4° reimpressão. P.379