SóProvas


ID
1678642
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Se uma tragédia social e política, entre tantas que se multiplicaram pelo planeta, tem o poder de explicitar, por si só, a crise civilizatória que hoje ameaça a humanidade em seu conjunto, seguramente a saga dos refugiados é uma forte candidata ao posto. Segundo a ONU, em 2014, eles somavam cerca de 50 milhões, entre “internos" [...] e “externos". [...] Mesmo um olhar rápido apenas sobre os conflitos mais recentes detecta um quadro aterrador [...].

ARBEX Jr, J. Refugiados são o retrato do capital. Revista Caros Amigos, São Paulo: Caros Amigos Ltda, ano XIX, n. 219, jun. 2015, p.10.

Para a situação apresentada no texto acima, alguns países têm, na principal causa, uma associação com:

I - fatores de ordem étnica ou religiosa;

II - conflito entre o narcotráfico e o exército ou tropas paramilitares;

III - extrema pobreza agravada por desastres naturais.

Os seguintes países exemplificam, respectivamente, as condições retratadas em I, II e III:


Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes:

    Letra C

  • Do texto original:

    CORRETA = ALTERNATIVA C.

    "Se uma tragédia social e política, entre tantas que se multiplicam pelo planeta, tem o poder de explicitar, por si só, a crise civilizatória que hoje ameaça a humanidade em seu conjunto, seguramente a saga dos refugiados é uma forte candidata ao posto. Segundo a ONU, em 2014 eles somavam cerca de 50 milhões, entre “internos” (que continuam vivendo fora de seus locais de origem, mas em seu próprio país) e “externos”. É um número sem precedentes, quase o equivalente ao total de vítimas da Segunda Guerra. Mesmo um olhar rápido apenas sobre os conflitos mais recentes detecta um quadro aterrador: são seres humanos expulsos de seus lares por guerras civis (Afeganistão, Síria, Iraque e Líbia), por perseguições étnicas e religiosas (Birmânia, China, Índia, Bangladesh, Sudão, Nigéria), pelas gangues de narcotraficantes em luta com exércitos e tropas paramilitares (Colômbia e México), pela extrema pobreza agravada por desastres naturais (Haiti), além, é claro, dos 5 milhões da diáspora palestina que reclamam o direito a ter o seu próprio estado."

    Fonte: http://www.carosamigos.com.br/index.php/politica-2/5095-sindicatos-e-movimentos-populares-planejam-paralisacao-geral-dia-29,

  • Fui por eliminação, quando vi o HAITI ali na última posição lembrei dos desastres naturais pelo qual o país passou.

    Gabarito: C