Macedo (1990), orienta o bibliotecário do setor de referência em linhas de atuação, que são elementos básicos das atividades do SRI. São elas:
- Serviço de referência propriamente dito: refere-se ao serviço em si, a interação face-a-face entre os três pilares: usuário x informação x bibliotecário, sendo que este último será o mediador de todo o processo.
- Educação do usuário: levantamento do perfil dos usuários que utilizam a biblioteca, fornecendo-lhes orientação em relação aos serviços oferecidos pela biblioteca, isto é, promoção, divulgação, treinamento e instrução.
- Alerta e disseminação da informação: oferecer produtos e serviços para atualizar os usuários e divulgar novas informações do seu interesse.
- Comunicação visual e divulgação da biblioteca: organização e disponibilização do espaço físico do acervo bibliográfico, permitindo ao usuário que conheça e compreenda o funcionamento da biblioteca. Para isso, é necessário elaborar uma sinalização planejada, comunicação gráfica e panfletos.
- Administração e supervisão do SRI: elaborar um planejamento que definirá como todo o empreendimento será preparado, focando-se nos objetivos, etapas, prazos e medidas administrativas e práticas para que o serviço seja concretizado.
MACEDO, Neusa Dias de. Princípios e reflexões sobre o serviço de referência e informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n.1, p. 9-37, jan./dez.1990.