SóProvas


ID
1680442
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sino d e ouro
    [...] − mas me contaram em Goiás, nessa povoação de poucas almas, as casas são pobres e os homens pobres, e muitos são parados e doentes e indolentes, e mesmo a igreja é pequena, me contaram que ali tem − coisa bela e espantosa − um grande sino de ouro.
    Lembrança de antigo esplendor, gesto de gratidão, dádiva ao Senhor de um grã-senhor − nem Chartres, nem Colônia, nem S. Pedro ou Ruão, nenhuma catedral imensa com seus enormes carrilhões tem nada capaz de um som tão lindo e puro como esse sino de ouro, de ouro catado e fundido na própria terra goiana nos tempos de antigamente.
    É apenas um sino, mas é de ouro. De tarde seu som vai voando em ondas mansas sobre as matas e os cerrados, e as veredas de buritis, e a melancolia do chapadão, e chega ao distante e deserto carrascal, e avança em ondas mansas sobre os campos imensos, o som do sino de ouro. E a cada um daqueles homens pobres ele dá cada dia sua ração de alegria. Eles sabem que de todos os ruídos e sons que fogem do mundo em procura de Deus − gemidos, gritos, blasfêmias, batuques, sinos, orações, e o murmúrio temeroso e agônico das grandes cidades que esperam a explosão atômica e no seu próprio ventre negro parecem conter o germe de todas as explosões − eles sabem que Deus, com especial delícia e alegria, ouve o som alegre do sino de ouro perdido no fundo do sertão. E então é como se cada homem, o mais pobre, o mais doente e humilde, o mais mesquinho e triste, tivesse dentro da alma um pequeno sino de ouro. [...]
    Mas quem me contou foi um homem velho que esteve lá; contou dizendo: “eles têm um sino de ouro e acham que vivem disso, não se importam com mais nada, nem querem mais trabalhar; fazem apenas o essencial para comer e continuar a viver, pois acham maravilhoso ter um sino de ouro”.
    O homem velho me contou isso com espanto e desprezo. Mas eu contei a uma criança e nos seus olhos se lia seu pensamento: que a coisa mais bonita do mundo deve ser ouvir um sino de ouro. Com certeza é esta mesma a opinião de Deus, pois ainda que Deus não exista ele só pode ter a mesma opinião de uma criança. Pois cada um de nós quando criança tem dentro da alma seu sino de ouro que depois, por nossa culpa e miséria e pecado e corrução*, vai virando ferro e chumbo, vai virando pedra e terra, e lama e podridão.
        *corrução = corrupção (regionalismo)
(Adaptado de: BRAGA, Rubem. Os melhores contos de Rubem Braga. São Paulo: Global, 1999, 10 ed. p. 131-132)

... que ali tem um grande sino de ouro
... eles têm um sino de ouro
O par que se caracteriza pelos mesmos tempo, modo e pessoas em que se encontram os verbos sublinhados acima é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    ... que ali (o lugar, a pequena igreja) tem um grande sino de ouro. Tempo: presente; modo: indicativo; pessoa: 3ª do singular.

    ... eles têm um sino de ouro. Tempo: presente; modo: indicativo; pessoa: 3ª do plural (sinalizada pelo acento circunflexo do verbo ter: têm).


    Assim, a alternativa que contém os mesmos tempo, modo e pessoa é a "d".


    Bons estudos!


  • Tempo: PRESENTE

     

    Modo: INDICATIVO

     

    Pessoa: 3ª DO SINGULAR  (Tem - É)

                   3ª DO PLURAL ( Têm - São)

  • -
    quase que me pegava essa assertiva C

    Eu fiz
    Tu fizestes
    Ele fez <--- pretérito perfeito

  • Verbo TER


    Presente do Indicativo:

    Eu Tenho

    Tu Tens

    Ele Tem ****

    Nós Temos

    Vós Tendes

    Eles Têm ****


    Fazer no Presente do Indicativo:


    Eu Faço

    Tu Fazes

    Ele Faz

    Nós Fazemos

    Vós Fazeis

    Eles Fazem


    Saber no Presente do Indicativo


    Eu Sei

    Tu Sabes

    Ele Sabem

    Nós Sabemos

    Vós Sabeis

    Eles Sabem


    Ser no Presente do Indicativo


    Eu sou

    Tu és

    Ele é *****

    Nós somos

    Vós sois

    Eles são *****


    Contar no presente do Indicativo


    Eu conto

    Tu contas

    Ele conta

    Nós contamos

    Vós contais

    Eles contam