SóProvas


ID
1680487
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

João Ricardo, Técnico de Segurança Institucional, recebeu a incumbência de entregar uma intimação para um Promotor de Justiça. Ao saber que ele se encontrava no sítio da família, para lá se dirigiu e foi recebido por um segurança particular que, de arma em punho, ignorou as credenciais de João Ricardo, proferindo contra este palavras de desafio ofensivas, e impediu que ele entregasse a intimação. Nesta situação, os atos cometidos caracterizaram crime de

Alternativas
Comentários
  • c) resistência e desacato por parte do segurança, pois impediu, mediante ameaça, que João Ricardo intimasse o Promotor de Justiça, bem como João Ricardo foi desrespeitado no exercício da sua função, assumindo a condição de sujeito passivo.

  •  Técnico de Segurança Institucional,e função tipica entregar intimação??? alguem sabe responder??

  • Art. 329 – OPOR-SE à execução de ato LEGAL, mediante VIOLÊNCIA ou AMEAÇA a funcionário COMPETENTE para executá-lo ou a QUEM LHE ESTEJA PRESTANDO AUXÍLIO.

    Desobediência, de acordo com o Código Penal Brasileiro, é um crime praticado pelo particular contra a Administração Pública. Consiste em desobedecer ordem legal de funcionário público no exercício da função. A pena prevista é de detenção, de 15 dias a 2 anos, e multa, segundo o artigo 330 do Código Penal[1].

     

    Obs: Carlos, se a questão falar que o Saci Pererê é funcionário público competente para entregar a intimação, não discuta com a banca, ele é competente. #ficaadica

  • alguem sabe me dizer onde está a ameaca? nao entendo que " palavras de desafio ofensivas" seja o mesmo que ameaça.

  • Resistência (art. 329, Código Penal)

    O crime de resistência configura-se quando alguém se opõe à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio (art. 329, Código Penal). Destaque-se que, para haver o crime, é necessário tratar-se de “execução de ato legal”. Logo, sendo o ato ilegal, não há que se falar em crime de resistência. 

  • Filipe, ameaça por estar com arma em punho e agindo agressivamente, desafiando a autoridade do agente (ofensiva : pode- se imaginar a frase "tenta a sorte", com arma em mão. Mensagem mais que clara)
  • Técnico de Segurança Institucional,e função tipica entregar intimação??? alguem sabe responder?? Tbm n'ao entendi!!

  • Filipe Formiga,

    A ameaça é quando o segurança de arma em punho recebe o técnico Ricardo.

    Carlos Eduardo e Thiago Francisco,

    Realmente não é função do técnico de segurança entregar correspondência, porém trata de um caso hipotético.

  • NATALIA ESTA CERTA...