De acordo com Haynes e Marodin (1996),
6. Desenvolvendo opcoes - depois de definido mutuamente o problema, o mediador auxilia as pessoas a elaborarem opcoes para resolve-lo. As opcoes individuais devem ser descartadas, favorecendo-se as opcoes mutuas, que podem ser criadas atraves da tecnica de brainstorming (tempestade de ideias). Se o processo de gerar ideias nao resultar em variedade de opcoes, o mediador pode auxiliar as partes, sugerindo opcoes de casos similares.
Obs. meu computador esta sem acentuacao.
As etapas da mediação são:
1)Pré-mediação: A Pré-mediação é o primeiro momento de contato dos mediados com o processo. Nela se apresenta a minuta de contrato de prestação do serviço de mediação, bem como o modo em que este se realizará. É um momento importante para o nascimento da confiança no processo e para a posterior transferência dessa confiança para o mediador
2)Abertura: Na Abertura o mediador fará de imediato, esclarecimentos sobre o procedimento. Receberá o contrato de mediação já com as modificações ou assinaturas das partes e tentará conhecer, por intermédio de sua escuta ativa e atenta, as várias formas de comunicação.
3)Investigação: Durante a Investigação, ele formulará perguntas para conhecer toda a complexidade da relação entre os mediados. Nessa etapa, o mediador aporta técnicas com o objetivo de trazer a reflexão e definira controvérsia, as posições, e, sobretudo, as motivações dos mediados.
4)Agenda: Em seguida, inicia-se a elaboração da Agenda, em que é indicado cada um dos temas que receberão tratamento específico e serão objeto de decisões futuras de maneira parcial ou total.
5)Criação de Opções: Logo em seguida se inicia a Criação de Opções, que requer a criatividade de todos. Nela se buscam eventuais opções de resolução. Quanto maior o número de opções, maiores serão as chances de possíveis soluções. Nesse momento, é firmado um compromisso entre todos, no qual as ideias apresentadas não serão objeto de avaliação, nem de tomada de decisões.
6)Avaliação das Opções: Passa-se então, para a etapa Avaliação das Opções, em que se faz uma projeção no futuro das opções apontadas, com análise de cada uma das possibilidades aventadas.
7)Escolha das Opções: Já na Escolha das Opções, com o auxílio do mediador as pares deverão escolher as que melhor se adaptam às suas motivações entre as diversas opções e ideias apresentadas, não se esquecendo de sua viabilidade prática e jurídica.
8)Solução: Em seguida, inicia-se a elaboração da Solução ou das Soluções, mediante a elaboração conjunta do termo final de tudo o que os mediados escolheram e identificaram como resolução ou transformação.