SóProvas


ID
1680913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca dos conceitos de Estado, governo e administração pública.

Em seu sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Aspecto subjetivo (formal ou orgânico): Órgãos constitucionais de Governo e órgãos administrativos subordinados (Sentido amplo)/ Órgãos administrativos subordinados (Sentido Estrito).


    Aspecto objetivo (material ou funcional): Formulação de políticas públicas (função de Governo) e execução dessas políticas (função administrativa) (Sentido Amplo)/ Execução das políticas públicas (função administrativa) (Sentido Estrito).

    bons estudos
  • Gab: Errado!!!

    A questão erra ao restringir a atuação dos órgãos e agentes a função administrativa .
    VEJAMOS OUTRAS QUESTÕES !!
    CESPE-TJ-CE-2014 Q385974->A administração pública, em sentido subjetivo, diz respeito à atividade administrativa exercida pelas pessoas jurídicas, pelos órgãos e agentes públicos que exercem a função administrativa.GAB: E

    Comentário do prof.Rafael Pereira:
    Errada: a administração pública, em sentido subjetivo, na realidade, corresponde apenas aos órgãos, pessoas jurídicas e agentes públicos que, de acordo com nosso ordenamento jurídico, devem ser enquadrados no conceito de Administração Pública. Não importa, para este sentido subjetivo, qual a atividade por eles desempenhada; não importa, em suma, o quê é feito, e sim quem realiza a atividade. 

    CESPE-TJ-SE-2014 Q417868  ->A administração pública em sentido estrito restringe-se às funções políticas e administrativas exercidas pelas pessoas jurídicas, por órgãos e agentes públicos.
    GAB: E
    CESPE- CORREIOS-2011 Q106978 ->Em sentido subjetivo, a administração pública compreende o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas ao qual a lei confere o exercício da função administrativa do Estado.GAB: C
  • ERRADO.

    Em sentido SUbjetivo, são os SUjeitos (QUEM => órgãos, pessoas jurídicas e agentes públicos) aptos a desempenhar as funções administrativas.


  • Administração Pública em sentido subjetivo, formal ou orgânico: designa o conjunto de pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos que desempenham função administrativa.

    O erro da questão está em afirmar que se restringe ao Poder Executivo.

  • A questão além de incompleta possui também um erro. Incompleta pois a Administração Pública em seu sentido subjetivo significa o conjunto de agentes, órgãos e pessoas juridicas. E errada na parte em que restringe o sentido subjetivo ao conjunto de órgãos e agentes do Poder Executivo pois conforme a obra de Jose Dos Santos Carvalho Filho - Manual de direito administrativo "a Administração Pública, sob o ângulo subjetivo, não deve ser confundida com qualquer dos Poderes estruturais do Estado, sobretudo o Poder Executivo, ao qual se atribui usualmente a função administrativa".

  • FONTE: As funções da administração pública

    Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9090

    (...)

    4.2 - SENTIDO SUBJETIVO

    No que diz respeito ao sentido subjetivo da administração pública, José dos Santos Carvalho Filho sustenta que “a expressão pode também significar o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que tenham a incumbência de executar as atividades administrativas. Toma-se aqui em consideração o sujeito da função administrativa, ou seja, quem a exerce de fato. Para diferenciar este sentido da noção anterior, deve a expressão conter as iniciais maiúsculas: Administração Pública”[23].

    Segundo o doutrinador “os órgãos e agentes a que nos temos referido integram as entidades estatais, ou seja, aquelas que compõem o sistema federativo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). Entretanto, existem algumas pessoas jurídicas incumbidas por elas da execução da função administrativa. Tais pessoas também se incluem no sentido de Administração. São elas as autarquias, sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações públicas. No primeiro caso temos a Administração Direta, responsável pelo desempenho das atividades administrativas de forma centralizada; no segundo se forma a Administração Indireta, exercendo as entidades integrantes a função administrativa descentralizadamente”[24].

    Neste sentido, define Maria Sylvia Zanella Di Pietro que a Administração Pública “no sentido subjetivo, formal ou orgânico, ela designa os entes que exercem a atividade administrativa; compreende pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos incumbidos de exercer uma das funções em que se triparte a atividade estatal: a função administrativa”[25].

    Para Alexandre de Moraes, a Administração Pública pode ser definida subjetivamente como o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.

    Desse modo quem pode ser chamado de Administração Pública no aspecto subjetivo? Podemos chamar de Administração Pública todas as pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos que exercerem atividade administrativa, estejam em qualquer Poder da República e em qualquer esfera federativa (federal, estadual, distrital ou municipal).

    (...)

  • RESPOSTA: (ERRADO)

    A expressão Administração Pública confunde-se com os sujeitos que integram a estrutura administrativa do Estado, ou seja, com quem desempenha a função administrativa. Assim, num sentido subjetivo, Administração Pública representa o conjunto de órgãos, agentes e entidades que desempenham a função administrativa. O conceito subjetivo representa os meios de atuação da Administração Pública.


    Leia mais em: http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=3669&idAreaSel=1&seeArt=yes

  • Segundo Di Pietro, Administração Publica em sentido subjetivo é o conjunto de orgãos instituidos para a consecução dos objetivos do governo. 

    Em sentido objetivo, designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a admininstração Publica é a propria função de administrar que incumbe.

  • Errado

    O erro esta na palavra RESTRINGE

    Também chamada de sentido formal e orgânico abrange o conjunto de orgãos, pessoas jurídicas e agentes integrantes da Administração Pública (Orgãos da administração direta, Entidades da administração pública, Agentes administrativos).

    Atenção Entidades Privadas que prestam serviços públicos por meio de delegação( concessionárias e permissionárias), não integram a Adm Pública, mesmo exercendo funções próprias da função adminsitrativa.

     

  • Em seu sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa.

     

    Não apenas do poder executivo, pois a administração pública também é exercida nos outros poderes.

  • Em seu sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa. o erro está em RESTRINGE-SE = LIMITA ou seja

    Aspecto subjetivo (formal ou orgânico): Órgãos constitucionais de Governo e órgãos administrativos subordinados (Sentido amplo)/ Órgãos administrativos subordinados (Sentido Estrito).

    Para de perseguir o dinheiro e comece a perseguir o sucesso" – Tony Hsieh, empreendedor

     

     

     

  • Errado!

    Segundo Matheus Carvalho: "A expressão Administração Pública, em sentido formal, orgânico ou subjetivo designa o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa, independentemente do poder a que pertençam, se são pertencentes ao Poder Executivo, Judiciário ou Legislativo ou a qualquer outro organismo estatal."

  • Administração Pública

     

    . Sentido Formal, Orgânico ou Subjetivo - compreende o conjunto de entidades, órgãos e agentes públicos no exercício da função administrativa.

     

     

  • Maria Sylvia Zanella Di Pietro:

    ''Predminantemente, a função administrativa é exercida pelo órgãos do Poder Executivo; mas, com o regime constitucional não adota o princípio da sepração absoluta de atribuições e sim o da especialização de funções, os demais poderes do Estado também exercem, além de suas atribuições predominantes - legislativa e jurisdicional - algumas funções tipicamente administrativas.'' 

    ''Assim, compõem a Administração Pública, em sentido subjetivo, todos os órgãos integrantes das pessoas jurídicas políticas, aos quais a lei confere o exercício de funções administrativas. São os órgãos da Administração do Estado.''

  • Erro: "do Poder Executivo".

     

     Sentido Formal, Orgânico ou Subjetivo - compreende o conjunto de entidades, órgãos e agentes públicos no exercício da função administrativa.

     

    ERRADO

    ---

    Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU

    Em relação à administração pública direta e indireta e às funções administrativas, julgue o item a seguir.

    A administração pública em sentido formal, orgânico ou subjetivo, compreende o conjunto de entidades, órgãos e agentes públicos no exercício da função administrativa. Em sentido objetivo, material ou funcional, abrange um conjunto de funções ou atividades que objetivam realizar o interesse público. CORRETO

  • Imaginem um material que produza suor. Nojento? Pois é, ai faça a pergunta:

    O Material Funciona ?  SIM ele..

    Forma SuOr 

    Pronto, agora bora acertar todas questões!! 

    Objetivo - Material - Funcional 
    Formal - Subjetivo - Orgânico 

     

    O conceito de cada um já foi explicado pelos amigos, é só uma dica de memorização para não ficar repetindo comentários. Estou compartilhando pois foi desse jeito que memorizei! Além do mais, as bancas cobram os sinônimos.
    Abraçosssssss juntos somos fortessssssssss

  • GABARITO - ERRADO

     

    Sentido Subjetivo: compreende entidades, órgãos e sujeitos.

     

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

  • Entidades, orgãos e sujeitos!

  • Faltou ai as entidades. Administração indireta.

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    * Não está restrito ao Poder Executivo.

     

     

     

    Sentido formal, subjetivo ou orgânico » (Sujeito- quem faz) »  Conjunto de órgãos + agentes + entidades

     

    Sentido material, objetivo ou funcional » (Objeto - o que faz) »  São as próprias atividades administrativas »  os serviços públicos, as atividades de polícia administrativa, as atividades de fomento e as intervenções na propriedade.

  • Sentido subjetivo: órgão, agentes e entidades que realizam atividades/funcoes políticas e administrativas, não só tipicamente no poder executivo, mas atipicamente nos poderes legislativo e judiciário. SENTIDO AMPLO.

  • FOS/ OAB

    FORMAL/ ORGÂNICO/ SUBJETIVO

    ÓRGÃOS/ AGENTES/ BENS PÚBLICOS

  • SENTIDO ESTRITO , SUBJETIVO(QUEM?)

    -ÓRGÃOS ADMS

    -ÓRGÃOS PÚBLICOS

    -AGENTES PUBLICOS

    -PESSOAS JURÍDICAS

  • Errado.

    O erro está em dizer que a Administração Pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo, pois a expressão administração Pública em sentido subjetivo engloba todos os órgãos e agentes que, em qualquer dos poderes do Estado (Legislativo, Executivo ou Judiciário), em qualquer das esferas políticas (União, Estados, Distrito Federal ou Municípios), estejam exercendo função administrativa ( Direito Administrativo Descomplicado, Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo).

  • Errado,

    Não está restrito ao Executivo.

  • ENTIDADES, CADÊ VOCÊ? EU VIM AQUI SÓ PRA TE VER...

  • A questão está errada porque não menciona as entidades, que se inserem no conceito de administração pública subjetiva, orgânica ou formal e  pelo fato de os poderes Legislativo e Judiciário de qualquer das esferas de governo também exercerem, ATIPICAMENTE, funções administraivas.

  • *Administração Pública em sentido formal, subjetivo [u1] ou orgânico[u2]  = conjunto de AGENTES, ÓRGÃOS e PESSOAS JURIDICAS = entidades  que tenham incumbência de exercer as atividades administrativas do Estado.

     [u1]Lembra sujeito

     [u2]Lembra órgão

  • A ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SENTIDO SUBJETIVO, FORMAL OU ORGÂNICO COMPÕE-SE DE ÓRGÃOS + AGENTES PÚBLICOS + ENTIDADES, ENTRETANTO NÃO SE RESTRINGE AO PODER EXECUTIVO.

     

     

    GABARITO: ERRADO

     

     

    Bons estudos!!!

     

  • FALTOU AS ENTIDADES ADMINISTRATIVAS E POLÍTICAS/FEDERATIVAS/ESTATAIS DE QUALQUER UM DOS PODERES.

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Gabarito E.

    Administração Pública em sentido subjetivo, formal ou orgânico: designa o conjunto de pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos que desempenham função administrativa.

    O erro da questão está em afirmar que se restringe ao Poder Executivo.

     

  • Quando lembro de uma questão dessa logo penso em: OAB Orgânico Subjetivo;
    logo, Orgãos, Agentes Públicos e Bens Públicos; diferete do MOF (material, objetivo e funcional)

  • Em sentido subjetivo a Administração pública compreende o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas ao qual a lei confere o exercício da função administrativa. O erro da questão é afirmar que esse exercício é restrito apenas aos agentes que compõem o poder executivo, pois tal função é exercida por toda a Administração e não somente pelo poder executivo.

  • Administração Pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico significa o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurícicas que tenham  a incumbência de EXECUTAR as atividades adminitrativas.

     

    Faltou as PJ's!

  • Administração pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico:

    É o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado independentemente do poder a que pertençam. Em sentido subjetivo, a administração pública confunde-se com os próprios sujeitos que integram a estrutura administrativa do Estado.

     

    O erro da questão é afirmar que a administração pública em sentido subjetivo restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo.

     

    Obs: O Brasil adota o critério formal de administração pública.

  • Em seu sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa.

     

    ~> Diz respeito às ENTIDADES também.

  • Errada

     

    Não restringe ao poder execultivo.

  • Cade as entidades indiretas?

    Faltou informação, diante de restriçao ? Incorretão.

     

  • Não se restringe ao poder executivo.

  • ERRADO

     

    VEJAM OUTRAS PARA COMPLEMENTAR:

     

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: DPU

    Prova: Técnico em Assuntos Educacionais

     

    Em relação à administração pública direta e indireta e às funções administrativas, julgue o item a seguir.

     

    A administração pública em sentido formal, orgânico ou subjetivo, compreende o conjunto de entidades, órgãos e agentes públicos no exercício da função administrativa. Em sentido objetivo, material ou funcional, abrange um conjunto de funções ou atividades que objetivam realizar o interesse público. (CERTO)

     

    ------------------------                --------------------                   -------

     

     

    Ano: 2011

    Banca: CESPE

    Órgão: Correios

    Prova: Analista de Correios - Advogado

     

    A respeito do conceito e dos direitos e deveres dos agentes administrativos, julgue os itens seguintes.

    Em sentido subjetivo, a administração pública compreende o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas ao qual a lei confere o exercício da função administrativa do Estado. (CERTO)

  • Kd o poder legislativo e judiciário? Kd as entidades? ERRADA

  • Uma questão resumo..

     

    (CESPE/TRF1R/2017) A administração pública, em seu sentido material, compreende as pessoas jurídicas, os órgãos e os agentes que exercem função administrativa. Por outro lado, em seu sentido formal, designa a natureza da atividade exercida por esses entes.

     

    GABARITO: ERRADO

  • Restringiu demais...

     

    Auuuuuuuuuuuuu!!

  • Em seu sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa.

    Errado

  • Puts. Me apressei e dancei rs :D

  • Os órgãos e agentes que já exercem a função administrativa, já seria no sentido objetivo.

  • A toma no toba , não preciso disso, estou indo agora mesmo enviar curriculum...

    Não pera! Eu preciso disso!

    Próxima questão!

  •  

     A ADM. PÚBLICA E SEUS ASPECTOS:

     

     

    1) SENTIDO OBJETIVO, MATERIAL , FUNCIONAL... ENVOLVE O CONJUNTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ADMINISTRAÇÃO. (O QUE É REALIZADO????)

     

    2) SENTIDO SUBJETIVO, ORGÂNICO, FORMAL.... ENVOLVE O CONJUNTO DE PESSOAS/ AGENTES QUE TRABALHA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. (QUEM EXERCE ESSA ATIVIDADE????)

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Gabarito: Errado

    O erro está em dizer que a administração no sentido subjetivo RESTRINGE-SE ao Poder Executivo, quando na verdade ela também está presente nos órgãos que exercem funções administrativas atipicas tanto do Judiciário quanto do Legislativo.

  • Leiam a questão até o final, e, antes de responder, faça marcações em pontos importantes. Assim vocês não cometem o mesmo erro que eu cometi agora! kkkk

  • Gabarito errado,

    Restringe-se a órgãos, agentes públicos e entidades

  • Maria Sylvia Zanella Di Pietro que a Administração Pública “no sentido subjetivo, formal ou orgânico, ela designa os entes que exercem a atividade administrativa; compreende pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos incumbidos de exercer uma das funções em que se triparte a atividade estatal: a função administrativa”

  • Não so ao Poder Executivo mas sim ao conjunto de orgãos que a lei da o poder da função administrativa. 

    GAB: ERRADA

  • "Em seu sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa."

    Povo, eu raciocinei da seguinte maneira (antes de ler todos os comentários) : a administração pública [em seus sentidos objetivo e subjetivo] pode ser observada também no poder legislativo e no poder judiciário, bastando lembrar que o poder legislativo e o poder judiciário também cumprem expediente administrativo, uma vez que exercem funções atípicas. Seria uma inverdade do Cespe citar apenas o Poder Executivo, tornando, portanto, a questão errada

    Bons estudos.

  • gab : errado

    o erro está em restringir - poder executivo, o correto seria a todos os poderes .

    em sentido subjetivo, a administração pública compreende o conjunto de  orgãos e de pessoas jurídicas ao qual a lei confere o exercício da função administrativa.

     

  • Sentido subjetivo (FORMAL OU ORGÂNICO): Sujeitos que integram a administração pública - administração DIRETA e INDIRETA.

  • Poder Executivo - Função Típica: ADMINISTRAR

    Poder Leg/Jud - Função Atípica: ADMINISTRAR

    --

    ADM DIRETA e INDIRETA EXERCEM FUNÇÃO ADMINISTRATIVA.

  • não restringe.

  • Que vacilo!!!! Do poder executivo....

  • Administração em sentido SUBJETIVO - refere os agentes públicos que exercem a função pública.


    Administração em sentido OBJETIVO - refere a função pública propriamente dita exercida pelos agentes públicos.

  • O erro da questão está em apontar somente os integrantes do Poder Executivo como executores da atividade administrativa. Certo é que os Poderes Legislativo e Judiciário exercem, atipicamente, a função administrativa, por exemplo, quando contratam seus servidores.

  • Errado. Não se restringe só ao Poder Executivo.

    a) A Administração Pública em sentido subjetivo - abrangendo pessoas físicas e jurídicas públicas e privadas, que exerçam a função administrativa do Estado; órgãos administrativos, que integram a Administração Direta, as entidades da Administração Indireta, os agentes públicos de todos os poderes e esferas.

    Obs. Mnemônico: se todo concurseiro sofre, então →''agente''> SOF".

    Subjetivo

    Orgânico

    Formal

    b) A Administração Pública em sentido objetivo – atividades e funções administrativas do Estado, serviço público, polícia administrativa, fomento, intervenção e regulação;

    Obs. Mnemônico>>MOF

    Material

    Objetivo

    Funcional

  • Administração pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico

    compreende um conjunto de agentes público, órgãos e pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado. Ou seja, o sujeito, quem está exercendo a função administrativa, em qualquer dos Poderes.

  • ERRADO, NÃO É SO DO PODER EXECUTIVO

  • gabarito "E"

    Em seu sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa.

  • Li rápido e errei. Esse é o problema de quando se subestima uma questão.

  • O conceito de administração pública pode ser interpretado a partir do sentido objetivo ou subjetivo.

    No sentido objetivo, administração pública consiste nas atividades administrativas realizadas. Enquadram-se nesse conceito, os serviços de polícia administrativa, serviços públicos, fomento e intervenção.

    No sentido subjetivo, administra pública consiste no conjunto de agentes, órgãos e entidades administrativas responsáveis pela execução das atividades administrativas.

    O enunciado erra ao afirmar que, em sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao Poder Executivo. Na verdade, no sentido subjetivo, administração pública alcança todos os agentes, órgãos e entidades administrativas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

    Gabarito: Errado

  • Conjunto de pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos. Não se restringe.

    GAB. E

  • GAB ERRADO

    NÃO RESTRINGE AO EXECUTIVO

  • Em seu sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa.

    Estaria correto se:

    Em seu sentido subjetivo, a administração pública não restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa.

  • Sentido formal, subjetivo ou orgânico » (Sujeito- quem faz) »  Conjunto de órgãos + agentes + entidades

     

    Sentido material, objetivo ou funcional » (Objeto - o que faz) »  São as próprias atividades administrativas » os serviços públicos, as atividades de polícia administrativa, as atividades de fomento e as intervenções na propriedade.

  • Sentido formal, subjetivo ou orgânico » (Sujeito- quem faz) »  Conjunto de órgãos + agentes + entidades

     

    Sentido material, objetivo ou funcional » (Objeto - o que faz) »  São as próprias atividades administrativas » os serviços públicos, as atividades de polícia administrativa, as atividades de fomento e as intervenções na propriedade.

  • Além de não restringir-se ao Poder Executivo, esqueceram das entidades, que também compõem a Administração Pública.

  • Cespe 2017

    A administração pública, em seu sentido subjetivo, compreende o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas incumbidos de executar as atividades administrativas, distinguindo-se de seu sentido objetivo, que se relaciona ao exercício da própria atividade administrativa.

    cespe 2011

    Em sentido subjetivo, a administração pública compreende o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas ao qual a lei confere o exercício da função administrativa do Estado.

  • Sentido Subjetivo / formal / orgânico: conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa. Independentemente do poder a que pertença: Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Legislativo.

    Lembrando que atipicamente o Poder Legislativo e Judiciário possuem suas funções administrativas. Ou seja, a Administração Pública em sentido subjetivo não se restringe ao Poder Executivo.

    Por fim, em Sentido Objetivo / material / funcional: função administrativa. Atividade administrativa exercida pelo estado.

    GAB E

  • Em seu sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa.

  • O conceito de Administração Pública é mais amplo do que apenas o de Poder Executivo. A Administração Pública abrange o exercício da função administrativa por todos os poderes estatais ( Legislação, Executivo, e Judiciário) e em todos os níveis federativos.

  • Para tatuar no braço:

    Administração Pública

    Sentidos:

    Subjetivo, orgânico, formal - pessoas, órgãos, agentes

    Objetivo, funcional, material - serviços, atividades, funções

  • mnemônico:

    Administração Pública

    Sentidos:

    Subjetivo, orgânico, formal - pessoas, órgãos, agentes

    FOR SUOR

    FORmal

    SUbjetivo

    ORgânico

    Objetivo, funcional, material - serviços, atividades, funções

    MAO FUN

    MAterial

    Objetivo

    FUNcional

  • Em seu sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa.

    Não se restringe somente a órgãos e agentes!!

  • Errado -restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo.

    seja forte e corajosa.

  • BIZU: SEMPRE DE OLHO NO VERBO.

  • ... nos poderes Executivo, legislativo e judiciário
  • CESPE: Em seu sentido subjetivo, a administração pública restringe-se ao conjunto de órgãos e agentes públicos do Poder Executivo que exercem a função administrativa.

    ERRADO!

    NÃO se restringe apenas a esses, uma vez que pessoas jurídicas (administração indireta) também fazem parte desse Rol, além dos poderes legislativo e judiciário no desempenho de sua função atípica de administrar.

    outra questão

    Ano: 2017 Banca: cespe Órgão: TRF -1º REGIÃO  Provas: Técnico Judiciário 

    No que diz respeito a organização administrativa, julgue o item que se segue.

    "A administração pública, em seu sentido subjetivo, compreende o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas incumbidos de executar as atividades administrativas, distinguindo-se de seu sentido objetivo, que se relaciona ao exercício da própria atividade administrativa." (CERTO)

    receba nos peito, CESPE!

  • ERRADO.

    NÃO É RESTRITO A ÓRGÃOS E AGENTES DO PODER EXECUTIVO

    CORRETO: CONJ. DE ÓRGÃOS+AGENTES+ENTIDADES PÚBLICAS

  • Para mim o erro da questão está em: "administração pública" escrita com iniciais minusculas, que seria objetivo, material e funcional. Ligado a atividade.

    O sentido subjetivo está ligado a Administração Pública( com iniciais maiúsculas) que seria os órgãos, entes e agentes, etc.

  • GAB. ERRADO

    O erro da questão está em afirmar que se restringe ao Poder Executivo.