SóProvas


ID
1680997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de gestão de pessoas.

A escassez de recursos no setor público tende a conferir importância ao papel do líder na motivação do servidor.

Alternativas
Comentários
  • Se o líder não puder oferecer suporte organizacional pela escassez de recursos no setor publico, o papel motivador do líder em relação ao servidor tende a conferir maior relevância.
    Prof. Andréia Ribas


  • cespe indolente...!!! hahaha

  • A escassez de recursos no setor público tende a conferir importância ao papel do líder na motivação do servidor.
    Gab - certo

  • Fui pelo seguinte raciocínio:

    Se falta recursos no setor, o líder precisa se virar nos 30 para não deixar "a peteca cair" (motivar os colaboradores). 

  • Esse é o chamado líder ninja. :)

  • Questão totalmente subjetiva para interpretação. A pergunta é: o
    líder é importante na motivação do servidor? R.: Sim! Além disso, o fato de
    haver restrição de recursos faz com que ele tenha que ser mais importante?
    R.: Sim! Sempre haverá restrição de recursos em toda atividade humana na
    história, e é justamente por isso que se precisa de um líder: para fazer as
    coisas acontecerem
    . Se todos os recursos fossem infinitos, não haveria
    necessidade de trabalhar tanto
    , de mediar conflitos, de decidir entre
    possibilidades distintas, etc.

    Gabarito: Certo

    Fonte: professor Carlos Xavier- Estratégia Concursos.

  • Esse tem que ser ninja mesmo kkkk

    Mostrando sendo o lado bom/positivo e as saídas alternativas para se fazer as coisas.

     

     

  • CERTO

    O líder deve motivar o servidor, já que o contexto organizacional não é um dos mais favoráveis.... rsrs

  • P*RRA, Motivação não era, em regra, um processo intrínseco? 

    O fóda é que essa porcaria de matéria tem uma porrada de gente que fala cada um de uma coisa sem enxergar o todo e como as coisas se relacionam... aí se você lê uma questão com o conhecimento inteiro na cabeça, dá pra você julgar de acordo com diferentes partes do conteúdo, chegando a resultados diversos.........

    Tenho que aprender a compartimentar essa matéria em tópicos e ler e interpretar cada item dentro do seu quadrado... pqp... Não tem matéria nenhuma que me dá mais raiva do que ADM.

  • Vitor também detesto essa matéria . Ela tem muitas contradiçoes e isso torna tudo muito complicado . 

  • Professora fraquíssima e incompleta nas explicações. O que deveria ser verificado, ao meu ver, é que DESEMPENHO = COMPETENCIA + MOTIVAÇÃO e devem sempre estar aliadas ao CONTEXTO (Recursos) para um desempenho de excelência. Se os recursos são escassos isso irá impactar no contexto podendo impactar também a motivação, aí sim o trabalho do líder ganhará relevância.

    QUESTÃO CERTA!

  • Que materia dificil e sem um foco principal, são varias teorias e nenhuma conclusão.

  • Escassez de recurso público = falta de material hospitalar = equipe desmotivada --> líder convocado para incentivá-los a se reinventar. 

     

    De modo geral, as dificuldades do serviço público, tais como escassez de recursos, descontinuidade na gestão em decorrência das eleições e salários nem sempre atrativos, se constituem em fatores que desmotivam os servidores. 

     

    A sociedade brasileira tem passado diversas transformações nestas ultimas décadas. Na esfera dos órgãos públicos foram propostas novas maneira de se trabalhar com a motivação do servidor. Esta proposta é resultado de uma demanda gerada pela sociedade nos dias de hoje, que tem uma maior atenção voltada para os métodos, ações e estudos que diz respeito a motivação de ser humano.

     

    Esta proposta é resultado de uma demanda gerada pela sociedade nos dias de hoje, que tem uma maior atenção voltada para os métodos, ações e estudos que diz respeito a motivação de ser humano.

     

    Uma maneira de fortalecer as organização e o servidores pois é necessário trabalhar de maneira mais profunda nos alicerces da nossa visão do ser humano como uma peça chave para o sucesso da organização. Não é suficiente possuir apenas habilidades técnicas e organizacionais mas também habilidades em lidar e motivar os seres humanos

     

    A motivação está relacionada direta mente com o desempenho dos servidores: quanto maior for a motivação, maior ser o rendimento, pois de um servidor motivado fará mais que o possível pela organização, pois ele saberá que tudo que ele faça de alguma maneira terá uma retorno, não são todos mais é o que a maioria espera em troca.

     

    Fonte: https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0711260023.pdf

  • Penso que a professora deveria citar algum autor em suas explicações, até para não ficar tanto na subjetividade (não que ela não entenda, mas para podermos nos situar melhor na matéria).

  • A escassez de recursos no setor público tende a conferir importância ao papel do líder na motivação do servidor.
    Gente não adianta ficar reclamando da matéria dizendo que ela é subjetiva...essa questão é meramente de interpretação do que se pede...a banca induziu os candidatos ao erro quando diz que é o lider que motiva quando na verdade quando ela fala "a conferir importância ao papel do líder na motivação do servidor" quis falar na importância de manter o servidor motivado ou seja é uma coisa intrínseca do servidor assim  o papel do lider é manter essa chama acesa.

    Foco, Fé e Força

     

  • Já errei essa questão 12x só hoje. 

     

    Eu sempre faço um raciocínio que nada tem a ver com a assertiva. Mas vou conseguir. Rs

  • Essa professora é muito ruim. Deveria já ter sido trocada há tempos!

  • Questão totalmente subjetiva para interpretação. A pergunta é: o líder é importante na motivação do servidor? R.: Sim! Além disso, o fato de
    haver restrição de recursos faz com que ele tenha que ser mais importante? R.: Sim! Sempre haverá restrição de recursos em toda atividade humana na história, e é justamente por isso que se precisa de um líder: para fazer as  coisas acontecerem. Se todos os recursos fossem infinitos, não haveria necessidade de trabalhar tanto, de mediar conflitos, de decidir entre possibilidades distintas, etc.

    Gabarito: Certo

    Fonte: professor Carlos Xavier- Estratégia Concursos.

  • É meio óbvio essa questão, é bem mais fácil ser líder em uma empresa provida de recursos.
  • Mãe Diná responde! Ou talvez nem ela consiga. Caralho.

  • Talvez trabalhando numa Prefeitura de um Município sucateado se consiga resolver essa questão.

     

    Meu raciocínio:

     

    Imaginem que a escassez de recursos confere ainda mais importância ao líder, porque o seu papel motivador (essa é uma das tarefas do líder: manter a equipe motivada e alinhada para o atingimento dos resultados) será, agora, mais relevante para o desempenho da equipe, cujos membros, a essa altura, já deverão estar desestimulados, pelo fato de o órgão não prover de recursos para executarem suas atividades.

     

    GABARITO: CERTO.

  • Precisamos de um professor para essa matéria! Gosto de todos, mas realmente a professora de Administração Geral e Gestão de Pessoas, não ajuda muito! QC nos ajude com um professor para esclarecer melhor as dúvidas da maioria dos alunos que estão reclamando!

     

    Obrigada!

  • Esta questão não tem mistério! 

     

    Se o lider quer dá seguimento aos seus trabalhos mesmo  com escassez de recursos, não lhe resta mais nada a não ser motivar as pessoas para a relaizção das tarefas. 

    Nessa questão, se vc pensar que é o subordinado, não terá motivação alguma para atigir objetivos. Por outro lado, se pensar como o lider, pricipalmente se for carismático, tentará motivar as pessoas a serem eficiente de como atigir os abjetivos.

    Tudo não é possível, mas o possível é tudo!   

  • A professora que ocmenta a questõa precisa passar uma fundamentação teórica, senão o candidato fica sem norte oa responder questões mais interpretativas.

  • LIDERANÇA É O PODER DE INFLUENCIAR PESSOAS.

    QUANDO A MOTIVAÇÃO ESTÁ BAIXA, POR FALTA DE RECURSOS, O LÍDER DEVE AGIR, SEGUNDO A TEORIA SITUACIONAL, DE ACORDO COM A REALIDADE PRESENTE, SE ADAPTANDO ÀS ADVERSIDADES E CONTORNANDO AS DIFICULDADES.

  • Gente essa questão foi produzida por um digno humorista! 
    Tudo que não falta no setor publico é recursos. 
    Tudo que falta é motivação, competencia, liderança.

    E muita cara de pau!

  • Enrico Zazzaroni, 

    Tudo que não falta no setor público é recursos?  Sério? Qual País vc vive?!

    Me conta, porque no Brasil, infelismente não é assim.

  • Resumindo: o líder deve conhecer outros elementos motivadores.

  • em várias questões que rspondi o pessoal falou '' bla bla motiviação é intrínseca''.. agora isso e tem gente concordando. Se decidam!

  • O problema NT e que a galera comenta baseada no "gabarito" se tivesse uma opção de poder comentar somente antes de responder, nao iria existir 90% comentarios. Quando ja se tem a resposta é facil

  • O funcionalismo público do Brasil, em regra, especialmente do executivo, está vivendo isso na pele, só que não tem líder que motive. Rsrsrs

  • Pessoal,"Palma, palma, não priemos cânico"

  • ENTENDI NADAAAA

  • Concordo com o NT. A gente resolve uma porrada de questão pra tentar encontrar uma linha a seguir mas não dá. E cada um vem com uma teoria pra jusificar a resposta da banca.

  • CERTO

  • Imagine uma escola pública onde os professores não têm recursos para ensinar os alunos da maneira como gostariam, com uma biblioteca adequada, um laboratório, etc... ainda assim, o diretor deve tentar manter os professores motivados a dar aula com os recursos que possuem.

  • No setor público, o administrador não dispõe de recursos ilimitados para fazer frente ás necessidades de trabalho. É dizer: é preciso aperfeiçoar as escolhas da Administração, ampliar a quantidade e a qualidade das atividades prestadas pela Administração, em contrapartida à redução de custos, tudo isso em função do princípio da eficiência.

     

    Portanto, entra em cena o papel da liderança, em fazer muito com pouco, motivando e encorajando os liderados.

  • A questão foi mal elaborada. A importância do líder independe da excassez de recursos. Na falta de recursos materiais o líder vai se transformar em produto. Vejo muitos colegas tentando, a qualquer custo, defender a alternativa ,dita, correta.

  • acredito que o que a questão falou foi:

    "Se esse chefe não traz quase nada de recurso pra repartição ser mais eficiente, por que esse cara ainda é o chefe?"

  • Não entendo. PRIMEIRO a teoria diz que motivação é algo intrínseco, depois que o líder motiva????