SóProvas


ID
1681090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a ferramentas de análise de  cenário interno e externo.

A matriz BCG permite a análise de portfólio a partir da combinação das variáveis intituladas participação de mercado e crescimento de mercado, nas quais o produto com maior participação e maior taxa de crescimento é chamado de produto estrela e está em fase de maturação no ciclo de vida do produto.

Alternativas
Comentários
  • Estrelas encontram na curva de crescimento e não de maturação do ciclo de vida. Isso porque provavelmente migraram da interrogação e careceram de altos investimentos. Quem está na fase de maturação são as vacas, que geram muito retorno (participação) e proporcionam os tais investimentos para fazer a estrela se propulsionar e crescer ainda mais.

    Prof. Renato Lacerda


  • A Matriz BCG tem como base o [Ciclo de Vida do Produto]. É dividida em duas partes: 1) Crescimento de Mercado e 2) Participação Relativa de Mercado. Quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou, quanto maior for sua participação de mercado melhor será para empresa. Usando os dados: C = cresc.mercado e P= Participação de mercado, temos:

    C: Alto / P: Alto = ESTRELA
    obs: Fácil decorar - Alto e Alto (tudo de melhor, portanto = estrela)

    C: Baixo / P: Alto = VACA LEITEIRA
    obs: Pense - O crescimento do mercado esta baixo, MAS a participação é alta (já to garantido), portanto vou aproveitar e ficar "mamando" na vaca.

    C: Alto / P: Baixo = Questionamento (?)
    obs: Aqui o mercado esta crescendo, mas minha participação tá baixa! Me QUESTIONO como aumentar essa participação, objetivando virar uma ESTRELA ou se não tomar os devidos cuidados, também pode virar um abacaxi.

    C: Baixo / P: Baixo = Abacaxi
    obs: Mais fácil ainda. Ta tudo ruim, ta um abacaxi. Penso na possibilidade inclusive de retirar meu produto do mercado.

    É interessante observar também que quando o Crescimento de Mercado é ALTO, maior a necessidade de INVESTIMENTO.

    A empresa precisa saber qual é a possibilidade de crescimento de um produto, a sua condição perante o fluxo de caixa, a aceitação do público etc. Por isso, é preciso que o departamento de marketing domine esta ferramenta e a utilize da forma mais eficaz possível.


    fonte: http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-matriz-bcg/

  • Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa;
    Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos  com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”.
    Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”.
    Abacaxi (também conhecido como “animal de estimação”, “cão” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.

    Deus seja louvado.

  • Gabarito: Errado

    A matriz BCG permite a análise de portfólio a partir da combinação das variáveis intituladas participação de mercado e crescimento de mercado, nas quais o produto com maior participação e maior taxa de crescimento é chamado de produto estrela e está em fase de maturação no ciclo de vida do produto.


    O que torna o item errado é apenas a parte final, que afirma que o produto "estrela" está na fase de maturação, quando na verdade está na fase de crescimento. O produto que está na fase de maturação seria o "vaca leiteira".

  • Julgue o próximo item, relativo a ferramentas de análise de  cenário interno e externo.

    A matriz BCG permite a análise de portfólio a partir da combinação das variáveis intituladas participação de mercado e crescimento de mercado, nas quais o produto com maior participação e maior taxa de crescimento é chamado de produto estrela e está em fase de maturação no ciclo de vida do produto. ( O erro está em dizer que está em maturação, sendo que o produto já está consolidado).

    Matriz BCG:
    Ciclo de vida do produto:
    1-Crescimento de mercado; 2-Participação relativa de mercado.
    OBS: Quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou maior for sua participação melhor será para a empresa. 
    C=Cresce o mercado e P=Participação de mercado.
    C: Alto e P:Alto= Estrela (Tudo muito bem) 
    C:Baixo e P:Alto=Vaca Leiteira (Crescimento está em baixa, mas a minha participação está garantida) 
    C:Alto e P:Baixo=Questionamento (Como posso melhorar a minha participação?) 
    C:Baixo e P:Baixo=Abacaxi (Penso na possibilidade de até retirar meu produto do mercado) 

    Foco, força e fé! A batalha só acaba com a estabilidade!! 

  • ERRADO.

  • O quadrante que retrata usualmente um produto em maturação é o de VACAS LEITEIRAS

  • Erro: está em fase de maturação

     

    Matriz BCG X Ciclo de vida do produto

     

    Em questionamento: fase de introdução

    Estrela: fase de crescimento

    Vaca leiteira: fase de maturidade/maturação

    Abacaxi: fase de declínio

  • GAB: Errado
    O produto estrela está na fase de crescimento de mercado e não de maturação como afirma a assertiva.

  • O enunciado apresenta corretamente os fatores de avaliação da matriz BCG, contudo afirma equivocadamente que a estrela corresponde à fase de maturação do ciclo de vida do produto. Na verdade, os produtos estrelas estão na fase de crescimento.

    Gabarito: Errado

  • GABARITO ERRADO

    Maturação é v4c4 leiteira.

  • Queijo matura, a vac4-leiteira matura

  • Marcelo Soares| Direção Concursos

    O enunciado apresenta corretamente os fatores de avaliação da matriz BCG, contudo afirma equivocadamente que a estrela corresponde à fase de maturação do ciclo de vida do produto. Na verdade, os produtos estrelas estão na fase de crescimento.

    Gabarito: Errado

  • Nossa, que casca de banana....

  • 3º) Com a maturidade o crescimento do mercado diminuía, o que fazia com que aqueles produtos migrassem para vacas leiteiras (fase de maturidade do mercado);

  • A Matriz BCG é um método de analisar o potencial de geração de caixa do portfólio de produtos e serviços de uma organização considerando o crescimento e a participação relativa de mercado. É formada por dois eixos: X – horizontal (que representa a participação de mercado relativa) e Y – vertical (que representa o crescimento do mercado).

    De acordo com Kotler & Armstrong (2015), os produtos são classificados em quatro quadrantes: vaca leiteira (geram lucro sem a necessidade de grandes investimentos); abacaxi/vira-lata (devem ser abandonados, por serem problemáticos); ponto de interrogação (devem receber investimentos para aumentar a participação) e estrelas (geram lucro mas demandam grandes investimentos).

    Na matriz BCG, a estrela representa o produto com maior participação e maior taxa de crescimento. Não é possível, com base nesse método, afirmar qual fase do ciclo de vida o produto se encontra (como em fase de maturação). Por esse motivo, a questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.