SóProvas



Questões de Matriz BCG


ID
200524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação a metodologias de pesquisa, julgue o próximo
item.

A escala de reputação corporativa, criada pelo Boston Consulting Group, é uma das metodologias de pesquisa utilizadas para medir a reputação corporativa.

Alternativas
Comentários
  • A Matriz BCG (Boston Consulting Group) é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Ela é utilizada para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos (marketing), planejamento estratégico e análise de portfólio. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação da integração da empresa nas envolventes externas e internas.[1] 

  • Errado

    Questão pouco usual e bastante específica, principalmente em marketing. O erro está em afirmar que a ferramenta de pesquisa disposta na questão analisa a reputação corporativa, quando na verdade ela verifica, por meio de indicadores e até gráficos, uma análise de portifólio da empresa que contratou o serviço de consultoria. Há no mercado diversas variações do modelo criado pela Boston Consulting Group.
  • A matriz BCG auxilia a traçar estratégias para alocação de recursos, ou seja, ela faz uma breve analise e pode ajudar em que se deve investir ou se deve manter, ou até mesmo fechar a empresa. Ela é baseada na idéia da curva da experiência e ilustra o ciclo de vida de um produto. 

  • Não analisa reputação da empresa, analise portifólio, produtos

    MATRIZ BCG -----------------------> ANÁLISE DOS PRODUTOS DE ACORDO COM A SUA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO E CRESCIMENTO.


ID
263854
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu ampliar os investimentos em uma unidade estratégica de negócios, cuja participação relativa de mercado e a taxa de crescimento são altas. Essa decisão deveu-se ao fato de a unidade ser lucrativa, porém consumir um investimento razoável para competir com muitos concorrentes que são atraídos para um mercado que cresce rápido. Segundo a matriz BCG, essa unidade é classificada pela expressão

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da matriz BCG:
    Estrelas - Participaçao elevada de produtos em mercados com altas taxas de crescimento - alta potencial de lucratividade. (É o caso da questão)
    Ponto de interrogação - participação baixa de produtos em mercados com altas taxas de crescimento. É necessário investimento, porém o retorno é incerto.
    Vacas leiteras - participação alta de produtos em mercados estabilizados - Não há necessidade de investimentos para haver retorno financeiro
    Vira-latas ou cão - participação baixa de produtos em mercados com baixa participação no mercado. Precisam de dinheiro para sobreviver, mas não ganham suficiente para tanto.

    Importante observar que a colocação da empresa nessa matriz é dinâmica, ou seja, pode mudar de posição na matriz.
  • ASSERTIVA A

    A matriz BCG (Boston Consulting Group) torna mais precisa a avaliação do portfólio de produtos de uma empresa, facilitando assim as decisões sobre as ações a serem tomadas para cada produto, inclusive de investimentos.


    As vacas leiteiras geram caixa para transformar os pontos de interrogação em estrelas. Logo, determinar quais pontos de interrogação (ou gatos selvagens) serão transformados em estrela é uma decisão estratégica básica, assim como escolher o momento em que o cão (ou abacaxi) deve ser retirado do mercado. Após a fase da estrela, o empreendimento tende a se tornar uma vaca leiteira, pois a taxa de crescimento do mercado passa a ser cada vez menor e ele entra numa fase de amadurecimento. Os pontos de interrogação que não forem escolhidos devem ser administrados até se tornarem cães. Estes devem ser retirados do portfólio após gerar o máximo de caixa possível.


    Classificações de produtos segundo a matriz BCG:

    • Vacas Leiteiras: inseridos em mercados de baixo crescimento, oferecem um bom fluxo de caixa por terem uma grande parcela deste mercado.
    • Cães (ou abacaxi): fraca posição competitiva. Inserido em mercado de baixo crescimento, pode ser tornar uma armadilha por oferecer fluxos de caixa pequenos.
    Estrela: inseridos em mercados de alto crescimento, consomem muitos recursos para sustentar o seu próprio crescimento. Tendem a gerar altos lucros e ao longo de sua consolidação no mercado, equilibrar a geração de caixa.
    • Pontos de interrogação (ou gatos selvagens): pouca participação em mercados de alto crescimento. Consomem grandes recursos mas
    geram pouco fluxo de caixa.

    Fonte: LOBATO, D. M. et al. Estratégia de Empresas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
  • Olhar uma figura sempre é preferível a ler uma explicação.

  • Resumo

    Matriz BCG = 4 Quadrantes 

    Estrela = mercado em crescimento;

    vaca leiteira = gera muito fluxo de caixa, empresa estabilizada, não cresce;

    abacaxi = retira produto do mercado;

    interrogação = tem potencial p/ crescimento.

  • LETRA A.

    participação relativa de mercado e a taxa de crescimento são altas= ESTRELA


ID
265300
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta características peculiares dos serviços em viagens e turismo.

Alternativas
Comentários
  • O turismo é sazonalidade pois depende, principalmente, das estações do ano e das características de cada destino. Assim, as variações no padrão da demanda são muito comuns, ou seja, cada destino apresenta suas particularidades. Os altos custos fixos das operações ocorrem, principalmente, devido à necessidade de instalações e infra-estrutura adequadas, que independem do período do ano, ou seja, a capacidade de um hotel, por exemplo, é fixa ao longo de todo ano, independente da sazonalidade. E, por fim, há interdependência dos produtos de turismo. Por ser, fundamentalmente, baseado em serviços é intangível.


ID
752761
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A abordagem do Boston Consulting Group - BCG no planejamento “de cima para baixo” está configurada em sua matriz de crescimento para determinar os investimentos nos empreendimentos de uma organização. Se há produtos ou serviços com baixo crescimento e posição de mercado, absorvem caixa e recursos. São pesos que devem ser afastados ou cortados. Na matriz de crescimento e participação BCG entende-se que são:


Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Também conhecido com abacaxi ou cachorro, deve ser evitado e minimizado em uma empresa, se não for possível recuperá-lo.

  • Abordagem BCG:



    fonte: http://marcating.wordpress.com/ferramentas/matriz-bcg/
  • Os quatro quadrantes

     

    O quadrante da Estrela é o cenário onde há a situação ideal de alto crescimento e alta participação, um produto ou empresa nesta situação requer um investimento maior devido ao crescimento contínuo.
    O Quadrante da Vaca Leiteira lida com baixo crescimento e alta participação. Este cenário requer um baixo investimento, mas o crescimento é muito lento.
    O Quadrante do Abacaxi ou Cachorro é a situação onde o crescimento é baixo e a participação de mercado é baixa, esta é uma das piores situações que uma empresa ou produto pode enfrentar. Nesta situação, se os produtos não estão gerando lucro, o melhor é descontinuar.
    O último quadrante da matriz representa as Oportunidades ou a Interrogação. é o ponto em que o crescimento do mercado é alta, mas a participação é baixa. Nesta situação há uma demanda alta, mas baixo retorno. É melhor tentar aumentar a participação de mercado.

    Simplificando:

    a) Produtos ou Serviços com alta participação Relativa de Mercado em um mercado de baixo crescimento são Vacas Leiteiras.

    b) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de baixo crescimento são Abacaxis, ou Cachorros.

    c) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de alto crescimento são oportunidades.

    d) Produtos ou serviços com alta participação relativa de mercado em um mercado com alto crescimento são estrelas.

    A denominação acaba sendo facilmente entendida ao se analisar os extremos: sem dúvida um produto posicionado em um mercado crescente com alta participação nesse mercado, só pode ser uma "estrela". Já um produto com participação baixa em um mercado estagnado é na realidade um "abacaxi".

    fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/MatrizBCG.htm

    A questão fala de participação de baixo crescimento em mercado de baixo crescimento, portanto será o ABACAXI OU CACHORRO, para alguns autores animal de estimação.

  • Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Ela é utilizada para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos (marketing), planejamento estratégico e análise de portfólio. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação da integração da empresa nas envolventes externas e internas.Classificação dos quadrantes
    Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante:
    Em questionamento (
    também conhecido como "ponto de interrogação" ou "criança-problemática"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver um grande investimento e depois de tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".
    Estrela: exige grandes investimentos e são referências no mercado, gerando receitas (ainda que não muito elevadas) e com taxas de crescimento potencialmente elevadas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.
    Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.
     Abacaxi (
    também conhecido como "cão", "vira-lata" ou "animal de estimação", expressões que não traduzem bem o conceito em português): os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto. A baixa quota de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atractiva e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível.
    Item B

  • http://www.youtube.com/watch?v=HOiNQJ8CpXw

    Ciclo de vida dos produtos e Matriz BCG

  • Cachorro, mais conhecido como come e dorme.

  • CAO DE ESTIMACAO = ABACAXI (baixo crescimento, baixa participacao no mercado)

    vaca leitera (baixo crescimento, alta participacao no mercado)

    estrela (alto crescimento, alta participacao)

    interrogacao (alto crescimento, baixa participacao/posicao --- pode ser que se torne uma estrela ou vire um abacaxi)

  • GABARITO: B

     

    Já vi essa desgraça com três nomes, são eles: Abacaxi, vira-lata e agora cão de estimação.

    O negócio é decorar tudo e rezar para que o examinador não ache outro nome largado por aí.

    Vida de concurseiro não é fácil, viu.

     

    Bons estudos.

  • fiquei desesperada quando não vi abacaxi nas alternativas porque só conhecia por esse nome

  • Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante:

    Ponto de interrogação (também conhecido como "criança-problema" ou "dilema" ou "oportunidade"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver diversos investimentos e depois se tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".

    Estrela: exige grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Fica frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.

    Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.

    Abacaxi (também conhecido como "cão" ou "vira-lata", expressões que não traduzem bem o conceito em português): os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto. A baixa participação de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atrativa e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível.

    A descrição acima estabelece alguns paralelismos entre a Matriz BCG e o Ciclo de vida do produto[4]. De acordo com Coelho et al. (1998) ao quadrante dos dilemas podemos associar a fase de introdução, as estrelas estão associadas à fase de crescimento, as vacas leiteiras correspondem à fase de maturidade e por fim os abacaxis correspondem à fase de declínio do ciclo de vida do produto.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_BCG

  • Que coisa viu...

  • Baixo crescimento + baixa posição de mercado = cach0rro ou abacaxi.

    Gabarito: B


ID
926419
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Existem diversas ferramentas para análise do plano de portfólio de negócios de uma organização. Uma das mais populares é a Matriz BCG, proposta pelo Boston Consulting Group. Em relação a esta ferramenta de análise estratégica,

Alternativas
Comentários
  • A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida na década de 1970 por Bruce Henderson para o Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa. A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo "X" representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios (da maior para a menor) em relação ao principal concorrente e o eixo "Y" com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.

    O quadrante inferior esquerdo compreende os produtos chamados de Vacas Leiteiras ou Geradores de caixa. O quadrante inferior direito engloba os produtos chamados de Abacaxis, ou Cachorros (recentemente tem surgido a expressão "bichos de estimação - Pets" para não dar uma idéia pejorativa). Produtos no quadrante superior direito são chamados de Oportunidades ou Interrogação. Já os posicionados no quadrante superior esquerdo são denominados de Estrela. (veja o diagrama abaixo)

     

    Simplificando:

    a) Produtos ou Serviços com alta participação Relativa de Mercado em um mercado de baixo crescimento são Vacas Leiteiras.

    b) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de baixo crescimento são Abacaxis, ou Cachorros.

    c) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de alto crescimento são oportunidades.

    d) Produtos ou serviços com alta participação relativa de mercado em um mercado com alto crescimento são estrelas.

    A denominação acaba sendo facilmente entendida ao se analisar os extremos: sem dúvida um produto posicionado em um mercado crescente com alta participação nesse mercado, só pode ser uma "estrela". Já um produto com participação baixa em um mercado estagnado é na realidade um "abacaxi".

     

     

     

     

    Os quatro quadrantes

     

    O quadrante da Estrela é o cenário onde há a situação ideal de alto crescimento e alta participação, um produto ou empresa nesta situação requer um investimento maior devido ao crescimento contínuo.

    O Quadrante da Vaca Leiteira lida com baixo crescimento e alta participação. Este cenário requer um baixo investimento, mas o crescimento é muito lento.

    O Quadrante do Abacaxi ou Cachorro é a situação onde o crescimento é baixo e a participação de mercado é baixa, esta é uma das piores situações que uma empresa ou produto pode enfrentar. Nesta situação, se os produtos não estão gerando lucro, o melhor é descontinuar.

    O último quadrante da matriz representa as Oportunidades ou a Interrogação. é o ponto em que o crescimento do mercado é alta, mas a participação é baixa. Nesta situação há uma demanda alta, mas baixo retorno. É melhor tentar aumentar a participação de mercado.

    FONTE: http://www.portaldomarketing.com.br
  • Letra B está errada - um dos aspectos de grande utilidade da Matriz é que ela prevê relações diretas entre participação de mercado e crescimento do mercado.



  • A. ERRADA A alternativa "A" esta errada porque as duas variáveis da matriz BCG que representam as coordenadas são " crescimento do mercado" e "participação do mercado";


    B. ERRADA. A matriz BCG se propõe a analisar o crescimento do mercado e a participação do produto neste mercado. Analisa o "market share" e não se relaciona diretamente com lucratividade


    C. ERRADA. No quadrante "vacas Leiteiras" os mercados apresentam crescimento moderado (e não rápido como na questão) e a participação de mercado não é alta.;


    D. ERRADA No quadrante "ESTRELAS" os mercados apresentam crescimento alto e a participação de mercado é alta.;


    E. CERTA. Pertence a este quadrante - PONTOS DE INTERROGAÇÃO - produtos que exigem alto investimento em um mercado em alto crescimento (muita concorrência)

  • Rafael, "vaca leitera" tem crescimento baixo a moderado e participação ALTA

  • Alternativa A. Errada. A alternativa descreve os eixos da Matriz GE e não da Matriz BCG.

    Alternativa B. Errado. O enquadramento não é feito de forma direta por meio da participação de mercado, mas de forma indireta por meio da conjugação dos dois eixos: participação relativa de mercado e taxa de crescimento do mercado.

    Alternativa C. Errado. A alternativa descreve características de um produto Estrela.

    Alternativa D. Errado. Tudo errado. Estrelas = participação alta + alta taxa de crescimento do mercado. Além disso, produtos estrela ainda demandam forte volume de investimentos para se consolidarem.

    Alternativa E. Correto. Pontos de interrogação = baixa participação no mercado + alta taxa de crescimento do mercado.

    Gabarito: E

  • e-

    no boston consulting group matrix:

    ? - muito investiment/esforço e pouco retorno. luta para se estabelecer no mercado

    estrela - muito investiment/esforço e retorno. é quando a empresa obtem nicho

    cash cow/ "Vacas Leiteiras" - pouco investiment/esforço, mas retorno ainda é bom. é quando o negócio ja deu o que tinha que render, mas ainda se sustenta graças ao histórico da marca. enquanto o status durar, o negocio sobrevive

    cão - pouco investiment/esforço e pouco retorno. so resta fechar

  • Pontos de interrogação > Denota alto crescimento no mercado, baixa participação da empresa no mercado e fase de introdução no mercado


ID
1075477
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Utilizando o modelo de Matriz BCG, que permite classificar os produtos de uma empresa a partir dos fatores de participação no mercado e as perspectivas de crescimento desse mercado, um gerente percebeu que a unidade estratégica de negócio de distribuição de combustíveis no Brasil já possui uma elevada participação em um mercado com alta taxa de crescimento. Dessa forma, a unidade de negócio é classificada como

Alternativas
Comentários
  • ESTRELA - Este tipo de produto requer altos investimentos, pois precisa repelir os ataques dos concorrentes e tentar acompanhar o mercado (alto crescimento e alta participação relativa de mercado)

  • Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante:

    • Ponto de interrogação (também conhecido como "criança-problema" ou "dilema" ou "oportunidade"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver diversos investimentos e depois se tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".
    • Estrela: exige grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Fica frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.
    • Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.
    • Abacaxi (também conhecido como "cão" ou "vira-lata", expressões que não traduzem bem o conceito em português): os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto. A baixa participação de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atrativa e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível.

  • Gabarito: Alternativa B

     

    A Matriz BCG, também chamada de matriz de crescimento e participação, foi criada pelo grupo norte-americano Boston Consulting Group – empresa de consultoria. Esta matriz é uma importante ferramenta de seleção estratégica e considera duas dimensões: Crescimento do mercado em que atuam e grau de participação no mercado.

     

    Ponto de interrogação: São produtos ou unidades de negócios que ainda não estão com grande presença no mercado, apesar de ter espaço. Normalmente. São produtos novos que requerem um maior investimento e/ou esforço. O quadrante tem o nome de ponto de interrogação, porque o dinheiro que será investido em busca de seu crescimento tem um retorno incerto. Exemplo: uma nova filial aberta em um bairro e que ainda tenha uma clientela pequena. Não se sabe se com o tempo vai melhorar ou não, apesar das pessoas gostarem do produto que a empresa vende.

     

    Estrelas: Aqui é mil maravilhas. A participação de mercado da empresa está alta e, mesmo assim, a taxa de crescimento de mercado continua excelente, por isso o produto ou a unidade de negócio é uma estrela. Lucratividade certa! Exemplo: lançamentos dos iphones. A Apple consegue uma ótima participação de mercado e, mesmo assim, o mercado continua crescendo a cada lançamento. O problema é a quantidade de concorrentes.

     

    Vacas leiteiras: Aqui o mercado é estável e a participação da empresa é grande. Não é necessário alto grau de investimento, porém a estratégia é o monitoramento para o mercado não começar a perder interesse, já que não cresce, ou cresce muito pouco. Exemplo: venda de açaís no Brasil. Quando surgiu, teve uma taxa de crescimento altíssima, hoje a maioria das pessoas gostam, mas o mercado é estável e não existe mais um “boom” de novidade.

     

    Vira-latas ou abacaxis: São produtos (ou unidades de negócios) que possuem uma baixa participação no cenário, além de quase não existir um crescimento deste mercado explorado. A organização deve tomar uma decisão: tentar fazer um plano de recuperação (alto investimento) ou descontinuar a venda do produto, ou até mesmo fechar a empresa. Exemplo: venda de “peões” de criança no Brasil

     

    É importante frisar que a classificação feita em determinado dia para um produto, não necessariamente deva se manter a mesma para sempre. Muito pelo contrário. Na maioria das vezes um produto passa por várias classificações, sendo, majoritariamente, a ordem “ponto de interrogação” – participação pequena, mas mercado em crescimento; estrela – participação grande e o mercado ainda crescendo (muitos concorrentes); vacas leiteiras – participação ainda grande e o mercado com baixo crescimento (menos concorrentes); e por último abacaxi – tudo caindo... Chegando o produto no final de sua vida útil.

     

    Fonte: RIBEIRO, Thiago de Luca. Administração sob a Ótica dos Concursos, Editora Labrador: 2016.

     

     


ID
1141234
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as afrmativas abaixo:

1. A Matriz BCG é uma análise gráfca desenvolvida por Bruce Henderson com o objetivo de suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio, fundamentando-se no conceito de ciclo de vida do produto.
2. Entre os métodos utilizados para a tomada de decisão podem ser citados: Simulação de Monte Carlo e Árvore de Decisão.
3. O Modelo do Managerial Grid foi desenvolvido por Robert Blake e Jane Mouton, e consiste em um sistema de informações aplicado para o gerenciamento de informações.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A simulação de Monte Carlo é uma técnica matemática computadorizada que possibilita levar em conta o riso em análises quantitativas e tomadas de decisão. Essa técnica é usada por profissionais de uma grande variedade de campos, como finanças, gerenciamento de projetos, energia, indústrias, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, seguros, petróleo e gás, transportes e meio ambiente.

    A simulação de Monte Carlo fornece ao tomador de decisão uma gama de resultados possíveis e as probabilidades de ocorrências desses resultados de acordo com a ação escolhida como decisão. Ela mostra as possibilidades extremas — os resultados das decisões mais ousadas e das mais conservadores — e todas as possíveis consequências das decisões mais moderadas.

    Essa técnica foi usada inicialmente pelos cientistas que trabalharam na bomba atômica, e foi chamada de Monte Carlo como referência à cidade do Mônaco e seus cassinos. Desde sua introdução, na época da Segunda Guerra Mundial, a simulação de Monte Carlo tem sido usada para modelar uma variedade de sistemas físicos e conceituais.

    Fonte: http://www.palisade-br.com/risk/monte_carlo_simulation.asp

  • Alternativa D.

    1.CORRETA

    2.CORRETA

    3.ERRADA

    O Managerial Grid (grade gerencial) realmente foi desenvolvido por Blake e Mouton.

    Ele pressupõe que o administrador sempre está voltado para dois assuntos: produção (resultado dos esforços) e pessoas.

    E com base nesses preceitos é construída uma grade com dois eixos: Horizontal (preocupação com a produção) e vertical (preocupação com as pessoas).

    O grid é representado por essas duas preocupações e sua interação com uma grade, onde são colocados cinco principais estilos de administrar.

    Em fim , não é um sistema de gerenciamento de informações,mas um modelo behavioral de liderança.

  • Grupo de Consultoria Boston - BCG


ID
1681090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a ferramentas de análise de  cenário interno e externo.

A matriz BCG permite a análise de portfólio a partir da combinação das variáveis intituladas participação de mercado e crescimento de mercado, nas quais o produto com maior participação e maior taxa de crescimento é chamado de produto estrela e está em fase de maturação no ciclo de vida do produto.

Alternativas
Comentários
  • Estrelas encontram na curva de crescimento e não de maturação do ciclo de vida. Isso porque provavelmente migraram da interrogação e careceram de altos investimentos. Quem está na fase de maturação são as vacas, que geram muito retorno (participação) e proporcionam os tais investimentos para fazer a estrela se propulsionar e crescer ainda mais.

    Prof. Renato Lacerda


  • A Matriz BCG tem como base o [Ciclo de Vida do Produto]. É dividida em duas partes: 1) Crescimento de Mercado e 2) Participação Relativa de Mercado. Quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou, quanto maior for sua participação de mercado melhor será para empresa. Usando os dados: C = cresc.mercado e P= Participação de mercado, temos:

    C: Alto / P: Alto = ESTRELA
    obs: Fácil decorar - Alto e Alto (tudo de melhor, portanto = estrela)

    C: Baixo / P: Alto = VACA LEITEIRA
    obs: Pense - O crescimento do mercado esta baixo, MAS a participação é alta (já to garantido), portanto vou aproveitar e ficar "mamando" na vaca.

    C: Alto / P: Baixo = Questionamento (?)
    obs: Aqui o mercado esta crescendo, mas minha participação tá baixa! Me QUESTIONO como aumentar essa participação, objetivando virar uma ESTRELA ou se não tomar os devidos cuidados, também pode virar um abacaxi.

    C: Baixo / P: Baixo = Abacaxi
    obs: Mais fácil ainda. Ta tudo ruim, ta um abacaxi. Penso na possibilidade inclusive de retirar meu produto do mercado.

    É interessante observar também que quando o Crescimento de Mercado é ALTO, maior a necessidade de INVESTIMENTO.

    A empresa precisa saber qual é a possibilidade de crescimento de um produto, a sua condição perante o fluxo de caixa, a aceitação do público etc. Por isso, é preciso que o departamento de marketing domine esta ferramenta e a utilize da forma mais eficaz possível.


    fonte: http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-matriz-bcg/

  • Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa;
    Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos  com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”.
    Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”.
    Abacaxi (também conhecido como “animal de estimação”, “cão” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.

    Deus seja louvado.

  • Gabarito: Errado

    A matriz BCG permite a análise de portfólio a partir da combinação das variáveis intituladas participação de mercado e crescimento de mercado, nas quais o produto com maior participação e maior taxa de crescimento é chamado de produto estrela e está em fase de maturação no ciclo de vida do produto.


    O que torna o item errado é apenas a parte final, que afirma que o produto "estrela" está na fase de maturação, quando na verdade está na fase de crescimento. O produto que está na fase de maturação seria o "vaca leiteira".

  • Julgue o próximo item, relativo a ferramentas de análise de  cenário interno e externo.

    A matriz BCG permite a análise de portfólio a partir da combinação das variáveis intituladas participação de mercado e crescimento de mercado, nas quais o produto com maior participação e maior taxa de crescimento é chamado de produto estrela e está em fase de maturação no ciclo de vida do produto. ( O erro está em dizer que está em maturação, sendo que o produto já está consolidado).

    Matriz BCG:
    Ciclo de vida do produto:
    1-Crescimento de mercado; 2-Participação relativa de mercado.
    OBS: Quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou maior for sua participação melhor será para a empresa. 
    C=Cresce o mercado e P=Participação de mercado.
    C: Alto e P:Alto= Estrela (Tudo muito bem) 
    C:Baixo e P:Alto=Vaca Leiteira (Crescimento está em baixa, mas a minha participação está garantida) 
    C:Alto e P:Baixo=Questionamento (Como posso melhorar a minha participação?) 
    C:Baixo e P:Baixo=Abacaxi (Penso na possibilidade de até retirar meu produto do mercado) 

    Foco, força e fé! A batalha só acaba com a estabilidade!! 

  • ERRADO.

  • O quadrante que retrata usualmente um produto em maturação é o de VACAS LEITEIRAS

  • Erro: está em fase de maturação

     

    Matriz BCG X Ciclo de vida do produto

     

    Em questionamento: fase de introdução

    Estrela: fase de crescimento

    Vaca leiteira: fase de maturidade/maturação

    Abacaxi: fase de declínio

  • GAB: Errado
    O produto estrela está na fase de crescimento de mercado e não de maturação como afirma a assertiva.

  • O enunciado apresenta corretamente os fatores de avaliação da matriz BCG, contudo afirma equivocadamente que a estrela corresponde à fase de maturação do ciclo de vida do produto. Na verdade, os produtos estrelas estão na fase de crescimento.

    Gabarito: Errado

  • GABARITO ERRADO

    Maturação é v4c4 leiteira.

  • Queijo matura, a vac4-leiteira matura

  • Marcelo Soares| Direção Concursos

    O enunciado apresenta corretamente os fatores de avaliação da matriz BCG, contudo afirma equivocadamente que a estrela corresponde à fase de maturação do ciclo de vida do produto. Na verdade, os produtos estrelas estão na fase de crescimento.

    Gabarito: Errado

  • Nossa, que casca de banana....

  • 3º) Com a maturidade o crescimento do mercado diminuía, o que fazia com que aqueles produtos migrassem para vacas leiteiras (fase de maturidade do mercado);

  • A Matriz BCG é um método de analisar o potencial de geração de caixa do portfólio de produtos e serviços de uma organização considerando o crescimento e a participação relativa de mercado. É formada por dois eixos: X – horizontal (que representa a participação de mercado relativa) e Y – vertical (que representa o crescimento do mercado).

    De acordo com Kotler & Armstrong (2015), os produtos são classificados em quatro quadrantes: vaca leiteira (geram lucro sem a necessidade de grandes investimentos); abacaxi/vira-lata (devem ser abandonados, por serem problemáticos); ponto de interrogação (devem receber investimentos para aumentar a participação) e estrelas (geram lucro mas demandam grandes investimentos).

    Na matriz BCG, a estrela representa o produto com maior participação e maior taxa de crescimento. Não é possível, com base nesse método, afirmar qual fase do ciclo de vida o produto se encontra (como em fase de maturação). Por esse motivo, a questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ID
1810630
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

     Desde outubro de 2015, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) começou a eliminar onze linhas de ônibus que circulam pela zona Sul do Rio de Janeiro. A proposta é reduzir em 35% as linhas de ônibus do município, a fim de tornar o sistema de transporte público mais eficiente. 

Para concluir quais linhas seriam eliminadas, foi utilizada uma ferramenta de gestão que analisa o número atual passageiros com a perspectiva de aumento na demanda nas linhas. A ferramenta que combina essas duas variáveis é: 


Alternativas
Comentários
  • Por não saber o que era a Matriz BCG, respondi que seria o Gráfico de Pareto (Classificação ABC), o qual demonstraria que 20% das linhas são responsáveis pelo transporte de 80% dos passageiros. Como errei, fui pesquisar a Matriz BCG e entender como ela se encaixa no problema em tela.


    O problema diz que "foi utilizada uma ferramenta de gestão que analisa o número atual passageiros com a perspectiva de aumento na demanda nas linhas."


    "A Matriz BCG é um método muito eficaz de se analisar o ciclo de vida de um produto (...) Ela permite classificar as unidades de negócios ou produtos de acordo com a sua participação no mercado e a taxa de crescimento do mercado em que atuam (...) No geral, a Matriz BCG é dividida em duas partes (ou dimensões) principais, que são: a taxa de crescimento do mercado e a participação relativa do mercado."


    http://www.portal-administracao.com/2015/03/matriz-bcg-conceito-e-fundamentos.html

  • participação no mercado x crescimento do mercado

    Matriz BCG


ID
1810633
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

    Desde outubro de 2015, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) começou a eliminar onze linhas de ônibus que circulam pela zona Sul do Rio de Janeiro. A proposta é reduzir em 35% as linhas de ônibus do município, a fim de tornar o sistema de transporte público mais eficiente.

A figura da ferramenta utilizada que representa uma linha de ônibus que será eliminada é: 


Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Na matriz BCG, os elementos são divididos nas seguintes categorias:

    - Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa;
    - Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos  com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”.
    - Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”.
    - Abacaxi (também conhecido como “animal de estimação”, “cão” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-matriz-bcg/

  • Ai Deus, por que o senhor não põe uma questão assim nas provas que eu faço?

  • Desde outubro de 2015, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) começou a eliminar onze linhas de ônibus que circulam pela zona Sul do Rio de Janeiro. A proposta é reduzir em 35% as linhas de ônibus do município, a fim de tornar o sistema de transporte público mais eficiente. A figura da ferramenta utilizada que representa uma linha de ônibus que será eliminada:

    Apesar de o enunciado não mencionar, pelas alternativas conseguimos perceber que estamos tratando da Matriz BCG. Segundo essa matriz, os produtos/serviços que devem ser descontinuados são os abacaxis/cachorros.

    Gabarito: A


ID
1970452
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação do posicionamento de produtos ou unidades estratégicas de negócio da empresa em relação a variáveis externas e internas. Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante. De acordo com referida classificação, um produto enquadrado como “vaca leiteira” assim o é porque

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    A matriz BCG é dividida em quatro células, cada uma indicando um tipo diferente de negócio:

    1. Pontos de interrogação.

    2. Estrelas.

    3. Animais de estimação.

    4. Vacas leiteiras: Uma vaca leiteira gera muito caixa. A empresa não tem que financiar expansões de capacidade porque a taxa de crescimento do mercado já diminui. Como o negócio é líder, desfruta de economias de escala e de maiores margens de lucro. A empresa utiliza seus negócios do tipo vaca leiteira para pagar as contas e apoiar seus outros negócios.

     

    FONTE: Kotler, 2000.

     

  • Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante:

    Ponto de interrogação (também conhecido como "criança-problema" ou "dilema" ou "oportunidade"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver diversos investimentos e depois se tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".

    Estrela: exige grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Fica frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.

    Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.

    Abacaxi (também conhecido como "cão" ou "vira-lata", expressões que não traduzem bem o conceito em português): os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto. A baixa participação de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atrativa e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_BCG

    Fé em Deus.

  •        Vamos lembrar antes de resolver que vaca leiteira é um quadrante que representa alta participação de mercado para o produto, e baixo índice de crescimento de mercado, ou, em outras palavras, um mercado estável, com poucos riscos de concorrência e sem a necessidade de grandes investimentos. Agora analisemos as alternativas! A letra é descabida, pois fala o inverso, já que o produto gera um ótimo fluxo de caixa, necessita de pouco investimento e ainda tem alta participação de mercado. A letra B começa falando em baixa participação de mercado, o que já sabemos que é mentira. A letra C fala em grandes investimentos, quando na verdade não é necessário, já que o mercado está estabilizado. A letra D é o nosso gabarito, reproduz perfeitamente o significado do quadrante vaca leiteira. A alternativa E está relacionada ao quadrante “abacaxi”.  


    Thiago de Luca / Administração sob a ótica dos Concursos.

  • A Matriz BCG é baseada na Participação de Mercado e no Crescimento de Mercado. E possui quatro quadrantes:

    - Estrelas: organizações que possuem grande participação de mercado e grande crescimento de mercado;

    - Pontos de Interrogação: elas possuem grande crescimento de mercado mas pequena participação de mercado;

    - Vacas Leiteiras: elas possuem pequeno crescimento de mercado mas grande participação de mercado;

    - Abacaxis ou Vira-latas: elas possuem pequeno crescimento de mercado e pequena participação de mercado.

    Analisando as alternativas:

    A) Errada, esse é o ponto de interrogação.

    B) Errada, esse é o abacaxi.

    C) Errada, essa é a estrela.

    D) Certa. Essa é a vaca leiteira.

    E) Errada, esse é o abacaxi.

  • GABARITO D

    No vídeo, há a resolução da questão.

    Assistir a partir de 03:34:20

    https://www.youtube.com/watch?v=7CshwH6VBWI

    fonte: 1ª Overdose de Questões TRF3 - Estratégia Concursos - Prof. Rodrigo Rennó

  • Vac@ leiteira é um produto no qual haja uma alta participação da empresa em um mercado de crescimento baixo. As principais características de uma vac@ leiteira são: baixa necessidade de investimento e alta geração de caixa.

    Gabarito: D

  • A Matriz BCG é um método de analisar o potencial de geração de caixa do portfólio de produtos e serviços de uma organização considerando o crescimento e a participação relativa de mercado. É formada por dois eixos: X – horizontal (que representa a participação de mercado relativa) e Y – vertical (que representa o crescimento do mercado).

    De acordo com Kotler & Armstrong (2015), os produtos são classificados em quatro quadrantes: vaca leiteira; abacaxi/vira-lata; ponto de interrogação e estrela.

    Vamos analisar as alternativas e encontra a opção certa:

    A) Errado. O quadrante “vaca leiteira" tem alta participação de mercado.

    B) Errado. O quadrante “vaca leiteira" possui alta participação de mercado; seu baixo crescimento de mercado não significa, necessariamente, que seja nulo.

    C) Errado. Exigir grandes investimentos e desfrutar de taxas de crescimento potencialmente elevadas são características do quadrante “estrela".

    D) Certo. No quadrante da “vaca leiteira", os lucros e a geração de caixa são altos e não há necessidade de grandes investimentos.

    E) Errado. Ser considerado um produto fora do mercado, sem perspectiva de geração de caixa e “sugando", portanto, a capacidade de investimento da empresa são características do quadrante “abacaxi".

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

    - Pereira, Mateus. Aprenda como trabalhar a Matriz BCG e gerenciar melhor os produtos da sua empresa! Data: 04/05/2018. Disponível em https://rockcontent.com/br/blog/matriz-bcg/. Acessado em: Outubro de 2021.
  • Grupo de Consultoria Boston - BCG


ID
2199508
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Novos produtos requerem uma cuidadosa administração no início de seu ciclo de vida. Nesse contexto, alguns autores trabalham com o conceito de prontidão à tecnologia, como uma medida da predisposição dos consumidores em adotar novos produtos e tecnologias. Dentre os cinco grupos de consumidores, o grupo, chamado ___________ , abrange um grupo mais pragmático que adota o novo produto quando seus benefícios já foram comprovados. Já o grupo _________ busca novas tecnologias capazes de lhe proporcionar alguma vantagem e demonstra uma razão para adotá-las. Se o novo produto oferecer vantagens significativas, mostra-se disposto à adoção. As expressões que completam as lacunas são, corretamente,

Alternativas
Comentários
  • Diante das fases de adoção, Kotler (apud REIS, 2007) consegue identificar quais são os tipos de consumidores, como pode ser visto a seguir:

    Inovadores: são os consumidores extravagantes e que gostam de assumir riscos, porém não são formadores de opinião e também não servem como referência de consumo para a grande massa;


    Adotantes imediatos: são os consumidores tidos como intelectuais e altamente respeitados por seus grupos. Esse grupo é considerado de grande importância para a organização, pois contribui para o estágio de crescimento e para o incremento do volume de vendas necessário para investimento nos novos produtos;


    Maioria imediata: são consumidores altamente cuidadosos e que não gostam de correr riscos. São também responsáveis pelo crescimento do lucro na fase de maturidade;


    Maioria tardia: são consumidores expressivamente cautelosos, que não gostam de correr riscos e que ainda possuem resistência à adoção de um produto novo. São conservadores e só passam a adotar um produto quando já é utilizado pela maioria consumidora;


    Retardatários: são consumidores tradicionais. Para eles, a compra de um produto novo traz uma sensação de extremo desconforto psicológico. Não gostam de novidades, inclusive fogem delas, e consideram imatura a compra de um artigo inovador no mercado.


  • Consumidor é um indivíduo que usufrui dos benefícios de um produto ou serviço, de modo eventual ou frequente, a fim de satisfazer um desejo ou uma necessidade.

    De acordo com Kotler & Keller (2012), cada consumidor pode se comportar de formas variadas diante de um mesmo estímulo; com base nisso, é categorizado como inovador, adotante imediato, maioria imediata, maioria tardia e retardatário.

    Os inovadores têm forte ligação com a tecnologia; buscam novos produtos a fim de dominar sua complexidade e relatar as falhas iniciais.

    Os adotantes imediatos formam opinião, pois buscam e analisam as opções a fim de encontrar produtos com novas tecnologias que lhes proporcionam expressiva vantagem competitiva. São menos sensíveis a preços, mas se mostram dispostos a adotar novos produtos se forem oferecidas soluções personalizadas e serviço adequado de suporte.

    A maioria imediata adota a nova tecnologia somente quando já aceite e adquirida por muitos. Eles constituem a corrente dominante do mercado.

    A maioria posterior compõe-se de conservadores céticos, avessos ao risco, tímidos em relação

    à tecnologia e sensíveis ao preço.

    Os retardatários são ligados à tradição e resistem à inovação até descobrirem que seu status quo não é mais defensável.

    Com base nessa explicação, podemos afirmar que a alternativa E é a certa. Dentre os cinco grupos de consumidores, o grupo chamado “maioria inicial" é composto de indivíduos mais pragmáticos que adotam o novo produto quando seus benefícios já foram comprovados. Já o grupo “adotantes iniciais" (ou adotantes imediatos) busca novas tecnologias capazes de lhe proporcionar alguma vantagem e demonstra uma razão para adotá-las.

    Gabarito do professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2744329
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre a matriz BCG, que disseminou o conceito do posicionamento da “vaca leiteira” e outras imagens na linguagem do marketing, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B 

    Matriz de Crescimento e Participação - BCG 

    - Estratégias de administração de carteiras ou de portfólios 

    = Análise de portfólios - seleção de estratégias - estudo de participação do mercado (posição competitiva) e crescimento no mercado (condições de atratividade e necessidades de investimentos) 

     

    - Carteira com 4 tipos de produtos: 

    1) Criança-problema ou ponto de interrogação: 

    Produto com baixa participação de mercado em uma indústria de alto crescimento

    Precisam de dinheiro para investimento

    Geram fluxo financeiro negativo e retorno incerto

    Pode virar uma Estrela. 

    2) Estrela: 

    Produto com participação elevada no mercado

    Altas taxas de crescimento

    Exige grandes investimentos

    Podendo gerar fluxo negativo

    Alto potencial de lucratividade

    3) Vaca leiteira ou Geradora de caixa: 

    Produtos com alta participação de mercado numa indústria madura

    Baixo crescimento 

    Não demanda grandes investimentos 

    Geram fluxo financeiro positivo

    4) Vira-latas (cachorro) ou abacaxi: 

    Produtos com baixa participação em um mercado de baixo crescimento

    Precisam de dinheiro para sobreviver 

    Tendência é que o negócio seja liquidado 

     

    http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Matriz_BCG.htm

  • Letra B é a correta.

     

    Vou fazer um resuminho sobre o tema, pois da primeira vez que vi isso pensei WTF, mas ó, são exemplos que eu inventei para eu me lembrar

     

    O produto "estrela" demanda muito investimento, mas também dá muito retorno. Digamos que são os produtos TOP da empresa.

    Mas nem só de produtos "tops" vive uma empresa. É só olhar a Cacau Show, tem linhas caras e linhas mais baratas, para gente mais humilde comprar também. Com 5 conto, tu sai de lá com um bombom...

     

    O produto "vaca leiteira" é um grande gerador de caixa, produto base da empresa. Já que usei o exemplo da Cacau Show, digamos que aqueles bombons de trufas são a "vaca leiteira" deles. Sempre dá lucro.

     

    Interrogação/ criança/ criança problemática: Você investe na criança, mas ela demora a dar o retorno. Tipo um filho mesmo. Você o coloca nas melhores escolas, paga o carai a quatro pra ele. Pode ser que no futuro ele vire uma "estrela". Melhor advogado da cidade.. vira um pintor famoso de quadros, whatever...

     

    Abacaxi ou cachorro: Ter um abacaxi não é coisa boa, mas é melhor pensar no cachorro para exemplo: Digamos que você saia lá todo bombadinho para passear com aquele seu cachorro vira- lata misturado com pinscher. As minas (no geral) não vão lá pegar no seu cachorro e falar "q coisa fofis". O seu vira-lata não teve muito investimento (você pegou na rua), mas também não traz muito retorno, sacou?

  • Sobre esse assunto/ terminologia, eu vi uma vez no curso do Focus e sempre achei que era meio que zuera do prof, mesmo ele argumentando e tal e só em 2018 já é a terceira questão que respondo! Nunca negligencie nada, principalmente neste mundo de concursos! o.0

  • O edital pede explicitamente Matriz BCG

  • A Matriz BCG é um método de analisar o potencial de geração de caixa do portfólio de produtos e serviços de uma organização considerando o crescimento e a participação relativa de mercado. É formada por dois eixos: X – horizontal (que representa a participação de mercado relativa) e Y – vertical (que representa o crescimento do mercado).

    De acordo com Kotler e Keller, os produtos são classificados em quatro quadrantes: vaca leiteira, abacaxi, ponto de interrogação e estrela.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A Matriz BCG tem esse nome porque foi criada por uma empresa de consultoria chamada Boston Consulting Group.

    B) CERTO

    C) ERRADO. Não há um quadrante “Fazendas" na tabela BCG.

    D) ERRADO. O uso da matriz BCG tem por objetivo gerenciar o portfólio de produtos e indicar a melhor estratégia de investimentos. Não requer o uso de uma árvore de decisão complexa.

    E) ERRADO. As estratégias competitivas propostas por Michael Porter focam na competição de um setor e são: ameaça de novos entrantes, poder de negociação dos clientes, ameaça de produtos/serviços substitutos, poder de negociação dos fornecedores e as manobras de posicionamento entre os atuais concorrentes. A matriz BCG não permite a visão ampliada dessas estratégias.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.

    - Porter, Michael E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Gulf Professional Publishing. 1999.
  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Letra A: errada. A Matriz BCG foi desenvolvida por uma empresa de consultoria americana (Boston Consulting Group), e pode sim ser utilizada para os setores da indústria. 

    Letra  B:  correta.  De  fato,  os  “abacaxis”  ou  “cachorros”  são  aqueles  produtos  ou  unidades  de negócio que tem baixa participação em mercados que estão estáticos ou em declínio. 

    Letra C: errada. Não existe a classificação “fazendas” na Matriz BCG. 

    Letra  D:  errada.  Nada  disso!  A  Matriz  BCG  analisa  o  portfólio  através  de  duas  variáveis: Crescimento no mercado e Participação do produto no mercado. 

    Letra E: errada. Assertiva totalmente “sem pé, nem cabeça”. 

  • Grupo de Consultoria Boston - BCG


ID
2870554
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Matriz BCG foi utilizada por uma empresa do ramo de alimentos e bebidas para análise de seu portfólio de produtos. Sobre as análises permitidas pela BCG, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma marca de biscoito já consolidada no mercado, que gera uma alta receita sem necessidade de alto investimento em marketing, é um exemplo de vaca leiteira.

II. Um refrigerante com baixo desempenho em um mercado em declínio é um exemplo de ponto de interrogação.

III. Um doce alocado no grupo das estrelas gera pouco custo para a manutenção da sua fatia de mercado.


Assinale a opção que indica as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Item correto Letra A

    http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-matriz-bcg/

  • Alguém pode explicar o erro da C?

  • III. Um doce alocado no grupo das estrelas gera pouco custo para a manutenção da sua fatia de mercado.

    O Grupo Estrela é a fase em que o mercado está em alto crescimento e precisa-se de alta participação no mercado, então precisa-se investir mais, por causa dos concorrentes.

    Por isso a alternativa está errada, porque gera mais custo.

  • A Matriz BCG é um método de analisar o potencial de geração de caixa do portfólio de produtos e serviços de uma organização considerando o crescimento e a participação relativa de mercado. É formada por dois eixos: X – horizontal (que representa a participação de mercado relativa) e Y – vertical (que representa o crescimento do mercado).

    De acordo com Kotler e Keller, os produtos são classificados em quatro quadrantes: vaca leiteira, abacaxi, ponto de interrogação e estrela.




    Vamos analisar cada item para encontrarmos a alternativa correta:

    I. CERTO.

    II. ERRADO. Um refrigerante com baixo desempenho em um mercado em declínio é um exemplo de abacaxi. No quadrante ponto de interrogação, o mercado ainda é dinâmico.

    III. ERRADO. Um doce alocado no grupo das estrelas demanda investimentos e união de esforços de departamentos para manter sua fatia de mercado.

    A alternativa A apresenta o item I como correto.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Flores, Falcão R. Planejamento estratégico de marketing: passo a passo. Editora Senac. 2019

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.

    - Imagem – Site da Rock Content



ID
3271048
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As empresas atuam em um ambiente de forças e tendências que geram oportunidades e impõem ameaças.

Um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional é a crescente

Alternativas
Comentários
  • c-

    O planejamento estratégico remete à formulação e implementação de estratégias para melhor aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças do ambiente empresarial da organização.

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise de aspectos internos, a fim de identificar as forças, as falhas, as oportunidades e as ameaças é chamada de SWOT. A análise do macroambiente está relacionada aos fatores econômicos, políticos, legais, naturais, socioculturais e tecnológicos, que impactam questões maiores. A análise do microambiente diz respeito a aspectos como concorrentes, distribuidoras e fornecedores, e estão associadas a questões mais específicas. Por fim, existe a análise do mercado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional:

    A) Errado. A população mundial não está diminuindo.

    B) Errado. A estratégia de foco está no cliente, não na produção.

    C) Certo. A formação de alianças empresariais, que ocorre quando organizações combinam seus recursos, capacidades e competências para perseguirem interesses mútuos e objetivos estratégicos comuns.

    D) Errado. A preferência é por mercados segmentados, não de massa.

    E) Errado. Não existe restrição à presença de multinacionais. Observa-se, pelo contrário, a coexistência entre empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Heitor A. Pereira

    ===

     

    A - diminuição da população mundial 

    • INCORRETA
    • Em 2019, a Organização das Nações Unidas divulgou o relatório Perspectivas Mundiais de População 2019: Destaques, que apresenta a perspectiva de crescimento populacional ininterrupto até o ano de 2050.
    • De acordo com o relatório, a população mundial deve aumentar em 2 bilhões nos próximos 30 anos, atingindo a marca de 9,7 bilhões em 2050 - partindo dos 7,7 bilhões atuais.

    ===

    B - estratégia de foco na produção 

    • INCORRETA
    • De acordo com Corrêa e Corrêa (Administração da produção e operações: manufatura e serviços – uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004), a estratégia de produção consiste num padrão global de decisões operacionais, buscando aumentar a competitividade da empresa organizando seus recursos, criando e projetando competências com um olhar no futuro.
    • No entanto, a projeção pautada pela estratégia de produção não terá resultados se não houver a inserção e a permanência da empresa em seu mercado, ou seja, sem condições de direcionamento da produção.

    ===

    C - formação de alianças empresariais 

    • CORRETA
    • Muitas são as vantagens da realização de alianças empresariais, independente dos níveis de desenvolvimento, mas de modo ainda mais benéfico às pequenas empresas.
    • Vale destacar que a colaboração pode ser tão importante e até mais rentável que a competição. De acordo com Daft (2002), as empresas podem, ao mesmo tempo, competir e colaborar sem que isso lhes cause perdas.
    • A adoção da estratégia que parte da formação de alianças permite que pequenos empresários ampliem de modo significativo sua rede de parceiros, o que naturalmente abre caminho para novos clientes, fornecedores de maior qualidade, melhor conhecimento dos concorrentes, etc.

    ===

    D -  preferência por mercados de massa 

    • INCORRETA
    • Os chamados "mercados de massa" são mercados abrangentes de clientes parecidos, nos quais o mesmo produto atende uma parcela considerável do público. 
    • O erro dessa afirmativa consiste no fato de que tal estratégia não é inovadora como pede o enunciadoA produção com foco em mercados de massa já é aplicada desde os tempos pós revolução industrial, quando a produção em massa se tornou possível graças aos avanços da época, equalizando a produção e garantindo atendimento de demandas.

    ===

    E -  restrição à presença de multinacionais 

    • INCORRETA
    • Haveria dois problemas na restrição de presença de multinacionais no mercado.
    • O primeiro deles, seria a contrariedade à economia de mercado e à liberdade de produção e comércio. Afinal, estabelecer restrições como medida protecionista acaba limitando o mercado às capacidades locais não impede que o público busque pelos produtos desejados vindos de outros meios.
    • Ao mesmo tempo, a restrição priva todo o mercado das inovações trazidas pelas multinacionais, estabelecendo estagnação que é prejudicial a todos os ramos e a toda a sociedade.

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise de aspectos internos, a fim de identificar as forças, as falhas, as oportunidades e as ameaças é chamada de SWOT. A análise do macroambiente está relacionada aos fatores econômicos, políticos, legais, naturais, socioculturais e tecnológicos, que impactam questões maiores. A análise do microambiente diz respeito a aspectos como concorrentes, distribuidoras e fornecedores, e estão associadas a questões mais específicas. Por fim, existe a análise do mercado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional:

    A) Errado. A população mundial não está diminuindo.

    B) Errado. A estratégia de foco está no cliente, não na produção.

    C) Certo. A formação de alianças empresariais, que ocorre quando organizações combinam seus recursos, capacidades e competências para perseguirem interesses mútuos e objetivos estratégicos comuns.

    D) Errado. A preferência é por mercados segmentados, não de massa.

    E) Errado. Não existe restrição à presença de multinacionais. Observa-se, pelo contrário, a coexistência entre empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3271060
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O mercado internacional sugere que a demanda global de petróleo deve continuar se mantendo nos níveis atuais para os próximos anos, mesmo considerando que grandes mudanças estão ocorrendo, tanto na demanda quanto na oferta de petróleo. A tendência é que os países em desenvolvimento passem a consumir mais petróleo do que os países desenvolvidos. O crescimento de suas economias sinaliza que o Oriente Médio e a Ásia irão demandar cada vez mais petróleo. Por outro lado, EUA, Europa e Japão, historicamente grandes consumidores, buscam fontes alternativas de energia, devendo usar cada vez menos petróleo.

Diante desse quadro, depreende-se que o mercado mundial de afretamento de navios-tanque deverá apresentar

Alternativas
Comentários
  • Questão mais de interpretação que mkt.

  • Difícil é entender, se a minha procura por navios com a tendência de diminuição da compra de petróleo diminui, como a letra D está certa. pois a visão é: eu não preciso de tantos navios, logo ocorrerá um desequilíbrio, ou estou errado????

  • Gabarito do Professor

    A oferta e a demanda são dois fatores sempre presentes em uma relação de consumo e influenciam diretamente a economia. A oferta diz respeito ao produto que é oferecido para o consumidor em uma determinada quantidade disponível para compra. A demanda está ligada à necessidade ou desejo de comprar somada ao poder de compra dos clientes. De acordo com a lei da oferta e da procura (ou demanda), quando a oferta de uma mercadoria excede a sua procura (demanda), o valor do item cai; quando a demanda por um item é maior que a oferta, o valor do bem sobe.

    A oferta de produtos sofre influência de vários aspectos como condições ambientais, disponibilidade da matéria-prima, variações nas relações entre empresa e colaboradores, e tempo e tecnologia investidos na produção. A demanda é impactada pelo poder aquisitivo e necessidades dos demandantes, por tendências sociais e pelo próprio preço dos produtos.

    O enunciado da questão apresenta duas situações distintas: há uma tendência de aumento de consumo (demanda) por petróleo por países em desenvolvimento, incluindo nações do Oriente Médio e a Ásia; constata-se que EUA, Europa e Japão, historicamente grandes consumidores, consumirão cada vez menos petróleo, o que reduz a demanda.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Não haverá desequilíbrio entre a oferta de navios e a demanda por transporte. A frota atual de navios pode redirecionar parte dos seus esforços em atender EUA, Europa e Japão (que tem procura decrescente), para suprir a crescente demanda dos países em desenvolvimento.

    B) ERRADO. Não haverá baixas taxas de frete. A frota atual, que concentra esforços para atender à demanda dos EUA, Europa e Japão, pode ser redirecionada para atender à demanda dos países emergentes. Não haverá oferta de navios superior à demanda e, consequentemente, devido ao equilíbrio, as taxas de frete ficarão iguais.

    C) ERRADO. Não haverá grande oferta de navios novos. O que pode ocorrer é uma redistribuição da frota atual para os mercados dos países em desenvolvimento, que apresentam demanda crescente.

    D) CERTO. Haverá uma gradual tendência ao equilíbrio, tornando possível que a capacidade ofertada de navios existentes seja adequada para suprir a demanda.

    E) ERRADO. Não haverá redução da oferta de navios, visto que a frota atual ofertada pode ser redirecionada para onde há mais necessidade e atender adequadamente a demanda.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a D.

    RESPOSTA: D

     

    Fontes de pesquisa:

    - Site Mais Retorno
  • a demanda global de petróleo deve continuar se mantendo nos níveis atuais para os próximos anos

  • Cara, a questão da CESGRANRIO mais estranha que eu já vi até hoje .

  • Questões da Cesgranrio são mais subjetivas do que objetiva.

    A que menos faz sentido é o Gabarito...

  • Essa questão é linda, dá gosto de estudar!!! Banca inteligente!!!

  • Gabarito do Professor

    A oferta e a demanda são dois fatores sempre presentes em uma relação de consumo e influenciam diretamente a economia. A oferta diz respeito ao produto que é oferecido para o consumidor em uma determinada quantidade disponível para compra. A demanda está ligada à necessidade ou desejo de comprar somada ao poder de compra dos clientes. De acordo com a lei da oferta e da procura (ou demanda), quando a oferta de uma mercadoria excede a sua procura (demanda), o valor do item cai; quando a demanda por um item é maior que a oferta, o valor do bem sobe.

    A oferta de produtos sofre influência de vários aspectos como condições ambientais, disponibilidade da matéria-prima, variações nas relações entre empresa e colaboradores, e tempo e tecnologia investidos na produção. A demanda é impactada pelo poder aquisitivo e necessidades dos demandantes, por tendências sociais e pelo próprio preço dos produtos.

    O enunciado da questão apresenta duas situações distintas: há uma tendência de aumento de consumo (demanda) por petróleo por países em desenvolvimento, incluindo nações do Oriente Médio e a Ásia; constata-se que EUA, Europa e Japão, historicamente grandes consumidores, consumirão cada vez menos petróleo, o que reduz a demanda.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Não haverá desequilíbrio entre a oferta de navios e a demanda por transporte. A frota atual de navios pode redirecionar parte dos seus esforços em atender EUA, Europa e Japão (que tem procura decrescente), para suprir a crescente demanda dos países em desenvolvimento.

    B) ERRADO. Não haverá baixas taxas de frete. A frota atual, que concentra esforços para atender à demanda dos EUA, Europa e Japão, pode ser redirecionada para atender à demanda dos países emergentes. Não haverá oferta de navios superior à demanda e, consequentemente, devido ao equilíbrio, as taxas de frete ficarão iguais.

    C) ERRADO. Não haverá grande oferta de navios novos. O que pode ocorrer é uma redistribuição da frota atual para os mercados dos países em desenvolvimento, que apresentam demanda crescente.

    D) CERTO. Haverá uma gradual tendência ao equilíbrio, tornando possível que a capacidade ofertada de navios existentes seja adequada para suprir a demanda.

    E) ERRADO. Não haverá redução da oferta de navios, visto que a frota atual ofertada pode ser redirecionada para onde há mais necessidade e atender adequadamente a demanda.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a D.

    RESPOSTA: D

     

    Fontes de pesquisa:

    - Site Mais Retorno


ID
3568702
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Ponta Grossa - PR
Ano
2011
Disciplina
Marketing
Assuntos

Na Gestão de Qualidade existe um modelo para análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Para garantir a criação de valor em longo prazo, a organização deve ter um portfólio de produtos que contenha tanto mercadorias com altas taxas de crescimento no mercado (que precisam de investimentos) e mercadorias com baixo crescimento (que geram receita). O modelo tem duas dimensões: Crescimento do Mercado e Participação Relativa de Mercado (que é a participação da empresa em relação à participação de seu maior concorrente). Quanto maior a participação de mercado de um produto ou quanto mais rápido o mercado de um produto cresce, melhor para a empresa. Como é identificado ou conhecido esse modelo?

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre uma ferramenta que permite analisar o ciclo de vida do produto. Após ler a descrição do enunciado, analisaremos cada uma das alternativas em busca do item correspondente.

    A) INCORRETA. "Matriz de Prioridades"

    Matrizes de priorização servem para facilitar a execução de um processo em relação aquilo que deve ser feito antes.

    A Matriz GUT, por exemplo, analisa os seguintes aspectos de maneira de um problema para que a seguir ele possa ser ponderado em relação a priorização: Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T).

    Já a Matriz de Einsenhower prioriza tarefas, entre: urgente e não-urgentes; importantes e não importantes. A combinação desses elementos resulta em delegação, ação, decisão ou exclusão da atividade. Essas matrizes não correspondem ao pedido no enunciado.

    B) INCORRETA. "Método 5W2H".

    A nomenclatura vem do inglês: 5W (what, who, when, why, where) 2H (how, how much). Essas perguntas devem ser feitas mediante a um problemas e servirão como um check list [✔] da atividade a ser desenvolvida. As respostas obtidas servem como um mapeamento ou um guia de ação da atividade e que vai nortear a execução do processo. Ou seja, não tem relação com o pedido no enunciado.

    C) INCORRETA. "Princípio de Pareto".

    O diagrama de Pareto é uma das 7 ferramentas da qualidade. Ela preconiza que 20% das causas ocasionam 80% dos problemas (Regra 80/20). Ou seja, a ferramenta é utilizada na priorização da correção de problemas.

    D) CORRETA. "Matriz Boston Consulting Group"- BCG

    A matriz BCG refere-se a uma análise de portfólio através dos seguintes aspectos: crescimento de mercado X participação de mercado. É um tema geralmente estudado em "gestão estratégica". A ferramenta refere-se à citada no enunciado da questão.

    _______________________________-______________PARTICIPAÇÃO

    ______________(Grande)_____________________________<______________________.(Pequena)

    ....__________________________.Estrelas ⭐ ....______________Pontos de Interrogação ?

    CRESCIMENTO .------

    ..__________________________Vacas leiteiras.______________ Vira-latas ou abacaxi.....(

    .._____________(Pequeno)__

    _

    ◾ Os produtos "ponto de interrogação" contam com pequena participação e necessitam muitos investimentos para participar de um mercado em crescimento.

    ◾ Os produtos "estrelas" possuem grande participação em um mercado crescente. ⬆

    ◾ As "vacas-leiteiras" estão em um mercado desenvolvido sem expectativas de maior crescimento mas com grande participação. Não precisam de grandes investimentos. Pode representar o futuro dos produtos "estrelas".

    ◾ "Vira-latas" são os produtos que estão com os dias contados pois não conseguem sobreviver por si só pois não há participação nem mercado suficientes.

    E) INCORRETA. "Modelo Myers-Briggs".

    É um modelo de análise de tipologia da personalidade que resultam em 16 tipos de personalidade.

    Fonte: MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para Concursos”. 4ª ed. Juspodivm. 2019 (pág. 460- 461)

    GABARITO: LETRA "D".

  • Matriz BCG = Matriz Boston Consulting Group


ID
4985635
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quando se estabelece um orçamento de propaganda, deve-se considerar os seguintes fatores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, não deve se considerar "Capacidade de penetração da mensagem" no orçamento?

  • Obrigado pela ajuda!


ID
4985650
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para crescer e alcançar sucesso, uma organização geralmente lança no mercado um novo produto que deve ser sistematicamente desenvolvido para se avaliar as chances de alcançar sucesso. Quando se está no processo de previsão de vendas, ocorre o(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Quando se vai avaliar as chances de um produto alcançar sucesso você fará testes, avaliações, simulações do produto