SóProvas


ID
1681096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a ferramentas de análise de cenário interno e externo.

A matriz SWOT objetiva analisar o ambiente externo e o interno. A organização que a utilizar deve primeiramente observar seus pontos fortes e fracos para, então, identificar as oportunidades e ameaças do mercado, visto que a análise de ambiente externo deve ser precedida da análise de ambiente interno.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    Uma pequena alteração na questão a fim de torná-la correta.


    A matriz SWOT objetiva analisar o ambiente externo e o interno. A organização que a utilizar deve primeiramente identificar as oportunidades e ameaças do mercado para, então, observar seus pontos fortes e fracos, visto que a análise de ambiente externo deve ser precedida da análise de ambiente interno.


    Obs: preliminarmente a questão foi considerada errada, mas foi ANULADA posteriormente pela ilustre banca examinadora.


    Só acrescentando mais uma informação. É bom nos atentarmos que era essa a visão até então seguida pelo Cespe em provas anteriores, qual seja, a de que a análise externa deve ser feita antes da análise interna. Isso é o que ensina grandes autores, como Idalberto Chiavenato, no seu livro Administração Geral e Pública/pág 345, do qual transcrevo abaixo a pequena parte que trata do assunto para melhor assimilação:


    " O Planejamento estratégico se assenta sobre três parâmetros: a visão de futuro, os fatores ambientais externos e os fatores organizacionais internos. Começa com a construção do consenso sobre o futuro que se deseja: é a visão que descreve o mundo em um estado ideal. A partir daí examinam-se as condições externas do ambiente e as condições internas da organização"


  • Demorou mas encontrei o erro:


    A matriz SWOT objetiva analisar o ambiente externo e o interno. A organização que a utilizar deve primeiramente observar seus pontos fortes e fracos para, então, identificar as oportunidades e ameaças do mercado, visto que a análise de ambiente externo deve ser precedida da análise de ambiente interno.


    ( A palavra precedida faz menção ao ambiente externo e não ao interno. Ou seja, é o contrário, a análise de ambiente interno é que deve ser precedida da análise de ambiente externo)


    Me corrijam se estiver errada.


    Boa sorte

  • Bruno, também sigo a mesma linha de raciocínio.


    Não há que se falar em preferência, mas sim devem ser analisadas de igual forma e concomitantemente.


  • Passos para se implementar uma análise SWOT:

    Passo 1: Auditoria Externa - Essa etapa deve ser realizada por sessões de brainstorming internas com pessoas-chave da organização que conheçam, detalhadamente, o ambiente em que ela está. A lista de fatores externos deve ter as seguintes fontes: informações sobre o ambiente externo, o mercado, a concorrência e os clientes/consumidores.

    Passo 2: Auditoria Interna - Para melhor entender os fatores que podem gerar vantagem competitiva para o negócio, é necessário, nessa fase, ampliar a análise e identificar quais os fatores que realmente conferem uma vantagem para qualquer empresa que atue no setor de atividade da empresa analisada. Quanto mais fundamentado, com estudos e benchmarking, mais crível se torna a análise, uma vez que os gestores têm uma tendência a valorizar aqueles pontos já existentes na empresa. Após listados os principais fatores (internos) que podem influenciar o seu negócio, classifique-os como pontos fracos (desvantagens internas da empresa em relação aos seus principais concorrentes) e pontos fortes (vantagens internas da empresa em relação aos seus principais concorrentes).

    Passo 3: Priorize os fatos listados - Identifique e analise os principais pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, separadamente.

    Passo 4: Construa o mapa da SWOT e faça a sua análise - Resuma a informação trabalhada nas etapas anteriores em um mapa único.

    Passo 5: Sintetize o mapa SWOT e apresente algumas estratégias que combinem forças e oportunidades - Apresente estratégias priorizando aquelas que envolvem a combinação dos pontos fortes com as oportunidades e, em segundo lugar, aquelas que envolvem a combinação de pontos fracos com as ameaças.


    Fonte: Apostila de Estratégia Empresarial do Curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas (FGV). Pg. 19.
  • Errada. A análise externa (ameaças e oportunidades) deve vir antes da análise interna (pontos fracos e fortes). Alguém sabe por que foi anulada? 

  • Não encontrei o porquê da anulação. Alguém se habilita?

  • Não existe consenso entre os teóricos sobre a ordem em que deve ser feita a análise, por isso a questão foi anulada.

  • A questão está se contradizendo. Vejamos:

    A matriz SWOT objetiva analisar o ambiente externo e o interno. A organização que a utilizar deve primeiramente observar seus pontos fortes e fracos (ou seja, ambiente interno) para, então, identificar as oportunidades e ameaças do mercado (ou seja, ambiente externo), visto que a análise de ambiente externo deve ser precedida da análise de ambiente interno (aqui está a contradição).


  • SE não há que se falar em ordem de análise dos ambientes, e tendo em vista que na questão houve uma contradição, pq o gabarito não está como incorreta?! (Não sei porque foi anulada.)

     

  • A Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.​


    Objetivos

    • Efetuar uma síntese das análises internas e externas;
    • Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;
    • Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.
    • É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.

    • Estas análises de cenário se dividem em: ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.


    OBS: tambem não entendi o pq da questão ter sido anulada... mais paciencia.

  • "A análise do ambiente EXTERNO deve PRECEDER a análise do ambiente interno, pois o desempenho e a capacidade da organização devem ser medidos em comparação com as outras empresas de setor de atuação, concorrentes diretos ou potenciais".

     

    FONTE: Livro Administração Geral e Pública, Elisabete de Abreu e Lima Moreira, editora: Juspodivm, ano 2016, pág.: 293.

  • Justificativa de anulação do CESPE: "Há divergência na literatura especializada da área a respeito do assunto tratado no item."

  • "Há divergência na literatura especializada da área a respeito do assunto tratado no item."

    QUAL CONTEÚDO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL NÃO HÁ DIVERGÊNCIA NA LITERATURA?

  • Apesar de a doutrinha majoritária entender que a análise externa prece a interna, não há consenso dos autores sobre o tema.

    Justificativa da banca: "Há divergência na literatura especializada da área a respeito do assunto tratado no item".

    Eu marquei errado, mas enfim.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.