-
Gabarito B / CHIAVENATO DIZ (2009):
O desenho departamental refere-se à especialização horizontal da organização e o
seu desdobramento em unidades organizacionais que recebem o nome de departamentos
ou divisões. Departamentalização significa o agrupamento de atividades em
unidades organizacionais e o agrupamento dessas unidades em uma organização total.
Existem cinco abordagens de departamentalização: funcional, divisional, matricial, de
equipes e de redes. A abordagem funcional é a mais utilizada e constitui o agrupamento
de atividades baseado nas habilidades, conhecimentos e recursos similares.
-
A departamentalização funcional tem como objetivo
principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo
com as funções principais desenvolvidas por ela. Funciona da seguinte
maneira: se uma empresa possui funções de produção e vendas, por
exemplo, ela deverá agrupar suas atividades em departamentos de produção
e vendas.
Basicamente, a departamentalização é a concentração de
atividades semelhantes em que a empresa é especialista e com a mesma
finalidade em grupos específicos e afins. Este é o critério de organização de
atividades empresarias mais utilizado nos dias de hoje. É indicado para
cenários estáveis e de pouca mudança.
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tipos-de-departamentalizacao-por-funcoes/
-
01) Caracterize a estrutura funcional: - o grau de inovação é baixo; - visão restrita; - ESPECIALIZAÇÃO; -eficiência operacional ; homogênea; conhecimento; desvantagem: reduz a cooperação.
Conforme: Profº Marcelo Camacho.
-
Bizu>
ESPECIALIDADE = FUNCAO
Matei a questao por pensar assim
nao desistam
-
Por Função: Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.
Por Clientes: Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes. Um exemplo clássico são as lojas de departamentos.
Por Processos: Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção. Os exemplos mais óbvios desse tipo de departamentalização são as fábricas e montadoras de carros.
Por Produtos ou Serviços: Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.
Matricial: Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos, por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica. Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.
Geográfica ou Territorial: Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região. Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.
Por Projetos: Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir. Depois disso pode ocorrer alocação em outros projetos e por aí vai. Dois exemplos clássicos são os de consultorias e de agências de publicidade.
Fonte: http://blog.luz.vc/o-que-e/tipos-de-departamentalizacao/
GABARITO: b) funcional.
-
GAB: B
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL, consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. Partindo do ponto de vista de que qualquer empreendimento compreende a criação de alguma utilidade dentro de uma economia de troca e as funções fundamentais de qualquer empresa consistem em produção (criação de utilidade ou acréscimo de utilidade de um produto ou serviço), venda (procura de fregueses, pacientes, clientes, estudantes ou membros que concordem em aceitar o produto ou serviço a um determinado preço) e financiamento (levantamento, obtenção, desembolso de recursos financeiros da empresa), nada mais lógico do que agrupar tais atividades básicas em departamentos: de produção, de vendas e de finanças.
Introdução À Teoria Geral da Administração - 9ª Ed. 2014 Chiavenato, Idalberto
-
GABARITO B
Departamentalização por função- é a divisão lógica de acordo com as funções a serem desempenhadas, princípio da especialização.
Vantagens:
Agrupa vários especialistas;
Simplifica treinamento;
Permite economia de escala;
Indicada situações estáveis;
Desvantagens:
Ênfase nas especialidades;
Inadequada para ambiente e tecnologia em constante mudança;
Foco na especialidade
Fonte: Giovanna Carranza
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
É
A
QUE
MAIS
SE
COBRA!!!!!
PALAVRAs MÁGICAs: " mesmas atividades", "especialidade".
-
na duvida, marque "funcional"
-
Obrigada Arthur Camacho