SóProvas


ID
1681126
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A gestão por projetos tem sido utilizada na Administração pública como um importante instrumento de aperfeiçoamento. Um projeto

Alternativas
Comentários
  • Gabbartiito c) : CARLOS XAVIER APUD PMBOOK 4ª EDIÇÃO: 

    um esforço temporário

    feito para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Notem que

    ele é temporário, ou seja, tem início e fim. Além disso, ele busca como

    consequência a criação de um produto, serviço ou resultado específico.

    Saiba diferenciá-los dos processos: estes últimos representam

    sequências de atividades exercidas de maneira rotineira, transformando

    insumos em produtos, serviços e resultados a partir de um determinado

    processamento.

  • Projeto é UMA atividade agora? Pelo amor de deus essas questões, vontade de desistir de estudar essa matéria, completamente subjetiva e  mal cobrada.

  • A gestão/administração superior é responsável por bancar o projeto (decidir pela sua realização); a área de gestão de projetos é responsável pelas principais decisões relacionadas ao projeto, e pelo apoio ao gerente e sua equipe; o gerente é responsável por decisões de ordem prática, ligadas a execução. Compete mais ao gerente identificar e corrigir falhas na execução dos projetos, monitorar e controlar o desempenho, e sugerir melhorias.

  • Atividade de execução ÚNICA ?

  • A Gestão por Projetos, ou gerência por projetos, é uma filosofia gerencial que possui como princípio a perspectiva de que uma empresa pode ser administrada como se fosse um grande portfólio de projetos. É um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultados ÚNICOS.

  • Serviço e resultado único sim. Agora atividade de execução única é brincadeira.

  • eu marquei D. Em outro site aponta como correta a questão!

  • Quando o aluno acha que sabe tudo... AHUAHUAHAUHAUAHAU me ferrei também

  • Típica questão que só se chega à alternativa correta por eliminação.

     

    As menos absurdas são a C e D. Esta, porém:

     

    D) envolve as fases de concepção (É INICIAÇÃO), planejamento, execução e monitoramento, cabendo ao gerente de projeto a atuação em todas essas etapas.  Em relação ao final da assertiva, não tenho certeza se o gerente participa de todas as etapas, acredito que não.

     

     

  • Além do que você observou, caro Felipe, também faltou na opção "D" a fase de Encerramento do projeto. Se ele ocorre por tempo determinado, logo, acabará em algum momento e, assim, deverá ser encerrado.

    Quanto à participação efetiva do gerente em todas as fases, foi mais para confudir. Mas ela não é regra, uma vez que ele, além de precisar trabalhar com outras pessoas no projeto (pois é humanamente impossível fazer TUDO sozinho), ele basicamente é quem o administra como um todo, orientando os participantes e tomando as decisões, em conjunto ou não.

    Gabarito Letra "C".

  • Projetos são: PET

    I. Temporários: todo projeto tem início e fim Definidos previamente.

    II. Exclusivos: todo produto ou serviço gerado por um projeto é diferente de outros produtos e serviços já existentes.

    III. Progressivos: conforme um projeto é melhor compreendido, maior é o seu detalhamento.

  • Quanto à letra "D":

    Fases do projeto: concepção, planejamento, implementação e encerramento

    *Controle/monitoramento existem, MAS NÃO FAZEM PARTE DO CICLO DO PROJETO.

  • A gestão por projetos tem sido utilizada na Administração pública como um importante instrumento de aperfeiçoamento. Um projeto 

     

    a)decorre da transformação de um processo de trabalho já existente na organização em ação específica. Não necessariamente que seja já existente.

     

    b)corresponde a uma atividade rotineira da organização, porém atribuída à alta administração. Não é rotineira, não repetitiva, ou seja, é para uma atividade singular; e também não atribuída sempre à alta administração, podendo ser atribuídos a todos os níveis operacionais.

     

    c)constitui uma atividade de execução única, com tempo de execução determinada, que tem como características, entre outras, a singularidade. CORRETO.

     

    d)envolve as fases de concepção, planejamento, execução e monitoramento, cabendo ao gerente de projeto a atuação em todas essas etapas. Não são fases e sim classificações: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle e encerramento. Ao gerente de projetos não se pode reduzir à simples adoção de técnicas como levantamento de custos e programação de atividades, é necessário bem mais que isso, deve-se desenvolver uma visão ampla, abrangendo todos os itens do projeto (...) 2 edição. Augustinho Paludo. PG.353. 

     

    e)insere-se no planejamento estratégico da organização, sendo que o conjunto de projetos definidos como estratégicos correspondem à missão da organização. Não necessariamente se insere no nível estratégico. A missão é a razão de ser da organização, um projeto, por ser temporário, não será determinante para a caracterização de sua missão.

     

    Fontes: livros de Elizabeth de Abreu e de Augustinho Paludo.

  • Alternativa A. Errado. O projeto não se confunde com a melhoria de um processo ou a extinção de um processo de trabalho. Projeto é um esforço temporário para produzir um resultado único, exclusivo.

    Alternativa B. Errado. Conceito de processo.

    Alternativa C. Certo. Perfeito! A alternativa apresenta todas as características de um projeto.

    Alternativa D. Errado. A alternativa mistura os conceitos de fase, ciclo de vida e grupo de processos. Vamos esclarecer as coisas: as fases são pedacinhos do ciclo de vida de um projeto. Elas podem ser sequenciais, interativas ou sobrepostas. O ciclo de vida de um projeto é composto por: Início do projeto, organização e preparação, execução e término do projeto. O que a alternativa apresenta são alguns dos grupos de processo.

    Alternativa E. Errado. A missão é a razão de ser da organização, o que ela faz. Os projetos, em conjunto, não correspondem à missão da organização. O que deve existir é um alinhamento entre o portfólio, programas e projetos com o planejamento estratégico da organização (missão é um aspecto do planejamento estratégico). Vejamos um trecho do PMBOK para fixarmos essa ideia:

    A estratégia organizacional deve orientar e direcionar o gerenciamento de projetos, especialmente quando se considera que projetos existem para apoiar as estratégias organizacionais. Muitas vezes é o patrocinador do projeto ou o gerente do portfólio ou programa que identifica o alinhamento ou os possíveis conflitos entre as estratégias organizacionais e as metas do projeto e as comunica ao gerente de projetos. Se as metas de um projeto estiverem conflitantes com uma estratégia organizacional estabelecida, cabe ao gerente de projetos documentar e identificar tais conflitos o mais cedo possível durante o projeto. Às vezes, o desenvolvimento de uma estratégia organizacional pode ser a meta de um projeto ao invés de um princípio de orientação. Neste caso, é importante que o projeto defina especificamente o que constitui uma estratégia organizacional apropriada que sustentará a organização.

    Gabarito: C