-
Para que a avaliação de 360º seja efetiva,precisa haver muita maturidade e confiança entre os membros da equipe!
-
Na avaliação 360° todos os que estão envolvidos com o avaliado poderão opinar. Desta forma, é necessário que haja maturidade, confiança e muita aberta de comunicação, pois, caso haja críticas, essas sejam utilizados como proveito e crescimento e não como geradoras de conflito.
-
Uma cultura organizacional dominante - caracterizada por valores e
práticas reais de grande confiança e de abertura na comunicação - facilita o recebimento
de uma avaliação de 360° graus, pois é necessário estar aberto para receber um feedback.
Esse é um processo capaz de motivar a criação de um ambiente favorável a
relacionamentos, troca de experiências, principalmente ao desenvolvimento
pessoal, profissional e organizacional.
-
a) gestão dominante seja focada em resultados mensuráveis e que haja a definição clara de competências acordadas por todos os envolvidos nesse método de avaliação. ERRADO. Esse método poderá forçar a pessoa a somente almejar objetivos predeterminados, podendo contribuir para a quebra de bons relacionamentos e burlas de hierarquias, além da possível quebra do código de ética e desvio de finalidades.
b) gestão tradicional predomina, mantendo controle prévio e a discricionariedade de benefícios. ERRADO. Creio que essa alternativa seja pior que a da letra A. Ora, o tradicionalismo, clientelismo, são coisas do passado. A gestão está voltada para a satisfação das pessoas, mutuamente entre elas, interna e externamente, com a organização. Oferecer ou não benefícios por bons desempenhos pode desequilibrar as expectativas de qualquer pessoa dentro de uma empresa, por isso, os méritos devem ser recompensados.
c) existência da avaliação por objetivos complemente os resultados de percepção de todos os stackeholders. ERRADO. Não sei direito, mas vejo que os stackholders não devem tanto assim imiscuírem-se nas atividades avaliativas por objetivos. Eles são mesmo muito importantes nos processo de atingimento de objetivos das organizações, mas não que o que eles acham deva complementar uma avaliação 360º.
d) legislação trabalhista permita que todos os fornecedores possam efetivamente opinar sobre o desempenho dos colaboradores que fazem parte desse processo de avaliação. ERRADO. Nada a ver a legislação trabalhista ter ou não o condão de ingerência nesse processo. Não se trata de uma prerrogativa legal, mas sim, de cunho strictu administrativo, do cotidiano e da gestão de pessoas numa organização. O que poderia caber, nesse caso, seria uma possível "intromissão" dos fornecedores abarcando fundamentos do código de ética.
e) cultura dominante se caracterize por valores e práticas reais de grande confiança e de abertura na comunicação. CERTO. Nesse caso percebemos que uma organização que trabalhe desse jeito abre portas para que gerentes, supervisores e líderes possam opinar, discutir, avaliar, decidir sobre a postura, comportamento, feedback e melhoria de uma pessoa, de um processo e das deficiências a serem corrigidas numa organização.
Minha opinião, por favor, me corrijam.
Gabarito: E
-
Ia marcar letra E, pensei demais e acabei errando marcando letra A. Não consigo visualizar o erro da letra A mesmo com o comentário do Marcus Braga.
_____
a) gestão dominante seja focada em resultados mensuráveis e que haja a definição clara de competências acordadas por todos os envolvidos nesse método de avaliação.
COMO UTILIZAR A AVALIAÇÃO 360º com o feedback de todos os envolvidos se não existem resultados mensuráveis?? Como por exemplo o avaliador pode dar o feedback após o fornecedor entregar uma demanda se não existe definição clara de competências acordadas em um contrato de entrega de materias?
_____
Realmente, posso ter viajado, mas pra mim é mais uma questão da FCC subjetiva que deu o gabarito o menos errado. No caso a letra E.
_________
Complemento minha afirmação com uma questão da própria FCC Q502540 que afirma que a alternativa I está correta COM FOCO EM COMPETÊNCIAS E RESULTADOS.
Sobre o modelo de Avaliação 360 Graus, considere:
I. Entre as suas vantagens estão a diminuição da subjetividade, o maior foco em competências e os resultados.
-
Achei a A muito parecida com o conceito de Administração por Objetivos, acho que a banca quis confundir...
-
Questão mais subjetiva. Muitos poderiam ser levados a pensar que a alternativa A seria a resposta, mas a avaliação 360 graus não é voltada para resultados mensuráveis (onde a APPO seria melhor), mas sim para competências observáveis de diferentes pontos de vista. Uma condição relevante para o seu uso é a capacidade das pessoas se comunicarem claramente umas com as outras, sendo honestas, não fazendo conluios, e não se sentindo agredidas com as várias fontes de avaliação, que são vários problemas que podem ocorrer na avaliação 360 graus
fonte: Carlos X.- Estratégia
GAB: item E
-
A ideia é que a 360º seja utilizada em organizações onde exista confiança e maturidade entre as pessoas. Receber feedbacks sobre o seu desempenho é algo que pode gerar conflitos, e, portanto, ter efeito contrário ao que se busca. A maturidade e confiança diminuem esses riscos.
-
a) Avaliação 360º é preocupada com o desempenho e o atendimento das necessidades dos stakeholders (agentes relacionados com a organização), não com a gestão focada em resultados. ERRADO.
b) O método de avaliação 360° é moderno, não tradicional. ERRADO.
c) A avaliação por objetivos afere o que cada colaborador conseguiu oferecer de contribuição e benefício para a empresa em um determinado período, já a avaliação 360° afere o desempenho do avaliado sob a ótica de todos que estão em contato com ele. ERRADO.
d) Típica assertiva que não fala nada com nada e está aqui apenas porque a questão precisa de 5 alternativas. ERRADÍSSIMO.
e) GABARITO. Para aplicar o método 360° é necessário que entre os membros da organização aja relacionamentos baseados na confiança e comunicação, caso contrário, o feedback pode criar ressentimentos no avaliado ou interpretação da avaliação equivocada.
-
-
Olhando as estatisticas do Qc a maioria dos candidatos acerta quase tudo. Estou lascada demais!
-
Fica tranquila vivian andrade, essa estatística é igual a pesquisa eleitoral!
-
O principal para que a avaliação de desempenho dê certo é a organização estar pautada na confiança e abertura de comunicação, pois não é fácil ser avaliado por todos os lados, as pessoas podem levar isso para o lado pessoal da coisa. Em organizações em que isso não ocorre, também pode haver a formação de “complôs”, o que
prejudica a aplicação do método. As demais alternativas não são essenciais à avaliação 360º como o é a confiança e abertura de comunicação.
Gabarito: E