SóProvas


ID
168121
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O método de escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação aos demais métodos, ainda é sujeito a elas (as tendências), devido ao seu grau de subjetividade. Quando alguns superiores tendem a ser "bonzinhos" ao avaliar o desempenho dos empregados, ou quando usam de alto perfeccionismo, estão apresentando uma propensão denominada

Alternativas
Comentários
  • SÃO ALGUNS ERROS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: (avaliador se deixa influenciar por seus valores pessoais, preconceitos e esteriótipos ou faz julgamentos e observações equivocadas)

    O EFEITO HALO – “Olhar apenas o todo”. O efeito halo é aquele que resulta de avaliações globais, sem atenção especial a cada fator, subfator e pontos da escala. Assim, por exemplo, uma impressão geral favorável, em relação ao desempenho em um determinado fator, pode resultar em pontuações positivas em todos os subfatores e uma impressão desfavorável, em avaliações negativas.

    COMPLACÊNCIA – “Ser bonzinho”. O erro de complacência decorre da pouca habilidade do avaliador em observar e identificar as diferenças existentes entre os avaliados no que se refere aos padrões de desempenho estabelecidos em cada ponto da escala de avaliação, fazendo-o atribuir muitas notas máximas indiscriminadamente.

    RIGOR – “Ser malvado”. O erro de rigor caracteriza-se pelo uso indiscriminado do extremo negativo da escala de avaliação e resulta, mais uma vez, da pouca habilidade do avaliador em observar e identificar as diferenças sutis de desempenho expressas nos diferentes pontos da escala de avaliação.

    TENDÊNCIA CENTRAL – “Ficar em cima do muro” O erro de tendência central é comum quando o avaliador não quer avaliar os comportamentos como ótimos ou péssimos, e assim, avalia sempre nos pontos médios da escala. Para minimizar esta situação, as escalas contêm um número par de indicadores, mesmo assim, é adequado identificar as diferenças entre os pontos médios da escala.

    EFEITO RECENTICIDADE – “Ter memória curta”. Quando o espaço reservado para as anotações referentes ao desempenho do servidor não é utilizado, as ações mais recentes são as mais lembradas. Dessa forma, se as ações mais recentes forem ótimas ou péssimas, as avaliações tenderão a ser, respectivamente, ótimas ou péssimas, porque são esquecidos os comportamentos ao longo dos doze meses de gestão.

    AVALIAÇÃO CONGELADA - "Perpetuar um conceito sobre uma pessoa". Caso um colaborador tenha um mau desempenho no passado, este continuará tendo este mesmo desempenho.

  • Gabarito: Letra AAAAA.

  • O método de escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação aos demais métodos, ainda é sujeito a elas (as tendências), devido ao seu grau de subjetividade. Quando alguns superiores tendem a ser "bonzinhos" ao avaliar o desempenho dos empregados, ou quando usam de alto perfeccionismo, estão apresentando uma propensão denominada complacência e rigor.