SóProvas


ID
1681999
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Considere as letras de música abaixo.

“Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta

Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa

De muito gorda a porca já não anda
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade
Mesmo calado o peito, resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade

Talvez o mundo não seja pequeno
Nem seja a vida um fato consumado
Quero inventar o meu próprio pecado
Quero morrer do meu próprio veneno
Quero perder de vez tua cabeça
Minha cabeça perder teu juízo
Quero cheirar fumaça de óleo diesel
Me embriagar até que alguém me esqueça"

(Cálice. Chico Buarque e Gilberto Gil. 1973)


“Como ir pro trabalho sem levar um tiro
Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita
E é capaz de tudo pra manter sua brisa
Os saraus tiveram que invadir os botecos
Pois biblioteca não era lugar de poesia
Biblioteca tinha que ter silêncio,
E uma gente que se acha assim muito sabida

Há preconceito com o nordestino
Há preconceito com o homem negro
Há preconceito com o analfabeto
Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai.

A ditadura segue meu amigo Milton
A repressão segue meu amigo Chico
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai.
Afasta de mim a biqueira, pai
Afasta de mim as biate, pai
Afasta de mim a cocaine, pai
Pois na quebrada escorre sangue, pai.

Pai
Afasta de mim a biqueira, pai
Afasta de mim as biate, pai
Afasta de mim a coqueine, pai.
Pois na quebrada escorre sangue"

(Cálice. Criolo Doido. 2010) 

A partir das letras de música acima, é INCORRETO afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • É direitos humanos ou Português?

  • A Defensoria Pública de São Paulo tem demonstrado, cada vez mais, que pretende mandar recados por meio de suas questões aos que buscam uma vaga na instituição. Embora a questão possa causar estranheza, ela manda um recado apropriado: A Defensoria Pública de São Paulo quer gente vocacionada, gente que lê ou ouve a letra de uma música, por exemplo, e se indigna com a realidade social em que vivemos. Questão dada, pois exigia mera interpretação de texto. Porém, não inútil, pois mandou um recado importante.

  • Questão sensacional. Parabenizo a banca e a DPSP. Um Defensor Público necessariamente tem que conhecer raps e outras músicas que se insurgem contra a opressão. 

  • Questão elaborado pelo Senador Eduardo Suplicy.... 

  • Caro Armando Neto, "A Defensoria Pública de São Paulo quer gente vocacionada, gente que lê ou ouve a letra de uma música" ????

    Não se iluda meu colega, pode até ser que eles queiram gente vocacionada(até porque isso é o óbvio!), mas gente que lê ou ouve a letra de uma música?? Isso foi forçar a barra. Poxa, mais do que a gente lê, diariamente, para chegar numa prova dessa com condições de lutar para uma vaga? não está escrito em gibi nenhum!!. Igualmente, letra de rap do Crioulo(que eu duvido que os defensores escutem ou até saibam quem é ele - a não ser depois da prova) não mede conhecimento de ninguém.Além disso, o exame da vocação jamais deveria ser feito em 1 fase/objetiva não é? Convenhamos. Para finalizar, a questão não foi dada não, porque foi muito subjetiva .Abs, e bons estudos!Obs: que fique bem claro que não estou te criticando, mas sim o sistema atual de provas. Está cada vez mais difícil achar provas técnicas e justas nesses concursos de ponta.
  • Eu concordo com Theo Franco. Pediria que os colegas que qualificaram tão positivamente a questão, compartilhassem comentários esclarecedores. Infelizmente achar a questão dada, sensacional ou linda não ajuda os colegas que não entenderam o cerne da questão. Eu acertei por exclusão ou sorte, mas confesso que não compreendi nada.

    Quem gostou e achou fácil poderia explicar melhor.

  • 3 alternativas são passíveis de marcação. Também gostaria que os colegas que acharam a questão "dada" detalhasse cada alternativa( por caridade)

     

    desde ja agradeço.

  •  

    Entendo e respeito a opinião dos colegas, porém, bastaria intepretar ambas as canções. Sei que o tempo de prova geralmente é curto, e uma questão dessas acaba por inviabilizar uma maior atenção para as demais questões. Em tempo, só queria justificar o meu raciocínio para acertar a questão e ter parabenizado a banca por sua inserção em prova. 

    A) CORRETA. Não apenas nessa música em si, mas quem ouve Criolo sabe que suas letras geralmente se insurgem contra a barbárie encetada nas favelas notadamente no que pertine ao combate às drogas. Nessa música, Criolo corresponde à um favelado que teme levar um tiro ao sair de casa, sobretudo porque muitos inocentes morrem nessa guerra às drogas. 

    B) CORRETA. Caetano e Gil, além de perseguidos durante o regime de exceção, se insurgem contra os atos violentos praticados contra os opositres do regime. O cálice, na ocasião, seria a vinda de um novo governo, porém, sanguinário, opressor e vilento, o que denota a relação entre o vinho que celebra e o sangue que machuca. O novo governo veio para derramar sangue. Criolo, por sua vez, demonstra que mesmo após a queda do regime de exceçao, os excluidos (anteriormente oprimidos pelo regime) ainda sofrem com incursões policiais na favela em noma da famigerada pacificação social.

    C) CORRETA. A canção Cálice realiza uma crítica à ausência de liberdade de expressão (Como é difícil acordar calado 
    Se na calada da noite eu me dano), à tortura e aos assassinatos perpetrados pela ditadura civil-militar (Quero inventar o meu próprio pecado 
    Quero morrer do meu próprio veneno). 

    D) CORRETA. Enquanto a canção de Caetano e Gil se refere ao período ditatorial, o rap do Crilo se insurge contra a mesma opressão de outrora, contudo, ventilada hodiernamente. Ademais, a própria reprodução do nome da canção para seu rap denota que ele, além de considerar o que acontecia antes, pretendeu adaptar o nome da canção para o que ocorre nas periferias. Oprimidos pelo regime se tornaram excluídos do regime. 

    E) INCORRETA. A primeira parte da afirmativa está correta, contudo, Criolo (assim como Caetano e Gil) vê a possbilidade de soluções, e por isso roga ao pai. Aqui, etendo o termo pai não no sentido sacrossanto, mas na acepçao de que o pai seria o próprio Estado, Governo, Regime, Sociedade. Por isso é que para eles o único ente capaz de afastar seus sofrimentos é o próprio pai-Estado. 

  • Princípios importantes do Concurso Público foram esquecidos nessa prova: OBJETIVIDADE e MÍNIMA PREVISIBILIDADE...

  • "Afasta de mim esse cálice (cale-se)" há uma mensagem subliminar aqui. Chico e Gil pedem aqui um fim a ditadura que os cala. É uma crítica inteligente à política da ditatadura que restringia a liberdade de expressão na época.

  • Afastadas as minhas impressões sobre a questão e sobre os comentários acerca dela, o questionamento que faço é o seguinte: a assertiva "D" está mesmo correta?

    "Ambas as canções retratam um cotidiano de violação aos direitos civis e políticos, ainda que versem sobre momentos históricos distintos."

    A impressão que tenho é de que, de fato, os direitos violados no período da canção de Gil/Chico correspondem a direitos de primeira geração, uma vez que se referem à violação da liberdade de expressão, liberdade política, enfim, direitos civis e políticos, efetivamente.
    Já na segunda canção, me parece que o que se verifica é uma frontal sonegação a direitos de segunda geração, especialmente os direitos sociais. A realidade atual não nega (ao menos em tese) às classes menos favorecidas o direito de associação, de posicionamento político. O que se verifica é um descaso em relação à efetivação de direitos sociais, econômicos e culturais em maior grau. Falta educação, segurança, moradia adequada, saúde... Todos esses direitos de natureza prestacional do Estado, o que os distingue dos direitos de primeira geração, cuja exigência implica em um "não-fazer" do soberano.

    Alguem concorda? Ou estou equivocado? Help, please.

     

  • Resposta Correta Letra E.

    Pessoal respondi corretamente a questão, desprezando completamente as músicas! Primeiro pelo contexto do Concurso DPE, segundo confrontando com as demais questões, a questão que não faz alusão a violações de direitos humanos e nega a possibilidade de realização de tais direitos é a letra "não vislumbra a possibilidade de realização de quaisquer desses direitos pela sociedade civil organizada". independente da música o erro está aqui.

  • Cálice de Chico e Gil é básico para qualquer aluno que estudou minimamente história no ensino médio e a comparação entre a ditadura e o estado democrático de direito para os excluídos sociais permanece. Questão crítica que não precisa estar relacionada ao conhecimento musical, muito menos de interpretação de texto, mas sim se história e análise pormenorizada de situações de exclusão que envolvem diretamente o atuar da defensoria pública. 

  • A questão podemos até entender... O que realmente não dá para entender é como a pessoa que compõe "Cálice" e emociona é a mesma que apoia a corja que vem saqueando o país há anos...

  • CRISTIANE MEDEIROS sou apartidário, GRAÇAS À DEUS, mas não sou cego, o PT deu voz e vez as ''minorias'', o lula fez a economia crescer cerca de 10% ao ano, os pobres invadiram o ensino superior, a quantidade de pessoas que tiveram acesso a casa própria foram milhões. Aí eu te pergunto o que o fernando henrique fez pelo brasil, eu te respondo nada, absolutamente nada, no governo dele o máximo que a economia crescia era 2% ao ano, sem falar que o PSDB roubou e vai ficar impune, o fernando henrique usava dinheiro público para pagar pensão alimetícia de um filho que ele teve fora do casamento. O fernando henrique é professor universitário aposentado, ou seja, um assalariado, como um assalariado consegue construir um patrimônio milionário????? O aécio neves também é assalariado e tem um patrimônio milionário como isso é possível??? o PT roubou, com certeza, mas não podemos esquecer os benefícios que eles trouxeram para a população, pois o PSDB rourou e não deu benefício algum para a população.

  • Alan Meirelles, compartilho exatamente a mesma interpretaçao. 

    Na cançao de Chico, fica evidente a critica à violaçao de direitos civis e politicos, enquanto na letra de Criolo, parece-me mais evidente a critica à violaçao aos direitos sociais, e também culturais, o que efetivamente tornaria correta a alternativa D. 

     

  • boa questão. várias assertivas flertaram com a resposta. errei. mas a mais correta com as duas letras é a E.

  • https://www.youtube.com/watch?v=akZY0-6Rs0A           quem diria eim

  • kkkkkkk O candidato tem que ter uns 30 minutos reservados para resolver essa questão

  • "o PT roubou, com certeza, mas não podemos esquecer os benefícios que eles trouxeram para a população".

     

    Amigo, desconsiderando a propícia analogia que se pode fazer disso ao caso do estuprador que, após o abuso, lança ao chão alguns contos, digo: se os benefícios foram uma massa de desempregados, uma massa de endividados, a criminalidade como nunca jamais vista, a miséria sem precedentes, a educação - que nunca foi boa - em estado de emergência, vários episódios de incompetência e corrupção no Governo, a maior operação investigativa mundial em ação, entre outros, bem, tenho de concordar...

  • Essa prova da Defensoria de São Paulo está muito de parabéns!! Muito atualizada, pluralista e inclusiva. Errei algumas, acertei outras, mas fiquei com uma esperança de que no futuro os concursos públicos irão conseguir captar a vocação dos candidatos! Esses examinadores estão nota 10000000!

  • Crlho véi... que questão é essa hein?

    Interpretação de texto, com atualidade e historicidade, ideológica misturado com raciocinio lógio, politica, com direitos sociais implicitos, sem internacionalização de pactos, tratados, etc...

    Gostei!!!

     

     

    Continue, continue... NÃO DESISTA!!!

  • O erro está em dizer que NÃO VISLUMBRA.

     

  • Eu errei simplesmente porque esqueci que era a INCORRETA.
    Fui com vontade na D.
    rsrs

  • Permito-me comentar a questão para aprofundar o porquê de ter assinalado a letra E, felizmente o gabarito da questão.

    Conheço muito bem a letra de Cálice de 1973, nem tanto a letra do Criolo Doido (bem melhor que apenas Criolo) de 2010.

    O erro está na expressão "não vislumbra a possibilidade de realização de quaisquer desses direitos pela sociedade civil organizada".

    A letra de Criolo possui uma narrrativa em tom de "esperança", senão vejamos:

    " Afasta de mim a biqueira, pai
    Afasta de mim as biate, pai
    Afasta de mim a cocaine, pai
    Pois na quebrada escorre sangue, pai.
    Pai
    Afasta de mim a biqueira, pai
    Afasta de mim as biate, pai
    Afasta de mim a coqueine, pai ".

    Ora, ao tempo que ele pede que "afastem ele" da "biqueira", da "biate" e da "cocaine", ele dá a entender que, por mais que frequente a "quebrada", tais vícios podem efetivamente propiciar o encontro com o "sangue", que lá escorre.

    O fato, inclusive, de "na quebrada escorrer sangue" justifica também o acerto da assertiva "a", pois revela implicitamente uma "guerra", no caso, contra aqueles principalmente da "quebrada", que usam "biqueira" e "cocaine": "a) Criolo alerta para a persistência da bárbarie da violência e das execuções sumárias nas periferias brasileiras em pleno regime democrático, sobretudo em razão da “guerra contra as drogas".

    As demais alternativas, "b", "c" e "d", por sua vez, acredito que sejam de mais simples entendimento, pelo menos, a princípio, não vi tanta polêmica.

    Por fim, percebo que tal questão exige do candidato uma apurada interpretação de texto, mesclada com os demais conhecimentos que o examinador julgou necessários àqueles que visam ao cargo de Defensor Público.

    Na minha singela opinião, ótima questão.

  • Questão egoísta. Formulada por alguém que se acha muito superior . Nao avalia nada, nao avalia ninguém.

  • Questão linda. Ponto.


  • pura DOUTRINAÇÃO....! Absurdo....

  • A questão demanda bastante cuidado na resposta, tanto porque pede que se indique a alternativa incorreta quanto porque exige interpretação de texto. Tendo isso em vista, temos que as afirmativas A, B, C e D estão corretas, pois tratam da violação de direitos humanos tanto no contexto da ditadura militar, ocasião em que foi escrita a primeira música, quanto no contexto atual de carência de direitos nas periferias, que inspirou a releitura feita por Criolo. No entanto, ainda que denuncie a "sonegação de direitos sociais, econômicos e culturais", não se pode afirmar que Criolo não vislumbra a possibilidade de realização de  "quaisquer destes direitos pela sociedade civil organizada", uma vez que, de acordo com o texto, ele pede pela solução dos problemas, desejando que sejam afastados de si. 

    Gabarito: a resposta é a letra E.

  • questão ridícula.

  • Se não querem esse tipo de questão, parem de estudar para a defensoria então! As bancas exigem cada vez mais posicionamento crítico acerca da realidade, muito além da análise rasa do ordenamento. E isso não é doutrinação coisa nenhuma. Doutrinação são as asneiras do presidente e de seus pares.

  • Bela questão para Defensoria Publica. Não querem atender pobre e preto, não façam a prova para não terem ataque nervoso ao verem uma questão dessa.