SóProvas


ID
1682002
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Analise as assertivas a seguir.

I. “Os droits de l'homme, os direitos humanos, são diferenciados como tais dos droits du citoyen, dos direitos do cidadão. Quem é esse homme que é diferenciado do citoyen? Ninguém mais ninguém menos que o membro da sociedade burguesa."

II. “Mulher, desperta. A força da razão se faz escutar em todo o Universo. Reconhece teus direitos. O poderoso império da natureza não está mais envolto de preconceitos, de fanatismos, de superstições e de mentiras. A bandeira da verdade dissipou todas as nuvens da ignorância e da usurpação. O homem escravo multiplicou suas forças e teve necessidade de recorrer às tuas, para romper os seus ferros. Tornando-se livre, tornou-se injusto em relação à sua companheira."

São autores, respectivamente, dos excertos críticos à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão:

Alternativas
Comentários
  • Questão surreal.


    I. Karl Marx: “Os droits de l'homme, os direitos humanos, são diferenciados como tais dos droits du citoyen, dos direitos do cidadão. Quem é esse homme que é diferenciado do citoyen? Ninguém mais ninguém menos que o membro da sociedade burguesa."

    II.  Olympe de Gouges: “Mulher, desperta. A força da razão se faz escutar em todo o Universo. Reconhece teus direitos. O poderoso império da natureza não está mais envolto de preconceitos, de fanatismos, de superstições e de mentiras. A bandeira da verdade dissipou todas as nuvens da ignorância e da usurpação. O homem escravo multiplicou suas forças e teve necessidade de recorrer às tuas, para romper os seus ferros. Tornando-se livre, tornou-se injusto em relação à sua companheira."


    Boa sorte

  • Karl Marx: citação da obra "Sobre a questão judaica"

    Olympe de Gouges: trecho corresponde à conclusão da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, elaborada por Olympe de Gouges, pseudônimo usado por Marie Gouze, proposta à Assembleia Nacional da França durante a Revolução Francesa.


  • Para quem, assim como eu, nunca ouviu falar dessa personagem da história, segue a biografia:

    Olympe de Gouges, pseudônimo de Marie Gouze nasceu em 1748 e morreu em Paris, em 1973. Foi uma feminista, revolucionária, historiadora, jornalista, escritora e autora de peças de teatro francesa. 

    Os escritos feministas de sua autoria alcançaram enorme audiência. Foi uma defensora da democracia  e dos direitos das mulheres. Na sua obra "Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã" (em francês: Déclaration des droits de la femme et de la citoyenne) de setembro de 1791, desafiou a conduta injusta da autoridade masculina e da relação homem-mulher que expressou-se na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão durante a Revolução Francesa. Devido aos escritos e atitudes pioneiras, foi executada.

    Uma revolucionária dentro da própria revolução francesa, de Gouges faz questão de utilizar-se de seus protetores e amigos para elevar a voz em favor da mulher: escreveu peças abolicionistas, cartas debatendo idéias dos revolucionários e chegou a fazer uma versão da “Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão”. Neste último, lança o olhar sobre a mulher, que esteve lado a lado na revolução porém não estava no mesmo nível de igualdade quanto ao poder. No entanto, a história que se diferencia da maioria termina de uma maneira semelhante a tantas outras: os revolucionários, no poder, determinaram que Olympe de Gouges era contra-revolucionária. E isso bastou para lhe condenar a guilhotina.

    Fonte: http://blogueirasfeministas.com/2014/09/olympe-de-gouges-feminista-revolucionaria-heroina/

  • E depois dizem que a FCC eh uma banca Ctrl C Ctrl V!

  • Questão maravilhosa.

    Errei, mas fiquei feliz em ver esse tipo de abordagerm em prova para Defensoria. 

  • Princípios importantes do Concurso Público foram esquecidos nessa prova: OBJETIVIDADE e MÍNIMA PREVISIBILIDADE...

  • Olympe de Gouges é pra derrubar! kkkkkkkkkkkkkk

  • nasceu em 1748 e morreu em Paris, em 1973 ?????

  • Boa sorte aos que almejam ser defensor...

  • Errei a questão. Fiquei com vergonha, pois nem sabia quem era Olympe de Gouges. Quem está errado sou eu, que fico decorando letra de lei e estudando manuais esquematizados, simplificados e facilitados. Toda questão de concurso deveria ter questões dessa abragência...

  • Tamara..Quem faz essa prova DPE-SP é umma banca composta por defensores do proprio estado. Não é parametro para outra porvas FCC.

  • Karl Marx era um esquisofrenico 

  • a classe alta e aqueles que não têm nada, mas que se identificam com aquela, piram quando cobram conhecimento geral e karl marx. rsss defensor público tem que gostar de pobre, conhecer a luta de classes, de direitos. Não tem outro jeito de ter consciência e desempenhar bem o ofício. . . 

  • Karl Marx CRITICAVA AS DECLARAÇÕES DE DIREITO, sobretudo a DUDH porque segundo ele, ela era essencialmente burguesa, porque feita por burgueses. Quando protegia a propriedade privada, não estava dando possibilidade de inclusão social as pessoas sem propriedade, mas fortalecendo um sistema já instituído. Muitos menos, segundo ele, a DUDH não questionava o sistema que elevou a propriedade privada ao patamar de direito internacionalmente reconhecido, pois todo ele não lutava contra a discriminação, e muito menos contra a inclusão 

  • Olympe de Gouges? Oi??

  • Galera, quando uma questão falar contra a burguesia, fiquem espertos, o tal Karl Marx era fanático e "odiava" a burguesia.

    Quanto ao segundo texto, depreende-se que é uma mulher que conclama as demais a moverem-se à causa.

    Bom... isso te levaria à apenas duas assertivas (A e C).

    Um abraço.

  • Em razão da referência ao “homem e cidadão” e das peculiaridades da época, entende-se que a Declaração era inteiramente dedicada aos representantes do sexo masculino. Tanto que, em 1791, a escritora Marie Gouze Olympe de Gouges escreveu e publicou o manifesto chamado “Declaração dos direitos mulher e cidadã”, reivindicando que os direitos fossem estendidos às mulheres da França.

    Trata-se do primeiro documento da revolução francesa a mencionar a igualdade jurídica e legal entre homens e mulheres. Como sua campanha começou a incomodar os líderes da revolução francesa, que queriam reformas, mas não tão profundas, ela foi presa e mandada para a guilhotina, sob o argumento de que estava ao lado dos girondinos (perdedores). Essa autora é considerada a primeira mulher a trazer essa discussão do direito das mulheres à tona.

  • . A Declaração dos Direitos do Homem e do
    Cidadão, marca a Revolução Francesa e é fundamental na afirmação histórica dos
    Direitos Humanos.
    Embora seja reconhecido como documento fundamental de Direitos Humanos, há
    autores que criticam o documento. Na questão, a FCC explorou justamente isso.
    Ela quer saber, em cada um dos itens, quais são os críticos referidos.

    No primeiro item temos um excerto de Karl Marx crítico ferrenho da burguesia e
    do sistema capitalista desenvolvido após à Revolução Francesa. Notem que o
    excerto deixa claro que a Declaração de Direitos do Homem é feita para “uma
    espécie de homem”, o burguês.


    Em relação ao segundo item, temos uma citação de Gouges. Marie Gouze (conhecida como
    Gouges) foi uma feminista revolucionária. Defendia os direitos das mulheres
    criou uma obra denominada “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã”, em
    crítica à autoridade masculina e à relação desigual travada na Declaração.
    Desse modo, a alternativa C é a correta e gabarito da questão

    Fonte: Estrategia Concursos 

  • Para quem está estudando os direitos humanos aprofundados, segue o link da biblioteca da USP:

    http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Table/Documentos-anteriores-%C3%A0-cria%C3%A7%C3%A3o-da-Sociedade-das-Na%C3%A7%C3%B5es-at%C3%A9-1919/

    Tem uma coletânea de documentos históricos de onde provavelmente a defensoria pública de são paulo tirou esta questão. Importante ressaltar que a defensoria pública de são paulo tabém tem cursos específicos e direcionados ministrados pelos prórpios defensores, o que explica a questão dificílima.

    O de 2017 já começou e em direitos humanos tem umas 14 aulas postadas:

    https://www.youtube.com/watch?v=sdI3eHw5qOc&t=1s&index=11&list=WL

     

  •  

    De plano, as alternativas B, D, e E poderiam ser descartadas. Rosseau foi iluminista, e, portanto, teórico ligado à Revolução Burguesa Francesa, não foi crítico dos direitos do homem, pelo contrário, os justificou. Já Robespierre foi um dos líderes da Revolução Burguesa Francesa, portanto, defensor da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão. Assim, mesmo sem jamais ter lido uma linha de Marx, é possível deduzir que o primeiro excerto é dele. Quanto ao segundo excerto, descatei Simone Beauvoir porque ela é uma filósofa contemporânea, e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é do século XVIII. Enfim, concurso também é bom senso no chute :) 

     

     

  • Errei a questão, mas achei SENSACIONAL! Me fez conhecer um pouco a história de uma mulher tão importante (como tantas outras que não são reconhecidas)

  • Uma mistura de mal com atraso e pitadas de psicopatia. #nãomaistereconheçoFCC 

  • Kkkkkkkk FCC cobrando isso  ? A que ponto chegamos... kkkk

  • Exato Concurseiro Humano, Max era muito inteligente e estremamente denso, na verdade, muito do que temos dele hoje são tentativas de reinterpretar tudo o que eles fez. Na verdade mesmo, quando criticam o Maxismo, pouco criticam Marx, mas sim Gramsci, Escola de Franfurt e INUMERAS visões de Marx, mas sim, ele foi o inicio de tudo. 

  • QUE QUESTÃO SENSACIONAL!!!!

  • Na boa.

    Eu acertei essa por eliminação.  hahaah

  • FCC, você é 

    Uma mistura de mal com atraso e pitadas de psicopatia. #nãomaistereconheçoFCC 

  • Mulher, desperta!

    Não seja guilhotinada - assim como eu fui - pela banca. 

     

     

    Igualdade!

     

  • Esta é uma pergunta que foge do padrão e que demanda conhecimento que não é exatamente jurídico. O primeiro trecho reproduz um trecho contido em "Sobre a Questão Judaica", de Karl Marx e o segundo, da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, proposto por Olympe de Gouges à Assembleia Nacional da França em 1791, durante a Revolução Francesa. 

    Gabarito: letra C. 

  • sem palavras para essa questão, como disseram os colegas: sensacional.

  • "

    Para quem, assim como eu, nunca ouviu falar dessa personagem da história, segue a biografia:

     

    Olympe de Gouges, pseudônimo de Marie Gouze nasceu em 1748 e morreu em Paris, em 1973."

     

    Finalmente provaram a existência de vampiros. 

  • Questão sensacional.

    Um defensor público tem que conhecer, mesmo que de forma rasa, esses personagens da história.

    Influenciam, sobretudo, o dia a dia de um defensor.

  • DICA PARA AS QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS PARA DEFENSORIA PÚBLICA DE TODAS AS BANCAS QUE FIZ ATÉ AGORA - ESTUDEM PELO ANDRÉ DE CARVALHO RAMOS.

    "Também é importante marco para o desenvolvimento futuro dos direitos humanos o Projeto de Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, de 1971, depor Olympe de Gouges, que reivindicou a igualdade de direitos de gênero"

    Colocar a Beavoir como alternativa foi cruel, mas SE FALAR DE IGUALDADE DE GÊNERO EM DIREITOS HUMANOS, FALAR-SE-Á DE Olympe de Gouges"

  • Questão mais ridícula que já resolvi nessa vida.

  • Indicação de leitura sobre a história de vida da Olympe de Gouges (que me ajudou a acertar a questão, haha): http://www.universohq.com/reviews/olympe-de-gouges/

    :^)

  • Só corrigindo o cometário da Letícia, que se equivocou quanto ao ano de morte de Marie Gouze, qual tenha sido em 1793.

  • Questão maravilhosa! Minha graduação em serviço social e meu mestrado em estudos de gênero foram fundamentais para o acerto desta questão.

  • CORRETA LETRA C

    Karl Marx crítico ferrenho da burguesia e do sistema capitalista desenvolvido após à Revolução Francesa. 

    Olympe de Gouges, pseudônimo de Marie Gouze, foi uma defensora da democracia e dos direitos das mulheres. Obra "Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã".

  • Olympe de Gouges,  de Marie Gouze (,  de  — ,  de ) foi uma , ,   e   .

    Os escritos feministas de sua autoria alcançaram enorme audiência. Foi uma defensora da  e dos . Na sua obra  (em : Déclaration des droits de la femme et de la citoyenne) de setembro de , opôs-se ao  de época e ao modo pelo qual a relação entre homem e mulher se expressava na , durante a . Devido aos seus escritos e atitudes pioneiras, foi .

    Fonte: Wikipedia

  • Me sentindo o Rubinho

  • 'De BUKI IS On de taibou'

  • Uma lacraçao bizarra com esses autores malucos nas provas da fcc... francamente.

  • Só uma obs ao comentário mais curtido, a data da morte tá errada, eu estranhei pq ela teria vivido mais de 200 anos, na verdade a data da morte foi 1793

  • tem uma.questoes que é no nível "quem ficar por último, fecha a porta"...
  • Uma questão que cita Simone de Beauvoir em suas alternativas, mesmo não sendo a que deveria ser assinalada, merece todo meu respeito! Muito boa.

  • Questão feita para se errar. É isso.