SóProvas


ID
1682026
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A legislação vigente confere à Defensoria Pública, como expressão e instrumento do regime democrático, a atribuição de prestar orientação jurídica, difundir e conscientizar os necessitados dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico. Em relação à educação em direitos humanos, cidadania e democracia, analise as afirmações abaixo. 

I. A educação em direitos extrapola o espectro da educação escolar, consistindo em método de formação e evolução humanística que perpassa por toda a vida e integra todas as esferas de convivência humana para o desenvolvimento, propiciando uma verdadeira revolução ética, divorciada de qualquer estrutura preestabelecida de poder.

II. A proposta emancipatória tem como desafio desenvolver subjetividades conformistas, apoiadas no paternalismo, a fim de que a mão estendida transforme os esfarrapados do mundo.

III. O conceito de cidadania que se coaduna com o modelo de Defensoria Pública vigente rompe com a cidadania passiva, caracterizada pelo poder circundado às instituições estatais que instituíam uma democracia pregada. A cidadania deve propiciar a criação de uma micropolítica dentro de espaços sociais de lutas que utilize do local de proliferação de conflitos para construções coletivas de cidadania.

IV. Os oprimidos têm como característica o sofrimento com injustiças históricas, econômicas, políticas e sociais. Essa desumanização deve ser vencida mediante uma prática de liberdade, que enseja à ousadia coletiva transformadora, colocando-se contra qualquer obstáculo à emancipação dos homens ou contra qualquer aprisionamento dos direitos das pessoas. Nesta linha, a prática da liberdade é obtida pela educação em direitos que colide com interesses de pessoas que buscam manter privilégios injustiças socais existentes no mundo contemporâneo levando a uma postura de desmoralização da própria expressão direitos humanos.

V. A pedagogia do educador deve ser com os oprimidos e não para os oprimidos, partindo do cenário de opressão e das necessidades populares, levando ao engajamento que conduza à libertação, dentro de um processo dialético. Não se reduz simplesmente à transmissão de um conjunto de preceitos teóricos, mas almeja ainda − e sobretudo − um compromisso a ser traduzido em ações educativas. A pedagogia deve despertar a justa ira, ou seja, transformar aspirações improferíveis em liberdade conquistada. Essa metodologia que transforma o silêncio em autonomia específica crê na alma de filósofo existente em cada cidadão deixando de reconhecer a multiculturalidade com o fim maior de alcançar a igualdade entre todos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. II. A proposta emancipatória tem como desafio desenvolver subjetividades conformistas, apoiadas no paternalismo, a fim de que a mão estendida transforme os esfarrapados do mundo. 

    ERRADA. V. A pedagogia do educador deve ser com os oprimidos e não para os oprimidos, partindo do cenário de opressão e das necessidades populares, levando ao engajamento que conduza à libertação, dentro de um processo dialético. Não se reduz simplesmente à transmissão de um conjunto de preceitos teóricos, mas almeja ainda − e sobretudo − um compromisso a ser traduzido em ações educativas. A pedagogia deve despertar a justa ira, ou seja, transformar aspirações improferíveis em liberdade conquistada. Essa metodologia que transforma o silêncio em autonomia específica crê na alma de filósofo existente em cada cidadão deixando de reconhecer a multiculturalidade com o fim maior de alcançar a igualdade entre todos.
  • alguém sabe me dizer qual o fundamento dessa questão? de onde ela foi retirada?

  • isso parece paulo freire, a pedagogia do oprimido

  • FCC INVENTANDO MODA!

  • Essa questão, com certeza, bebeu um pouco de Paulo Freire.

     

    O P.F. fala em educação emancipatória, em que o desejo do oprimido não é ocupar o lugar do opressor, mas viver em uma sociedade com maior justiça.

     

    O ódio resulta bem nisso: o oprimido tentar se tornar o novo opressor. Uma sociedade democrática preza pelo respeito e não pela opressão.

     

     

    Vida à cultura democrática, C.H.

  • Renata, trata-se do tema "Educação em direitos". A Defensoria do Rio, por exemplo, faz palestras e cursos para a população em geral, escolas, e também convida movimentos sociais para palestrar. Não é um tema que você encontre muito em livros de concurso.

  • Na assertiva III, alguém poderia me explicar o motivo de ser considerada correta a "proliferação de conflitos"?

  • Amanda, trata-se de uma organização da coletividade em zona de conflitos dos opressores sobre os oprimidos em sua forma como um todo, porém cada um se defendendo por conta própria, ex: em comunidades que não tem saneamento, gerando conflito individuais na busca deste direito, o qual em sua organização coletiva, facilitas a busca deste pleito, afinal uma sociedade organizada e unida, se torna mais forte do que conflitos individuais.

  • se o candidato já leu "Pedagogia do Oprimido", do Paulo Freire, ele responde essa questão rapidinho

  • Acertei por exclusão. Os itens II e V traziam coisas absurdas. No primeiro caso, falar em proposta emancipatória como sendo paternalista e conformista (considerando um concurso da DPE, achei difícil algo assim esta correto...) No segundo caso, quando fala em deixar de reconhecer o multiculturalismo com fim maior de alcançar a igualdade (parece contraditório, e é. Ademais, seriam fins justificando meios... não combina com DPE). Errados esses dois itens, só resta a alternativa d.

  • Acertei por exclusão. Os itens II e V traziam coisas absurdas. No primeiro caso, falar em proposta emancipatória como sendo paternalista e conformista (considerando um concurso da DPE, achei difícil algo assim esta correto...) No segundo caso, quando fala em deixar de reconhecer o multiculturalismo com fim maior de alcançar a igualdade (parece contraditório, e é. Ademais, seriam fins justificando meios... não combina com DPE). Errados esses dois itens, só resta a alternativa d.

  • questão marcada pelo critério RA.FO (a mais razoável e fofinha).

  • Pedagogia do oprimido do inicio ao fim. Só conhecer como funciona este livro para acerta. Nunca li, mas conheço as ideias do Paulo Freire. Educação dialética no lugar da educação bancária. Não existe a figura de professor e aluno. Revolução cultural, multiculturalismo. Esquerdismo do inicio ao fim. kkkkkkk

  • Gabarito: D

    Na III, a frase "A cidadania deve propiciar a criação de uma micropolítica dentro de espaços sociais de lutas que utilize do local de proliferação de conflitos para construções coletivas de cidadania" pode parecer estranha, mas não é.

    O conceito de cidadania ativa, defendido pelas Defensorias, busca incentivar construções coletivas e consensuadas com os diversos setores sociais e institucionais.

    Imagine um bairro pobre que frequentemente sofra abusos de policiais, por invasão de residências sem mandado judicial e até assassinato de suspeitos em alegados confrontos. Caso estes moradores se organizem e se articulem numa associação para dificultar a continuidade destes abusos, estarão exercendo sua cidadania e exemplificarão o conceito contido na frase acima.