SóProvas


ID
1682281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da institucionalização do serviço social e do movimento de reconceituação na América Latina, julgue o item a seguir.

As conquistas do movimento de reconceituação incluem o foco no pluralismo profissional, conceito que rompeu com a ideia de que a identidade do serviço social tem como base a homogeneidade das práticas profissionais.


Alternativas
Comentários
  • J.P. Netto em seu livro Ditadura e Serviço Social dá ênfase aos fatores que desencadearam o processo de renovação do Serviço Social e destaca os aspectos que se caracterizam como os nós da erosão do Serviço Social tradicional:
    a) a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político no marco profissional, deslocando uma sólida tradição de monolitismo ideal;   b) a crescente diferenciação das concepções profissionais (natureza, funções, objeto, objetivos e práticas do Serviço Social), derivada do recurso diversificado a matrizes teórico-metodológicas alternativas, rompendo com o viés de que a profissionalidade implicaria uma homogeneidade (identidade) de visões e de práticas; c) a sintonia da polêmica teórico-metodológica profissional com as discussões
    em curso no conjunto das ciências sociais, inserindo o Serviço Social na interlocução acadêmica e cultural contemporânea como protagonista que tenta cortar com a subalternidade (intelectual) posta por funções meramente executivas; d) a constituição de segmentos de vanguarda, sobretudo mas não exclusivamente inseridos na vida acadêmica, voltados para a investigação e a pesquisa (NETTO, p. 135-136, 2006).

  • Segundo José Paulo Netto (O Movimento de Reconceituação: 40 anos depois. Serviço Social e Sociedade, n. 84, ano XXVI, novembro de 2005), o movimento de reconceituação, processo este particularmente latino-americano que fomentou a revisão e questionamento do Serviço Social desta região, possibilitou 4 tendências e conquistas para a profissão: 1- interação e intercâmbio entre os assistentes sociais latino-americanos; 2- recusa a neutralidade profissional e reconhecimento da sua dimensão política; 3- interlocução crítica com as ciências sociais e distintos pensamentos sociais, entre eles o marxista; 4- recusa a homogeneidade na prática, na visão profissional e ao monolitismo até então impostos pelo tradicionalismo e instauração do pluralismo profissional, tanto teórico, ideológico quanto político, principalmente, devido a incorporação de variadas matrizes teóricas.

    RESPOSTA: CERTO
  • Marcaria como certa 

  • Está certa.

  • palavra chave:


    pluralismo: gamas de opções, logo imagine que era errado, porém PLURALISMO seria uma visão NÃO uniforme dos Assistentes Sociais, pois cada realidade sera unica. LOGICAMENTE que as leis aplicas são uniformes.


    homogeneidade: ai me deixo encabulado, esta palavra diz que nosso trabalho deve ser igual, confesso, que foi difícil entender.


    Mais acertei a questão, e me fundamentei no texto do colega: Cris Rodrigues


  • Homogeneidade - práticas profissionais iguais, sincronizadas, sem crítica.

    Pluralismo - combateu essa ideia.

  • Ano: 2011 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Resolvi certo!

    Acerca do atual projeto ético-político do serviço social, julgue os itens seguintes.

    O conjunto da categoria profissional consiste em uma unidade não homogênea e se configura em um espaço plural do qual podem surgir projetos profissionais diferentes.

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    Segundo José Paulo Netto (O Movimento de Reconceituação: 40 anos depois. Serviço Social e Sociedade, n. 84, ano XXVI, novembro de 2005), o movimento de reconceituação, processo este particularmente latino-americano que fomentou a revisão e questionamento do Serviço Social desta região, possibilitou 4 tendências e conquistas para a profissão: 1- interação e intercâmbio entre os assistentes sociais latino-americanos; 2- recusa a neutralidade profissional e reconhecimento da sua dimensão política; 3- interlocução crítica com as ciências sociais e distintos pensamentos sociais, entre eles o marxista; 4- recusa a homogeneidade na prática, na visão profissional e ao monolitismo até então impostos pelo tradicionalismo e instauração do pluralismo profissional, tanto teórico, ideológico quanto político, principalmente, devido a incorporação de variadas matrizes teóricas.

    gabarito Certo